...

Bem fui hoje fazer o test drive ao focus 90 cv e agora vou pensar e tomarei 1 decisao.
1º ponto é que vos posso garantir que o focus de 90 cavalos demonstra mais força que o citroen c4 110 cv em baixas rotaçoes pelo menos(e visto o vendedor da citroen me dizer que a diferença entre o c4 110 cv e o de 90 cv era mesmo o poder de arranque que tinha mais força),ou seja nem vale a pena comparar com o de 90 cv e tambem testei o c4 90 cv e nisso ele tinha razao.E as mudanças aguentam mais tambem,ou seja eu em 4º em baixa rotaçao o carro aguenta muito bem,e ate se precisarmos de acelarar ele responde sem problemas.
Agora a duvida que eu sinceramente antes de ir para o test nem sabia se queria comprovar o que realmente me pareceu da 1º vez ou se queria que os 2 fossem iguais,porque agora ou escolho o focus pelo conforto em piso,poder de resposta em baixas rotaçoes,a caixa de velocidades muito boa , insonorizaçao do motor e espaço,ou escolho o c4 pela estectica que me atrai mais,pelos 110 cv,ESP,porta luvas refrigerado,e aquelas merdices todas tecnologicas que sao muito porreiras e que faz que o carro daqui a uns bons anos quando sairem outros mais recentes ainda seja atraente.
Terei que pensar bem,para uns a decisao pelo que eu disse ja estava tomada,para outros se calhar nao,a ver vamos.

E atençao que estou a ser imparcial porque ate preferia o c4 pela estectica que adoro e aquelas modernices todas,mas face ao que gostei de andar com o focus nao sei mesmo.

E atençao que isto é so a minha opiniao,outra pessoa que tenha exprimentado os 2 pode achar o contrario.Nao quer dizer que o focus seja melhor.

ps:Blindness se nao me engano fostes tu que dissestes que se o AC fosse automatico o Porta luvas tinha que ser refrigerado,no concessionario garantiram-me que nao é.Nao sei.

Conselhos nesta altura pelo que eu disse ha[:p] ?

Eu acho a insonorização do C4 muito boa, principalmente em altas velocidades, é muita pouca a diferença para velocidades médias o ruído. Quanto ao carro aguentar-se melhor em rotações mais baixas, aí és capaz de ter razão, mas eu não tenho problemas em mudar de mudança, pois vinha de um Alfa 146 e isso era é o pão nosso de cada dia... [;)]
Acho esquisito é isso da menor força em baixas do C4 110cv, mas o Focus é capaz de dar "menos" trabalho à caixa, percebo o que dizes. Quanto ao conforto/comportamento, não posso medir critérios, pois não experimentei o Focus. Acredito que o Focus com jantes de 16" seja um pouco mais confortável em termos de "piso" por causa das jantes de 17" do C4, mas aposto que a nível de interiores, de "mariquices" e de "bem-estar" o C4 ganhará na boa. Se tivesse de escolher racionalmente um carro para cidade, provavelmente o Focus, mas o C4 é um melhor compromisso preço/qualidade, se é que me percebes. E como não gosto nada do aspecto e da estética do novo Focus (prefiro 1000 vezes o anterior), e o C4 nisso é quase imbatível, então C4 seria sempre a minha escolha [:)] (e não me canso de ver C4's nem do meu!)

Espero que decidas bem.

PS- Se o carro for para manter o maior tempo possível, acho que se calhar optaria pelo C4, mas se queres um carro mais "útil" acho que deves ir pro Focus

Eu acho a insonorização do C4 muito boa, principalmente em altas velocidades, é muita pouca a diferença para velocidades médias o ruído. Quanto ao carro aguentar-se melhor em rotações mais baixas, aí és capaz de ter razão, mas eu não tenho problemas em mudar de mudança, pois vinha de um Alfa 146 e isso era é o pão nosso de cada dia... [;)]
Acho esquisito é isso da menor força em baixas do C4 110cv, mas o Focus é capaz de dar "menos" trabalho à caixa, percebo o que dizes. Quanto ao conforto/comportamento, não posso medir critérios, pois não experimentei o Focus. Acredito que o Focus com jantes de 16" seja um pouco mais confortável em termos de "piso" por causa das jantes de 17" do C4, mas aposto que a nível de interiores, de "mariquices" e de "bem-estar" o C4 ganhará na boa. Se tivesse de escolher racionalmente um carro para cidade, provavelmente o Focus, mas o C4 é um melhor compromisso preço/qualidade, se é que me percebes. E como não gosto nada do aspecto e da estética do novo Focus (prefiro 1000 vezes o anterior), e o C4 nisso é quase imbatível, então C4 seria sempre a minha escolha [:)] (e não me canso de ver C4's nem do meu!)

Espero que decidas bem.

PS- Se o carro for para manter o maior tempo possível, acho que se calhar optaria pelo C4, mas se queres um carro mais "útil" acho que deves ir pro Focus

Discordo completamente, aliás acho precisamente o contrário, não sei até que ponto as "mariquices" do C4 não começam a dar raia, com o passar dos anos. Mas pronto, cada um tem a sua opinião.

Cumpts [;)]

Eu acho que o que o Ordos quer dizer é que em termos de estectica e o carro vir com aquelas mariquices todas daqui a uns anos ja nao esta tao velho em termos de visual do que o Focus se calhar.Alias acredito que saira 1 Focus novo bem mais rapido do que 1 C4.Em termos de problemas mecanicos e isso ja nao posso opinar.
Ou seja o design do C4 é mais futuristico logo ira se aguentar mais anos do que o focus,se nao estou enganado..
Em relaçao a pequenos problemas com o passar do tempo e kilometros ja tenho a ideia que o Focus sera mais fiavel.

Last edited:
Mas dentro de pouco tempo escolherei,vou pensar e direi qualquer coisa....Qualquer 1 dos 2 irei bem servido,so ainda estou a demorar muito tempo a decidir pois nao quero comprar 1 e depois arrepender-me de certa fora de nao ter escolhido o outro : )

Mas obrigado pelas opinioes,foram uteis ; D

Discordo completamente, aliás acho precisamente o contrário, não sei até que ponto as "mariquices" do C4 não começam a dar raia, com o passar dos anos. Mas pronto, cada um tem a sua opinião.

Cumpts [;)]

Do pessoal que tem o C4 há mais tempo, são poucas ou quase nenhumas as queixas sobre equipamento. A nível de desgaste das mariquices do C4, talvez possa dizer que a única coisa que não vejo durar-me 10 anos, é a força nos botões do volante, e talvez a capacidade das "portinhas" dos pequenos compartimentos do tablier (que eu quase não uso, por isso são irrelevantes) mas quem sabe não me irei surpreender, os materiais do tablier são de boa qualidade, não prevejo desgaste permaturo e a longo prazo, não sei não.

Do Focus não posso falar infelizmente.

E sim, estava a falar da estética que irá durar bastantes anos sem "cansar". Eu sou um adepto de estética automóvel e acho que este C4 é dos mais arrojados, se calhar mais o coupé do que a berlina, que é o que tenho, e bem conseguidos do ramo automóvel nos últimos anos (até os anúncios publicitários ajudam a isso, pena o carro não dançar nem ser um auxílio para patinar no gelo [:D] )

Já o desenho exterior do Focus, parece-me uma regressão do belo modelo que era o anterior.

Eu acho que o que o Ordos quer dizer é que em termos de estectica e o carro vir com aquelas mariquices todas daqui a uns anos ja nao esta tao velho em termos de visual do que o focus se calhar.Alias acredito que saira 1 focus novo bem mais rapido do que 1 c4.Em termos de problemas mecanicos e isso ja nao posso opinar.
Ou seja o design do c4 é mais futuristico logo ira se aguentar mais anos do que o focus,se nao estou enganado..
Em relaçao a pequenos problemas com o passar do tempo e kilometros ja tenho a ideia que o focus sera mais fiavel.

Em relação à estética é subjectivo, não podemos gostar todos do mesmo, contudo os europeus tem um gosto muito parecido, ou não fosse o Focus um dos mais vendidos do segmento.
Em relação à parte que está a bold, concordo. O Focus acho que sai um novo em 2009/2010.

Cumpts

Last edited:
eh lá, se estás assim tão indeciso, estou com a impressão que te vais arrepender independentemente da escolha, ou seja, se na tua mente estão renhidos, quando tiveres um deles, de vez em quando, irás pensar no outro (qualquer que seja). Olha, pede opinião à mulher/namorada/namorado (nunca se sabe, lol) em termos estéticos qual preferem, já que para ti dá igual.

E um conselho, quando o comprares, disfruta aquilo que tens e não penses naquilo que poderias ter comprado.

eh lá, se estás assim tão indeciso, estou com a impressão que te vais arrepender independentemente da escolha, ou seja, se na tua mente estão renhidos, quando tiveres um deles, de vez em quando, irás pensar no outro (qualquer que seja). Olha, pede opinião à mulher/namorada/namorado (nunca se sabe, lol) em termos estéticos qual preferem, já que para ti dá igual.

E um conselho, quando o comprares, disfruta aquilo que tens e não penses naquilo que poderias ter comprado.

É complicado quando se esta tao indeciso entao quando se pede opinioes e todos inclusive namorada diz que a decisao é nossa nao ajudam muito.lol

Last edited:
Eu sei que ja ando nisto pelo menos a 3 meses,desculpem la estar-vos a chatear mas epa é melhor agora do que depois arrepender-me..e tempo nao me falta,nao é 1 necessidade urgente,mas nao se preocupem que nao vos chateio mais,so quando escolher 1 agora : )

O tecto panorâmico é uma solução de compromisso, sabes que não terás a mesma solidez, mas sabes que o ambiente a bordo será muitíssimo mais agradável, é questão de saber se estás a pensar conduzir normalmente e em segurança ou se estás a pensar ir fazer uns rallies pela serra de Sintra :D

(Uma vez vi num forum francês um desses rachado, não sei até que ponto é comum ou não, mas se queres saber mais, talvez seja boa ideia procurar pelos carros da peugeot "SW" que costumam ter esse género de tectos, e como as marcas são a bem dizer a mesma, terás ideia da fiabilidade da coisa)

Eu tenho uma Peugeot 307 SW Hdi e desconheço problemas com o tecto panoramico. Conheço bastantes pessoas com SWs, algumas delas de 2002 e sem problemas nenhuns nesse aspecto.

A verdade é que estar tão indeciso deve de ser lixado. Por exemplo no meu caso seria muito mais fácil porque embora reconheça as qualidades do Focus, acho-o perfeitamente banal em termos estéticos. Ainda hoje, ao fim de alguns meses ainda olho para trás ao deixar o carro no estacionamento, é um carro de belíssimo efeito.

Uma coisa que poderia ajudar, seria acrescentares um extra, qualquer que seja, mas que diferenciasse bem os dois, que tal? Assim terias mais uma razão...

De uma maneira muito simplista...os dois têm qualidade semelhante, né?

Preferes a estética do C4, não é?

Então, tá feito [:D] C4 [:cool:][br:)]

O Focus 90 cv connectiun fica-me por 18mil euros com retoma e o Citroen C4 110 cv vtr fica-me por 17500 mil euros tambem com retoma de 1 carro mais outro em fim de vida.

Last edited:
Olhem no topico do Ford Focus exemplificaram da melhor maneira a minha duvida ou seja escolher o C4 pelos cavalos a mais e extras,ja para nao falar na estectica ou o Focus que tambem é muito porreiro mas com menos potencia,menos extras e ambos pelo mesmo preço,mas sente-se aquela garra coisa que no C4 nao se sente tanto,segundo dizem pela caixa ser diferente!!!

Last edited:
Como já te disse há uns tempos, eu teria optado pelo Focus, mas isto simplesmente pq gosto mais da estética dele e acho-o mais espaçoso, principalmente atrás.

Mas se tu gostas mais do interior do C4, acho que a tua opção já está tomada... E se até te sai mais baratito...

Back