Custos com veterinário [Act.]

A minha cachorra está morrendo eu acho. Não tenho dinheiro para pagar eutanásia. Hoje é sábado nenhuma ONG atende. Ela ficou paraplégica. Infelizmente meu cachorro montou nela. E ela não anda mais. Parou de comer. Eu queria que ela partisse sozinha. Mas ela continua viva. Não tenho dinheiro para pagar mais nada. O último eu gastei com o tratamento de doença do carrapato. Ela melhorou. E teve outra recaída esse ano. Não come mais. Não aceita mais água. Só continua existindo. E agora não anda. Agora só segunda eu vou conseguir socilitar a eutanásia. Ela viveu uns 6 anos comigo depois que saiu da rua. Não foi muito tempo. Mas. Fazer o que. Já estava velha demais quando abandonaram. Eu triturei ração, amoleci com água, dei fígado. A vitamina que o veterinário prescreveu. Ela não responde mais a tratamento nenhum. E agora não anda. Fazer o que. Se ela não partir até segunda. Vou ter que tentar eutanásia. Está cega, surda e agora paraplégica. Infelizmente às vezes não há mais o que fazer.

Estou a passar por situação semelhante... Ontem durante a noite o cachorro de 15 anos terá tido mais um AVC ou algo semelhante, já não ouvia há uns 2-3 anos, não andava com a perna do lado direito, agora não consegue mexer nenhum membro desse lado, não se levanta ... mas tem apetite voraz de tubarão!

E tem aqueles olhos que dizem: "Pai, quero ir para o pé de vocês na mesa".

Faz xixi onde calha, cocó é deitado e lá fica...

Eu não o consigo mandar matar ou eutanasiar! Nem sei quanto custa! Mas olho para aqueles olhos do meu companheiro dos últimos 15 anos e não o consigo fazer!

Deus que me perdoe! Não consigo!

Estou a passar por situação semelhante... Ontem durante a noite o cachorro de 15 anos terá tido mais um AVC ou algo semelhante, já não ouvia há uns 2-3 anos, não andava com a perna do lado direito, agora não consegue mexer nenhum membro desse lado, não se levanta ... mas tem apetite voraz de tubarão!

E tem aqueles olhos que dizem: "Pai, quero ir para o pé de vocês na mesa".

Faz xixi onde calha, cocó é deitado e lá fica...

Eu não o consigo mandar matar ou eutanasiar! Nem sei quanto custa! Mas olho para aqueles olhos do meu companheiro dos últimos 15 anos e não o consigo fazer!

Deus que me perdoe! Não consigo!

Se ele ainda come e tem apetite há esperança. Nesse caso acho que veterinário não autoriza eutanásia. Uma cadeira de rodas pode melhorar a qualidade de vida. O pior é quando não come mais nem bebe. A minha não quer mais comer. Já estava comendo com dificuldade. Eu não tenho dinheiro para pagar consulta particular, nem eutanásia particular. Vou tentar eutanásia gratuita com a secretaria de proteção animal. Se não vou ter que deixar ela morrer sozinha. E é muito doloroso. Eu não vou aguentar. Eu li que cães demoram muito a morrer. Se eu tivesse dinheiro levava agora a uma clínica particular 24h. E pedia uma avaliação. Se eles decidirem que sim. Já fazia. Só que não tenho. E é caro. Eu encontrei um gato que estava sem rabo na rua. O cachorro pegou o rabo dele filhote ainda. Eu levei ao veterinário público que ainda fazia consulta. O município cortou por falta de verba. Como todo projeto bom aqui não vai para frente. Agora so fazem castração. Uma pena. O veterinário me apoiou na eutanásia. Foi uma experiência horrível. Eu acabei chorando. Não desejo a ninguém. Ele ia sofrer muito. Ele perdeu parte do traseiro. Ia sofrer para defecar. E eu autorizei. Só assinar um termo. E fizeram.

Penso que estarás no Brasil, pela escrita e pela descrição que fazes. Não sei se aqui é melhor...

Talvez aqui se possa recorrer à Soc. Protectora dos Animais e pagar menos do que numa clínica veterinária cujos preços bem conheço a nível de tratamentos e hospitalização...
https://www.spanimais.org/centros-veterinarios

Há muitos anos já tive a experiência muito desagradável de ter que ser o único assistente com a minha gata que morreu com um cancro ou algo similar... Toda a gente da família gostava muito da gata e ela era tratada como uma raínha! Mas naquelas últimas 3 horas todos me deixaram sozinho com a Kity branca... e ela a miar para mim e a ronronar na minha perna na minha cama.

Deve ter sido há uns 25 anos ou até mais... mas ainda hoje recordo essas horas de sofrimento mútuo, mas mais dela! Só que era noite... não havia clínicas abertas e umas duas semanas antes tínhamos recusado fazer a eutanásia no veterinário que nos disse que não havia nada a fazer... Errámos nessa altura, sabendo que o bicho não poderia ter outro desfecho!! Mas a gata ainda estava viva e comia, bebia, andava razoavelmente... não miava com dores! "Apenas" tinha a barriga muito inchada...

Agora é este que tenho que andar com ele ao colo... levar à rua num carrinho tipo de bebés mas específico para cães. Faz xixi à porta de casa, depois volta para o carrinho, andamos mais 50 metros, já sei onde ele gostava de fazer xixi ou cocó, sai do carro, uma mija..., volta para o carro... mais 100 metros e tudo se repete!

Enfim... depois deste não quero ter mais nenhum animal! Só se for um javali a rodar ali no espeto!!!

Mas hoje vi um cão pastor dos Pirinéus branco, lindo e amigável como poucos! Cheio de pêlo porque é cão de montanha e neve... não o posso levar para o Monte no Lentejo... (para isso são os rafeiros lentejanos!), talvez tenha que comprar um terrenozito na Guarda ou Covilhã ou Fundão ou assim... Seia, Gouveia... mas aí também temos os nossos belos cães Serra da Estrela... ou os de Castro d'Aire, são tão lindos em preto e enquanto são cachorros...

Last edited:
Como é que um gajo que gosta de cães consegue ficar indiferente a estas fofuras?

https://www.olx.pt/d/anuncio/dou-ces-me-serra-da-estrela-e-pai-no-sei-IDJsG03.html

Claro que adoro os Rough collies e os Irish Setter mas estes "rafeiros" de Serra da Estrela... vinha já um!

Haja alguém que depois cozinhe um frango diariamente... com arroz, uns bons pedaços de carne com osso, com batatas e cenouras... enquanto eu vou ali comprar mais duas sacas de 20 kg de ração!

Penso que estarás no Brasil, pela escrita e pela descrição que fazes. Não sei se aqui é melhor...

Talvez aqui se possa recorrer à Soc. Protectora dos Animais e pagar menos do que numa clínica veterinária cujos preços bem conheço a nível de tratamentos e hospitalização...
https://www.spanimais.org/centros-veterinarios

Há muitos anos já tive a experiência muito desagradável de ter que ser o único assistente com a minha gata que morreu com um cancro ou algo similar... Toda a gente da família gostava muito da gata e ela era tratada como uma raínha! Mas naquelas últimas 3 horas todos me deixaram sozinho com a Kity branca... e ela a miar para mim e a ronronar na minha perna na minha cama.

Deve ter sido há uns 25 anos ou até mais... mas ainda hoje recordo essas horas de sofrimento mútuo, mas mais dela! Só que era noite... não havia clínicas abertas e umas duas semanas antes tínhamos recusado fazer a eutanásia no veterinário que nos disse que não havia nada a fazer... Errámos nessa altura, sabendo que o bicho não poderia ter outro desfecho!! Mas a gata ainda estava viva e comia, bebia, andava razoavelmente... não miava com dores! "Apenas" tinha a barriga muito inchada...

Agora é este que tenho que andar com ele ao colo... levar à rua num carrinho tipo de bebés mas específico para cães. Faz xixi à porta de casa, depois volta para o carrinho, andamos mais 50 metros, já sei onde ele gostava de fazer xixi ou cocó, sai do carro, uma mija..., volta para o carro... mais 100 metros e tudo se repete!

Enfim... depois deste não quero ter mais nenhum animal! Só se for um javali a rodar ali no espeto!!!

Mas hoje vi um cão pastor dos Pirinéus branco, lindo e amigável como poucos! Cheio de pêlo porque é cão de montanha e neve... não o posso levar para o Monte no Lentejo... (para isso são os rafeiros lentejanos!), talvez tenha que comprar um terrenozito na Guarda ou Covilhã ou Fundão ou assim... Seia, Gouveia... mas aí também temos os nossos belos cães Serra da Estrela... ou os de Castro d'Aire, são tão lindos em preto e enquanto são cachorros...

Sim estou. Agradeco pela sugestão. Algumas cidades brasileiras tem hospitais públicos veterinários. Mas uma minoria delas tem e você não pode usar hospitais vet de outra cidade. Muitos igual o que tinha na cidade que eu vivo fecham por falta de verba pública. Aqui fechou duas vezes e agora só realizam castração, e só resgatam animais de rua em situação grave como atropelamento, maus tratos, doença. O nosso dinheiro público não consegue manter esses projetos por muito tempo por falta de dinheiro mesmo e pela corrupção. Ainda que não pareça os nossos países ainda são pobres. Mesmo que pareça muito o que produz não é. É insuficiente entende.
Não é certeza eles me ajudarem mas amanhã vou tentar uma avaliação para eutanásia. Não custa tentar. O local é aqui perto. Mas vou tentar sabendo que não são obrigados a atender. E ver se minha mãe empresta o dinheiro do transporte. Se ela emprestar eu levo ela lá. Se não eu vou deixar partir em casa. Só vou evitar ficar olhando porque me deixa pior. Às vezes penso também sm não pegar mais. Porque sofro muito quando eles morrem. Aqui tem muito abandono um problema sério pela falta de punição e câmeras. No meu bairro direto abandonam e ela foi uma delas. Infelizmente os anos na rua acabaram com ela. Depois que peguei as doenças ocultas foram explodindo. Mas se eu não conseguir tudo bem também. É a ordem natural da vida. A gente sofre porque ama eles. Enfim se ela tiver que morrer aqui vai morrer na casinha. Quentinha e amada.

Minha mãe decidiu pagar a eutanásia da cadela. E eu deixei ela pagar. Ela disse que não ia suportar ve-la agonizando até partir. Vai ser difícil esse mês com as despesas. Mas. Não teve jeito.
Um veterinário que atende em casa e mora perto daqui veio fazer. O preço é bem caro aqui equivale a quase meio salário mínimo. Pagamos em duas parcelas. Em clínica particular seria mais caro. O processo levou uns 20 minutos. Ele da uma sedação, espera e depois a injeção letal. E já pagamos o descarte do corpo. Eu deixei ela no chão deitada em lençóis. E ele fez abaixado. Ela não sofreu. E partiu sem dor. Ele pediu para eu não ver. Que era melhor eu aguardar. E me chamou na hora do fim do procedimento. Eu saí de perto e deixei o veterinário lá fazendo. Eu não vi o procedimento.
Ela estava com piometra de coto e eu não sabia. O veterinário que viu. Ficou um pedaço do ovário dentro dela depois da castração. E isso continua produzindo hormônio e infecciona. Eu paguei a castração em organização não governamental por um preço mais acessível. Não posso afirmar que foi um erro médico e nem negar. Só a avaliação do corpo poderia confirmar. Ela já estava abatida pela febre maculosa do carrapato. Mas já estava com piometra há uns 7 anos. Digamos. E eu não percebi. Ela estava bem. Sem sintomas. Foi só na hora da eutanásia que ele viu. Mas fiquei chateada. E acho que não vou mais levar animal em ong se precisar castrar. Fiquei aborrecida com isso. Mesmo sem saber se foi erro médico. Ou se o histórico difícil meia idade, múltiplas gestações piorou. Acontece com uns 3% das cadelas.

Last edited:
Back