1° jipe

Tem muitos km? E faz TT?

Os km são relativos, porque a questão está no tratamento, e além disso o mais certo é já não serem os reais.

Assinala ~285 mil km e sim faz TT numa vertente turística.

Passeios organizados (maiores) fez:
- Sahara Desert Challenge;
- 2 x Loures-Fronteira;
- Montijo-Alcácer do Sal.

Depois fez mais alguns, ou então utilizado como carro de férias.

Tem planeado para o ano, assim o realizem, um que atravessa a Península Ibérica, começando em França. A ver vamos...

Eu tenho visto estes carros não para fazer TT duro a partir pedra, mas por serem carros muito versáteis, os consumos são importantes mas para alguém como eu que faz cerca de 20km por dia ou nem isso, não é grande problema.

Quero com isto dizer que seria um carro para o dia-a-dia, e para fazer uns passeios com a Maria ao fim de semana até ao Gerês sem ter pena de meter um carro num estradão e passar em sitios que um citadino não passaria. Acredito que depois de comprar o 4x4 que fosse, iria fazer uma revisão a fundo e gastar umas boas massas nele, mas não contava que fosse gastar 1000€ anuais só em manutenções...

Mas ver carros de 90/95 a custarem 8000€ não fica fácil [:D]

Vou vendo e insistindo e pode ser que a sorte ajude, que pelo que vejo é um pouco por aí...

Já agora, um Terrano 2.7 com 290.000 km já é muito rodado certo?

O TD27 é um motor muito robusto, que aguenta muitos abusos e quilómetros, não me choca um com 290k o meu quando comprei tinha 338k. Para mim, mais importante que a quantidade de quilómetros é em que condições foram feitos.

Em relação à manutenção não há milagres, é o que é... É exactamente como diz o Rui e o Mike, a idade não perdoa e existe sempre algo avariado e a necessitar de cuidados. Podes no entanto poupar bastante € se souberes fazer algumas coisas, como são carros muito básicos a sua manutenção geral é bastante acessível mesmo a quem sabe muito pouco. Além de que muitos dos problemas já estão identificados/diagnosticados, existindo aqui no fórum vários users com modelos iguais (Terrano II).

Os preços andam inflaccionados, quer seja pela pandemia que colocou temporariamente a malta para o passear cá dentro (e onde não há muita gente), quer por ser um tipo de veiculos cada vez mais raro.
Se passar o efeito pandemia, e a respetiva moda temporária do passeio de campo, tirando as epocas altas de transação de jipes, eles podem baixar um pouco.

Por norma não se aconselha um 4x4 como carro de lazer e do dia-a-dia. São carros com uma maior probablidade de manutenção, e não é bom ficar "descalço". Mas em última análise, é o proprietário que deve considerar isso.

O Gêres, falando do PNPG, deve ser atualmente um dos piores sitios para ires fazer de jipe, pois é proibido. Tens no entanto outras coisas perto, igualmente bonitas e permite circulares.
E isto faz-me falar nas médias de quilometros que fazes. Dá 5mil kms ao ano, mas se tomas o gosto isso multiplica-se facilmente. [:D]

Em relação aos custos de manutenção, a mesma é um pouco mais cara que um veículo normal, mas porque tem mais coisas para rever, trocar. Se não pagares mão-de-obra já ajuda na carteira, mas em última análise, e considerando o tipo de utilização que levam, e os anos que têm, é normal teres que ir repondo algumas peças de desgaste.

eu gostava de comprar um jipe para passear no verão... só tipo ir a umas praias mais inacessíveis e não ter de levar o carro do dia a dia para estragar e esse tipo de coisas...

já desisti da ideia porque não me vejo a dar uma pipa de dinheiro por um carro já com um porradão de anos e maltratado.

o que eu gostava era de um suzuki vitara o mais original possível.

também gostava de um kia sportage dos primeiros (tive um há uns 15 anos atrás de que gostei bastante mas que troquei por um Peugeot 206 1.4HDI para poupar no combustível quando passei a fazer muitos kms).

parece que tem tudo ouro e um gajo olha para as fotos e só vê lata!

ainda por cima para mim é essencial ter ar condicionado a funcionar...

só vendendo um rim!

Com sorte consegues um que não meta água quando chove, quanto mais AC funcional...

Há que ter noção do que é comprar um carro com mais de 15 anos, que talvez nunca tenha visto o tecto de uma garagem.

O meu também era um unicórnio, entretanto já vai levar a 2ª ponteira de transmissão, casquilho caixa velocidades, fole, 4 pneus decentes fora os pormenores por fazer.

O AC está lá, mas entre uma falta de carga, fuga ou compressor marado, é deixar quieto, e dizer aos miúdos que é um carro velho, não tocar em nada que pode partir.

Última edição:
eu gostava de comprar um jipe para passear no verão... só tipo ir a umas praias mais inacessíveis e não ter de levar o carro do dia a dia para estragar e esse tipo de coisas...

já desisti da ideia porque não me vejo a dar uma pipa de dinheiro por um carro já com um porradão de anos e maltratado.

o que eu gostava era de um suzuki vitara o mais original possível.

também gostava de um kia sportage dos primeiros (tive um há uns 15 anos atrás de que gostei bastante mas que troquei por um Peugeot 206 1.4HDI para poupar no combustível quando passei a fazer muitos kms).

parece que tem tudo ouro e um gajo olha para as fotos e só vê lata!

ainda por cima para mim é essencial ter ar condicionado a funcionar...

só vendendo um rim!

Por outro lado, nisto dos jipes é comum vender sem perder dinheiro.

Se ficares com ele pouco tempo , sim

Houve uma altura em que registava tudo o que gastava com o meu RR (excepto gasóleo, seguros e impostos) e atingi o "break-even" entre o que me custou e o que gastei com ele passados alguns anos

Aliás, incluía os seguros. Demorei 4 anos! Até abri um tópico num fórum!

2b8541b1e1eb86842ea0471cc43a60e8.jpg

Última edição:
Eu, passado 1 anos estou a 2800€ do Break Even, aplicando-lhe este ano o que quero aplicar mais a "normal" manutenção devo atingir o Break Even daqui a 2 anos :sh) [:D]

Gostava de fazer uma comparação de preços de há uns anos para hoje.

Quem tiver disponível, e não se importar de fornecer a informação coloque:

Marca e modelo do jipe
Ano
Km's
Quanto pagaram
E ano em que compraram

Marca e modelo do jipe
Ano
Km's
Quanto pagaram
E ano em que compraram

Vais entrar em depressão aviso-te já [:D]

o meu não é grande exemplo porque era do eu sogro, com muito poucos kms e realmente imaculado em termos de offroad, mas aqui vai:

Marca e modelo do jipe Suzuki Grand Vitara 2.0TD
Ano 1998/10
Km's 186000
Quanto pagaram 5000€
E ano em que compraram 03/2020

tudo dito...

o que eu pensei, no meu caso, é que me sai mais barato consertar alguma coisa que avarie no carro do dia a dia do que comprar o jipe para a utilização pretendida...

Também não sejamos tão radicais.

Há sempre unidades decentes à venda.

Claro que como outro qualquer carro velho merece atenção e cuidados redobrados na sua manutenção.

É uma questão de absorver e "ouvir" os conselhos do pessoal mais calejado nestas andanças e com essa informação optar por uma unidade menos problemática e mais cuidada.

Também não sejamos tão radicais.

Há sempre unidades decentes à venda.

Claro que como outro qualquer carro velho merece atenção e cuidados redobrados na sua manutenção.

É uma questão de absorver e "ouvir" os conselhos do pessoal mais calejado nestas andanças e com essa informação optar por uma unidade menos problemática e mais cuidada.
É preciso saber andar com um chasso que faz barulhos...
Eu próprio tive de me adaptar não gostava de barulhos no carro mas um jipe que faz monte tem de os ter

É preciso saber andar com um chasso que faz barulhos...
Eu próprio tive de me adaptar não gostava de barulhos no carro mas um jipe que faz monte tem de os ter

Mas é engraçado que o meu chip muda instantaneamente.

Nos meus outros carros detesto barulhinhos, não suporte andar de vidros abertos no Verão, não prescindo do AC, adoro conforto, espaço, suavidade de rolamento, limpeza, aspeto impecável sem riscos ou mossas, etc

Mas quando passo para o GV convivo super bem com antítese completa que é em relação aquilo que enumerei na linha atrás. [;)]

Como a minha Maria não consegue ter essa mesma mudança de chip, detesta andar no GV [:D]

Aka é fácil encontrar o próximo pato. :sh) joking (or not)

Nao concordo, a menos que estejamos a falar de um carro com problemas graves.

Marca e modelo do jipe
Ano
Km's
Quanto pagaram
E ano em que compraram

Terrano 2 SE longo 2.7 td
1995
238 mil km
2850€
2014

Tinha a pintura em mau estado e 1 podre no tejadilho. Situações que estou a corrigir agora.

Nos momentos seguintes à compra percebi que tinha que levar um elevador de vidro é um termostato. Nada de mais…

Acho estranho comprarem com comparação de modelo, kms e idade, como se fosse tudo chapa 5.

Eu prefiro pagar mais por uma unidade em melhor estado. Então no mercado dos jipes existe bastantes variáveis que podem influenciar um bom ou mau negócio.

Voltar
Superior