Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Acho que tenho a resposta no site da ENSE.

Valores para o Gasóleo. Os preços de referência é que enfim.
Gostava de ver de um preço da bomba mesmo.

1789154575239.png

Screenshot-20260911-192021-Instagram.jpg

"A análise da Wood Mackenzie alerta que os stocks de gás na Europa, em níveis historicamente baixos, combinados com a retoma das interrupções no Estreito de Ormuz, elevaram os preços spot em mais de 50% acima dos mínimos de junho e colocaram em risco a segurança do abastecimento para o inverno de 2026/27.

Três pressões estão a atuar simultaneamente. Os stocks em toda a Europa estão pouco acima dos 50%, um nível historicamente baixo para o final de julho. A procura asiática de GNL regressou aos níveis de 2025, apesar da queda dos volumes do Qatar, acirrando a concorrência com a Europa pelas cargas disponíveis. E há um crescimento limitado na oferta de GNL nos próximos 12 meses: não se espera que os projetos do Qatar regressem à capacidade total antes do segundo semestre de 2027.

A Europa enfrenta um défice estrutural de armazenamento para o inverno de 2026/27. Os stocks, pouco acima dos 54%, estão historicamente baixos para o final de julho. Mesmo no melhor cenário, a Europa entra na época de aquecimento com 75% da capacidade, contra uma média de 90% nos últimos cinco anos.

Os preços spot subiram mais de 50% desde 12 de junho e negoceiam acima dos 60€/MWh (20 dólares/mmbtu). O gás está a revelar-se mais sensível do que o petróleo à perturbação.
A lacuna na oferta não será eliminada rapidamente. Não se prevê qualquer novo fornecimento significativo de GNL nos próximos 9 a 12 meses, e a nova capacidade do Qatar não estará disponível antes do segundo semestre de 2027."

"Eva Hrncirova (porta-voz da Comissão Europeia) admitiu que o encerramento do estreito de Ormuz criou um “contexto muito volátil” e as ondas de calor que assolaram a Europa este verão “exerceram pressão sobre o sistema elétrico”.

“Mas, nesta fase, a situação é estável e não existe qualquer risco”, reforçando, insistindo que a UE está “muito bem encaminhada para garantir o abastecimento de gás no inverno”.

Questionada sobre quem são actualmente os principais fornecedores de gás da UE, a porta-voz indicou que o primeiro fornecedor é a Noruega, seguida dos Estados Unidos.

Esta garantia da porta-voz foi deixada depois de, em julho, em entrevista à agência noticiosa Reuters, o diretor executivo da empresa norueguesa Equinor, Anders Opedal, o principal fornecedor de gás natural da Europa, ter avisado que a UE não poderia conseguir encher as reservas de gás até à meta dos 80% antes do inverno.

“Não consideramos que a Europa consiga atingir, este outono, um nível de armazenamento superior a 80%”, alertou, referindo que muito do gás natural liquefeito que era normalmente destinado à Europa está a ser desviado para a Ásia devido à guerra no Irão."

Antes que me perguntem onde se situam as fontes... os textos são esclarecedores!

Aqui sobe, em Espanha voltam a aplicar os 20 cêntimos de desconto... É quase igual. 🙃

Tou mm velho, ainda sou do tempo gasolina vs diesel vs GPL, Agora é ICE vs Electricos, tempos mudam :cool:

A parte boa é que há ICE, EV, PHEV, HEV e cada um deles serve para um tipo de utilização, não havendo melhor nem pior.

Ah mas eu queria dizer o seguinte: o gasoil verde deve andar barato, que as pickups aqui da zona a caminho das quintas, assapam como gente grande, aqueles 2.5D 75cv dos anos 80 e 90 simplesmente recusam-se a morrer, não deitam fumo e estão cheios de saúde, mas os consumos, até tenho medo.

Ah mas eu queria dizer o seguinte: o gasoil verde deve andar barato, que as pickups aqui da zona a caminho das quintas, assapam como gente grande, aqueles 2.5D 75cv dos anos 80 e 90 simplesmente recusam-se a morrer, não deitam fumo e estão cheios de saúde, mas os consumos, até tenho medo.
Se queres ver peças de museu em andamento nesta altura do ano, é ir para o Douro na zona das vindimas.

Nada comparado ao evangelizador-mor que até vai ao tópico dos dinossauros dizer que a sua época já terminou!! :LOL:
Apenas disse que era uma boa altura para vender Ev´s no mercado secundário, tenho visto um bom bump nos preços (já o tinha referido noutros tópicos).

Daí retires uma ilação em que "digas que eu disse" que o tempo dos ICE terminou .... :rolleyes:

Voltar
Superior