Ccorreia
Well-known member
Voltando ao tópico, neste vídeo expõe-se a gestão "milagrosa" de Carlos Tavares, vista pelo lado norte-americano. A verdade nua e crua sobre sobre o estado em que o grupo ficou depois da sua saída! Cabe à equipa de António Filosa repor a companhia na rota certa:
As ações estão agora no limiar dos 5 paus, e o mercado divide-se entre a compra forte ou manter o portfólio; vou comprar mais algumas pois tenho confiança que as mudanças estruturais e de filosofia, assim os novos carros permitirão o rebound da companhia, pelo menos até aos 12\14 paus. Aliás, mesmo com toda a concorrência a apresentar carros em catadupa e os novos players no mercado (leia-se Chineses), os resultados já começam aparecer.
Pelo que leio nos fóruns, de malta que lá trabalha ou trabalhou, existem excelentes engenheiros e estão a ser contratados muitos mais. O problema era mesmo a Gestão e a sua obsessão pelos cortes orçamentais em todas as áreas (da I&D à produção!); Carlos Tavares preferia dar garantias pós-venda do que resolver os problemas em casa antes de colocar os carros no mercado (que se lixasse a qualidade, fiabilidade ou reputação!). Preferia contratar fornecedores Tier 1 em vez de Tier 3 para assim baixar os custos de produção... mas continuava a vender os carros a preços exorbitantes, etc! Aliás havia fornecedores que já nem concorriam pois sabiam que não iriam ganhar, nem se davam ao trabalho!!
Enfim... Este Senhor, com tanta experiência no mercado, não sabia que cliente descontente, por mais apaixonado que seja por uma marca, dificilmente voltará?? Não sabia que o passa-palavra é a pior das publicidades? Que também iria prejudicar os concessionários?? Talvez não soubesse, mas sabia certamente que margens operacionais de 12/14% - à lá Ferrari - lhe dariam direito a um cheque monstruoso!!
Ainda gostava de ver os americanos a elogiarem carros fora dos EUA
e comparar anos e anos da cultura pick-up, motores v6 e v8, grandes autoestradas... com o forte da stellantis B/C ... a mim, parece-me só estranho !
E já agora, na Europa, no 1° semestre a stellantis não aumentou as vendas ?