Renault vs Bala (discussão física)

Ora bem quanto à aceleração penso que não é possivel sem que haja uma força de impulsão, caso contrário aceleraria sempre até... ....

O que pode acontecer e fazer alguma confusão é uma bala entrar num espaço sem força de atrito e avançar mais rápido do que o espaço que supostamente não tem força de atrito. O erro é pensar que não há atrito nesse ambiente para uma bala que entra a uma velocidade maior de deslocação, a bala como se desloca mais rapidamente está a sofrer força de atrito assim reduzindo a velocidade, logo que a vá perdendo chegará a um ponto em que deixará de sofrer força de atrito (quando atingir a mesma velocidade desse meio) a partir daí deixará de sofrer força de atrito e deslocar-se-à à mesma velocidade do meio.

Acho que até eu já dei um nó no cérebro :rolleyes: mas a ideia está lá.

Velocidade igual a espaço percorrido num determinado tempo. Esta variavel nao aumenta! E digo mais... nao se mantém!

A unica situação que conheço onde a velocidade se mantém sem ter nenhuma força a ajuda-la é o vacuo! Se atirares algo no vacuo... a velocidade com que atiras é a velocidade com que vai... até ao infinito! Como esta bala não tem nenhuma força a ajuda-la no movimento com que vai...... só há uma resistencia que diminui (possivelmente! Ainda tenho duvidas que essa força contrária ao movimento da bala diminua!)... e a bala não está no vacuo... e se no vacuo o que aconteceria era... a bala manter a velocidade até ao infinito, sem vacuo a bala nunca ganharia velocidade.

se largares uma bola a 10 metros do solo, a partir de uma velocidade 0, ela acelera 10 m/s^2. Assim, como essa bola, sem dominio de velocidade horizontal, acelera o seu movimento em vy, tambem a bala cada vez se aproxima mais do chao, por vias da gravidade.

Assim sendo, e considerando a velocidade modular uma variavel que é referente às velocidades NOS DOIS REFERENCIAIS, X E Y, como existe aceleração em y, e apenas alguma resistencia do ar em x, o resultado do modulo da aceleração será positivo, logo a velocidade aumentará.

Atenção, nao digam que eu disse coisas que eu nao disse. Eu nao disse que a velocidade em X aumentava.

Eu disse que a velocidade total da bala, englobando os referenciais x e y, aumentara, mesmo que só haja aceleração em y

E agora depois de tudo isto volta-se à ideia principal e que deita a teoria toda abaixo [:D]

Então vejamos:
se uma bala vai no carro à mesma velocidade e não sofre forças de atritose ela não tiver nada que a impulsione, cairá...

ah pois é!

Simples, força da gravidade.

Imagine-se a bala que vai no ar. Se não sofre força de atrito e não tem nada que a impulsione então pegamos numa bala igual à que supostamente vai no ar e colocá-mo-la no ar e largamos, huuuuuuuummmm acho que vai cair! Mas não devia cair porque afinal não há força de atrito e vai à mesma velocidade tal como a que supostamente vai no ar.

ups e agora :confused:

tanta coisa e voltamos ao início...

sou mesmo mau [:)]

ora eu digo-te a pergunta inicial:

ah era implicito? pois

fisica, nao ha implicitações. se te pedem a aceleração, é a aceleração e mais nada.

em x, pode ou nao haver aceleração. positiva, nunca. Mas ninguem me garante que nao exista negativa. Porque a resistencia do ar nao desapareceu totalmente.
É como digo, querem ser tão analíticos e objectivos que se perdem a discutir o que não está em questão.

Força.

Calma. Aquilo foi um grito de desespero, nada mais. [:D]

Há pessoas que querem provar o seu ponto de vista a todo o custo, mesmo que o custo seja o de sair do contexto da própria questão.

ò Nitro eu nao fugi... Ha mto que disse que já se provou o que se queria.. Lê os meus posts! Até á praia fui!

Achei saudavel a discussão, mas acho que fico provado que aquilo nao pode acontecer.

Abraço![:cool:]

ò Nitro eu nao fugi... Ha mto que disse que já se provou o que se queria.. Lê os meus posts! Até á praia fui!

Achei saudavel a discussão, mas acho que fico provado que aquilo nao pode acontecer.

Abraço![:cool:]
Mas quem falou de ti? [;)] O Movyk é que parece estar numa "quest" para mostrar o seu saber, a todo o custo. Eu não fui à praia, mas estive no bar a ver o grande Sporting!

A bola como corpo talvez não, mas se levarmos apenas em conta a deslocação horizontal (numa discussão de futebol normalmente é apenas isso que interessa), ela pode ganhar velocidade sim [;)]

Isso é que era bom!

Mais uma daquelas ideias falsas que de tantas vezes serem repetidas toda a gente as aceita!

Quanto a isso não há dúvidas!

É como a dos relatadores de futebol:

"...a bola bateu na relva, que estava molhada, e ganhou velocidade...."

E já houve meninos com formação superior a afirmar que sim.

ganha velocidade em x, parece-me como nao salta, por a relva estar molhada, "transfere" a velocidade vertical para horizontal, deve ser a isso que se referem.

Isso é que era bom!

Mais uma daquelas ideias falsas que de tantas vezes serem repetidas toda a gente as aceita!
Basta fazer uma experiência muito simples:

Atirar uma bola ao ar o mais perpendicularmente possível, fazendo-a rodar sobre um seu próprio eixo horizontal, medir quantos metros de terreno percorre e em quanto tempo antes de bater do chão (calculando assim a sua velocidade) e fazer o mesmo para os instantes seguintes a ter batido no chão.

É que não está em causa a velocidade da bola como corpo mas sim a velocidade com que percorre o terreno, onde as deslocações verticais são perfeitamente dispensaveis para o calculo.

se largares uma bola a 10 metros do solo, a partir de uma velocidade 0, ela acelera 10 m/s^2. Assim, como essa bola, sem dominio de velocidade horizontal, acelera o seu movimento em vy, tambem a bala cada vez se aproxima mais do chao, por vias da gravidade.

Assim sendo, e considerando a velocidade modular uma variavel que é referente às velocidades NOS DOIS REFERENCIAIS, X E Y, como existe aceleração em y, e apenas alguma resistencia do ar em x, o resultado do modulo da aceleração será positivo, logo a velocidade aumentará.

Atenção, nao digam que eu disse coisas que eu nao disse. Eu nao disse que a velocidade em X aumentava.

Eu disse que a velocidade total da bala, englobando os referenciais x e y, aumentara, mesmo que só haja aceleração em y

O carro nao afecta NADA essa situação. A gravidade é a mesma dentro e fora do carro. A pergunta é se a velocidade é alterada devido ao carro... e isso que dizes o carro nao tem qualquer influencia! A gravidade continua a ser a mesma!

Uma coisa... para acabar com esta conversa. A gravidade dentro e fora do carro é a mesma, correcto?
A bala fora do carro diminui de velocidade total (X+Y)? Correcto? Se a de X já está mais que demonstrado que diminui... e a que Y aumenta tanto dentro como fora do carro, como é que a velocidade aumenta entrando para dentro do carro? O que é que o carro afectaria?
Em X já se sabe, correcto? Diminui dentro ou fora!
Em Y a acelaração é a mesma dentro e fora do carro, correcto?
Fora do carro X+Y diminui, correcto? Então se Y é a mesma quer dentro quer fora... e se X diminui (talvez com menos intensidade), o que é que o carro afectaria a velocidade da bala?! Simplesmente em X poderá diminuir mais devagar... logo, dentro do carro em X diminui menos... e em Y mantem constante como fora do carro... ou seja... dentro do carro diminui!
Forças fora do carro:
9.8m/s2(gravidade)*Peso em Y
Resistencia do ar + Atrito em X

Forças dentro do carro:
9.8m/s2(gravidade) em Y * Peso
Resistencia do ar1 + Atrito1 em X

Em Y não há alteração. A velocidade aumenta em igualdade dentro e fora do carro (e é sabido que mais cedo ou mais tarde a bala fora do carro... cai e para, fica sem velocidade!). Ou seja, o carro nao afecta Y.
Em X a velocidade diminui.
Sabemos que fora do carro a velocidade diminui, mesmo com a ajuda da acelaração Y (já que esta só ajuda a bala a cair! e Nunca a ganhar velocidade ao carro!). Então dentro do carro, nada fará acelarar a bala de forma diferente de fora do carro.
A bala não acelera!

E agora aconselho a quem tiver duvidas que vá falar com um professor de fisica. Já tou cheio de dar aulas!

Conclusão: A bala dentro do carro perde velocidade (total!), nunca ganha! Tal como acontecia fora do carro. Dentro do carro poderá é perder menos velocidade... ou seja, a desacelaração ser menor... mas há sempre desaceleração, nunca aceleração.

Última edição:
O ar provoca atrito com qql objecto seja dentro de um carro, uma caixa, uma casa, independentemente da velocidade do objecto.

Mesmo num ambiente fechado (um carro por exemplo) uma munição (ou qql outro objecto) está sujeito a duas forças que a fazem perder velocidade, o atrito e a força da gravidade.

A única variável que pode influenciar é a pressão atmosférica, mas mesmo assim é uma influencia tão diminuta que nem se deve ter em consideração.

Por exemplo uma arma que tenha um alcance pratico de 100 metros, se for disparada durante uma grande tempestade, de ventos contrários com uma velocidade muito próxima da da velocidade se saída da munição irá reduzir o alcance da mesma, por hipótese para os 97 metros.

.

E agora aconselho a quem tiver duvidas que vá falar com um professor de fisica. Já tou cheio de dar aulas!

O teu texto não está muito claro além de não estares considerar todas as força relevantes envolvidas ( pelo que parece) . Será que podes demonstrar esse infindável texto com uma série de expressões físicas bem escritas?

É que eu não percebi nada...

Li umas 3 vezes e fiquei na mesma...[:D]

Voltar
Superior