Televisão com febre amarela
Principal vector de transmissão da febre amarela- o mosquito Aedes aegypti
Principal vector de transmissão da febre amarela- o mosquito Aedes aegypti
Tenho em casa uma TV que funciona bem desde que pelo menos umas 3 horas seguidas por dia.
Caso contrario começa a dar a imagem sem a cor vemelha o que torna tudo "amarelo".
Alguém ja passou por isto e tem ideia da peça a substituir ou do valor médio envolvido na reparação?
Não percebi. Ligas e a imagem é amarela e ao fim de três horas fica normal? É isso? Ou o contrário?
De qualquer das maneiras, isso cheira-me a problema térmico. Assim por alto, e só o que me lembro no momento:
a) Soldadura partida (muito frequente) devido aos diversos aquecimentos/arrefecimentos pelos quais a televisão já passou. Pode acontecer que uma soldadura, ao fim de algum tempo de aquecimento do aparelho, faça contacto (ou deixe de fazer contacto). principal suspeito: transístor de potência que controla o cátodo do vermelho. Solução: reparar/refazer as soldaduras naquela zona e, já agora, em outras áreas do aparelho tipicamente sujeitas a aquecimento. Isto é trabalho de rotina para um reparador.
b) Outra vez o transístor de potência que controla o cátodo do vermelho, neste caso, com o envelhecimento está marginalmente funcional e torna-se sensível à temperatura. Solução: verificação do transístor com "spray" de frio e se necessário substituição do transístor (não é caro). Convém, de qualquer modo, rectificar as soldaduras como em a).
Cinescópio é raro, embora possa ter de igual forma um mau contacto intermitente. Raro, embora possa acontecer, e nesse caso troca de TV.
Pela descrição, são trabalhos vulgares. Quanto custa, não faço ideia (eu costumo reparar os meus próprios aparelhos).
Vou ver se um dia destes a desmonto e tento verificar as soldas. tenho é que descobrir onde fica o condensador para não levar nenhum esticão. Será que se a deixar desligada da corrente por umas horas ele descarrega?
Ontem foi a minha TV de 37" que foi ao ar.
Deixou de dar qq imagem ao ligar e faz um zumbido tipo enxame eheh.
Penso q terá sido mm o cinescópio a ir ao ar, não?
Neste caso, será q ainda vale a pena reparar ou mais vale dar uns 75€ e comprar uma nova igual?
Dificilmente foi o cinescópio.
É só a imagem que falta? Dá som pelo altifalante? Reage aos botões ou ao telecomando?
Pois, disto pouco ou nada percebo, mas parece uma coisa grave. Atenção que é um 37" convencional, não LCD.
Não dá imagem nenhuma ao ligar (o monitor fica cinzento à mesma), o único som q dá é um zumbido uniforme e não reage a nada do comando nem botões... esperei 10 minutos p/ver se melhorava mas não, fica sempre assim... o q poderá ser?![]()