eu sou defensor de que a velocidade em si não causa os acidentes, mas sim tudo o que está À volta do facto do carro ir na altura X à velocidade Y.
Para mim, numa AE com bom piso, seco, boa visibilidade e sem trânsito (possibilidade de haver veículos a ultrapassar outros), acho que não se justifica haverem limites de velocidade nesta circunstância.
Outras vezes, está a chover, e vejo pessoal a andar dentro dos limites de velocidade, mas para mim em clara velocidade excessiva, sendo um perigo para si e para os outros.
Claro é muito bonito estar a dizer isto, e em teoria muitos certamente concordarão comigo, mas do ponto de vista do legislador a coisa não é tão fácil.
O limite de velocidade funciona como um "second best", pois apesar de não se adequar perfeitamente ao limite de "velocidade excessiva" de um troço em particular, acaba por fazer com que haja uma noção de valores de velocidade para os quais em média começa a ser perigoso circular a mais do que esse limite.
Se a polícia tiver isto em consideração e procurar multar os grandes factores de acidentes (manobras perigosas, velocidade excessiva para o transito ou condiçoes atmosfericas, alcool...), e apostando na formação do condutor para conseguir detectar quais as situações em que determinada velocidade é perigosa, creio que poderiamos reduzir bastante os níveis de sinistralidade.
No entanto isto é um processo muito lento, se bem que vou notando algumas mudanças nos condutores portugueses. Mas não haja ilusões, as multas pesadas para quem abusa ajudam, e muito, para que haja algumas mudanças no comportamento.
Para quem faz da alemanha o Holy graal do civismo automóvel, é de notar que nas zonas com limite de velocidade ele é cumprido porque há MUITO controle da velocidade nessas zonas, e nas zonas sem limite há muita atenção a que os condutores façam uma condução segura (sem coladelas ao carro da frente, por exemplo).
Se não houvesse este control voces haviam de ver o civismo, haviam[

] . Os humanos são assim, temos uma tendência para o risco, especialmente os povos latinos.
Como tal, para melhorar o estado das coisas, acho bem que se policie e multe quem prevarica. Se juntarmos isto a uma melhoria da formação e consciencialização dos REAIS motivos que causam os acidentes, acredito que consigamos melhorar bastante as estatisticas dos acidentes nas nossas estradas.
Mas que não se foquem só na velocidade, por favor.[

]