É preciso bom gosto para se ter credibilidade?Apresentação asseada faz parte, naturalmente.
Mas andar bem vestido é mais do que isso. E não, não é preciso usar fatos (nunca usei) e roupas caras. Mas é preciso bom gosto.
Epá, eu na venda dos alarmes já apanhei clientes assim, desde pessoal que só quer 1 alarme e quer desconto a outros que dizem "Ah, mas o X é que são bons". Eu até sou uma pessoa bastante pacifica, mas a paciencia tem limites e se querem é conversa e se acham que o outro "é que é bom" então comprem-no e não andem a fazer perder tempo ao pessoal.
O aspecto a mim não me diz muito (mas diz sempre um bocado) e normalmente a malta mais bem vestida é a mais tesa, agora se querem ser bem tratados pelo vendedor também têm que ser coerentes.
Vamos supor que em conversa com o Peugeot_Sales lhe digo que o Citroën é que é bom. Ora, se lhe digo isto é porque já tenho a minha escolha feita e estou ali só para reafirmar que fiz a escolha certa, não lhe vou comprar nada [] Então porque raio vai ele perder tempo comigo? Não compro eu, compra outro que vem a seguir.
Já tive um cliente duma prestação de serviços que faço que era chato como tudo e que tinha a mania de sempre que algo corria mal dizia que a culpa era minha (quando não era e lhe mostrava preto no branco o que ele estava a fazer mal), acabei por lhe devolver o dinheiro na totalidade, apesar de já ter usufruido de 50% do que tinha pago, e pedi-lhe delicadamente para ir fazer negócio para outro lado.
Desculpem o desabafo, mas a verdade é que se atura muita aventesma que só nos fazer perder tempo e dinheiro, e o que interessa muitas vezes não é vender muito mas ter boa clientela e não é por um cliente gastar €500 que lhe vou dar mais atenção do que a um que só gasta €30.
Não sei se este facto já foi aqui discutido, mas já que este fórum é frequentado por vários vendedores gostava que me explicassem a atitude de alguns colegas vossos.
[modo anúncio de páginas centrais do 24 horas]
Sou "jovem" (20~30) tenho um emprego estável no ramo das TI mas como não tenho que lidar directamente com clientes não tenho a necessidade de andar todo aperaltado e tenho um "estilo casual" (calças de ganga, barba grande e cabelo pró comprido).
[/modo anúncio de páginas centrais do 24 horas]
Tenho carro próprio (mesmo) e achei que estava na altura de começar uma prospecção de mercado para trocar de carro.
Desloquei-me aos stands de algumas das marcas que me interessavam (opel e vw em concreto).
No primeiro (opel), fui atendido sempre a despachar, pedi para ver um astra GTC que me foi mostrado mas sem interesse nenhum, o vendedor não disse absolutamente nada, apenas respondeu ao que eu perguntei e nem sempre, ignorando por uma ou duas vezes as minhas perguntas. Vi o carro à vontade e fomos para a mesa discutir as propostas, para um 1.3 e um 1.7cdti. Disse-lhe que estava indeciso entre ambos os motores pois não sabia se o 1.3 seria suficiente para as minhas necessidades (dando a deixa para um test-drive ou para um esclarecimento mais abrangente), mais uma vez não me respondeu, limitando-se a continuar a olhar para o computador. A única coisa que me propôs foi um GTC de serviço. Deu-me então as propostas para ambas as versões ambas com pack visibilidade e cruisecontrol e qual não foi o meu espanto quando verifico que ambas são superiores aos valores apresentados pela opel(25300 para o 1.3 e 28100 para o 1.7) no simulador da internet. De seguida falei-lhe do meu carro actual que tinha para retoma e a resposta dele foi "depois podemos ver isso", nem quis saber a marca/modelo.
No segundo (vw) foi o atendimento mais rápido até hoje, perguntei informações sobre um golf 1.9tdi confortline (3p), não me mostrou nenhum, nem sequer teve a mínima iniciativa para tal, escreveu tudo num papel e disse que me enviava a proposta por e-mail. Falei-lhe do veículo para retoma, e o procedimento foi o mesmo, anotou tudo num papel e disse que ia no mesmo e-mail, nem quis ver o carro que estava à porta do stand. Depois disto disse-me "então boa tarde". Tudo isto demorou cerca de 7 minutos (+-). Pelo menos esta proposta foi mais vantajosa (28400€) do que o mencionado pela marca no simulador.
O ano passado desloquei-me à baviera em lisboa no parque das nações para saber se estes tinham em stock algum 520d para um familiar meu que tinha tido um acidente e cujo seguro tinha dado perda total do anterior e como tal necessitava de um urgentemente. Quando entrei no stand ficou tudo a olhar para mim com ar desconfiado, só faltou mesmo a secretária telefonar para o 112 a relatar um assalto, o único que teve coragem para vir falar comigo mudou logo o estilo e a atitude quando lhe disse ao que vinha e mencionei as palavras "520" e "urgente" na mesma frase. Passado 5 minutos já me estavam a oferecer cafés e bolinhos...
A minha duvida é: É assim que as marcas em portugal treinam os seus vendedores? Eu não queria generalizar, mas todas as minhas experiências apontam nesse sentido, por favor digam-me que eu tive azar e que nem toda a gente é assim.
Eu sei que esse é o reflexo da sociedade portuguesa, que o diga a minha gestora de conta que cada vez que me manda um cartão com o "Eng." antes do nome é obrigada a anular o cartão e a emitir um com o meu nome de baptismo, mas aos poucos e poucos quem vende tem que se capacitar que aspecto não é igual a capacidade económica senão estão a perder grandes oportunidades de negócio (é o meu conselho).
Um exemplo: A minha empresa (uma gigantesca multinacional alemã) fundiu-se recentemente com outra (uma gigantesca multinacional finlandesa), uma das primeiras regras resultante da fusão: acabaram-se as gravatas e as vestimentas formais, cada um veste o que quer.
o mais engracado e que este tipo de comportamentos por parte dos vendedores acontece mais em marcas "medias", tipo Ford, Peugeot, Seat, VW, etc.
acontece menos vezes, mas de forma mais vincada, numa BMW ou Mercedes (ou te dao toda a atencao ou te ignoram por completo).
mas se formos a uma Ferrari ou Porsche, somos SEMPRE bem atendidos!
mesmo que seja obvio que nao vamos comprar um carro, o vendedor e sempre correcto e prestavel. e nem e preciso mostrar o carro ou deixar entrar num, basta a atitude.
Muito bem,
mesmo muito bem...
3 marcas, 3 visitas, 3 maus vendedores, ou seja 3 exemplos errados....
Mas sempre em Lisboa.... Certo ? deves ser dos tais que pensa que lisboa é Portugal e o resto é paisagem.... estou em enganado? as minhas desculpas.
tres visitas, não definem a imagem dos vendedores deste país, OK.
E já agora os simuladores da maioria das marcas não tem os valores correctos, falta sempre as despesas de legalização etc, somar pintura metalizada...
Apresentação asseada faz parte, naturalmente.
Mas andar bem vestido é mais do que isso. E não, não é preciso usar fatos (nunca usei) e roupas caras. Mas é preciso bom gosto.
Poupa-nos!!!! para comprar carro é preciso é dinheiro!!!!!
O que é bom gosto para ti, pode ser mau para mim.
O estar bem vestido para ti...pode ser o contrário para mim.
Se eu entrar num stand, com um fato ás riscas, gravata ás bolinhas, um fio de ouro grosso com um corno na ponta, meia branca e sapato de verniz... estou bem vestido ou mal vestido???? depende, obviamente do gosto de cada um... quem se veste assim acha que está lindamente, caso contrário não o faria.
Deve ser mal atendido por isso???
A vendedora da Nissan, que já me vendeu dois, já sabe...quando lá entro é para comprar, já nem me explica nada.... ando normalmente com a barba por fazer, calças de ganga muito usadas, T-Shirt e ténis... quando entro num stand, raramente saio de lá de mãos a abanar... não tenho tempo para andar a gastar com vendedores que não pescam nada de carros...entro, compro e venho-me embora.
Se não quero comprar ou não posso... normalmente não entro, da mesma forma que não entro noutra loja qualquer quando não tenho a minima intenção de comprar.
A unica coisa que eu nao concordo é se o vendedor for arrogante ou demonstrar falta de interesse formando a sua opiniao no aspecto.
Tem que ser bem educado e demonstrar interesse seja o cliente que for(desde que o cliente seja bem educado) e venha vestido da maneira que esteja.Pois realmente é impossivel saber o poder de compra dessa pessoa ou se so vai la para ver os carros ou nao.
Eu nem discuto se os vendedores sao isto ou aquilo pois como em todas as profissoes ha bons e maus vendedores,logo obviamente nao se esta a falar de todos.
Como disse nunca tive esse tipo de problemas,antes pelo contrario mas se me tratassem mal ou fosse mal recebido como vi aqui em certos testemunhos aí as coisas resolvia-as na hora.
Eu acho impossivel 1 pessoa saber quem tem ou nao tem poder de compra ou quem vai ou nao vai a 1 concessionario para comprar ou so para ver,mas pronto.
Eu tambem so vou la 1 vez ver o carro e discutir o preço depois se estiver interessado ligo ou seja nao faço perder o tempo a ninguem pois prefiro ver o carro sozinho a vontade e a discussao do preço sao coisa de minutos,os vendedores é que passam a vida a ligar e a insistir nos test drives por isso nao me posso queixar.Alias queixo-me é pelo contrario de darem tanta importancia ao cliente.So fui a 4 concessionarios quando estava indesico entre 2 carros para comparar preços porque de resto nem gosto de andar a ver carros.Nao percebo a piada de 1 pessoa ir a 1 concessionario so para passar o tempo nao fazendo tençoes de comprar mas se dizem que ha muita gente assim,acredito,mas como disse acho impossivel 1 vendedor saber quem vai la para comprar ou so ver.
Resumindo o que eu acho mal é catalogarem as pessoas pela aparencia,quando muitos vendedores nao tem onde cair mortos e se nao fosse aquele emprego o que seria deles portanto nao devem fazer juizos de valores as pessoas.
Se alguem ficou ofendido é porque lhe serviu a carapuça pois ja disse ha por aí muitos bons vendedores.
Eu pelo menos nao meto tudo no mesmo saco.[]
Discordo totalmente disto !!!
Então não se devem julgar as pessoas pelas aparências, mas tu julgas as pessoas, neste caso os vendedores, pelo seu nivel económico ?
Não é para ser idealista, mas onde eu não vejo relação nenhuma é entre a qualidade das pessoas e o dinheiro que têm.
Se vires uma pessoa com mau aspecto podes concluir "este é um desleixado, ou tem pouco dinheiro" correndo o risco de te enganares.
O que não podes concluir de forma nehuma é este não tem dinheiro logo é um desgraçado, pobre coitado, etc.
alguém conheçe um site que venda carros online??
[] [
] [
] [
]
alguém conheçe um site que venda carros online??
[] [
] [
] [
]