Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Desculpem lá mas isso é uma história muito mal contada.

Além disso nota-se bem que alguns comentadores estão a receber para fazer branqueamento da situação do Neves.

À descarada.

De certeza absoluta que o gajo tem os tomates de muita gente nas mãos.

Tá tudo cheio de poeira ainda.

Honestamente estou a aguardar o que vai o ministro dizer depois de reunir a documentação como ele diz.

Ou de facto é só bluff e ele está isento, ou então algo está muito muito mal e do que se vai lendo e ouvindo tudo leva a crer que a situação não está famosa.

Ele não tem documentos nenhuns de jeito. Está só a tentar ganhar tempo à espera de ver se o assunto morre ou se aparece outra cena qualquer.

Se tivesse alguma coisa: já teria mostrado.

A não ser que seja segredo de estado ou algo do género. Que meta SIS e outras cenas mais marcadas top secret. Imunidade etc.

Ele não tem documentos nenhuns de jeito. Está só a tentar ganhar tempo à espera de ver se o assunto morre ou se aparece outra cena qualquer.

A não ser que seja segredo de estado ou algo do género. Que meta SIS e outras cenas mais marcadas top secret. Imunidade etc.

Pois !!!

Eu aprendi com os chatos dos advogados que toda a gente é inocente até prova em contrário [:p]

ainda por cima está com azar que este ano não há incêndios.

na volta ainda manda o empreiteiro começar um.

E o ministro da educação já se demitiu?
E a catarina a grande, já voltou ao passatempo com os cavalos?
E o ministro da economia já foi acusado?
O ministro das finanças já apresentou a lei que prometeu em campanha eleitoral?

Em Agosto faz seis meses que elegemos um novo Presidente da República.

O Neves não sabia que tinha de declarar património.

O mundo inteiro sabe que é uma exigência em cargos públicos.

Vários governantes já foram ao castigo por causa disso. Mas ele não sabia.

Problema disso é que quem declara uma vez: já não pode "descaminhar" coisas

A sério que adoro o termo "descaminho". É termo técnico mas lindo[:D][:)]:

O que parece ter acontecido nos 44% das baixas por doença é que o secretário de estado, depois de ter chegado à posição por mérito inquestionável, resolveu tirar partido da educação recebida num colégio privado, que lhe valeu uma média adequada para o curso superior que pretendia e ao qual deve ter assistido de forma extremamente exigente, pelo menos umas três vezes, reuniu com uns amigos que são donos de uma empresa de estatística, sugerindo que tinha lá uns 300 mil euros para oferecer em pequenas parcelas a quem conseguisse provar que os portugueses faltam muito ao trabalho.

E nem foi preciso dizer mais nada, é assim, atendendo à posição da lua e do mercúrio retrógrado, considerando que a maré estava alta e o sol nasceu as 06:37, 44% do povo português está de baixa. Relatório com 300 páginas (este número também foi incluído nos cálculos da assiduidade tuga) para a Catarina a grande, conferência de imprensa, letras garrafais na CS "Quase metade da população está de baixa", "44% dos pobres não trabalham" e "Como ficar de baixa durante um ano?".

Só que não. Uns tipos que trabalham no Estado (mas já deviam estar reformados porque quando assinaram contrato era isso que lá estava), foram cruzar a informação e deram conta que não, nunca, jamais e em tempo, algum isso aconteceu.

Agora o problema é recuperar os 300 mil euros, mas disso não se fala e vai ficar tudo bem, afinal o ministério do trabalho já admitiu que os dados estavam errados, porque a ministra mandou admitir, mas só admitir, do resto não se fala.

Cá para mim ainda vai sair por cima desta confusão toda.

Mas é incompetente.
Falhou no planeamento e delegação de responsabilidades.

Perante uma cenário de alterações significativas ao processo, deveria ter tomado medidas mitigação muito rigorosas dos riscos.

E dou o exemplo que permite perceber que ele não tem competência profissional para gerir o processos deste tipo . Quando diz "há e tal nós informamos os professores que não deviam agrafar provas".

Informação não é suficiente. É necessário formar, sensibilizar e assegurar-se que os profs. perceberam.

Mas como em tudo em Portugal, desde acidentes a qualquer noutro imbróglio: análise de risco é ciência oculta e desconhecida.

As culpas são dos outros ou do azar. O senhor azar tam costas largas.

Mas é incompetente.

Perante uma cenário de alterações significativas ao processo, deveria ter tomado medidas mitigação muito rigorosas dos riscos.

E dou o exemplo que permite perceber que ele não tem competência profissional para gerir o processos deste tipo . Quando diz "há e tal nós informamos os professores que não deviam agrafar provas".

Informação não é suficiente. É necessário formar, sensibilizar e assegurar-se que os profs. perceberam.

Mas como em tudo em Portugal, desde acidentes a qualquer noutro imbróglio: análise de risco é ciência oculta e desconhecida.

É preciso é dar o corpo às balas e foi isso que ele fez, mesmo sendo incompetente antes, vai sair disto melhor do que entrou, começo a ouvir isso em tudo o que é debates e comentadores.[;)]

Mas é incompetente.

Honestamente a ideia que me dá é que o Ministro não queria isto tão á pressa por causa do " maldito " PRR.

Mais uma vez PT não se sabe gerir e anda sempre atrás do prejuizo.

O ministro podia ter brilhado com a brutal evolução que este método é.
Mas ao não garantir aquilo que mencionas, deita tudo a perder.

E depois isto em PT é entidade X, Y, Z, que muitas vezes não falam entre elas, ora havia relatório, ora não havia, ora não havia e o governo tambem não pediu, efin, é preciso muita força politica para garantir que tudo finciona em equipa e em articulação em vez de se empurrar com a barriga.

Mas nao é só na política e nas entidades, é em tudo em PT, um mal generalizado de empurrar com a barriga.

É preciso é dar o corpo às balas e foi isso que ele fez, mesmo sendo incompetente antes, vai sair disto melhor do que entrou, começo a ouvir isso em tudo o que é debates e comentadores.[;)]

É possível, e só não sai melhor porque ao inicio começou a apontar o dedo aqui e ali, mas sim este para mim é dos ministros menos maus do governo.
Mas vamos ver como corre a segunda fase.

Atenção que eu não estou a dizer que o ministro é burro ou estupido. É apenas incompetente para gerir projectos de elevado impacto.

Claro que alguns vão ser complacentes com ele até porque existe a ideia de que só aqueles que fazem é que podem falhar...

Ora neste caso, não se trata apenas de fazer. É perceber a complexidade dos processos e impactos em caso de falha de forma holística antes de fazer. Isto não foi apenas um problema de informática. Foi muito mais que isso.

Mas como esse senhor tem um CV de 400 páginas doutorado economista XPTO , prof universitário e geriu dezenas de projetos subsidiados da treta sem impacto, parte-se do princípio que é um génio da gestão.

Mesmo quando dizem que houve sabotagem. Assumindo que houve: se é assim tão esperto porque não mitigou riscos de sabotagem? Porque não suspendeu o processo se não estava seguro dele? Por isso mesmo. Não tem competência técnica de projetos.

Atenção que eu não estou a dizer que o ministro é burro ou estupido. É apenas incompetente para gerir projectos de elevado impacto.

Claro que alguns vão ser complacentes com ele até porque existe a ideia de que só aqueles que fazem é que podem falhar...

Ora neste caso, não se trata apenas de fazer. É perceber a complexidade dos processos e impactos em caso de falha de forma holística antes de fazer. Isto não foi apenas um problema de informática. Foi muito mais que isso.

Mas como esse senhor tem um CV de 400 páginas doutorado economista XPTO , prof universitário e geriu dezenas de projetos subsidiados da treta sem impacto, parte-se do princípio que é um génio da gestão.

Mesmo quando dizem que houve sabotagem. Assumindo que houve: se é assim tão esperto porque não mitigou riscos de sabotagem? Porque não suspendeu o processo se não estava seguro dele? Por isso mesmo. Não tem competência técnica de projetos.

Não sei o que poderia fazer quando os professores agrafam os codigos QR, por exemplo, numa alteração desta monta vão existir sempre complicações, seja em que setor for. Eu acho que ele perdeu mesmo foi nas declarações infelizes no inicio dessas complicações.

Relevante é também saber que, afinal, o TC não controlada nada.

A lei diz que um dirigente de cargos publicos ou membro do Governo tem de apresentar declarações.

Contudo, há vários anos que o Neves nada apresentada. sem consequência aparente. sem perguntas.

Isto é mesmo assim? então temos de rever o modelo de fiscalização, já se percebeu que não funciona.

No entanto ainda não percebi muito bem em que medida é que isto pode ter afectado as correcções, admitindo claro que uma nota só sai depois de todos os items do exame terem sido corrigidos....

Esse é que é mesmo o busílis... é que primeiro é preciso que encontrem o exame feito por esse estudante!

Depois é preciso que o rosto do exame corresponda às várias páginas do exame feito por esse aluno!

Depois é necessário que o pdf contenha TODAS as páginas de exame feitas por esse examinando!

Depois é necessário que as várias correcções à correcção do exame sejam reapreciadas.

Daqui a alguns dias, alguns deles terão a situação esclarecida e talvez possam concorrer às vagas da 2ª fase na Universiade... às vagas que restarem, que os outros da 1ª fase não ocuparam... nos cursos que pouca procura têm...

Nunca isso se passou comigo, fui para onde escolhi na 1ª fase. Nunca isso se passou com filhos meus, foram para onde escolheram com as notas que fizeram por obter.

Tenho imensa pena desta malta nova que foram postos à prova por este Ministro que não tem culpa de nada e que acha que nada de grave se está a passar...

"Contra a corrente. A pergunta que vi colocada na imprensa: Se o ministro da Educação fosse o CEO de uma empresa privada ainda estaria em funções? A minha resposta é simples. Claro que sim.

As empresas valorizam os processos de mudança. Sabem que a mudança, essencial, pode gerar resistência, insegurança e disrupção. Percebem a importância da modernização e dos ganhos de eficiência que aportam.
Fernando Alexandre promoveu no seu ministério uma redução de pessoal de 2000 para 1000 funcionários. Muitos desses voltaram a dar aulas. Redução em mais de 40% os cargos de Direção Superior. Redução de 18 para 7 entidades tuteladas. Eliminando redundâncias. Exemplo gritante: 3 Direções Gerais para os Recursos Humanos.
Houve erros na correção das provas? Claro.
Os professores que fazem a correção são humanos. E eram humanos os funcionários que digitalizaram as provas. Sempre houve erros. Mas este ano, com a digitalização, há uma maior transparência. Todos os alunos têm acesso ao pdf do seu exame e respetiva correção.

290.000 provas. 1400 notas suspensas. 0.48%. 680 casos de erros de digitalização. 0.23% do total.
Parece muito? Parece. Mesmo não sendo. Percepções.
No ano passado a direita bradava que a criminalidade disparara. E a esquerda clamava que era tudo uma mera questão de percepção. Ambos os campos esgrimindo argumentos olhando para os mesmos números numa perspectiva diferente.
Este anos muitos pais ficaram preocupados. Amigos meus quase nem dormiram na semana que antecedeu a saída das notas. Porque se criou na opinião pública essa percepção de que existiam milhares de erros. Isso foi afirmado por comentadores.
Por professores que afinal eram militantes ou até candidatos de partidos, PCP e Bloco, por exemplo. E até José Luís Carneiro, geralmente muito ponderado, repetiu isso ante os microfones das televisões.
Hoje não se dão notícias. Vendem-se. Há métricas. Audiências. Visualizações. Partilhas. Daí a sofreguidão com que se procuram incêndios. Nas florestas. E também nos ministérios. Seria importante, seria prestar serviço publico, tranquilizar alunos e famílias. Todos terão o tempo necessário para avaliar as suas provas. E a sua correção. E apresentar as suas candidaturas aos cursos por eles procurados.
E também seria bom que todos percebessem que em todos os processos de mudança têm falhas. Dores de crescimento. Medo e resistência ao que é novo. Mas a evolução só acontece com estes processos. Que devem ser refinados e reajustados. Que devem ser iterativos e incrementais.
As empresas privadas conhecem esses processos. As melhores escolas de gestão ensinam diferentes modelos. Com nomes e anagramas curiosos. Para se obter mais eficiência e mais qualidade. Resultados e segurança.
O Ministério da Educação, todos o reconhecem, debate-se com imensas dificuldades. Precisa de reformas. Algumas já estão em curso. Incomodando grupos de interesses? É natural. Atingindo, por vezes de forma injusta, interesses individuais? É inevitável. É esse o caminho inexorável do progresso"
Fernando Vaz​​

Back