Em jeito de atualização, hoje estive num stand a ver um B05 estaticamente, e deixo aqui uns comentários rápidos do contacto de 15 minutos com o carro.
O carro é efetivamente muito bonito (subjetivo) e tem muito boa pinta.
O interior é acolhedor e aparenta boa construção.
O banco do condutor é baixo e a posição de condução é algo "desportiva", com as pernas quase esticadas.
Os bancos parecem demasiado moles, e "prendem" muito ao entrar sair.
Os ajustes do volante têm pouca amplitude, mas consegui encontrar uma boa posição de condução (pelo menos parado).
O espaço, tanto atrás como á frente, é muito bom.
A bagageira é efetivamente pequena, mas ainda assim suficiente, até porque, no limite, como a chapeleira é de enrolar, dá para meter coisas mais leves em altura.
O ecrã central é fluido e gostei, facilmente acedemos aos menus mais diretos. O som é bom.
Vem com pneus 235/45R19. Das primeiras coisas que faço, ir ver os preços. Fiz visita rápida no site da Norauto, pois os preços costumam estar em linha com os do mercado. Surpresa; só aparecem marcas premium e os valores vão dos ~160€ aos 2**€ cada. Incha...
Entretanto, pesquisei nos outros sites e encontram-se marcas boas mais em conta.
Em termos de condições, 17% de desconto para empresa, o que traz o Design Pro Max para os ~26700€ (~21700€ + IVA) de preço final. A unica pintura incluída é o amarelo, todas as outras (2 tons de cinza, preto e azul) são extra. Este valor foi em cinza claro (quase branco).
Com este valor (que é sensivelmente o do renting), em leasing, com 4k de entrada e 2k de VR, as mensalidades andam nos quase 400 para 60 meses e nos 300 e pouco para 72 meses. Não pedi papeis, depois vai ser enviado quando tiverem valor para a retoma (da qual já vim com o aviso

).
Sinceramente, o ideal seria mesmo vender o meu particularmente e fazer renting, mas não sei, devo ficar quieto.
Caso avançasse, teria que ver muito bem o contrato, pois há coisas que me deixam a pensar. Imaginemos; numa utilização normal, de 5 anos de entra e sai, a "pele" do banco começa a ficar muito coçada na lateral e obriga á substituição da capa. Ok, isso está "incluído", ou vai-se ser cobrado? São estas coisas que tenho que analisar muito bem, para não ter surpresas.
Para depois, ficou o TD, que tanto pode ser umas voltas pela zona, como posso levar o carro num dia ao final do dia, e entregar no dia seguinte.