Televisão com febre amarela

aralmeida

New member
Tenho em casa uma TV que funciona bem desde que pelo menos umas 3 horas seguidas por dia.

Caso contrario começa a dar a imagem sem a cor vemelha o que torna tudo "amarelo".

Alguém ja passou por isto e tem ideia da peça a substituir ou do valor médio envolvido na reparação?

Principal vector de transmissão da febre amarela- o mosquito Aedes aegypti

Portanto, a tua sugestão é usar um bocado de Raid ou Dum-Dum, não? [:D]

Eu não sou entendido de electrónica, mas isso pode ser algum componente da parte que dá energia ao cinescópio, ou então o próprio cinescópio. E parece-me que a 1ª hipótese seja a mais barata de resolver. A 2ª, se calhar, nem vale a pena.

Tenho em casa uma TV que funciona bem desde que pelo menos umas 3 horas seguidas por dia.

Caso contrario começa a dar a imagem sem a cor vemelha o que torna tudo "amarelo".

Alguém ja passou por isto e tem ideia da peça a substituir ou do valor médio envolvido na reparação?

Não percebi. Ligas e a imagem é amarela e ao fim de três horas fica normal? É isso? Ou o contrário?

De qualquer das maneiras, isso cheira-me a problema térmico. Assim por alto, e só o que me lembro no momento:

a) Soldadura partida (muito frequente) devido aos diversos aquecimentos/arrefecimentos pelos quais a televisão já passou. Pode acontecer que uma soldadura, ao fim de algum tempo de aquecimento do aparelho, faça contacto (ou deixe de fazer contacto). principal suspeito: transístor de potência que controla o cátodo do vermelho. Solução: reparar/refazer as soldaduras naquela zona e, já agora, em outras áreas do aparelho tipicamente sujeitas a aquecimento. Isto é trabalho de rotina para um reparador.

b) Outra vez o transístor de potência que controla o cátodo do vermelho, neste caso, com o envelhecimento está marginalmente funcional e torna-se sensível à temperatura. Solução: verificação do transístor com "spray" de frio e se necessário substituição do transístor (não é caro). Convém, de qualquer modo, rectificar as soldaduras como em a).

Cinescópio é raro, embora possa ter de igual forma um mau contacto intermitente. Raro, embora possa acontecer, e nesse caso troca de TV.

Pela descrição, são trabalhos vulgares. Quanto custa, não faço ideia (eu costumo reparar os meus próprios aparelhos).

Não percebi. Ligas e a imagem é amarela e ao fim de três horas fica normal? É isso? Ou o contrário?

De qualquer das maneiras, isso cheira-me a problema térmico. Assim por alto, e só o que me lembro no momento:

a) Soldadura partida (muito frequente) devido aos diversos aquecimentos/arrefecimentos pelos quais a televisão já passou. Pode acontecer que uma soldadura, ao fim de algum tempo de aquecimento do aparelho, faça contacto (ou deixe de fazer contacto). principal suspeito: transístor de potência que controla o cátodo do vermelho. Solução: reparar/refazer as soldaduras naquela zona e, já agora, em outras áreas do aparelho tipicamente sujeitas a aquecimento. Isto é trabalho de rotina para um reparador.

b) Outra vez o transístor de potência que controla o cátodo do vermelho, neste caso, com o envelhecimento está marginalmente funcional e torna-se sensível à temperatura. Solução: verificação do transístor com "spray" de frio e se necessário substituição do transístor (não é caro). Convém, de qualquer modo, rectificar as soldaduras como em a).

Cinescópio é raro, embora possa ter de igual forma um mau contacto intermitente. Raro, embora possa acontecer, e nesse caso troca de TV.

Pela descrição, são trabalhos vulgares. Quanto custa, não faço ideia (eu costumo reparar os meus próprios aparelhos).

É como percebeste a primeira.

Ligo a TV e a imagem é amarela e ao fim de umas belas horas de uso fica a funcionar bem.

Dei por esta mania pois a uns dias estive gripado em casa e a televisão ficou a funcionar quase o dia inteiro e ao fim de umas horas (cerca de 3) ficou a funcionar normalmente. Pensei eu, "Olha ja esta boa". FOi sol de pouca dura.

Apenas ficou boa por uns 3/4 dias e depois lentamente começou a ficar de novo "amarela".

Vou ver se um dia destes a desmonto e tento verificar as soldas. tenho é que descobrir onde fica o condensador para não levar nenhum esticão. Será que se a deixar desligada da corrente por umas horas ele descarrega? Assim ja poderia trabalhar mais avontade.

Obrigado pela dica

Vou ver se um dia destes a desmonto e tento verificar as soldas. tenho é que descobrir onde fica o condensador para não levar nenhum esticão. Será que se a deixar desligada da corrente por umas horas ele descarrega?

Normalmente os televisores têm em paralelo com os condensadores maiores uma resistência de "sangria" (descarrega o condensador em coisa de 1 minuto, +/-, mas JAMAIS te deves fiar nisso - porque não é regra e porque pode ter defeito).

O condensador mais perigoso é o que se encontra logo à entrada e "apanha" com a rectificação directa dos 220V. É mau descarregar os condensadores com um curto directo ou uma chave de parafusos - dá um pico de corrente demasiado grande e podes danificar o condensador. Usa duas lâmpadas iguais em série - é melhor.

Podes descarregar outros condensadores grandinhos na vizinhança do transformador de linhas. E desde que não andes a "fuçar" no triplicador, ajuste de foco e na "chupeta" (ânodo) do cinescópio podes esquecer os 25kV (mais coisa menos coisa) que lá andam.

Toma lá:

http://www.repairfaq.org/

TOMA CUIDADO E, OBVIAMENTE, EU NÃO TENHO RESPONSABILIDADES NO ASSUNTO! O RISCO É TEU!

A do quarto da minha filha ficava toda vermelha [:)] .
nada que uma pequena reparação de trinta e poucos euros não tivesse resolvido! [:blush:]

Muito cuidado a abrires a tv tens de fazer a descarga do cinescopio manualmente se nao sabes nao mexas senao o risco de choque mortal e bem real, e isto com ela desligadada da tomada

O problema de não a mandar arranjar é que não conheço ninguém de confiança para me fazer o trabalho :(

Todas as tv's que mandei para arranjar levaram-me dinheiro e ao fim de poucos dias estavam iguais.

A unica que não levaram dinheiro e disseram que não tinha cura ainda funciona pois veio de la a funcionar. Não percebo nada destes tecnicos

Ontem foi a minha TV de 37" que foi ao ar.

Deixou de dar qq imagem ao ligar e faz um zumbido tipo enxame eheh.

Penso q terá sido mm o cinescópio a ir ao ar, não?

Neste caso, será q ainda vale a pena reparar ou mais vale dar uns 75€ e comprar uma nova igual?

Ontem foi a minha TV de 37" que foi ao ar.

Deixou de dar qq imagem ao ligar e faz um zumbido tipo enxame eheh.

Penso q terá sido mm o cinescópio a ir ao ar, não?

Neste caso, será q ainda vale a pena reparar ou mais vale dar uns 75€ e comprar uma nova igual?

Dificilmente foi o cinescópio.

É só a imagem que falta? Dá som pelo altifalante? Reage aos botões ou ao telecomando?

Dificilmente foi o cinescópio.

É só a imagem que falta? Dá som pelo altifalante? Reage aos botões ou ao telecomando?

Pois, disto pouco ou nada percebo, mas parece uma coisa grave. Atenção que é um 37" convencional, não LCD.

Não dá imagem nenhuma ao ligar (o monitor fica cinzento à mesma), o único som q dá é um zumbido uniforme e não reage a nada do comando nem botões... esperei 10 minutos p/ver se melhorava mas não, fica sempre assim... o q poderá ser? :confused:

Pois, disto pouco ou nada percebo, mas parece uma coisa grave. Atenção que é um 37" convencional, não LCD.

Não dá imagem nenhuma ao ligar (o monitor fica cinzento à mesma), o único som q dá é um zumbido uniforme e não reage a nada do comando nem botões... esperei 10 minutos p/ver se melhorava mas não, fica sempre assim... o q poderá ser? :confused:

Cheira-me a um problema na fonte de alimentação ou no circuito de varrimento horizontal. Deve ser pacífico de resolver para qualquer reparador.

Back