edit: delta, prevejo cerca de 500€ semestrais, contra 350 de um megane.
vamos lá então que eu não tenho muito tempo. depois de ontem e hoje ter visto uns quantos vídeos para não fazer figura de urso, cheguei ao TD uns minutos antes, aquilo só desbloqueava às 11h. lá meti a mão no puxador e abriu logo. estive uns 2min a ver as configurações, arranquei devagarinho, pois tinha uma carrinha estacionada à frente e siga. passados 200mts lá acelerei um pouco e voilá... aquilo anda bem! sei que são 326cv contra 283cv da versão base, mas gostei. a minha esposa é que não. em estrada de vila mas sem praticamente trânsito deu para ir mexendo no ecrã e quando pude, já numa reta longa... acelerei outra vez e a partir daí a minha mulher não me deixou acelerar mais!

no resto do teste só pude acelerar mais duas meias vezes.
dei umas voltas em cidade e depois estacionei, mostrei à minha esposa como ele desligava e trancava sozinho só com o telemóvel e deixei-a conduzir... no parque da decathlon! lá deu umas voltinhas, sempre com medo e a querer travar, mas o carro trava sozinho. vimoa a mala, felimente a minha mais pequena cabe lá e ainda sobra espaço, vimos a mala traseira elétrica, tem um mini tablet atrás que adoraram e querem que eu ponha um, configurei mais umas coisitas. a minha esposa lá se foi habituando quando a mandei para a estrada. ainda passei no stand da renault só para meter nojo aos vendedores (e ver se tinham algum megane lá e tinham um novo, de matrícula CJ, branquinho com dourado).
o ecrã é muito intuitivo, é porreiro, consegui por o carro a falar, a contar histórias infantis, a meditar, a falar sobre o trump e o irão, etc e tal.

calculei três rotas, duas nacionais e uma internacional e andei ali a ver os valores. só que quando ia tirar foto aos valores, como fiz parking, desapareceram e só consegui depois dar uma voltinha ali pelas ruas próximas à oficina, ainda dando para experimentar a suspensão em 100mts de paralelos quase no finalzinho. não faço a mínima da média que fiz, só sei que saí com 80% e cheguei com 77%. devo ter feito quase 20kms.
a favor a potência, claro e aquilo torna-se mesmo viciante. um de 600cv para mim era no ponto! a bateria era nova, o carro é de maio, logo deve estar ótima. a suspensão é relativamente macia. tinha tampões, mas não sei se de 18 ou 19 polegadas. esqueci-me de confirmar isso antes ou depois do TD. a tecnologia imensa é outro ponto a favor. nem sei se aquilo tem android e apple car play ou não, mas como o meu Leon não tem nada disso, só tem um rádio básico, qualquer coisa mais é fixe. paras as minhas 2 moças mais velhas que têm telemóvel apple deve ser porreiro na mesma.
como contras a falta da pele nos bancos. este carro tinha estofos brancos aquecidos e perfurados. a falta do botão elétrico para os bancos da frente também poderia existir. nota para o mini tablet atrás. as miúdas querem que eu instale um e até viram preços de 200€. de resto parece-me muito porreiro, muito atual e o infotainment é muito rápido também.
como última curiosidade, que isto já vai longo e eu não tenho tempo, elas falavam "quando sair vais levar as minhas amigas todas" ou "pai, quero ver vídeos quando formos de viagem" ou "até posso ir para a escola a pé (a mais velha vai para o 10º e é perto) mas depois tens que me ir buscar todos os dias no carro". ou seja, eu nem tive voto na matéria, apesar de ter ficado viciado nos primeiros 10seg... aliás, quase que nem tinha andado os primeiros 100mts e a minha mais pequenita já dizia que queria um tesla.