Após a vertigem digital, o bom senso: o regresso do botão físico ao automóvel

Já me aconteceu isso a entrar nos parques de estacionamento em dias de chuva no Outono/Inverno e tive que desembaciar rapidamente. É uma situação chata.

Grok: desembaciar vidros ou pára-brisas . Feito

Mas atenção, and sempre com o ac no automático. Não embacia

Isto
Já sucedia nos carros anteriores.

Não generalizam.

Há pessoas, muitas até, que não gostam de te andar de AC ligado. Ou porque se constipam ou porque não gostam etc.

O facto de eu andar sempre com AC ligado não implica que todos gostem de andar assim.

Posto isso, nunca tenho vidros embaciado a menos que que esteja no carro a dar uma queca na mata da fonte da telha. Mas isso é uma situação rara.

Ao entrar numa garagem ou estacionamento coberto o normal é embaciar por fora, não por dentro!
As marcas não obrigam a andar com AC ligado, mas dizer que esse botão aumenta a segurança é apenas ridículo, porque se assumiu antes que a segurança não era prioridade!

Edit: ficas parado uns segundos porque carregas no botão errado! Para a próxima ligas as escovas e vais ver que nem precisas de parar!
Epá! Tu és um gajo mesmo inteligente, eu é que sou burro em conversar contigo, pois embaciado por fora vou desembacia-lo com a ventilação interior, és mesmo de uma inteligência fora do normal. :D

Já me aconteceu isso a entrar nos parques de estacionamento em dias de chuva no Outono/Inverno e tive que desembaciar rapidamente. É uma situação chata.
O teu carro embacia o vidro por dentro ao entrar em parques de estacionamento? É que a condensação acontece quando ar quente e húmido entra em contacto com uma superfície fria.
Ora se tu vens do exterior, que à partida está mais frio que o parque, o ar mais quente e (principalmente) húmido entra em contacto com o vidro do carro (que está frio) e condensa. Isto acontece na parte exterior do vidro, não na interior.
A não ser que os parques que vocês frequentam sejam mais frios no interior que no exterior e a humidade dentro dos vossos carros seja de tal forma alta que a pequena variação de temperatura para mais frio que possa ocorrer consiga criar condensação no interior do carro.
São fenómenos que nunca me aconteceram, por isso se calhar sou eu que sou um previligiado.

És de certeza um priveligiado, alem de chamar os outros burros, posso dar-te 2 exemplos em Viseu onde isso é normalissimo acontecer, parque do Forum e do Palácio do gelo, e não não é por fora, porque quando isso acontece os limpa vidros parecem doidos... Basta abrires a janela para tirar o ticket...

O vidro embacia na superfície correspondente ao lado em que a temperatura é mais alta, desde que exista humidade no ar e diferença de temperatura suficiente.

Os vidros do carro podem embaciar? Resposta podem
Se o vidro embaciar isso prejudica a visibilidade ao condutor? Resposta prejudica
Se o condutor ficar sem visibilidade isso coloca a segurança dele e dos outros em perigo? Resposta coloca
Sendo possível ter um botão direto para ativar o desembaciamento isso melhora a segurança em caso de embaciamento? Resposta sim melhora

Conclusão: deve existir um botão de acesso rápido e direto ao dedembaciamento mesmo que possa existir alguém que não o use ou use raramente.

Os botões não deixam de ser necessários só porque a marca AA decidiu retirar porque assim ganhava mais dinheiro. Estas decisões devem depender de estudos de segurança por peritos na matéria e não estar dependente de estudos financeiros e/ou de modas.

És de certeza um priveligiado, alem de chamar os outros burros, posso dar-te 2 exemplos em Viseu onde isso é normalissimo acontecer, parque do Forum e do Palácio do gelo, e não não é por fora, porque quando isso acontece os limpa vidros parecem doidos... Basta abrires a janela para tirar o ticket...
No Palácio do Gelo nunca estive no inverno, mas no do forum Viseu já estive algumas vezes e não me aconteceu o que referes!
E estive com carros diferentes , por isso não é só num modelo que isso não me acontece.

Não generalizam.

Há pessoas, muitas até, que não gostam de te andar de AC ligado. Ou porque se constipam ou porque não gostam etc.

O facto de eu andar sempre com AC ligado não implica que todos gostem de andar assim.

Posto isso, nunca tenho vidros embaciado a menos que que esteja no carro a dar uma queca na mata da fonte da telha. Mas isso é uma situação rara.
Se um carro com o AC ligado não embacia, ou é extremamente dificil acontecer, não pode ser um botão que apenas é acionado depois da visibilidade estar reduzida que é considerado um item de segurança!
No teu caso, vidros embaciados com o carro parado também não é preciso um botão fisico para isso, porque tens bastante tempo para carregar num botão digital sem colocar em causa a tua segurança!

Edit: Nos carros mais modernos nem precisas de sair do banco de trás ou parar de fazer o que estavas a fazer para ligar o desembaciador!

Última edição:
Os vidros do carro podem embaciar? Resposta podem
Se o vidro embaciar isso prejudica a visibilidade ao condutor? Resposta prejudica
Se o condutor ficar sem visibilidade isso coloca a segurança dele e dos outros em perigo? Resposta coloca
Sendo possível ter um botão direto para ativar o desembaciamento isso melhora a segurança em caso de embaciamento? Resposta sim melhora

Conclusão: deve existir um botão de acesso rápido e direto ao dedembaciamento mesmo que possa existir alguém que não o use ou use raramente.

Os botões não deixam de ser necessários só porque a marca AA decidiu retirar porque assim ganhava mais dinheiro. Estas decisões devem depender de estudos de segurança por peritos na matéria e não estar dependente de estudos financeiros e/ou de modas.
Quem se preocupa com segurança não é apanhado a carregar num botão depois do vidro ficar embaciado, adota medidas antes disso acontecer.
Ao ler isto aqui parece que voltei a andar no Uno, que quando queria desembaciar o vidro mais rápido em andamento sacava do pano que tinha especificamente para isso (era o botão que o carro tinha para o efeito)!
Pensei que nos dias de hoje um vidro embaciado em andamento não fosse problema de segurança, mas parece que há quem goste de viver no passado.
E o meu carro até tem esse botão (digital, não fisico) bem acessível, ou então também dá para ligar por comando de voz, que nem preciso de tirar as mãos do volante enquanto conduzo em condições adversas.
Os carros com AC manual são um perigo para os users aqui do fórum!

Li agora com mais pormenor o post inicial e os comandos fisicos que são referidos são todos aqueles que acho essenciais ter:
-Quatro piscas- e também deviam proibir locais ridiculos para o colocar, como o teto (o meu carro tem neste sitio e não é intuitivo nem prático);
- Ecall- em caso de acidente até devia ser feito de forma automática (em alguns casos penso que seja);
- piscas ( devia ser obrigatório ser numa haste!)
- buzina (devia ser sempre no centro do volante e não num botão)
- limpa para brisas
Em termos de segurança eu ainda acrescentava o comando das luzes, principalmente de nevoeiro.
Tudo o resto acho mais preferência de utilização do que segurança.

A parte boa desta discussão é que, ao menos, todos aqui estamos preocupados em ter vidros limpos e desembaciados.

Porque:

Coisa 1: há muita gente que se está a marimbar para o pára brisas estar limpo por dentro ou nao, e depois mesmo com AC é terrivel de desembaciar, ou até num simples sol de inicio/fim do dia ficam às cegas.

Coisa 2: quanto ao embaciamento em si, já vi quem tivesse o sistema quinado e demore 3-15 dias para desembaciar, e mesmo assim instistiu em me dar boleia e ir a uns 20 km/h , com passadeiras e tudo. Bem que disse que mais valia esperar, mas....ignorou-me. Meus senhores, foi a viagem mais lenta , curta, e com mais adrenalina que tive enquanto pendura.....1 dos peões ia levando 1 panada na passadeira, que era feita a uns 5 km/h....segurança em primeiro lugar lol. Vá lá que conseguiu travar a tempo.

Coisa 3: nunca andem à pendura na condição de coisa 2 :LOL:

No Palácio do Gelo nunca estive no inverno, mas no do forum Viseu já estive algumas vezes e não me aconteceu o que referes!
E estive com carros diferentes , por isso não é só num modelo que isso não me acontece.
Pois a mim já me aconteceu com o JAZZ, o HCH, o LEAF e o i4, pelo menos estes, obviamente que não é sempre, é preciso estar muita humidade, mas acontece muitas vezes, nestes 2 parques em particular, por exemplo, no silo da S. Cristina também é subterrâneo e nunca me aconteceu, pode ter a ver com a extração/arrejamento do parque não faço ideia, mas aí o botanito é 5 estrelas... No Forum fica tudo o que é vidros completamente embaciado assim que abres a janela para retirar o talão do parque, ainda é pior que no Palacio do gelo.
Eu acho muito importante ter este botão, não ando sempre com AC ligado, pois gosto da andar de janela aberta quando é possivel, e por vezes esqueço-me de o ligar e claro o botanito está lá para quando acontece... O botão é um mais, não um menos.

Pois a mim já me aconteceu com o JAZZ, o HCH, o LEAF e o i4, pelo menos estes, obviamente que não é sempre, é preciso estar muita humidade, mas acontece muitas vezes, nestes 2 parques em particular, por exemplo, no silo da S. Cristina também é subterrâneo e nunca me aconteceu, pode ter a ver com a extração/arrejamento do parque não faço ideia, mas aí o botanito é 5 estrelas... No Forum fica tudo o que é vidros completamente embaciado assim que abres a janela para retirar o talão do parque, ainda é pior que no Palacio do gelo.
Eu acho muito importante ter este botão, não ando sempre com AC ligado, pois gosto da andar de janela aberta quando é possivel, e por vezes esqueço-me de o ligar e claro o botanito está lá para quando acontece... O botão é um mais, não um menos.
O meu também tem isso, mas está no ecrã.
Demoro exatamente o mesmo tempo que tu a fazer isso, mas eu tanto posso ter esse comando, como outro qualquer à minha escolha naquele sítio!
E como estás parado, a questão de segurança nem se coloca!
Mas eu tenho um problema grave e que os users daqui do fórum não têm, que é não conseguir carregar em botões físicos na consola central sem olhar.
Numa roda, ainda consigo, embora ande aos “apalpões”, mas em botões tenho sempre que olhar.
Isto sem falar que no meu caso o “botão” está mesmo perto de mim, não preciso esticar o braço.
Os botões físicos podiam ter um ecrã com o símbolo, em que podias mudar a função de acordo com as tuas preferências! Aí sim, via vantagem neles.

Tu achas que carregar num icon num ecran é o mesmo que carregar num botão, eu não acho e parece que toda a industria automovel e malta dos automoveis também acha que não... É o que é...

Não é a mesma coisa, é melhor!

Mas isso é para quem tem open mind, quem quiser dizer que é assim porque sempre se fez assim e era muita fixe, agente respeita apenas!

Voltar
Superior