294€ x 1.23 = 361,62€ x 60 meses = 21697,20€
Entrada - 1500€ x 1,23 = 1845€
23542€
É renting, mas seguro é à parte?
É que altera as contas.
A oferta de manutenção eu anulo com as possíveis cobranças de toques no final do contrato.
E sem ter em conta o valor do € ao longo do tempo, custo de oportunidade e tesouraria.
Considerando que vou deduzir 100% do IVA, o valor a considerar (efetivamente gasto) é de 19139,84€ (319€/mês incluindo a entrada).
Á Aluguer Operacional de Veiculo (AOV) e, sim, o seguro é à parte, e pode ser escolhido e contratado por mim.
Para já, estou apenas a fazer contas, e da maneira que vejo a evolução do contexto económico, provavelmente o mais certo é ficar quieto.
As contas, para mim, são relativamente simples;
- Atualmente pago 280€ do crédito que pedi para adquiri o veiculo (crédito sem estar relacionado com o veiculo - o veiculo é meu/da empresa), sendo que restam 33 meses.
- O meu veiculo está a terminar a garantia, pelo que apesar das manutenções passarem a ser à minha vontade, terei sempre que as fazer. Por exemplo, neste momento já necessita de rever a suspensão frontal (topos dos amortecedores, silent blocks, etc). Já para não falar que, naturalmente, quanto mais idade e kms, maiores são as probabilidades de gastos extra. Não que os espere, mas é sempre uma incógnita.
- À data do fim do crédito, o veiculo terá cerca de 10 anos e 200k kms. Acredito que ainda esteja bom, mas certamente nessa altura tentarei trocar, ou seja, provavelmente manterei uma mensalidade destinada ao veiculo.
- Neste ponto, apesar de felizmente até poder pagar mais, gosto de ser prudente, e não queria fugir muito dos 300€/mês.
- Se conseguisse um valor de venda razoável para o meu veiculo, liquidava o crédito que tenho (condição essencial, caso contrário não avanço para outro), pagava a entrada do B05 e ainda sobrava algum dinheiro.
- Não estou a considerar pneus e seguros, uma vez que já os pago atualmente no meu veiculo, extra mensalidade.
Dito isto, a concretizar-se, objetivamente a questão resume-se a passar de um custo de 280€/mês para 294€/mês durante os 33 meses que faltam para pagar o atual crédito, e acrescentar mais 27 meses para além dessa data, e durante 5 anos não ter custos acrescidos em manutenção ou avarias.
Único senão; se mantiver, dentro de 33 meses tenho o meu carro e não tenho qualquer crédito, se bem que, com a idade e kms, o valor dele será residual; se avançar, dentro de 60 meses não tenho qualquer custo mensal, mas fico sem carro.
A considerar; trata-se de um carro de trabalho, dentro do qual passo a maior parte do dia, pelo que gosto de ter algum conforto e, passados alguns anos, a vontade de mudar acaba sempre por aparecer.
É daquelas coisas que não me tira o sono, estou servido, mas pode estar aqui uma boa hipótese de trocar, pelo que tenho que analisar e ponderar com calma e "cabecinha". Aliás, ainda vou visitar o stand para ver e experimentar o carro e, quem sabe, a compra até pode ser opção, é tudo uma questão de números.
E sintam-se à vontade para comentar, pois apesar de cada um saber da sua vida, é sempre bom ouvirmos outras opiniões, pois pode sempre escapar algo.