Hipermercados ao Domingo e feriados

Hipermercados ao Domingo e feriados

• Sim

Votes: 305 62.0%
  • Não

Votes: 187 38.0%

• Total voters
    492
Posso ser casmurro e ver outro ponto de vista.

Abrindo o Hiper ao Domingo podes conciliar melhor o emprego de um casal, um trabalha num restaurante a um domingo o outro no hiper. E ambos folgam a segunda!

(Estou a exagerar). Mas se virmos bem, podemos encontrar coisas boas e más!

A mim já o disse que não há grande vantagem de ter o hiper aberto ao domingo. Mas tb entendo que haja a quem seja uma boa opção!

Quem respondeu que sim neste tópico, deveria trabalhar todos os domingos e feriados até ao fim da vida...:-X

Não sou tão extremista, apenas gostava que fosse numa passagem de ano, natal ou num ou noutro feriado...Custa e não é pouco...

Mas enfim, também reconheço, que é um dia como outro qualquer, mas que custa, custa...

Claro que custa. Mas isso não está em questão.

Mas tb custa uma pessoa querer renovar o BI e ter de tirar um dia de férias pq tem o horário 100% ocupado e ao fim-de-semana não o pode fazer. E a pessoa que trabalha ao domingo tem um dia de semana livre.

São pontos de vista e opções. Infelizmente depois caimos em exageros de patrões em que os empregados não têm opção. Mas isso já são outras histórias.

Já que falam do antigamente e dos horários "normais" a título de exemplo, a minha mãe foi durante grande parte da vida dela exclusivamente agricultora (pequena). Trabalhava sábados, domingos, feriados, estivesse sol, estivesse chuva, a que horas fosse (começava antes das 6 da manhã e terminava perto das 8 da noite) e não tinha férias porque os animais precisam de comer, porque as plantações precisam de ser tratadas.

O meu pai trabalha em turnos, já teve vários horários e a maioria deles de noite ou com uma parte de noite. Houve uma altura em que ele precisou muito e trabalhava sábados, domingos, feriados e tinha um segundo emprego.

Eu sei bem o quanto custa o trabalho, e os problemas dos horários desencontrados e isso tudo.

A minha mãe agora apenas tem agricultura e animais para consumo próprio, mas mesmo assim ainda dá muito trabalho. Sabes qual é o único dia em que pode ir às compras? Pois é, ao domingo de tarde...

Igualmente.
Há quem prefira trabalhar à noite, conheço vários.
Toda a gente trabalha pq, essencialmente, precisa.
Senão praticavam voluntariado.
Muitos dos que praticam voluntariado fazem-no..... ao DOMINGO.

Fique lá com os seus bitaitezitos que não passam disso mesmo.
tadito..

ld

Depois de quase um ano em que a minha mulher folgava à 3ª e à 4ª e eu ao sábado e ao domingo, percebo perfeitamente o que queres dizer.

Solução? Só uma: lá conseguiu arranjar um emprego "normal".

O problema é que muitos dos que estão a favor do comércio ao domingo não percebem que os empregos "normais" não aparecem quando se quer, e que trabalhar ao domingo é, frequentemente, a única alternativa ao belo do pontapé no traseiro.

O argumento do Silverarrow é que existem outros serviços, além do comércio, cujos profissionais não têm escolha. Eu pergunto se isso é motivo para aplicar este "castigo" para uma fatia cada vez maior da população activa.

Do meu ponto de vista, sincronizar os tempos de descanso e lazer com o resto da família e dos amigos é um dos factores prioritários para medir a qualidade de vida de um ser humano. Para vocês, ter o hiper aberto no domingo à tarde é mais importante?
até te bato palmas rad!
ld

A questãop que se coloca aqui não é a de abrirem ao Domingo ou não. É sim, a da liberdade de um estabelecimento comercial abrir consoante queira ou lhe seja mais conveniente, sem ter leis - sem ser a óbvia lei do mercado - a restringir essa liberdade !
tipo como se fez com os combustíveis só que numa versão horário, não é??

ld

Ou então quem está contra são os que têm emprego garantido e não precisam de trabalho extra.

Quem não tem emprego e precisa de trabalhar era de bom grado que ia trabalhar aos domingos ou fora-de horas.

Finalmente, não julgue os outros pq não sabe nada da minha vida e dos meus horários.

Não há razão nenhuma para o Continente estar fechado e o Lidl (meros exemplos) ABERTOS.
Tamanho da Loja????

Não trabalhar ao Domingo ou ao Sábado deve depender apenas do respeito da religião de cada um ou de opção pessoal.

Obrigar todos a ir à missa ou ir practicar vôo em asa delta é DITADURA.

mas alguém acredita que vão ser criados mais postos de emprego por abrirem no domingo o dia todo??[:D]

eles vão é esticar o horário aos actuais trabalhadores e aí é que está a questão, não é o trabalhar ao domingo, é como se trabalha nos hipermercados e a sobrecarga de horários a que estão sujeitos já actualmente...
ou acham que é a mesma coisa que trabahar numa discoteca?[;)]

Não me venham com tangas que conheço muita gente a trabalhar nos shoppes e aos domingos e feriados ganham a 200%. e chegam ao final trabalham as mesmas 40 horas que o resto dos 'normais'. Já agora, eu pego as 8, nunca saio antes das 7:30, 8:00, e se for preciso venho ao sabado de manhã, e não ganho mais por isso! A minha esposa é guia-interprete, nesta altura não tem sabados nem domingos nem feriados nem nada para descansar, chega a levantar-se as 5 da manhã e chegar a casa as 8 da noite, quando não passa a semana toda fora. é a vida! se queremos ter as coisas, temos que nos sujeitar e fazer sacrificios. para ela, férias no verão, NEM PENSAR!!

edit: tenho 1 hora de almoço, portanto façam as contas as horas. talvez seja essa uma das razões que no norte se trabalha mais que no sul. aqui não ha medo do trabalho.

Last edited:
mas alguém acredita que vão ser criados mais postos de emprego por abrirem no domingo o dia todo??[:D]

eles vão é esticar o horário aos actuais trabalhadores e aí é que está a questão, não é o trabalhar ao domingo, é como se trabalha nos hipermercados e a sobrecarga de horários a que estão sujeitos já actualmente...
nem mais..
há muita gente que não sabe mesmo o que é trabalhar feriados e domingos...
eu tenho uma loja num centro comercial e, se decidissem fechar o comércio ao domingo, eu batia palmas....
quem REALMENTE quer comprar arranja sempre tempo.

ld

Não me venham com tangas que conheço muita gente a trabalhar nos shoppes e aos domingos e feriados ganham a 200%. e chegam ao final trabalham as mesmas 40 horas que o resto dos 'normais'. Já agora, eu pego as 8, nunca saio antes das 7:30, 8:00, e se for preciso venho ao sabado de manhã, e não ganho mais por isso! A minha esposa é guia-interprete, nesta altura não tem sabados nem domingos nem feriados nem nada para descansar, chega a levantar-se as 5 da manhã e chegar a casa as 8 da noite, quando não passa a semana toda fora. é a vida! se queremos ter as coisas, temos que nos sujeitar e fazer sacrificios. para ela, férias no verão, NEM PENSAR!!

edit: tenho 1 hora de almoço, portanto façam as contas as horas. talvez seja essa uma das razões que no norte se trabalha mais que no sul. aqui não ha medo do trabalho.
não é uma questão de medo ou não...
ou então é como já alguém disse aí.já que a bóia e hospitais estão abertos todo o dia abre-se tudo!comércio de rua, c.c., até, porque não, tribunais, finanças...etc...e assim é que era justo..assim ninguém se ria....
achas que é solução??

ld

nem mais..
há muita gente que não sabe mesmo o que é trabalhar feriados e domingos...
eu tenho uma loja num centro comercial e, se decidissem fechar o comércio ao domingo, eu batia palmas....
quem REALMENTE quer comprar arranja sempre tempo.

ld

Imagino então que fechas a tua loja ao domingo e aos feriados?

Os horários não podem ser esticados.
Regem-se pela Lei do Trabalho e tanto os trabalhadores como os sindicatos podem processar a entidade patronal que não cumpre.

Fora as inspecções.....

Imagino então que fechas a tua loja ao domingo e aos feriados?
não posso.
os C.C. não permitem.
mesmo que fosse permitido nunca o poderia fazer porque não estaria em pé de igualdade com todas as outras lojas do mesmo ramo.
por isso teria que haver uma lei, igual para todos, ou então nunca iria resultar.
porque eu sei que custa trabalhar ao domingo mas também não sou burro...
isto é tudo uma questão de mercado.oferta.ninguém pode oferecer menos que os outros...ou é para todos (como deveria ser) ou não é para ninguém.
no que depender de mim vou continuar a lutar para que tudo fique fechado ao domingo.
todo o dia!

ld

não é uma questão de medo ou não...
ou então é como já alguém disse aí.já que a bóia e hospitais estão abertos todo o dia abre-se tudo!comércio de rua, c.c., até, porque não, tribunais, finanças...etc...e assim é que era justo..assim ninguém se ria....
achas que é solução??

ld

e porque não? desde que trabalhem as mesmas 40h semanais, qual o problema? Alem de que há muito comercio de rua que está aberto ao domingo.

e porque não? desde que trabalhem as mesmas 40h semanais, qual o problema? Alem de que há muito comercio de rua que está aberto ao domingo.
obviamente.
sem uma lei a regulamentar todas as situações, ninguém se pode dar ao luxo de andar aos pontapés a dinheiro.
só que quem lucra são os patrões...não são os empregados.
'ah mas eles ganham mais x e tal e tal'...
pergunta-lhes se não preferiam não ganhar esse x e estar em casa.ou a dar uma volta...é preciso cada um 'tentar' (pelo menos) colocar-se na pele de quem trabalha porque não tem solução.
os que trabalham ao domingo, por gosto, são tão poucos que só servem para fazer de excepção para confirmar a regra.

ld

Deviam era tar abertos 24h por dia...

Quando às vezes um gajo tá em casa a fazer uma noitada e a fome ataca às 4 da manha.. e vamos à dispensa/frigorifico e n há nada pa comer é lixado.. :p

Bimmer, tens sempre as famosas roullotes. [:p]

michaelreznor, e se perguntares aos outros 99% até preferiam nem trabalhar e ganhar o dinheirinho santo a mesma! mas a vida não é assim! E se fores as fabricas que laboram 24h por dia, e que não são nada poucas, as pessoas trabalham por turnos, sabes o que isso é? é esta semana estarem a trabalhar de dia de segunda a sexta, folgarem sabado e domingo, depois tarem a trabalhar de noite de terça a sabado domingo, e depois tarem a trabalhar a tarde, sabes o que é isso?? sei eu! Se eu gostava? não, não gostava, mas as contas tinham que ser pagas, e alguem tinha que fazer o trabalho.

Back