O mito dos médicos cubanos - Falta de médicos em Portugal

Se abrirem privadas em medicina vão pedir uma pequena fortuna mensal para pagamento dos estudos. Mais uma vez, não vão para lá os mais aptos, nem sequer os melhores alunos, mas sim os mais afortunados.

Vou confessar uma coisa: eu nunca percebi o conceito de Ensino Superior Privado. Enquanto a maioria se degladia para obter boas médias, alguns filhos de gente importante ou muito abastada, já sabe que vai ter lugar em determinada faculdade privada antes de fazer os exames nacionais. [:vm)]
Não concordo com essa tua visão.

Tirei o meu curso numa Privada, a Univ. Católica, e não estava predestinado a fazê-lo. Por razões que agora não interessa, faltou-me uma disciplina para entrar na FEP, em Gestão.

As privadas podem ser tão boas ou melhores que as Públicas. O que se tem passado em Portugal é que o Estado se desmobilizou de controlar a qualidade do Ensino Superior, e aí as coisas complicaram-se e de que maneira. Mas há outros estabelecimentos de Ensino Superior Público que são uma autêntica nódoa, e pelos mesmos motivos.

Não concordo com essa tua visão.

Tirei o meu curso numa Privada, a Univ. Católica, e não estava predestinado a fazê-lo. Por razões que agora não interessa, faltou-me uma disciplina para entrar na FEP, em Gestão.

As privadas podem ser tão boas ou melhores que as Públicas. O que se tem passado em Portugal é que o Estado se desmobilizou de controlar a qualidade do Ensino Superior, e aí as coisas complicaram-se e de que maneira. Mas há outros estabelecimentos de Ensino Superior Público que são uma autêntica nódoa, e pelos mesmos motivos.

Eu não disse que as privadas tinham pior qualidade de ensino. Não sou capaz de fazer essa analise de forma abrangente. Apenas disse que é muito fácil contornar o normal sistema de acesso numa privada. Basta ser um "afortunado", ou ter os contactos certos.

Apenas compreendo o conceito ensino superior privado como uma solução de recurso, na qual o Estado abandona a linha da frente (com a respectiva poupança de dinheiro) na formação de milhares e milhares de jovens.

"A vocação não de descobre nas notas de candidatura"

TOTALMENTE VERDADE!!
descobre-se antes!

E depois de descobrir a vocação, tenta-se saber como se pode chegar a desenvolver essa vocação e a exercer essa profissão..

Aqui, para ter acesso a essa profissão é preciso fazer exames!

Mas se fosse preciso fazer trabalhos forçados ou ir para a guerra ou outra coisa qualquer , tinha que se fazer se se queria exercer a profissão...

O que quer que se tenha que fazer para aceder ao exercício da vocação, serve de MOTIVAÇÃO para atingir o objectivo....

No fim, guerra, trabalhos forçados, ou do estudo, foram o CAMINHO PERCORRIDO, baseado na MOTIVAÇÃO tida para alcançar o objectivo de exercer a actividade para a qual se tinha vocação...

Só a vocação não chega!
Muitos outros a tem ou pensam ter!

Se querem mesmo muito um determinado objectivo, tem que trabalhar para ele!

E se esse objectivo implica passar por ser bom aluno e ter boas notas, e se se consegue, mesmo não gostando ou não sendo o melhor método...

...o facto de ser melhor que os outros revela muito da capacidade de trabalho, dedicação e VONTADE de atingir o objectivo,

Por isso,a nota de entrada mostra MUITO da força de vontade do candidato, e revela o esforço que se fez para seguir a vocação.
Outros também a tinham, mas se calhar não trabalharam o suficiente, ou a motivação e vontade não eram assim tantas
Plenamente de acordo.

Mas o que eu refiro, daí a razão do tópico, é a dificuldade acrescida, em termos comparados, relativamente a outros países cujas exigências, ainda que também elevadas, não se esgotam tanto nos valores das médias mas, e como disse o Carlos.L, têm em atenção outras valias igualmente importantes, ou quiçá até mais, para se aferir das qualidades dos candidatos ao desempenho da função de médico!

O resultado, como sabemos, é, por exemplo (entre tantos outros), vermos estudantes com médias do secundário à volta do 17 (corrijam-me se estiver errado, mas penso já ter visto menção a esse valor...) a terem de ir para faculdades espanholas tirar medicina!

Por acaso tenho um exemplo de uns amigos cá de casa que a miúda de 15/16 anos quer ser médica e tem médias brilhantes na área de Ciências.

Parece que agora, a nota a educação física também conta, e aí a miúda não se safa...

Estará correcto?

e eu tinha notas de treta a filosofia (12/13), e para que é que aquilo servia para entrar para um curso de engenharia civil? também me baixava a média. mas era igual para todos. vivi com isso...

lá está? voces têm noção do peso que tem uma (1) disciplina na média final? tira boas notas ao resto, e não há educação fisica que venha estragar médias.

2 coisas:

-a educação fisica devia ser pura e simplesmente banida (ou então ser optativa)

-porque é que não se faz um sistema em que os medicos são colocados segundo as suas notas de fim de curso?

cumprimentos

lá está? voces têm noção do peso que tem uma (1) disciplina na média final? tira boas notas ao resto, e não há educação fisica que venha estragar médias.
Gosto desse teu tom decidido, mas não resolves o problema desta miúda. [;)]

Sabes qual é a média de entrada no Porto ou Braga, não sabes?

No meu tempo a média do Secundário era arredondada à unidade, para fins de nota de concurso.

Se actualmente ainda se mantêm assim, uma média de secundário de 18valores pode descer para 17 valores. E isso, neste tipo de concurso (falo de medicina) pode ser a morte do artista (por não saber jogar futebol ou por ter faltado a metade das aulas por lesão doença impeditiva de praticar exercicio fisico).

Luís, epá...

Se não tiveres jeiteira nenhuma para EF e tirares um 10 quero ver se não te estraga uma nota de 19 vírgula qualquer coisa de média geral às outras todas e se não te fecha a porta se a média mais baixa de entrada for um 19,2!...

No meu tempo a média do Secundário era arredondada à unidade, para fins de nota de concurso.

Se actualmente ainda se mantêm assim, uma média de secundário de 18valores pode descer para 17 valores. E isso, neste tipo de concurso (falo de medicina) pode ser a morte do artista (por não saber jogar futebol ou por ter faltado a metade das aulas por lesão doença impeditiva de praticar exercicio fisico).
Exactamente!

Luís, epá...

Se não tiveres jeiteira nenhuma para EF e tirares um 10 quero ver se não te estraga uma nota de 19 vírgula qualquer coisa de média geral às outras todas e se não te fecha a porta se a média mais baixa de entrada for um 19,2!...

a nota do secundário é arredondada às unidades (ou pelo menos era-o no meu tempo), por isso ter 18.5 ou 19.45 é igual, ficas com 19. depois essa nota é que é calculada com os exames específicos.
o peso de uma disciplina como E.física é reduzido.

Plenamente de acordo.

Mas o que eu refiro, daí a razão do tópico, é a dificuldade acrescida, em termos comparados, relativamente a outros países cujas exigências, ainda que também elevadas, não se esgotam tanto nos valores das médias mas, e como disse o Carlos.L, têm em atenção outras valias igualmente importantes, ou quiçá até mais, para se aferir das qualidades dos candidatos ao desempenho da função de médico!

O resultado, como sabemos, é, por exemplo (entre tantos outros), vermos estudantes com médias do secundário à volta do 17 (corrijam-me se estiver errado, mas penso já ter visto menção a esse valor...) a terem de ir para faculdades espanholas tirar medicina!

Imagina.
Pronto abrem-se vagas ao ponto de todos os milhares de alunos com nota até ao 16 conseguem entrar...

Depois vinham os "coitados" dos 14 e 15 dizer que tinham um grande sonho mas tem que ir estudar para a conchichina para tirar o curso da vida deles...
Percebes??
Era um circulo vicioso..

Tem que se traçar uma linha.
E essa linha não é traçada pela nota!
È traçada pelo numero de vagas que se conseguem abrir para ter formação com qualidade...

Nada impede um aluno de 14 de entrar em medicina! NADA!
Mas como há outros alunos com nota melhor, e como as vagas são limitadas como em TODOS os cursos, então, pelo critério vigente entram os que tiverem a melhor nota...

Resta ao aluno melhorar as suas notas, trabalhando mais, estudando mais e dedicando-se mais!
Se não conseguir e outros sim, os outros entram em vez dele!
se nem os outros conseguirem, então pode entrar com o seu 14, com todo o mérito por ter sido o ultimo melhor, mesmo que com 14!

a nota do secundário é arredondada às unidades (ou pelo menos era-o no meu tempo), por isso ter 18.5 ou 19.45 é igual, ficas com 19. depois essa nota é que é calculada com os exames específicos.
o peso de uma disciplina como E.física é reduzido.

Se tiveres EF durante 10º, 11º e 12º, vale tanto como matemática ou português. Achas pouco?

Neste caso, um aluno com média 20 a matemática e português, mas com 11 a EF está em igualdade com um aluno com 17 a EF, 17 a português e 17 a matemática.

Imagina.
Pronto abrem-se vagas ao ponto de todos os milhares de alunos com nota até ao 16 conseguem entrar...

Depois vinham os "coitados" dos 14 e 15 dizer que tinham um grande sonho mas tem que ir estudar para a conchichina para tirar o curso da vida deles...
Percebes??
Era um circulo vicioso..

Tem que se traçar uma linha.
E essa linha não é traçada pela nota!
È traçada pelo numero de vagas que se conseguem abrir para ter formação com qualidade...

Nada impede um aluno de 14 de entrar em medicina! NADA!
Mas como há outros alunos com nota melhor, e como as vagas são limitadas como em TODOS os cursos, então, pelo critério vigente entram os que tiverem a melhor nota...

Resta ao aluno melhorar as suas notas, trabalhando mais, estudando mais e dedicando-se mais!
Se não conseguir e outros sim, os outros entram em vez dele!
se nem os outros conseguirem, então pode entrar com o seu 14, com todo o mérito por ter sido o ultimo melhor, mesmo que com 14!
Pronto, tens aí dada a explicação ao que eu pergunto, daí, e passo a redundância, a pergunta, no caso, ser As médias de acesso em Medicina versus a falta de médicos em Portugal

Talvez, então, se devessem aumentar o número de vagas, porque, posso aventar a hipótese, nada nos garante que com um ligeiro aumento do número de vagas o ensino deixasse de ter a qualidade que ora tem!

Já sei, pois já foi respondido, que porventura não haja falta de médicos mas apenas podem estar mal distribuídos. Talvez... Ou talvez faltem mesmo médicos!... [;)]

2 coisas:

-a educação fisica devia ser pura e simplesmente banida (ou então ser optativa)

-porque é que não se faz um sistema em que os medicos são colocados segundo as suas notas de fim de curso?

cumprimentos

E são!!
A nota de curso em conjunto com um exame final determinam a nota de acesso á especialidade!
Há vagas publicadas para cada especialidade e para cada hospital!
Os médicos concorrem a essas vagas e especialidades de acordo com a sua nota final, e são colocados de acordo com essa nota!

Não é so escolher o hospital que querem e a especialidade que querem e já está! nada disso, tem que fazer exames e a notas é que determinam onde vão ficar e em que especialidade, mas o pessoal mesmo sem conhecimento prefere criticar, é mais fácil e da menos trabalho do que aprender antes e criticar depois.

Pronto, tens aí dada a explicação ao que eu pergunto, daí, e passo a redundância, a pergunta, no caso, ser As médias de acesso em Medicina versus a falta de médicos em Portugal

Talvez, então, se devessem aumentar o número de vagas, porque, posso aventar a hipótese, nada nos garante que com um ligeiro aumento do número de vagas o ensino deixasse de ter a qualidade que ora tem!

Já sei, pois já foi respondido, que porventura não haja falta de médicos mas apenas podem estar mal distribuídos. Talvez... Ou talvez faltem mesmo médicos!... [;)]

Mas para aumentar o numero de vagas tinha que se aumentar o numero de faculdades, o numero de professores, o numero de hospitais, e não há dinheiro.

È impraticável aumentar o numero de vagas nas actuais faculdades!
Já estão a rebentar pelas costuras, a qualidade já sofre com isto, palavra de honra que é verdade, isto eu to garanto pessoalmente....

NADA tenho contra a construção de novas faculdades!
Absolutamente NADA, e para mim até seria bom!
Mas sou realista o suficiente e tenho o conhecimento o suficiente para poder dizer que nas actuais já não dá!

Para mim é indiferente haver médicos a mais ou não.
Pessoalmente acho que por muitos que haja, nunca vão ser demais.

Já respondi atrás mas volto a frisar que nos ultimos 7 anos, o número de vagas em escolas de medicina aumentou em cerca de 50%.

Também referi que a situação mantêm-se igual em termos de quantidade de médicos apenas porque este aumento ainda só se refletiu no número de estudantes de medicina, e não no número de médicos (visto que ainda não começaram a trabalhar). Nos próximos 6 anos, e mesmo que o número de vagas congele, vão-se formar, de ano para ano, cada vez mais médicos fruto da abertura de vagas nos anos anteriores.

Em relação à falta de médicos, também volto a referir que acho que não há. O que sucede é que estão mal distribuidos por especialidades e, muitos deles não cumprem o horário que lhes é atribuido. A partir de agora vai ser obrigatório picar o ponto. É uma medida que estão a implementar nos Hospitais.

muitos deles não cumprem o horário que lhes é atribuido. A partir de agora vai ser obrigatório picar o ponto. É uma medida que estão a implementar nos Hospitais.

sabes o que vai acontecer aí? os médicos que trabalhavam mais tempo fora de horas, para manter os hospitais a funcionar correctamente, e que muitas vezes não eram pagos por isso, vão deixar de o fazer. vai ser engraçado [:D]

Voltar
Superior