Tópico Fiat

Não percebo porque dizem ke a concorrencia esta mais avançada ???
...como é um 1900cc provavelmente terá a potência especifica mais alta ke os concorrentes e se for euroV...

Este motor , acho eu , nunca será montado num carro do gruppo Fiat na prática pode ser um motor só para a Saab... uma vez ke no Outono começa a produção do 2.0 jtd 165cv euro V (multijet 2)...
Por exemplo... ve as emissões poluentes da concorrencia e compara com o 1.9 JTDm 150cv, para nao falar da potencia claro, dos actuais, já no mercado!!!

E se o 2.0 começa a produção para o Outono, ficamos ainda pior... mais um anito a ficar para tras... [s)] :(

cumps,
[dio]

Corrige-me se eu estiver enganado , so a PSA/BMW tem motores a diesel com turbos sequenciais ?? e este seria o primeiro da classe 2 litros a ter os tais turbos sequenciais, além disso é EuroV , continuo a achar ke este 1.9 de 180cv não está a traz da concorrencia muito pelo contrário...

Quanto ao 1.9jtd não sei qual são as emissões poluentes , mas duvido muito ke o 1.9jtd do Bravo não esteja entre os melhores da classe.

Não percebo porque dizem ke a concorrencia esta mais avançada ???
...como é um 1900cc provavelmente terá a potência especifica mais alta ke os concorrentes e se for euroV...

Este motor , acho eu , nunca será montado num carro do gruppo Fiat na prática pode ser um motor só para a Saab... uma vez ke no Outono começa a produção do 2.0 jtd 165cv euro V (multijet 2)...

Correção.... no fim do ano começa a produção do 1.9 165cv monoturbo, não do 2.0jtd....pardon :)

Actualmente há é poucos 1.9!!!
Mas o 1.9 da Fiat concorre com os mais recentes 2.0 da concorrencia e mesmo até com 2.2... Logo a concorrencia esta mais avançada... é um facto!!!
Mas não é só em potencia, é em emissões poluentes tb... e isso cada vez é mais importante!
Claro que não acredito que a Fiat apresente esse motor sem ter trabalhado bem essa vertente. [;)]

Mas já se fala há algum tempo de um 2.0 e de um 2.5 evoluções dos actuais... e se a esses se juntar um 1.6, seria a meu ver a melhor estrategia, até pq com o 1.9 a GM "leva" sempre as evoluções e pelo que ouvi, a Fiat pouco ou nada ganha com isso... [s)]

cumps,
[dio]

Vamos lá ver... a Fiat (grupo) mantêm uma parceria tecnológica com a GM. Esta parceria técnica foi um imperativo da GM para com a Fiat.
Explicando, a Fiat desde sempre se manteve na vanguarda da tecnologia em motores sejam eles diesel, gasolina, 2 cilindros, 4 cilindros, 5 cilindros, 6 cilindros.
Foram os criadores e desenvolveram a injecção directa nos diesel, a Ford utilizou também na Transit, inventaram o sistema "common rail", venderam a patente á Bosch.
Guardaram segredos e lançaram o Multijet...
Com o fim do acordo entre GM e Fiat. A GM salvagurdou em troca de uns valentes milhões, o desenvolvimento e criação de motores, por parte dos Italianos...

Posto isto, e por via do acordo, os motores serão utilizados por todas as marcas do grupo.
Obviamente, cada mercado (cada importador) fará as suas escolhas e por isso ás vezes aparece um SAAB com 180 cvs, e não existe ainda nenhum Italiano com esse motor.
Mas na origem (Italia) já por lá andam ALFAS, FIATs e LANCIAS com os mesmos cavalos.

Digamos que e, doa a quem doer, os Alemães, Suecos, Koreanos e Japoneses, precisam do manancial tecnológico Italiano para se manterem na linha da frente no que diz respeito ás motorizações.

Esta é a realidade.

E, sim o novo Mutijet 2 é muito pouco poluente (norma V) tem filtros de particulas é biturbo (geometria variável e funcionamento faseado), régua de pressão com mais de 1800 psi, injectores com multiplos ciclos de injecção e dispersão, continua 1910 cc e tem 180 cvs sem esforço.

Abraço,

P.S. Não é o facto de ser um 2 litros que transforma um motor mais avançado que um 1.9 litros.
Pelo contrário, na necessidade de poluir menos e render mais, aumenta-se a "área de queima", isto é a cubicagem.
Mas avançado mesmo, é conseguir fazê-lo com cubicagem inferior... e manter os preços mais baixos para o consumidor final.

1900_JTD_tt_2b_low.jpg

http://www.fptpowertrain.com/eng/pdf/Scheda_tecnica_UK.pdf

+ info
http://www.fptpowertrain.com/eng/19_jtd_twin_stage_turbo.htm

Última edição:

Acredito que neste folhetim existe um pequeno erro, que no entanto vou aprofundar, a pressão deve ser superior a 1800 bar e não 1600. O Multijet actual já tem 1700 Bar. Por outro lado a taxa de compressão é muito alta para ter dois turbos... que no entanto são muito pequenos e de baixa inércia.
Vou verificar.
No entanto fica bem explicíto que motores diesel de alta performance é TAMBÉM com a FIAT.

Reina a confusão total acerca deste(s) motore(s)... em principio o de 180cv utiliza o multijet 1 e o de 190cv terá o multijet 2, só ke no endereço das fotos um é 1.9 e o outro é 2000cc ....

... o de 180cv será vendido a clientes fora do grupo, e o de 190 seria esclusivo da FGA (FIat Group Automobiles)

FIAT RENONCERAIT À COOPÉRER AVEC PSA DANS LES MONOSPACES
AUTO PLUS (12/6/07) croit savoir que Fiat, qui produit son monospace Ulysse en collaboration avec PSA Peugeot Citroën, aurait décidé de ne pas renouveler sa coopération avec le constructeur français. Celui-ci renoncerait de ce fait à remplacer ses grands monospaces (Citroën C8 et Peugeot 807) tant qu'un nouveau partenaire n'aura pas été trouvé.

Acabaram-se os monovolumes PSA/Fiat [:p]
E a PSA só os substitui se encontrar um novo parceiro...Será que tb vao acabar para a Fiat?

Voltar
Superior