330 km/h em AE

Não concordo com estradas sem limites de velocidade em Portugal. Pelo menos no estado em que temos as nossas auto-estradas. Concordo com um aumento do limite. E, obviamente, que por o limite ser maior, não quer dizer q todos temos de ir a essa velocidade.

No entanto, acho um aumento do limite em AE's um pouco utópico. Isto devido às questões ambientais que cada vez pesam mais...

eu sou defensor de que a velocidade em si não causa os acidentes, mas sim tudo o que está À volta do facto do carro ir na altura X à velocidade Y.

Para mim, numa AE com bom piso, seco, boa visibilidade e sem trânsito (possibilidade de haver veículos a ultrapassar outros), acho que não se justifica haverem limites de velocidade nesta circunstância.

Outras vezes, está a chover, e vejo pessoal a andar dentro dos limites de velocidade, mas para mim em clara velocidade excessiva, sendo um perigo para si e para os outros.

Claro é muito bonito estar a dizer isto, e em teoria muitos certamente concordarão comigo, mas do ponto de vista do legislador a coisa não é tão fácil.

O limite de velocidade funciona como um "second best", pois apesar de não se adequar perfeitamente ao limite de "velocidade excessiva" de um troço em particular, acaba por fazer com que haja uma noção de valores de velocidade para os quais em média começa a ser perigoso circular a mais do que esse limite.

Se a polícia tiver isto em consideração e procurar multar os grandes factores de acidentes (manobras perigosas, velocidade excessiva para o transito ou condiçoes atmosfericas, alcool...), e apostando na formação do condutor para conseguir detectar quais as situações em que determinada velocidade é perigosa, creio que poderiamos reduzir bastante os níveis de sinistralidade.

No entanto isto é um processo muito lento, se bem que vou notando algumas mudanças nos condutores portugueses. Mas não haja ilusões, as multas pesadas para quem abusa ajudam, e muito, para que haja algumas mudanças no comportamento.

Para quem faz da alemanha o Holy graal do civismo automóvel, é de notar que nas zonas com limite de velocidade ele é cumprido porque há MUITO controle da velocidade nessas zonas, e nas zonas sem limite há muita atenção a que os condutores façam uma condução segura (sem coladelas ao carro da frente, por exemplo).

Se não houvesse este control voces haviam de ver o civismo, haviam[:D] . Os humanos são assim, temos uma tendência para o risco, especialmente os povos latinos.

Como tal, para melhorar o estado das coisas, acho bem que se policie e multe quem prevarica. Se juntarmos isto a uma melhoria da formação e consciencialização dos REAIS motivos que causam os acidentes, acredito que consigamos melhorar bastante as estatisticas dos acidentes nas nossas estradas.

Mas que não se foquem só na velocidade, por favor.[;)]

.....não sei se sabem , e também não me vou alongar muito por cá........

o povo alemão é muito mais educado que o portuguÊs! ...mais educado que os povos ibéricos digo assim!

educar no sentido lato da palavra é tornar mais docil (uma das razões pela qual as mulheres têm melhores resultados escolares que os homens)!

quanto mais educado, mais dócil, ou seja, menos enviesado no que concerne a seguir normas, sejam morais ou não!

o tuga é como o tipico rapazinho sem educação, que acha que quanto mais porcaria fizer melhor fica visto perante os amigos!!!

nisto tudo está a diferença entre um tuga andar a 200 e um alemão andar a 200!

a mesma velocidade a ser atingida através de motivações diferentes e com dois tipos de mentalidade!

o Alemão provavelmente vai travar se encontrar outro carro na sua faixa, o tuga ao invés do primeiro............vai mudar de faixa e ultrapassar onde nao houver carros!!!

[;)]

.....não sei se sabem , e também não me vou alongar muito por cá........

o povo alemão é muito mais educado que o portuguÊs! ...mais educado que os povos ibéricos digo assim!

educar no sentido lato da palavra é tornar mais docil (uma das razões pela qual as mulheres têm melhores resultados escolares que os homens)!

quanto mais educado, mais dócil, ou seja, menos enviesado no que concerne a seguir normas, sejam morais ou não!

o tuga é como o tipico rapazinho sem educação, que acha que quanto mais porcaria fizer melhor fica visto perante os amigos!!!

nisto tudo está a diferença entre um tuga andar a 200 e um alemão andar a 200!

a mesma velocidade a ser atingida através de motivações diferentes e com dois tipos de mentalidade!

o Alemão provavelmente vai travar se encontrar outro carro na sua faixa, o tuga ao invés do primeiro............vai mudar de faixa e ultrapassar onde nao houver carros!!!

[;)]

Mas dizer que o tuga é isto ou aquilo e estereótipar sem mais nada não nos serve de alguma coisa.

Há é que resolver as coisas...se há tugas menos civilizados, eduquem-se, civilizem-se.

E depois há outra coisa que já mencionei atrás:
Se há tugas menos civilizados e outros mais, porque é que os mais têm de comer pelos menos?!?!?

É aquilo que eu dizia, porque alinhar sempre a bitola do mais baixo...e não o oposto responsabilizando os mais baixos para os fazer ser melhores?!

Com um condutor que saiba o que está a fazer, com condições boas para atingir essa velocidade e com um carro seguro não vejo mal nenhum em atingir essas velocidades, logo que as condições sejam as ideais. :)

Mas também sou da opinião que em certas situações, por exemplo de chuva ou mais transito que deva haver uns certos limites.

O problema é que a maioria dos condutores (tugas então) julgam sempre que sabem o que estão a fazer.... depois lixam-se - o pior é qd lixam os outros!!

A minha média de AE é 150 - por vezes (de 1 em 1 ou de 2 em 2 meses), estico-o um pouco para "tirar o carvão ao motor", mas é raro.
Sei que 150 já é ilegal, mas acho uma boa velocidade e (no caso do meu carro) bastante segura.
Mas já me aconteceu em descidas ir a 180 e ser ultrapassado por Puntos e Corsas que provavelmente tem pneus que nem 180 dão!!

Mais - se com o limite de velocidade já vemos pessoal a andar a 180 para cima, se não houvesse limite isto era um caos... eu concordo com os limites nas AEs; deveriam era não ser "seguidos à risca" pelas autoridades. Lá está - é mais perigoso andar a 120 numa AE com trânsito a fazer condução perigosa do que a 150 ou 160 com a AE livre, de dia, com óptimas condições de visibilidade...

Last edited:
Mas dizer que o tuga é isto ou aquilo e estereótipar sem mais nada não nos serve de alguma coisa.

Há é que resolver as coisas...se há tugas menos civilizados, eduquem-se, civilizem-se.

Se há tugas menos civilizados e outros mais, porque é que os mais têm de comer pelos menos?!?!?

É aquilo que eu dizia, porque alinhar sempre a bitola do mais baixo...e não o oposto responsabilizando os mais baixos para os fazer ser melhores?!

é impossivel governar e fazer respeitar leis sem generalizar!

por isso é que é como na tropa, paga o justo pelo pecador [:p]

é impossivel governar e fazer respeitar leis sem generalizar!

Concordo!

por isso é que é como na tropa, paga o justo pelo pecador [:p]

Aqui é que já não concordo. Porque é que generalizando, havemos de generalizar pelo pior?!

Se, e pegando no exemplo que tu deste:
"o Alemão provavelmente vai travar se encontrar outro carro na sua faixa, o tuga ao invés do primeiro............vai mudar de faixa e ultrapassar onde nao houver carros!!!"

Se eu agir como um alemão neste exemplo e travar esperando pacientemente que o outro acabe a ultrapassagem e depois acelerar sem limites de velocidade. Se mais uns quantos como eu o fizerem...

Porque é que havemos de alinhar a bitola pelos incivilizados que passariam pela direita, ou colariam-se e apitavam até mais não...e não o oposto. Ou seja fazer o que é feito noutros países -> E como já foi aqui dito não se julgue que eles são menos controlados e que não há incivilizados!!!

Mas porque não deixar de punir a velocidade e passar a punir esses comportamentos de risco: Passar a punir exemplarmente pelas distâncias de segurança, pelo apitar e quejandos sem ser em situações de risco, pelo consumo de alcóol, etc.

Claro que de nada serve senão mudarmos mentalidades...mas isso cabe a cada um de nós [;)] Não chega dizer "ahhh e tal isso não servia porque há sempre uns quantos que não cumpriam" -> o que me serve pensar assim!?!?!?

Claro que servia!!! Basta punir os quantos que não cumpriam e não o contrário. Porque na realidade o que acontece é uma hipocrisia do nosso sistema e das nossas autoridades em relação ao tema...punindo apenas quem anda depressa e [ponto]...e porque sim, nada mais.

Não tem nada a ver contigo ou com uma pessoa directamente, mas detesto essa frase do "paga o justo pelo pecador" com o consequente encolher de ombros!!!

É o tipico "epá, isto está mal...mas que vou eu fazer" Ficam-se sempre pelo apontar o mal, mas nada de corrigir o mal [;)]

Boas,

A essa posso responder-te eu.
Com alguma ironia podia dizer dizer que no dia em que isso acontecer eu deixo de conduzir nas autoestradas até que o longo periodo de educação se complete visto que não desejo expor a minha familia e a mim a riscos maiores que os já existentes.

Agora sem ironia a realidade para mim é façam por merecer o aumento ou levantamente dos limites em autoestradas. Conduzam todos como alemaes fora e dentro das localidades, respeitem os limites, normas de segurança, sejam civicos e ordenados e usem de uma postura correcta ao volante, coloquem os indicadores de sinistralidade bem cá em baixo.

Depois sim é altura de pedir o que tanto querem ter, até lá só têm que fazer por merecê-lo (eu incluido claro está)

Abraço

Boas,

Com alguma ironia podia dizer dizer que no dia em que isso acontecer eu deixo de conduzir nas autoestradas até que o longo periodo de educação se complete visto que não desejo expor a minha familia e a mim a riscos maiores que os já existentes.

Agora sem ironia a realidade para mim é façam por merecer o aumento ou levantamente dos limites em autoestradas. Conduzam todos como alemaes fora e dentro das localidades, respeitem os limites, normas de segurança, sejam civicos e ordenados e usem de uma postura correcta ao volante, coloquem os indicadores de sinistralidade bem cá em baixo.

Depois sim é altura de pedir o que tanto querem ter, até lá só têm que fazer por merecê-lo (eu incluido claro está)

Abraço

Que tristeza...

tratam-nos como incapazes e nós ainda aplaudimos.

Como é que nós podemos melhorar o nosso comportamento se não há seriedade por parte de quem fiscaliza o cumprimento do código da estrada e por parte do próprio código.

Eu defendo um aumento dos limites, ou mesmo não haver limites em algumas estradas, porque acredito que isso não iria aumentar a taxa de sinistralidade. Iria sim, a prazo melhorar o nosso comportamento civivo, nomeadamente se como disse o Nightlord se passassem a sancionar os comportamentos menos civicos.

O problema é que a maioria dos condutores (tugas então) julgam sempre que sabem o que estão a fazer.... depois lixam-se - o pior é qd lixam os outros!!

A minha média de AE é 150 - por vezes (de 1 em 1 ou de 2 em 2 meses), estico-o um pouco para "tirar o carvão ao motor", mas é raro.
Sei que 150 já é ilegal, mas acho uma boa velocidade e (no caso do meu carro) bastante segura.
Mas já me aconteceu em descidas ir a 180 e ser ultrapassado por Puntos e Corsas que provavelmente tem pneus que nem 180 dão!!

Mais - se com o limite de velocidade já vemos pessoal a andar a 180 para cima, se não houvesse limite isto era um caos... eu concordo com os limites nas AEs; deveriam era não ser "seguidos à risca" pelas autoridades. Lá está - é mais perigoso andar a 120 numa AE com trânsito a fazer condução perigosa do que a 150 ou 160 com a AE livre, de dia, com óptimas condições de visibilidade...

Fantástico !!

concordas com os limites mas andas habitualmente a 150 com uns apontamentos a 180.

Portanto, concordas com os limites porque gostas de umas ilegalidades para te sentires irreverente, não ?

duvido muito o aumentar dos limites de velocidade neste momento trouxesse algo de bom, excepto a diminuiçao de algumas multas[:D] .

Também alinho pelo diapasão da repressão e educação primeiro, e so depois aumentar os limites.

Boas,

Abraço

Quanto à parte sem ironia...é só isso que eu também estou a pedir [;)]

Nada mais. Com alguma ironia, há é que ter cuidado com as pescadinhas de rabo na boca [:D] [;)] -> é que se a autoridade, se o exemplo não vier de cima é dificil que sejamos tentados ao mesmo

De qualquer forma vou tentando ser assim. Não posso é forçar os outros a sê-lo, nem me armo numa de "educador" das massas como aqueles que vejo "do outro lado da barricada", o tipico: "vou a 120km/h na faixa da esquerda porque ninguém pode ir mais depressa que isto, por isso sou o mais rápido e ninguém passa e mai nada" [:)]

Quanto à parte da ironia, bem se pensarmos assim mais vale nem saír de casa. Aliás, pensando mais à frente o melhor é nem lá estar porque as paredes podem caír -> como dizia a outra: "Para morrer só é preciso estar vivo"

A segurança a 100% de nós e dos nossos é uma utopia. Isso não existe nem pode existir...é de facto o ponto que eu pensava levar esta discussão para no inicio mas que não fomos por aí.

Tudo depende de quanto estamos dispostos a abdicar de liberdades vs. risco. Andar a 120km/h numa AE deserta tem 1 risco...andar a 180km/h na mesma AE nas mesmas condições tem 1 risco maior, SEM DÚVIDA...não sou hipócrita a dizer que não.

Mas dados esses riscos poderem ser limitados e controlados (ver posts acima) estou disposto a suportá-los em prol de mais velocidade, mais liberdade acima de tudo!!! Isto resume-se à liberdade de cada um.

Conduzir é um risco por si só. Nunca sabemos quando vamos ter um acidente. Mesmo cumprindo tudo à risca nada nos diz que não há outro carro que CUMPRINDO tudo à risca perde o controlo por n factores e nos bate -> aí nada como minimizar o risco de lesões aumentando a segurança passiva, coisa que tem sido feita nos últimos anos muito a sério...

Tudo depende de quanto estamos dispostos a abdicar de liberdades vs. risco. Andar a 120km/h numa AE deserta tem 1 risco...andar a 180km/h na mesma AE nas mesmas condições tem 1 risco maior, SEM DÚVIDA...não sou hipócrita a dizer que não.

..

Se tudo o resto for igual sim ! mas também é verdade que a 60 o risco ainda era menor.

Se o limite fosse 60 com a actual segurança passiva, já nem era tão perigoso adormecer na viagem de 5 horas para o Porto. E em vez de aproveitar para por os telefonemas em dia e fumar uns cigarrinhos pelo caminho enquanto se conduz, podia-se acrescentar aquelas tarefas para as quais tipicamente temos pouco tempo, como engraxar sapatos, passar fio dental nos dentes, cortar unhas etc.[:D]

Se tudo o resto for igual sim ! mas também é verdade que a 60 o risco ainda era menor.

Se o limite fosse 60 com a actual segurança passiva, já nem era tão perigoso adormecer na viagem de 5 horas para o Porto. E em vez de aproveitar para por os telefonemas em dia e fumar uns cigarrinhos pelo caminho enquanto se conduz, podia-se acrescentar aquelas tarefas para as quais tipicamente temos pouco tempo, como engraxar sapatos, passar fio dental nos dentes, cortar unhas etc.[:D]

fora de brincadeiras...
quando me dá para fazer consumos baixos, ñão passando dos 90 km/h sinto muito maior insegurança em auto-estrada do que quando estou á vontade!!
sério! ou são os camiões a fazer ultrapassagens porque vão a mais 1 km/h que eu, ou torna-se extremamente dificil conseguir ultrapassar um mais lento que eu, já que na faixa do meio vem tudo depressa e se me meto é quase uma manobra perigosa...
sinto-me mto mais seguro a andar sempre a 140-160 nas auto estradas...isto claro em dias normais, sem trãnsito intenso![:cool:]

É como um jogo em que se todos respeitarem as regras tudo corre bem.

Mas o que me assusta é que por este fórum já há muito boa gente que condena de forma peremptória a velocidade.

Não sei se já são os "filhos" desta nova "era" em que o "excesso de velocidade" é considerado a causa de todos os acidentes, ou se é algum outro fenómeno.

Em primeiro lugar não sei o que entendes por "normal" em dar 330Kms/h...pessoalmente não acho normal que qualquer condutor pegue num carro que pode andar a essa velocidade e fazê-la pura e simplesmente porque pode. Se não foste preparado para conduzir a essa velocidade e se não o fazes com regularidade em locais e condições ideais para o efeito, acho que se cai um bocado na generalização do "qualquer um pode, desde que tenha carro", o que é indiscutivelmente mentira.

Em segundo lugar, estou de acordo que não é exclusivamente a velocidade "a mais" que causa acidentes. Já disse em outro tópico que ando quase diariamente em excesso de velocidade há 7 anos e nunca tive um acidente. Mas tambem tive um curso de condução defensiva de varios dias e bem rigoroso, que sou obrigado a repetir de 3/# anos, curso esse em que "grandes amantes da condução automovel" chumbaram inequivocamente, sem perceberem mto bem porquê. Logo, penso que não será só pegar e acelerar. Daí que o chavão "desde que seja responsavel, até posso" é falso, pq essa responsabilidade não é só ter carro e 3 faixas e espaço livre e visivel à frente, que parecem ser os predicados fundamentais.

Não pretendo dizer (nem sou o melhor exemplo sequer) que devemos cumprir escrupulosamente os limites de velocidade, mtas vezes desajustados. Mas tb não caio na generalização de que, se lá fora fazem, nós aqui tb podemos pq não somos menos que os outros. E se já vimos fazer, é pq qualquer um pode, desde que seja "responsavel"...

Serei também o único que acha que durante o ensino para se tirar a carta de condução as pessoas deveriam ter que fazer umas largas dezenas de km em AE a velocidades consideraveis (140/150) para perceberem o que estáem causa ?

nao és nao!
acho que isso devia ser feito de modo a que ouvesse uma maior 'noçao' do que e conduzir. como isso raramente é feito, vamos ter sempre mais e pior daquilo que se ve todos o dias na estradas.........maus condurores!

cumps

Back