1° jipe

Para azul sff para combinar com a viatura [:)][:p]

Azul ou verde, ou lá que cor é aquela [:D]

Acho que hoje era dia de fazer os estribos novos e até amanhã finalizar montagem. Depois encomendar o que falta, que deverá ser muito pouco, e deve estar pronto no decorrer da próxima semana.

Vai levar aquela chapa debaixo do radiador e tudo[:cool:], assim a consiga arranjar [:D].

Ficam a saber que interruptores de accionamento da luz interior, com abertura da porta da mala, também já foram descontinuados.

Azul ou verde, ou lá que cor é aquela [:D]

Acho que hoje era dia de fazer os estribos novos e até amanhã finalizar montagem. Depois encomendar o que falta, que deverá ser muito pouco, e deve estar pronto no decorrer da próxima semana.

Vai levar aquela chapa debaixo do radiador e tudo[:cool:], assim a consiga arranjar [:D].

Ficam a saber que interruptores de accionamento da luz interior, com abertura da porta da mala, também já foram descontinuados.
Chegaste a montar a antena diferente?

É que agora no meu com a grade apanha muito mal. Montei de início uma antena nova que a outra estava partida, o rádio também é novo.

É que agora no meu com a grade apanha muito mal. Montei de início uma antena nova que a outra estava partida, o rádio também é novo.

Não, esse passo vai ser a seguir, ainda nem sei bem quando.

Do GR nao me posso queixar, nada de especial para além das revisões.

Do Pajero, gastei 2000€ no 360 que lhe mandei fazer para o entregar no estado que queria, os pneus tiveram um peso relevante ligeiramente acima dos 30% o resto foi tudo “detalhes”, distribuição, juntas e “já agoras”.

Até ver, não acho nada de especial.... mas assim continue que não me estou a queixar! [:D]

Não, esse passo vai ser a seguir, ainda nem sei bem quando.

Tb quero rever a minha, quero ter um botão para a subir e descer. Actualmente para ter o rádio ligado, a antena está sempre subida, ou seja, nas aventuras com maior densidade de vegetação, não há música para ninguém... só os 6cil a bufarem! [:)]

Tb quero rever a minha, quero ter um botão para a subir e descer. Actualmente para ter o rádio ligado, a antena está sempre subida, ou seja, nas aventuras com maior densidade de vegetação, não há música para ninguém... só os 6cil a bufarem! [:)]
Considera um radio com USB

Considera um radio com USB

O que la tenho tem usb e dá para ligar ao telefone por bluetooth, ou seja, ligo para ouvir Spotify.

O problema é que quando ligo o rádio, a antena ergue se forçosamente, não tenho opção.

A partida a minha solução é montar uma interior, não vou mudar a que tenho de sítio. Tenho que procurar alguma coisa em condições, mas as interiores não costumam funcionar muito bem...

Gostava de fazer uma comparação de preços de há uns anos para hoje.

Quem tiver disponível, e não se importar de fornecer a informação coloque:

Marca e modelo do jipe
Ano
Km's
Quanto pagaram
E ano em que compraram

Isto é sempre muito relativo... Nunca é chapa 5 e não há carro iguais. A manutenção que tiveram e a forma como foram tratados ao longo da vida fazem dois jipes exatamente iguais, serem completamente diferentes a determinada altura. Será sempre preferível pagar algo mais por uma unidade que esteja em melhores condições, pelo menos para mim.

De qualquer forma:
Marca e modelo do jipe Pajero 2.5 Mk2
Ano 1995
Km's 127.000
Quanto pagaram 5000€
E ano em que compraram 2019

O que la tenho tem usb e dá para ligar ao telefone por bluetooth, ou seja, ligo para ouvir Spotify.

O problema é que quando ligo o rádio, a antena ergue se forçosamente, não tenho opção.

O Pajero faz o mesmo, mas tem um botão no interior que recolhe a antena e mantem o rádio em funcionamento e tenho ideia que o Patrol tem a mesma função... Não?
No meu nem está a funcionar não sei porquê, mas está lá e vi a funcionar 1 ou 2 vezes...

A partida a minha solução é montar uma interior, não vou mudar a que tenho de sítio. Tenho que procurar alguma coisa em condições, mas as interiores não costumam funcionar muito bem...

Aquilo é fácil de resolver... e até devia ser já assim de série como é o caso dos Pajero os Toyota LC... um simples interruptor e está feito.

É lembrar me de quando o gajo voltar ao mecânico pedir lhes para tratar disso. [;)]

Marca e modelo do jipe Pajero Sport 2.5td
Ano 2000
Km's 316.000
Quanto pagaram 5000€
E ano em que compraram 2020

E não te digo quanto gastei até agora senão desistes já da poda :D

já perdi à conta de tópicos a falar de compra de jipes. é só pesquisar . tem lá muita informação. o Mike tinha um porreiro na altura [:cool:]

já perdi à conta de tópicos a falar de compra de jipes. é só pesquisar . tem lá muita informação. o Mike tinha um porreiro na altura [:cool:]

Sim, tem razão que já existem bastantes tópicos a falar da compra de jipes, o problema é que há sempre duvidas mesmo vendo vários outros tópicos...

Dei seguimento a este tópico para saber o que esperar em termos de custos (preço do carro e manutenção), e antes de mais agradeço todas as respostas dadas, deu para ter uma ideia, mas mesmo depois de todos os comentários ainda não cheguei a uma conclusão xD

Isto porque existe quem gaste fortunas só em manutenções, o que me assusta, e quem não gaste... Conheço quem faça TT duro e sim, sei que é um passatempo bastante dispendioso (pelo menos para a minha carteira, nada contra quem o faz [:cool:]), mas para quem faz só uns passeios tranquilos com a famelga, por estradões e umas nacionais, num jipe que se aguente apenas a 120 numa AE, é assim tão dispendioso? Tendo em conta um jipe em bom estado de mecânica...

Acho que não será difícil arranjar algo melhor que o que tenho atualmente, uma Kangoo do ano 2000, 1.9 55cv, já vai com o 3º motor (adivinhe-se lá porquê?) e hoje foi ao Dr para gastar mais 270€ em peças de desgaste [:D][:D]

Sim, tem razão que já existem bastantes tópicos a falar da compra de jipes, o problema é que há sempre duvidas mesmo vendo vários outros tópicos...

Dei seguimento a este tópico para saber o que esperar em termos de custos (preço do carro e manutenção), e antes de mais agradeço todas as respostas dadas, deu para ter uma ideia, mas mesmo depois de todos os comentários ainda não cheguei a uma conclusão xD

Isto porque existe quem gaste fortunas só em manutenções, o que me assusta, e quem não gaste... Conheço quem faça TT duro e sim, sei que é um passatempo bastante dispendioso (pelo menos para a minha carteira, nada contra quem o faz [:cool:]), mas para quem faz só uns passeios tranquilos com a famelga, por estradões e umas nacionais, num jipe que se aguente apenas a 120 numa AE, é assim tão dispendioso? Tendo em conta um jipe em bom estado de mecânica...

Acho que não será difícil arranjar algo melhor que o que tenho atualmente, uma Kangoo do ano 2000, 1.9 55cv, já vai com o 3º motor (adivinhe-se lá porquê?) e hoje foi ao Dr para gastar mais 270€ em peças de desgaste [:D][:D]

Um jipe que se aguente bem a 120kmh numa AE… bom… tens ainda que ler mais umas coisas ou então aumentares significativamente o teu budget.

O meu GR raramente passa dos 100, embora, efectivamente a última viagem em AE veio “muito” tempo nos 120kmh, ou seja, ali já muito próximo das 3000rpm. Não é dramático mas não é o ideal.

Normalmente gosto de rolar ali nas 2500rpm em que o ronronar é porreiro e vais nos 100kmh.

Um jipe deste género é necessariamente VELHO, o pinga pinga está lá SEMPRE, se fores habilidoso safas muita coisa sozinho, se fores um zero à esquerda como aqui o Je, estás sempre a arrotar. [:)]

Até agora não tive nada de especial mas tenho a total consciência que do nada e sem avisar pode sempre chegar uma conta de 4 dígitos sem percebermos muito bem como.

Obviamente, se andarmos a apontar a valores mais baixos de compra, a probabilidade de estares a comprar um bicho mais cansado será maior e, portanto, maior a lista de afazeres pendentes…

Não te iludas, vais gastar dinheiro e quem te disser o contrário, não está a ser honesto. [;)]

Mais vale criar um tópico só para isso ou ter aquele inquérito como há no geral… digo eu.

Um jipe que se aguente bem a 120kmh numa AE… bom… tens ainda que ler mais umas coisas ou então aumentares significativamente o teu budget.

O meu GR raramente passa dos 100, embora, efectivamente a última viagem em AE veio “muito” tempo nos 120kmh, ou seja, ali já muito próximo das 3000rpm. Não é dramático mas não é o ideal.

Normalmente gosto de rolar ali nas 2500rpm em que o ronronar é porreiro e vais nos 100kmh.

Um jipe deste género é necessariamente VELHO, o pinga pinga está lá SEMPRE, se fores habilidoso safas muita coisa sozinho, se fores um zero à esquerda como aqui o Je, estás sempre a arrotar. [:)]

Até agora não tive nada de especial mas tenho a total consciência que do nada e sem avisar pode sempre chegar uma conta de 4 dígitos sem percebermos muito bem como.

Obviamente, se andarmos a apontar a valores mais baixos de compra, a probabilidade de estares a comprar um bicho mais cansado será maior e, portanto, maior a lista de afazeres pendentes…

Não te iludas, vais gastar dinheiro e quem te disser o contrário, não está a ser honesto. [;)]

No fundo é muito isto.

Temos que ter a noção que se tratam de viaturas com 20 anos ou mais, quase sempre com muitos kms, e de mecânicas mais complexas que um simples carro. Quando digo mais complexas quero dizer que tem mais coisas por onde dar despesas, como transmissões, caixas de transferências, etc, ...
mas também há exemplares bem fiáveis que andam, andam, andam... há pessoas que fazem deste tipo de viaturas o único carro e têm mais 300.000 ou 400.000kms e não os largam.

Posso dar alguns exemplos que conheço, ainda há dias estive a falar com um amigo meu que tem uma pick-up Mazda B2500 4x4 desde 1997, tem quase 400k kms e não quer outra coisa, vai regularmente do ribatejo para o fim do alentejo e quase em Espanha à caça para cotadas, isto em muitas semanas do ano, trabalha na construção civil e aquilo é um verdadeiro carro de trabalho, e no entanto para além das peças de desgaste normal nunca deu problemas de maior, é meter gasóleo e andar.
Ele vive aqui na aldeia, na zona de Tomar, casou para cá, mas é de lá de cima de Alijó, e vai lá duas ou três vezes por ano sempre na pick-up, e ainda são muitos kms para cada lado.

Quero com isto dizer que despesas de manutenção vão haver sempre, trocas de material de desgaste também, logicamente, mas quanto a problemas eles podem surgir sim mas caso a manutenção seja feita como deve de ser e por quem sabe, as probabilidade de eles aparecerem reduzem-se um pouco. E claro está, varia também de viatura para viatura, há umas mais fiáveis que outras, mas é como tudo...

Depende também do uso que vais dar ao jipe e depois sorte.
Nos jipes a idade não quer dizer nada nem é fator influenciador do preço como um normal ligeiro.
Primeiro porque são máquinas que começam a escassear e não vão desvalorizar mais do que já desvalorizaram, contudo isso não quer dizer que estejam em boas condições.
Basta pensar em tudo o que é casquilhos e borrachas com 20 anos para se perceber que só nisso ficaria uma pequena fortuna fazer uma manutenção preventiva.
Eu conduzo os meus em AE regularmente 100/120 km/h não há problema algum, não convém é apertar pois na grande maioria as velocidades máximas destes veículos andam pelos 120/140/155 na grande maioria.
Existem alguns ideais de quais são os mais fiáveis e menos fiáveis, mas todos os modelos têm o seu calcanhar de Aquiles. Como tal é tentar perceber o que se pretende gastar e guardar pelo menos 20% desse valor para as manutenções/avarias mais importantes no 1º ano. Contudo é sempre uma sorte conseguir um jipe destes que não tenha nada para fazer.

Back