[Economia] Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

Sistema SDR Garrafas e Latas de Bebida

• Sim, coloco na máquina

Votos: 21 70,0%
  • Não, deito fora

Votos: 9 30,0%

• Total de eleitores
    30
não tenho 100% certeza, mas lembro me de ler algo que os locais que vendem as garrafas são obrigados por lei a aceitar de volta as mesmas.
não são obrigados a aceitar de outros estabelecimentos obvio, mas as que vendem sim (podendo exigir o comprovativo de compra da embalagem)

Acho que é essa precisamente a minha opinião.
Eu já fazia (e continuo a fazer) a reciclagem certinha e tudo. E por isso, isto acrescentou-me claramente um passo novo na rotina. E ai está ocupa espaço e dá algum trabalho.
Mas faço-o como sempre fiz a reciclagem que não pagava, mas também ganhava zero com isso.

Agora já tive diversas experiências em máquinas e nota-se que isso é de facto impactante na entrega, a tal máquina que tem uma portinhola que fecha a cada garrafa é absurdamente lenta. Já outras é só meter garrafas e vai tudo com uma velocidade brutal.

Chato é também parte que referes, levares as garrafas nos sacos das compras, chegar lá não funcionar e ficares sem sacos livres para as compras.
Eu só falo da minha experiência pessoal, que tem sido boa no geral.

Mas não faz sentido questionar más experiências de outras pessoas, por isso parece-me que há aqui um misto de opiniões. E eu próprio tenho noção que se tenho espaço para guardar dezenas (até centenas) de garrafas há quem não tenha.

E a questão das terrinhas no interior é outra muito relevante e até pior que isto de viver em casas pequenas. Muitas dessas pessoas simplesmente vão ficar a arder 10cent por garrafa. Olha, mais vale reduzirem o consumo delas. Que aliás é algo que mesmo eu estou a fazer, nomeadamente garrafas de água de 1,5l que deixei de comprar.

Sempre achei super injusto pagarmos todos o mesmo de taxas de resíduos mesmo que qlq um de nós recicle tudo como deve ser e outros não o façam de todo. Tenho noção que seria muito difícil de controlar isto para haverem taxas diferentes, mas custa a aceitar.

Como nota, nas férias em junho foi qdo usei isto pela primeira vez. Foi na algarve e fui ao Continente. Correu tudo bem, 90cent de volta em voucher que descontei logo a seguir.

Depois das férias (já com algumas que fui acumulando em maio) e até hoje tenho ido sempre ao Mercadona devolver. Como lá vou às compras é simples. A primeira vez até passei um cartão de débito para experimentar a devolução direta para a conta. Demorou 2 dias úteis...

As vezes seguintes tenho pedido voucher que desconto a seguir no fim das compras. Já recuperei para aí €6 nestes meses :ROFLMAO:

Não é muito, mas fiz o que estava certo e a mim não me deu muito trabalho. E o muito ou pouco é relevante. €6 dá para 200 a 300km num carro a pilhas carregando em casa :)

não tenho 100% certeza, mas lembro me de ler algo que os locais que vendem as garrafas são obrigados por lei a aceitar de volta as mesmas.
não são obrigados a aceitar de outros estabelecimentos obvio, mas as que vendem sim (podendo exigir o comprovativo de compra da embalagem)
Se não me falha a memória, estabelecimentos abaixo de 50m2 não têm que aceitar, entre 50 e 400m2 têm que aceitar as que vendem, acima de 400m2 têm que aceitar tudo.

Voltar
Superior