vou relatar a minha experiencia,talvez ajude..
tenho um 1.5 dci de 65cv
em dias frios, ao ligar as vezes fazia um chiar metalico, parecia mesmo metal a arranhar.
durante o primeiro minuto, fazia (e faz) um som grave muita feio, parece o motor td descincronizado, depois dava uns estalinhos que vinham da zona do tablier, e conforme ia dando estalinhos, o som ia (vai) passado. isto so em dias frios. a quente trabalha normalmente.
tive medo que fosse as capas das bielas e troquei-as. estavam sem desgaste nenhum. e os ruidos continuam.
o som grave e feio descobri que tem a ver com o tubo do retorno de combustivel. a frio, uma bomba de combustivel auxiliar (os tais estalinhos) começa a funcionar para ajudar o gasoleo agora mais denso a ir para o motor. o que vai a mais volta da bomba injectora para o deposito (mais coisa menos coisa). o som vem desse tubo, que com a pressao faz uma resonancia qualquer. depois do carro aqueçer, a bomba auxiliar para, os estalinhos param e o motor volta ao normal.
quanto á chiadeira, vem de uma polie do alternador, que tecnicamente sao 2 discos de metal unidos com borracha. a borracha desvulcanizou, e a quente com a pressao da correia, o disco começa a rodar descentrado. quando se desliga o carro, o disco fica descentrado, e a borracha arrefece "fora do sitio". quando arrancava no dia seguinte, esse descentrar causava uma chiadeira e um trabalhar ruidoso que ao fim de um minuto ou menos, parava.
a quente, essa historia da polie faz o tal zumzum ciclico, e em casos em que se pede mais do alternador (dia mt quente, ligava as 4 e a redutora), acende a luz da bateria porque esta nao está a receber carga suficiente devido ao patinar da polie.
eu aconselhava-te a trocar o tubo de retorno de combustivel por um flexivel, que deve ser barato, e em desespero de causa, trocar a polie do alternador, mas acho mt cedo para ja ter desvulcanizado...a menos que no verao andes muito no para arranca..