1,5% de aumento para a FP...

citação:Originalmente colocada por mjm

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Pois é, caro mjm, o pessoal por cá teima e não olhar para os números!...:)

De certa forma percebe-se e, de algum modo, dá jeito a muita gente!...

Pois, pois...

Só não vê quem não quer!

Até eu fiquei surpreendido com estas percentagens.
E que mais verdades ocultas irão saber-se a pouco e pouco?...

citação:Originalmente colocada por eu

citação:Originalmente colocada por gilmour
...agora se cruzares esses dados com as percentagens do PIB gastas com a FP aí já chegas a algumas conclusões e comparações...
Sem dúvida!;) A conclusão mais fácil de tirar é que os privados dos outros Países são muito mais produtivos, eficazes, inovadores, e criadores de riqueza ;)

O problema de Portugal abrange toda a população e todos os sectores. A culpa não é só da FP;) Convençam-se disso;)
claro que não é só da FP....mas também passa muito por aí....
:D

quanto a esses números...sáo muito engraçado, mas só falta dizer que, esses 17%, representam uma maior precentagem do PIB, do que os trinta e tal por cento de muitos outros paises:D

Vocês continuam na mesma.

Por um lado esquecem-se do exagerado peso do Estado na economia. Ou seja, queriam que um privado trabalhasse, n vezes mais para sustentar esta marmelada.

Por outro, há os iluminados do costume, os tais que sabem ter conversas e blá, blá, blá que confundem corruptos com corruptores.

Eu não queria dar lições a ninguém, especialmente a quem não vale a pena, mas a haver corrupção, os Epmpresários seriam os corruptores e os FP os corruptos.

Porque isto de papaguear</u> tem destes resultados. À força de não se dizer nada, pouco fica por dizer. [8D]

Os FP não deviam é ter aumento nenhum pelo menos até se considerar que o estado não tem funcionários a mais!!!!! Aliás se acham que ganham pouco é simples, saiam e vão trabalhar para o sector privado!!!!!!?????? É uma questão de Lei de mercado!!! A unica coisa q contraria essa Lei é o poderoso Loby da função publica!!! Mas é obvio que não vão e pq? pq esses individuos em geral são uns preveligiados em relação aos do sector privado!!!!! E ainda reclamam!!!

2006130163911_mf_q1_1701.gif

citação:Originalmente colocada por pcnunes7

Nthor, os valores importantes são, o peso, individual, dos FP's, no PIB......não é a despesa pública....[:p]
No PIB não sei, mas na balança lá de casa são 94 quilos bem pesados!...:D

Desculpa lá a brincadeira!;)

Todas desculpas são muito giras e interessantes.

Que a FP funciona muito mal, ninguém duvida. Que os 200.000 metidos na última década pouco ou nada vieram melhorar a prestação de serviços ao cidadão, também todos sabemos.

Que o privado ainda funciona mal, na sua grande maioria, também toda a gente sabe.

A questão é que no privado, se a empresa funciona mal, o dono e os accionistas arcam com as consequências e...perdem dinheiro.
A não ser claro que haja monopólios e/ou subvenções estatais.

No público, como o dinheiro não é de ninguém, o patrão não existe, arcamos todos nós indirectamente e...muitos anos depois.

Como longe lá vão os tempos em que o Estado dava dinheiro a rodos a todos</u>, apenas as empresas que sobrevivem num monopólio não se vêem obrigadas a melhorar e a serem mais...produtivas. Porque aqui é muito simples, no privado o capital tem de ter lucro. Ou funciona e tem, ou fecha.

E, felizmente, a pouco a pouco a liberalização da economia (imposta pelo €uro) leva a que haja cada vez menos monopólios e cada vez mais concorrência.

Agora, é muito engraçado, continuarem com a lenga-lenga dos discursos: "pois...se o privado fosse mais produtivo eu bem que podia continuar com a minha vidinha".

Só este tipo de reacção revela tudo. E este tipo de reacção leva ao...abismo.

Resumindo e concluindo, a concorrência obriga o privado a funcionar melhor a cada ano que passa. Se não quiser funcionar bem, é simples, morre. Sem subsidíos e sem monopólios, morre. O bom da economia de mercado é isto: a selecção natural, os melhores sobrevivem, os piores são eliminados.

Porque, a sério, de nada vale andar a gritar por um milagre que vos faça ficar na mesma situação.

Gritem antes por serem avaliados segundo o vosso mérito e pela restrição dos lugares de confiança política a gabinetes ministriais, isso sim! Mas não vejo UM funcionário público a querer uma meritocracia.

O paradigma mudou, meus amigos. O Estado do Salazar, o tal "do emprego garantido em troca do ordenado baixo", que prevaleceu depois do 25 de Abril transformando-se no "emprego garantido em troca do ordenado igual e em muitos casos -nomeadamente os de fraca qualificação- superior ao privado" vai acabar.

citação:Originalmente colocada por André

Todas desculpas são muito giras e interessantes.

Que a FP funciona muito mal, ninguém duvida. Que os 200.000 metidos na última década pouco ou nada vieram melhorar a prestação de serviços ao cidadão, também todos sabemos.

Que o privado ainda funciona mal, na sua grande maioria, também toda a gente sabe.

A questão é que no privado, se a empresa funciona mal, o dono e os accionistas arcam com as consequências e...perdem dinheiro.
A não ser claro que haja monopólios e/ou subvenções estatais.

No público, como o dinheiro não é de ninguém, o patrão não existe, arcamos todos nós indirectamente e...muitos anos depois.

Como longe lá vão os tempos em que o Estado dava dinheiro a rodos a todos</u>, apenas as empresas que sobrevivem num monopólio não se vêem obrigadas a melhorar e a serem mais...produtivas. Porque aqui é muito simples, no privado o capital tem de ter lucro. Ou funciona e tem, ou fecha.

E, felizmente, a pouco a pouco a liberalização da economia (imposta pelo €uro) leva a que haja cada vez menos monopólios e cada vez mais concorrência.

Agora, é muito engraçado, continuarem com a lenga-lenga dos discursos: "pois...se o privado fosse mais produtivo eu bem que podia continuar com a minha vidinha".

Só este tipo de reacção revela tudo. E este tipo de reacção leva ao...abismo.

Resumindo e concluindo, a concorrência obriga o privado a funcionar melhor a cada ano que passa. Se não quiser funcionar bem, é simples, morre. Sem subsidíos e sem monopólios, morre. O bom da economia de mercado é isto: a selecção natural, os melhores sobrevivem, os piores são eliminados.

Porque, a sério, de nada vale andar a gritar por um milagre que vos faça ficar na mesma situação.

Gritem antes por serem avaliados segundo o vosso mérito e pela restrição dos lugares de confiança política a gabinetes ministriais, isso sim! Mas não vejo UM funcionário público a querer uma meritocracia.

O paradigma mudou, meus amigos. O Estado do Salazar, o tal "do emprego garantido em troca do ordenado baixo", que prevaleceu depois do 25 de Abril transformando-se no "emprego garantido em troca do ordenado igual e em muitos casos -nomeadamente os de fraca qualificação- superior ao privado" vai acabar.

[^][^][^]

Apenas onze por cento dos empresários portugueses com empregados ao seu serviço eram licenciados, contra 27 por cento em Espanha e 29 por cento na União Europeia.

A publicação adianta ainda que 13 por cento dos empregados portugueses tinham cursos superiores, uma percentagem que se elevava a 31 por cento em Espanha e a 24 por cento na média da União Europeia.

E faltam aqui as estatísticas sobre a FP... [8D]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Será isto tão dificil de entender, ou continua a ser mais prático "bater no ceguinho"?...

Pé Leve, desculpa usar esta teu replay mas tenho que desabafar e esta parece a frase adequada para o fazer. ;)

Eu acredito piamente que há FPs muitissimo eficientes e produtivos (contacto felizmente com alguns), mas se a população em geral "bate no ceguinho", leia-se FP, certo é que a FP "bate no ceguinho" profissional liberal (vulgo recibos verdes) e há coisa que me dão cá uma volta ao estômago. [8]

Hoje de manhã estava a ouvir um trecho do fórum TSF (infelizmente não pude ouvir tudo) e lá veio o bom do FP dizer á boca cheia que os Prof. Liberais isto e aquilço, e fogem aos impostos, e esses é que se têm que fiscalizar, blá, blá, blá, e que ele próprio desconta mais e é obrigado porque trabalha no estado.

É caso para dizer, PORRA pá, pensam que só vocês (alguns) é que trabalham e contribuem para o País? Dei-me ao trabalho de fazer as contas ao cêntimo e eu, trabalhador iondependente, profissional liberal ou o que quiserem chamar, deixei durante o ano de 2005 4.155,93€ nos cofres do estado (SS e RF), isto porque mesmo sendo um reles e incumpridor trabalhador independente (na visão de muitos) declaro cada cêntimo que ganho, assim como muitos milhares de outros trabalhadores independentes.

Se a isto juntarmos 3.558,60€ pagos pela minha esposa (trab. conta outrem), prefaz 7.714,53 que nós deixamos nos cofres do estado durante 2005. Será que esse senhor que ouvi falar, em 10 anos deixa tanto dinheiro nos cofres do estado???????????

Sorry pelo desabafo, mas tinha que ser. ;)

Nthor, os valores importantes são, o peso, individual, dos FP's, no PIB......não é a despesa pública....[:p]

[}:)][}:)][}:)][}:)]

Não queres saber tb quantas vezes vão ao wc?

O problema não é quanto se gasta com cada funcionario publico, mas saber quanta da despesa pública é gasta em subsidios para empresas privadas e semi-publicas se manterem viaveis para carros topo de gama dos empresarios e administradores (para alem de outras benesses).

O problema é a real produtividade nacional ser um valos desconhecido pq há muitos empresarios que fogem ao fisco.

Não é a despesa com vencimentos de cada fp que são gastos a mais, pq a despesa pública não são só vencimentos.

Até pq a despesa com vencimentos tem diminuido drasticamente nos ultimos anos na fp e tem sido direcionada para outros beneficios dos politicos.

citação:Originalmente colocada por Nthor

[}:)][}:)][}:)][}:)]

Não queres saber tb quantas vezes vão ao wc?

O problema não é quanto se gasta com cada funcionario publico, mas saber quanta da despesa pública é gasta em subsidios para empresas privadas e semi-publicas se manterem viaveis para carros topo de gama dos empresarios e administradores (para alem de outras benesses).

O problema é a real produtividade nacional ser um valos desconhecido pq há muitos empresarios que fogem ao fisco.

Não é a despesa com vencimentos de cada fp que são gastos a mais, pq a despesa pública não são só vencimentos.

Até pq a despesa com vencimentos tem diminuido drasticamente nos ultimos anos na fp e tem sido direcionada para outros beneficios dos politicos.
Oh Nthor, claro que o que mais interessa é saber qual é o peso da FP no PIB....isso é que é importante e não o nº de FP's em comparação com o nº de habitantes:D

para ti, o problema nunca são os FP's, é incrivel...que bela forma de "sacudir a água do capote"[}:)]

citação:Originalmente colocada por eu

citação:Originalmente colocada por Vanquish
...prefaz 7.714,53 que nós deixamos nos cofres do estado durante 2005...
Por acaso sabes qual é a média dos profissionais liberais?

Sinceramente não faço a minima ideia, mas acredito que seja bem mais baixa. Mas como os FP não gostam de ser todos metidos no mesmo saco, eu, como trab. independente, tambem não gosto, dai este meu desabafo. ;)

(...)
Oh Nthor, claro que o que mais interessa é saber qual é o peso da FP no PIB....isso é que é importante e não o nº de FP's em comparação com o nº de habitantes:D

para ti, o problema nunca são os FP's, é incrivel...que bela forma de "sacudir a água do capote"[}:)]
Quando se gasta tanto neste país com subsidios para privados e em benesses com a classe politica, quando tantos fogem ao fisco e roubam do estado aumentado por isso as contribuições de todos nós os que religiosamente descontam ainda antes de receber, é de facto mais importante saber se o fp ganha bem ou mal, mas para quem quer saber, fiquem a saber que há fp a ganhar 850€ outros 1200€ outros ainda que tiram 1700€ e depois temos uma classe de fp que só em beneses ganham cinco vezes isso mas esses são eleitos e nomeados pelos eleitos por isso não contam ;).

Mas é claro que nem todos podemos descontar tanto como um profissional liberal, pela simples razão de que nem todos ganhamos tanto (e acredito que seja completamente merecido), o problema é quem ganha 5000€ e só declara 2000€.

citação:Originalmente colocada por Nthor

(...)

Quando se gasta tanto neste país com subsidios para privados e em benesses com a classe politica, quando tantos fogem ao fisco e roubam do estado aumentado por isso as contribuições de todos nós os que religiosamente descontam ainda antes de receber, é de facto mais importante saber se o fp ganha bem ou mal, mas para quem quer saber, fiquem a saber que há fp a ganhar 850€ outros 1200€ outros ainda que tiram 1700€ e depois temos uma classe de fp que só em beneses ganham cinco vezes isso mas esses são eleitos e nomeados pelos eleitos por isso não contam ;).

Mas é claro que nem todos podemos descontar tanto como um profissional liberal, pela simples razão de que nem todos ganhamos tanto (e acredito que seja completamente merecido), o problema é quem ganha 5000€ e só declara 2000€.
tu parece que não entendes Nthor.....

não é o quanto ganham, individualmente falando, que importa.
O que importa é, o peso que todos juntos tÊm no PIB....e por isso é que se diz que há FP's a mais;)

eu não me choca que existam FP's que ganhem €5000/mês, desde que trabalhem para isso.... o que me choca é que, os FP's todos juntos, pesem tanto no nosso PIB;)

Voltar
Superior