Renault vs Bala (discussão física)

Os projecteis são inicialmente propulsionados quando uma munição é disparada, não tendo mais nenhum tipo de aceleração para além deste.
Tendo conhecimentos de balistica posso referir que o anuncio está mal feito pois um projectil quando sai do cano da arma vem com um movimento de rotação que é o que lhe confere a estabilidade e direcção de tiro, isto não se verifica com as munições de caçadeira.
Quanto ao alcance tudo depende da carga propulsora utilizada na munição e o tipo de arma utilizada, por ex. a velhinha G3 tem um alcance garantido, embora sem precisão de 3600 metros

Exactamente!

O que se vê no anuncio de real nada tem...[:D]

Também há resistencia para a bala com o parabrisas À frente! a bala vai dentro do sistema carro a uma velocidade X... e a resistencia continua a ir lá... a bala não vai colada ao para brisas! Há ar dentro do carro! E ar à frente da bala!
Outra coisa... o carro movimenta-se em X... logo para a bala ganhar velocidade e acelarar dentro do carro... só interessa o X... O Y é obvio que vai a acelarar... nem se fala... chama-se gravidade!

Não te esqueças que a bala e o carro constituem um sistema fechado, logo a bala em relação ao carro está parada.

Faz o seguinte, tenta sentir a força do ar na tua mão a 120Km/h dentro do carro (um pouco atrás do párabrisas, se quiseres replicar o que se mostra no anúncio) e depois mete a mão de fora do vidro. Não notas diferença na força? É o mesmo que está aqui em causa: se a bala for à mesma velocidade que o carro dentro do carro, não há atrito nenhum.

De qualquer modo, e recapitulando o que já foi dito na discussão, o que interessa para a discussão é a velocidade horizontal, e penso que falar da acção da gravidade não faz muito sentido na discussão, porque partimos do princípio que a bala do anúncio é especial e ignora a gravidade :). Logo, para todos os efeitos, a bala não acelera dentro do carro, deixa é de abrandar por não haver atrito (se não há deslocação no ar, então não há atrito).

Também há resistencia para a bala com o parabrisas À frente! a bala vai dentro do sistema carro a uma velocidade X... e a resistencia continua a ir lá... a bala não vai colada ao para brisas! Há ar dentro do carro! E ar à frente da bala!
Outra coisa... o carro movimenta-se em X... logo para a bala ganhar velocidade e acelarar dentro do carro... só interessa o X... O Y é obvio que vai a acelarar... nem se fala... chama-se gravidade!

Claro que há ar dentro do carro! Só que esse ar desloca-se à mesma velocidade do carro, logo ar e bala deslocam-se à mesma velocidade.

Haverá atrito nestas condições?

Exactamente!

O que se vê no anuncio de real nada tem...[:D]

Os projecteis são inicialmente propulsionados quando uma munição é disparada, não tendo mais nenhum tipo de aceleração para além deste.
Tendo conhecimentos de balistica posso referir que o anuncio está mal feito pois um projectil quando sai do cano da arma vem com um movimento de rotação que é o que lhe confere a estabilidade e direcção de tiro, isto não se verifica com as munições de caçadeira.
Quanto ao alcance tudo depende da carga propulsora utilizada na munição e o tipo de arma utilizada, por ex. a velhinha G3 tem um alcance garantido, embora sem precisão de 3600 metros

É preciso combater este tipo de concepção: a bala está sempre sob o efeito da aceleração da gravidade! Aliás já o estava antes de ser disparada. Não estamos todos?

Claro que há ar dentro do carro! Só que esse ar desloca-se à mesma velocidade do carro, logo ar e bala deslocam-se à mesma velocidade.

Haverá atrito nestas condições?
Não sei... como já disse... é a unica duvida que tenho... mas uma coisa é certa... a bala nunca ganha velocidade! A essa pergunta já foi várias vezes respondida...

Não sei... como já disse... é a unica duvida que tenho... mas uma coisa é certa... a bala nunca ganha velocidade! A essa pergunta já foi várias vezes respondida...

Quanto a isso não há dúvidas!

É como a dos relatadores de futebol:

"...a bola bateu na relva, que estava molhada, e ganhou velocidade...."

E já houve meninos com formação superior a afirmar que sim.

Eu acho piada é a Renault Portugal usar os anúncios dos Renault Sport para publicitar os 1.5dCi. Muito foleiro mesmo...

Quanto a isso não há dúvidas!

É como a dos relatadores de futebol:

"...a bola bateu na relva, que estava molhada, e ganhou velocidade...."

E já houve meninos com formação superior a afirmar que sim.
A bola como corpo talvez não, mas se levarmos apenas em conta a deslocação horizontal (numa discussão de futebol normalmente é apenas isso que interessa), ela pode ganhar velocidade sim [;)]

define velocidade, sff.
Velocidade igual a espaço percorrido num determinado tempo. Esta variavel nao aumenta! E digo mais... nao se mantém!

A unica situação que conheço onde a velocidade se mantém sem ter nenhuma força a ajuda-la é o vacuo! Se atirares algo no vacuo... a velocidade com que atiras é a velocidade com que vai... até ao infinito! Como esta bala não tem nenhuma força a ajuda-la no movimento com que vai...... só há uma resistencia que diminui (possivelmente! Ainda tenho duvidas que essa força contrária ao movimento da bala diminua!)... e a bala não está no vacuo... e se no vacuo o que aconteceria era... a bala manter a velocidade até ao infinito, sem vacuo a bala nunca ganharia velocidade.

A bola como corpo talvez não, mas se levarmos apenas em conta a deslocação horizontal (numa discussão de futebol normalmente é apenas isso que interessa), ela pode ganhar velocidade sim [;)]
Pode... O efeito da bola também ajuda... e ao bater no chão pode criar uma acelaração... Há algo que ajuda a bola nesse caso... na bala... nada a ajuda!

não percebi nada do que queres dizer!

o que quis dizer com isto:

"Experimenta encher um balão e prendê-lo com um fio ao carro de forma que fique na vertical e preso no "chão". Segura-o com as mãos até atingires 90km/h (exemplo) quando já estiveres nessa velocidade estabilizada, larga o balão. Achas que o balão vai sofrer forças de atrito? (é muito fácil de notar se houver, pode é sofrer oscilações por estar preso ao carro, no caso da bala vai em suspenso)"

...é que, quando estás a acelerar até aos 90km/h (exemplo) há força de atrito porque o automóvel está em aceleração, daí eu ter dito para até aos 90km/ segurares no balão. Depois do automóvel estar a uma velocidade estável o ar do interior também está estável à mesma velocidade tal como tudo o que estiver lá dentro que "viage" à mesma velocidade, o balão sendo muito leve (mais leve do que o ar, se for cheio de hélio) qualquer força de atrito por muito pequena que seja irá fazer com que o balão comece a ficar inclinado para trás, assim como uma aceleração o fará ficar inclinado para trás ou desaceleração que o fará inclinar para a frente, as oscilações devido ao estar preso por um fio só ocorrem se a estrada não for perfeitamente plana.

Acelerar sem lhe aplicarem uma força, era obra!! [;)] Quanto muito, abrandava mais devagar. Já agora, reparei no anúncio que ela não desce em trajectória parabólica, devido ao efeito da gravidade... Mas, de qualquer modo, o clio não consegue andar àquela velocidade nem o condutor ter aquelas reacções, pelo que a ficção não tem limites. [;)]

Confesso que ainda não vi o anuncio de principio a fim...

Pelo que dá a entender, sem ser preciso vê-lo totalmente, é que há muitas coisas que não são possiveis naquelas condições. Esta questão da bala em condições adaptadas, acho que seria possivel.

Voltar
Superior