Clio, olhando para outros países onde o mercado se encontra liberalizado, os resultados práticos não são muito diferentes na generalidade das bombas.
Aliás, em alguns deles, atestar nas bombas de serviço das AE é igual a pagar mais de 20 cent do que se atestasses noutra bomba da mesma companhia.*
Mas isso tem a ver com o grau de liberalização do mercado.
Isso, não acontece cá, por isso mesmo.
Neste assunto do preço dos combustíveis fala-se muito, mas depois não se vai ao essencial.
Vamos lá ver quanto é a diferença entre Portugal e Espanha, no que ao preço de venda diz respeito.
Depois vamos ver a diferença de tributação.
E depois quero ver se continuamos com essa ideia que cá funciona como cartel mas lá não.
Anda muito mito por aí propagandeado pelos que mantêm a discussão ao nível da espuma.
A liberalização em Portugal do mercado de combustíveis coincideu com a escalada de preços do petróleo no mercado internacional.
Para o senso comum, será sempre a culpada do aumento de preços, por mais matematicamente lhe provém que as coisas não são assim.
Mas, e isto é curioso, os que andam com o cartaz da igualdade sempre em riste, antigamente não estavam nada incomodados pelo governo subsidiar o preço, criando uma situação de desigualdade gritante entre o contribuinte que consume combustível e o que não consome.
E mesmo agora, não criticam isso, nem se mostram indignados. Viram os canhões para outro lado.
Isto mais uma vez, é um pouco como a discussão da pobreza vs desigualdade de rendimentos.
O que os incomoda ideologicamente é mais a inveja do que a preocupação com os outros que, muitas vezes, é só uma fachada.
*Eu também concordo que se vê pouca concorrência. Mas se queremos maior concorrência, vamos ter que admitir que certas bombas, dada a sua localização preferencial, poderiam cobrar muito mais do que cobram. Não sei se todos querem fazer essa troca [

]