Tópico das Casas

Uma pergunta aos investidores imobiliários deste tópico:

Há alguém que esteja a investir em imobiliário fora de Portugal?
Têm encontrado boas oportunidades?
Que experiências e dificuldades têm sentido?

Estás a referir-te a imobiliário físico?

Quais as rentabilidades que esperas desses investimentos?

Última edição:
Estás a referir-te a imobiliário físico?

Quais as rentabilidades que esperas desses investimentos?
Sim, a imobiliário físico.
A pergunta não era tanto direccionada para a rentabilidade, mas sim para oportunidades e para países que esteja a oferecer melhores condições que as existentes em Portugal.

Há por aqui alguém a comprar imóveis fora de Portugal, seja para investimento, para férias, para habitação secundária, para arrendamento, etc... ?

A pergunta não era tanto direccionada para a rentabilidade, mas sim para oportunidades e para países que esteja a oferecer melhores condições que as existentes em Portugal.

Há por aqui alguém a comprar imóveis fora de Portugal, seja para investimento, para férias, para habitação secundária, para arrendamento, etc... ?
Do alto da minha ignorância na área, pelo que vou vendo pelas redes, parece-me que Cabo Verde, especialmente a Ilha do Sal, está a atrair investimento nesta área, não só para usufruto próprio, mas essencialmente para alojamento local.

Do alto da minha ignorância na área, pelo que vou vendo pelas redes, parece-me que Cabo Verde, especialmente a Ilha do Sal, está a atrair investimento nesta área, não só para usufruto próprio, mas essencialmente para alojamento local.

Tenho lá um conhecido que está a construir prédios e parece que vende tudo rápido.

Boa dica

Entendo, a tua questão não visa o investimento mas sim a curiosidade.

Comprar fora de Portugal, será sempre um filme em termos burocráticos e obrigações fiscais.

Comprar para rentabilizar não estando em permanência no país do imóvel, será para alimentar e deixar a esmagadora maioria da rentabilidade na empresa escolhida para gerir o imóvel.

Se mesmo assim quisesse cumprir este capricho, procuraria investir num mercado onde existisse grande oferta, de preferência em imóveis de gama média ou alta, onde por via do impacto das tensões geopolíticas atuais enfrentasse uma desaceleração considerável.

Neste contexto, consigo identificar o Dubai como um provável potencial investimento.
Para suportar esta decisão, podes consultar o índice DFM Real Estate Index.

Para investir a sério, assegurando altas rentabilidades para uma pequena fração de capital quando comparado com o necessário para uma aquisição física, investiria em REITS.

Sem contar com eventual valorização da cotação do instrumento financeiro, existem rentabilidades líquidas de 10%/ano.
Na prática, quem tiver 100k não consegue comprar nenhum imóvel físico que lhe retorne cerca de 830€/mês.

eu não, mas conheço que comprou um T2 em Dublin porque a filha ia para lá estudar 2 anos, e preferiram comprar e depois rentabilizar (vender ou alugar) mais tarde.
Outro amigo meu comprou na Barra da Tijuca, T1 para ir lá de venz em quando (adora o Rio) e alugar, o desafio será tirar o dinheiro se quiser vender

Comprar imóvel físico fora de Portugal é uma loucura (na minha opinião).
Tens que ter em conta os custos de deslocamento, de burocracias, de impostos, etc etc.

Se já é um 31 morar em Lisboa e ter um imóvel em Bragança ou Açores, o que dizer então de Outro lado do Atlântico, ou Golfo Pérsico....

Comprar imóvel físico fora de Portugal é uma loucura (na minha opinião).
Tens que ter em conta os custos de deslocamento, de burocracias, de impostos, etc etc.

Se já é um 31 morar em Lisboa e ter um imóvel em Bragança ou Açores, o que dizer então de Outro lado do Atlântico, ou Golfo Pérsico....

Tenho várias casas a render fora de Lisboa entre alugueres curta e longa duração e tudo se faz, e não é a minha principal atividade. Tenho trabalho normal em Lisboa.
Uma das casas é a 250 km e outra a 130

Bulgária é um bom país.

A língua é o maior problema... mas há quem fale inglês!

Mas... lê também: https://sofiaexpats.com/blog/investment-property-in-bulgaria#residency

Hungria é igualmente uma excelente opção! Muitos clientes alemães estão a "fugir" para lá em detrimento de Portugal, Espanha e Itália.

Eu não sou nada mesmo tendencioso! Mas adoro a Hungria, com ou sem Orban, com ou sem este jovem que lá está agora temporariamente. O Império Austro-Húngaro permanece. E não apenas na capital.

Zonas de termas são procuradas por demais e eles têm muitas! Não é apenas em Budapeste!

Aquilo é um país do 1º mundo, com alguma gastronomia mais picante...

No entanto, como não vives lá habitualmente, há que encontrar um bom advogado que seja honesto ou noutro e "barato" (como se houvesse disso...), uma empresa que tome conta da casa se for para arrendamento a médio/longo prazo (3 anos), ou para tipo AL. E aí o rendimento começa a aproximar-se de um líquido de 2% após impostos anuais... ou menos!

Qual o rendimento dos certificados de aforro? É de pensar nisso?

Última edição:
Tens a vantagem de ver que parte do empreendimento já está construído, gente a viver lá, portanto licenças de utilização não deverá ser um problema...

É avançar! Vista de mar...

Olha... eu tenho alguma experiência neste aspecto... a vista de mar custa muito dinheiro, no Inverno/Outouno (por vezes no Verão e na Prima da Vera também...) vais levar com a ventania toda na cara, tudo o que seja metal vai ficar corroído em 2-3 anos mesmo que digam que é de aço inoxidável...

O sítio é porreiro! A praia tem dias... escolhe uma das casas o mais distante possível da orla marítima e quando quiseres ver o mar e sentir o cheiro a maresia... sais de casa e vais à praia! A pé! Que até faz bem andar um bocadinho a apreciar a paisagem e cumprimentar os vizinhos!
Eu tenho caso a menos de 2 km da praia, não tenho é vista mar, mas o tempo é sempre mais favorável do que na zona Oeste.

Vou brevemente fazer obras de remodelação numa moradia, e estou a pensar contratar uma daquelas empresas de arquitectura com obras "chave na mão", algo ao qual nunca recorri. Por exemplo esta Architect Your Home | Mais que um escritório de Arquitetura
Algo que deva ter em conta como critério de selecção? Gostava de pedir orçamentos, mas a realização do orçamento presumo que esteja dependente do projecto. Nesse caso peço projecto a várias empresas? Imagino que isso vá ter custos, pelo menos junto das que não sejam escolhidas.
O sector da construção em Portugal está atrasado alguns 50 anos relativamente a outros sectores.

As empresas de construção que conseguiram acompanhar os tempos e aproveitar o ciclo positivo que se vive atualmente ou estão a fazer construção para auto-promoção, a fazer obras maiores para alguém ou vivendas de 2milhões para cima.

O que é que isto significa na prática? Os empreiteiros que sobram para obras particulares de pequena dimensão (no meu caso uma vivenda de 200 e qq metros quadrados) são as sobras. Não sabem o que são emails, não querem responder a mapas de quantidades, não querem contratos,.... e só fazem o que querem.

Tenho orçamentos para a minha construção com quatro linhas ou mesmo orçamentos de boca - e não sou caso único.

Efetivamente há muita falta de mão de obra e não há ninguém a querer aprender - não julgo que eu também preferia estar numa secretária do que a acartar blocos numa obra - e olhando para as idades das pessoas com quem fui falando mais 5-10 anos e o cenário ainda vai ficar pior. A emigração pode ajudar a resolver, mas neste ano que andei atrás de empresas de construção já consigo saber quais são as melhores nacionalidades :D

No meu caso optei por adjudicar o grosso a uma empresa. Entrando nas especialidades vou gerindo eu próprio.

No teu caso sendo remodelação e não tendo um projeto definido vai ser mais difícil comparar preços e soluções.

O sector da construção em Portugal está atrasado alguns 50 anos relativamente a outros sectores.

As empresas de construção que conseguiram acompanhar os tempos e aproveitar o ciclo positivo que se vive atualmente ou estão a fazer construção para auto-promoção, a fazer obras maiores para alguém ou vivendas de 2milhões para cima.

O que é que isto significa na prática? Os empreiteiros que sobram para obras particulares de pequena dimensão (no meu caso uma vivenda de 200 e qq metros quadrados) são as sobras. Não sabem o que são emails, não querem responder a mapas de quantidades, não querem contratos,.... e só fazem o que querem.

Tenho orçamentos para a minha construção com quatro linhas ou mesmo orçamentos de boca - e não sou caso único.

Efetivamente há muita falta de mão de obra e não há ninguém a querer aprender - não julgo que eu também preferia estar numa secretária do que a acartar blocos numa obra - e olhando para as idades das pessoas com quem fui falando mais 5-10 anos e o cenário ainda vai ficar pior. A emigração pode ajudar a resolver, mas neste ano que andei atrás de empresas de construção já consigo saber quais são as melhores nacionalidades :D

No meu caso optei por adjudicar o grosso a uma empresa. Entrando nas especialidades vou gerindo eu próprio.

No teu caso sendo remodelação e não tendo um projeto definido vai ser mais difícil comparar preços e soluções.

Completamente de acordo!
E para a maioria é o maior custo (ou investimento) da vida.
Passei pelo mesmo, mas depois de muitos meses a comer merda acertei no empreiteiro. Fez-me a casa em 14 meses

Completamente de acordo!
Passei pelo mesmo, mas depois de muitos meses a comer merda acertei no empreiteiro. Fez-me a casa em 14 meses

É isto que preciso de ler/ouvir. :D 14 meses é muito bom!!

As histórias que se ouvem de quem constroi/remodela são desmotivadoras, mas também vejo tanta gente com problemas em apartamentos/casas compradas já feitas...

Depois disto fiquei com vontade de montar a minha própria empresa de construção mas falta-me o principal... saber da arte! De Gestores de Projeto está o sector cheio.

As histórias que se ouvem de quem constroi/remodela são desmotivadoras, mas também vejo tanta gente com problemas em apartamentos/casas compradas já feitas...

Depois disto fiquei com vontade de montar a minha própria empresa de construção mas falta-me o principal... saber da arte! De Gestores de Projeto está o sector cheio.

Tenta tirar informações dos empreiteiros da zona, vê se tem dívidas (SS, empréstimos…), fala com outros ex clientes para ver como correu!

O meu para já tem sido top, entrega a casa final de setembro, mas com atraso de 2 meses, parte culpa minha por alterações.
Tenho um desvio de -5% face ao orçamento inicial, claro por culpa do “já agora”

Se conseguisse fazer outra casa seria com este empreiteiro, mas esgravatei muitooooo

Nota: a minha é moradia de férias como cerca de 170m2 um T3 com 2 suítes, piscina.
Tudo num piso e sem cave, um L.
Ou seja de construção simples

Completamente de acordo!

Tenta tirar informações dos empreiteiros da zona, vê se tem dívidas (SS, empréstimos…), fala com outros ex clientes para ver como correu!

O meu para já tem sido top, entrega a casa final de setembro, mas com atraso de 2 meses, parte culpa minha por alterações.
Tenho um desvio de -5% face ao orçamento inicial, claro por culpa do “já agora”

Se conseguisse fazer outra casa seria com este empreiteiro, mas esgravatei muitooooo

Nota: a minha é moradia de férias como cerca de 170m2 um T3 com 2 suítes, piscina.
Tudo num piso e sem cave, um L.
Ou seja de construção simples
Tenho um amigo que apesar de a área ser ligeiramente superior à tua está mais ou menos com o mesmo tempo de construção... ainda para mais de arquitetura moderna é um instante.

Eu tenho alguma pedra já que é uma reconstrução e nem tudo é mau... foi difícil arranjar empreiteiro, mas ainda me dei ao luxo de escolher. O critério de escolha é exactamente esse.. feedback. reputação local,... agora é só a e-redes dignar-se a fechar o processo e posso arrancar.

Voltar
Superior