Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Acho que tenho a resposta no site da ENSE.

Valores para o Gasóleo. Os preços de referência é que enfim.
Gostava de ver de um preço da bomba mesmo.

1789154575239.png

Screenshot-20260911-192021-Instagram.jpg

"A análise da Wood Mackenzie alerta que os stocks de gás na Europa, em níveis historicamente baixos, combinados com a retoma das interrupções no Estreito de Ormuz, elevaram os preços spot em mais de 50% acima dos mínimos de junho e colocaram em risco a segurança do abastecimento para o inverno de 2026/27.

Três pressões estão a atuar simultaneamente. Os stocks em toda a Europa estão pouco acima dos 50%, um nível historicamente baixo para o final de julho. A procura asiática de GNL regressou aos níveis de 2025, apesar da queda dos volumes do Qatar, acirrando a concorrência com a Europa pelas cargas disponíveis. E há um crescimento limitado na oferta de GNL nos próximos 12 meses: não se espera que os projetos do Qatar regressem à capacidade total antes do segundo semestre de 2027.

A Europa enfrenta um défice estrutural de armazenamento para o inverno de 2026/27. Os stocks, pouco acima dos 54%, estão historicamente baixos para o final de julho. Mesmo no melhor cenário, a Europa entra na época de aquecimento com 75% da capacidade, contra uma média de 90% nos últimos cinco anos.

Os preços spot subiram mais de 50% desde 12 de junho e negoceiam acima dos 60€/MWh (20 dólares/mmbtu). O gás está a revelar-se mais sensível do que o petróleo à perturbação.
A lacuna na oferta não será eliminada rapidamente. Não se prevê qualquer novo fornecimento significativo de GNL nos próximos 9 a 12 meses, e a nova capacidade do Qatar não estará disponível antes do segundo semestre de 2027."

"Eva Hrncirova (porta-voz da Comissão Europeia) admitiu que o encerramento do estreito de Ormuz criou um “contexto muito volátil” e as ondas de calor que assolaram a Europa este verão “exerceram pressão sobre o sistema elétrico”.

“Mas, nesta fase, a situação é estável e não existe qualquer risco”, reforçando, insistindo que a UE está “muito bem encaminhada para garantir o abastecimento de gás no inverno”.

Questionada sobre quem são actualmente os principais fornecedores de gás da UE, a porta-voz indicou que o primeiro fornecedor é a Noruega, seguida dos Estados Unidos.

Esta garantia da porta-voz foi deixada depois de, em julho, em entrevista à agência noticiosa Reuters, o diretor executivo da empresa norueguesa Equinor, Anders Opedal, o principal fornecedor de gás natural da Europa, ter avisado que a UE não poderia conseguir encher as reservas de gás até à meta dos 80% antes do inverno.

“Não consideramos que a Europa consiga atingir, este outono, um nível de armazenamento superior a 80%”, alertou, referindo que muito do gás natural liquefeito que era normalmente destinado à Europa está a ser desviado para a Ásia devido à guerra no Irão."

Antes que me perguntem onde se situam as fontes... os textos são esclarecedores!

Aqui sobe, em Espanha voltam a aplicar os 20 cêntimos de desconto... É quase igual. 🙃

Tou mm velho, ainda sou do tempo gasolina vs diesel vs GPL, Agora é ICE vs Electricos, tempos mudam :cool:

A parte boa é que há ICE, EV, PHEV, HEV e cada um deles serve para um tipo de utilização, não havendo melhor nem pior.

Ah mas eu queria dizer o seguinte: o gasoil verde deve andar barato, que as pickups aqui da zona a caminho das quintas, assapam como gente grande, aqueles 2.5D 75cv dos anos 80 e 90 simplesmente recusam-se a morrer, não deitam fumo e estão cheios de saúde, mas os consumos, até tenho medo.

Ah mas eu queria dizer o seguinte: o gasoil verde deve andar barato, que as pickups aqui da zona a caminho das quintas, assapam como gente grande, aqueles 2.5D 75cv dos anos 80 e 90 simplesmente recusam-se a morrer, não deitam fumo e estão cheios de saúde, mas os consumos, até tenho medo.
Se queres ver peças de museu em andamento nesta altura do ano, é ir para o Douro na zona das vindimas.

Se queres ver peças de museu em andamento nesta altura do ano, é ir para o Douro na zona das vindimas.
Imagino :D

Por aqui a mais antiga que vi é de 1985 acho.
Consta que fazem 500 mil KM com manutenção básica.
Consumo extra urbano claro, que andar com aquilo numa capital devia ser engraçado.

De todo. Não sou eu que estou a sugerir ICEs num tópico dedicado a VEs e/ou respectivas baterias, certo? ;)

Tu?

Claro que não... estás sempre muitissimo atento aos vários tópicos sobre Ev´s, a mandar piadolas e a afirmar "de peito feito" que serás um dos resistentes, o último dos ICEanos....

1789380292610.png

Nada comparado ao evangelizador-mor que até vai ao tópico dos dinossauros dizer que a sua época já terminou!! :LOL:
Apenas disse que era uma boa altura para vender Ev´s no mercado secundário, tenho visto um bom bump nos preços (já o tinha referido noutros tópicos).

Daí retires uma ilação em que "digas que eu disse" que o tempo dos ICE terminou .... :rolleyes:

Voltar
Superior