[Mercado] 1º Jipe

Mas na estrada molhada são algo complicados. Carroçaria estreita e alta, suspensões não muito evoluidas dão direito a algns sustos. Nesse aspeto o Pajero segura-se melhor

O terrano II é a tua melhor hipótese.

Ou então fazes como eu, tens paciência, ficas-te por um carro, e uma mota de cross para dias de sol e matar o bichinho de ir para o mato esgravatar, e quando houver mais €'s, venha uma coisa boa tipo Land Cruiser, ou até um UMM mas com uma muito boa revisão.

O único problema dos UMM's, aparte de não serem nada cómodos nem práticos para o dia a dia, é que começam a ter uma certa idade, e a ter problemas... Ok, são fáceis de resolver, mas é chato ter de parar por uma aquecidela, ou ter de atestar óleo cada X quilómetros (poucos), etc. Este verão por exemplo, numa viagem de Lisboa a Sevilha, fiquei sem embraiagem, devido a um simples tubo de borracha que custava 10 €. Segui viagem, bastante devagarinho (não podia passar dos 80 senão come mais óleo que gasóleo [:D]) e claro que não foi das melhores viagens. É um exemplo de uma avaria, se é que se lhe pode chamar isso, que se arranja, e podes seguir viagem, mas é um incómodo...

Não estou a dizer que são fiáveis, só que infelizmente já não se fazem novos (certo governo certificou-se disso [8b]), e a maior parte já sofreu mesmo muito. É jipe para comprar e gastar algum dinheirinho e pô-lo em condições muito boas de mecânica. E a partir daí é só curtir uns banhitos de lama [kiss]

Os UMM´s são claramente boa opção mas para ter como segundo carro para as escapadelas, ter um como carro principal para fazer maioritariamente estrada e cidade já tem contornos de sadomasoquismo...

Sendo assim do que andei a pesquisar entre orçamento , zona onde eles estão e Km , encontrei estes modelos

Range Rover 2.5 td e dt

Suzuki Vitara 1.9 D JLX

Opel Frontera 2.5 TDS SPORT

Lada Niva 1.9d

Nissan Terrano II 2.7 SGX

UMM Alter

já agora encontrei tambem alguns DAIHATSU ROCKY 2.8TDI , são algum brinquedo para eu me meter , ou é melhor fugir dele ?

Destes escolhia entre o RR TD e o UMM dependendo do estado de cada um.
O 1º pelo conforto e maior versatilidade
O 2º pelas excelentes capacidades TT e simplicidade da mecanica

Atenção que o UMM não é tão desconfortavel como dizem o pior é o barulho a partir dos 80/90

Em termos de consumos e para uma utilização essencialmente em TT faço normalmente 12/13 no atmo e 15/16 no turbo
Em estrada ja fiz 7,6 no atmo com pneus de estrada mas habitualmente faço a volta dos 9l não passando dos 80/90

Última edição:
Para mim era sem qualquer dúvida um Range 3 portas com motor VM. O jipe é lindo e tratando do problema de sobreaquecimento é um bom carro, atendendo à idade que tem.

Já estive nesta situação de pré compra de jipe (com orçamento baixo que sou forreta por natureza e custa-me gastar em luxos) e na altura limitei-me ao Range Rover, ao Jeep Cherokee e ao Terrano II.

Li e reli, vi fóruns atrás de fóruns e apesar da preferência ser sempre pelo Range assustei-me com o motor VM. Decidi que para o que eu queria (TT soft, espaço para tralhas da pesca e surf e que não me deixasse apeado) o mais indicado era o TerranoII.

No final de contas acabei por não comprar nenhum! [8b] O alto índice de forretismo assim o ditou, mas não tenho dúvidas que tinha feito a escolha errada. O Terrano apesar de ser um bom jipe quando vejo um é como ver outro qualquer carro. Mas quando passa um Range...[br:)]

Isto tudo para dizer que na minha opinião, tens de ir para aquele que te desperta mais os sentidos e te identificas mais. Isto dos jipes é uma paixão, tem de se ir para onde o coração manda e sobra pouco espaço para a racionabilidade.

Já agora, talvez estejas a dar demasiada importância ao número que aparece no conta km. Mais valem 200k bem estimados do que 100k a partir.

Destes escolhia entre o RR TD e o UMM dependendo do estado de cada um.
O 1º pelo conforto e maior versatilidade
O 2º pelas excelentes capacidades TT e simplicidade da mecanica

Atenção que o UMM não é tão desconfortavel como dizem o pior é o barulho a partir dos 80/90

Em termos de consumos e para uma utilização essencialmente em TT faço normalmente 12/13 no atmo e 15/16 no turbo
Em estrada ja fiz 7,6 no atmo com pneus de estrada mas habitualmente faço a volta dos 9l não passando dos 80/90

A negrito: Não é o pior do pior, mas comparado com as opções, Discovery, Terrano II e RR, é bastante desconfortável.

Esqueci-me há bocado de referir um aspecto no UMM que muita gente não tem em conta: O motor (no Alter, atmosférico, é o que montavam as Peugeot 505 GRD) está montado numa posição muito "central", com isto quero dizer que foi propositadamente colocado por cima e algo para trás do eixo dianteiro, o que faz com que o jipe tenha uma estabilidade muito boa. Tem um motor muito inferior em termos de performances, mas durável e a sua disposição faz com que seja um carro de condução muito boa. Não é um desportivo, mas esta é uma das razões pela qual passa em sítios nos quais Discovery's, Terranos e etc não passam.

A questão dos consumos relativamente baixos, além de ter um motor algo económico, não se poderá dever ao facto de pesarem cerca de 1600 quilos? Não tendo a certeza do que digo, acho que é um peso bastante baixo para um TT puro e duro.

Ora bem...

Consumos acima de 10 L/100 m - check!
Manutenção mais cara - Check!
Carro "velho" (mais problemas) - check!
Condução peculiar - check!
Dinheiro não abunda - Check!
Viagens lentas - Check!
Classe 2 - Check!

Ainda queres um jipe? [:D]

Basicamente com esse orçamento, incluindo uma revisão decente e para aquilo que queres usar o carro tens muito poucas opções.

Eu resumia a minha pesquisa a Jimny, Vitara, Terrano I/II, discovery (e estes teriam que ser dos modelos mais antigos)

Se quiseres a gasolina eu considerava um Panda 4x4 (consumo desde o 6 L/100), um Rav4 ou um Pinin. São jipes de homem sem H grande, mas também o teu orçamento o é. [:D]

A negrito: Não é o pior do pior, mas comparado com as opções, Discovery, Terrano II e RR, é bastante desconfortável.

Esqueci-me há bocado de referir um aspecto no UMM que muita gente não tem em conta: O motor (no Alter, atmosférico, é o que montavam as Peugeot 505 GRD) está montado numa posição muito "central", com isto quero dizer que foi propositadamente colocado por cima e algo para trás do eixo dianteiro, o que faz com que o jipe tenha uma estabilidade muito boa. Tem um motor muito inferior em termos de performances, mas durável e a sua disposição faz com que seja um carro de condução muito boa. Não é um desportivo, mas esta é uma das razões pela qual passa em sítios nos quais Discovery's, Terranos e etc não passam.

A questão dos consumos relativamente baixos, além de ter um motor algo económico, não se poderá dever ao facto de pesarem cerca de 1600 quilos? Não tendo a certeza do que digo, acho que é um peso bastante baixo para um TT puro e duro.

Os motores mais comuns 2.5 e o 2,5 td vem da Peugeot que utilizava nas 505 GRD/GTD (existem muitos mais motores como os 6 cilindros 2,5i e 2,5 TDS da BMW, o 2,1 HDI)
A versão atmosferica atenua a falta de potencia com uma caixa com relações muito curtas.
O peso é ligeiramente maior, anda a volta dos 1700 kg nas versões curtas.

As versões longas tem um nivel de conforto muito superior e os ultimos (alter 2000) tem perfomances em estrada bastante interessantes com o 2,1 HDI.

Última edição:
Lá anda o pessoal a insistir no UMM. Concerteza que pouco ou nada andaram num para falar em conforto ou viagens em estrada ou então os referenciais que têm de conforto são visivelmente baixos.
O rapaz quer um TT para o dia a a dia e viagens e recomendam-lhe um UMM ? [8b]
Dizer que um UMM passa num sítio onde um Discovery não passa é no mínimo hilariante[:D].
A escolha é fácil Pajero, Land Cruiser ou Terrano II, mais do que o modelo interessa o estado dele.
Destes 3 anteriores o Pajero é aquele que na versão GLX e GLS apresenta a melhor transmissão e com mais possibilidades do grupo. Problemas conhecidos: Problemas de aquecimento pois tendo uma caixa muito curta rodam sempre muito perto do red -line em AE principalmente na versão 2.5 TD
O Land Cruiser o que tem melhor motor e cruzamento de eixos, pena que não tenham incluido o diferencial traseiro bloqueável a 100% de série e meteram mariquices cromadas em tudo quanto é sítio. [8b] Problemas conhecidos: cabeça do motor 3.0TD tende a rachar com uns apertões
TerranoII é o mais honesto destes 3. Tem uma transmissão simples mas robusta. Equipamento de bom nível e conforto QB inferior aos outros 3.
Na sua versão de 125 cv é um bom sprinter com motor à prova de bala e caixa de velocidades quase indestrutível (proveniente da pick VG30 V6). Problemas conhecidos: folgas na barra de direcção

Depois para o TT há de tudo.
Qualquer um deles com uns pneus MT pode fazer muita coisa o limite normalmente está nos condutores.

Por mim também era um Jimny....apesar de ser a gasolina, não deve gastar mais euros/km que um dos grandes a gasoleo. Para o dia a dia tem dimensões mais simpaticas, e arranjas um que nao seja demasiado velho...
E foge dos Freelander...dois amigos têm, e gastam dinheiro na oficina que é um disparate...

Atadinho - o meu principal candidato agora talvez seja o Terrano , pelos simles facto de o Vitara não me agradar , os
Range gostava muito de um , mas tambem tenho essa noção , com este orçamento seria uma compra demasiado arriscada , os
frontera que encontrei até nem têm muitos Km , nenhum deles chega aos 200Km , são todos á volta dos 150Km , mas tendo tu
um , não são carros para muitos Km ? o UMM só está na lista mesmo por ser uma "paixão" , mas dificilmente comprarei um
o Lada , não é o rei do conforto mas tambem me dizem que não é assim tão mau

Request - até nos motores são iguais ? tanto faz comprar um Ford ou um Terrano ? se gastam menos 1 a 3 que os restantes
devem ter médias de 10L 11L ?

Gib - dos Range que encontrei uns são dt outros td , pelo que estás a dizer os Td , são os Turbo Diesel e os dt são com
motores BMW ? é essa a diferença ? já agora , falas que os terrano dão direito a alguns sustos , quais ? obrigado pela
imagem , ajudou bastante

Lisboeta - tou a ver que sim , ainda acabo por ir para um Terrano , o problema nessa ideias é , as duas coisas , não tenho
carro próprio , tenho o da minha mãe e o do meu pai , mas dai querer comprar um para mim , porque nem sempre posso usa-los
e tendo um meu sempre tinha mais liberdade , não tinha de estar a pedir se podia usar e estar sempre com aquele receio de
dar algun toquezinho e depois ter de estar a explicar e essas coisas , quanto á mota , não tenho carta . o meu medo nos
UMM é exactamente esse , tem problemas , não são problemas de milhares de euros , mas são problemas chatos que acabam por
estragar viagens ou assim .

u89 - sendo assim qual dos UMM aconcelhas , acho que existem duas motorizações certo ? um Atmosférico e um TD ?

Platinum - percebo perfeitamente o que queres dizer , mas para comprar aquele que me diz mais , teria de alargar o meu
orçamento um bom bocado , porque para mim , era um Toyota LandCruiser BJ40 , ou o Lando Cruiser exactamente asseguir a esse
mas infelizmente , e por um lado devido tambem ao referido Forretismo , este é o meu orçamento e estes sonhos têm de ficar
para mais tarde .

bizarro - obrigado pela opinião , quanto aos a gasolina o unico que era capaz de comprar era o Panda , não é um jipe mas
tambem é um carro do qual gosto muito , e consome pouco

TerranoII - apesar de gostar mesmo muito do UMM , acabo por concordar contigo , os Pajero tambem risquei da lista apenas
pelos consumos , os Land Cruiser , por este preço não se encontram , sobram os Terrano II , que até agora se estão a mostrar
a opção mais viavél .

já agora , ainda ninguem falou , e ja encontrei tambem alguns á venda , os DAIHATSU ROCKY 2.8TDI . valem a pena ?

TiagoLeal - sabes mais ou menos os consumos do Jimmy ? é que não é um que me desagrade mas o facto de ser a gasolina e de as motorizações serem fraquitas , tiram-me a vontade

Os jipes dignos desse nome têm todos comportamento estradista perigoso para o comum dos mortais que anda em rasteirinho.
Elevado centro de gravidade, maior deslocamento de massas, pior travagem, entre outros. É necessário ter esta noção antes de escolher um veículo destes para o dia.a.dia.

luisousa6 - já tive esse em conta , mas visto que partilha tudo com o pajero , e eliminei o pajero pelos seus consumos , por consequencia eliminei o Galloper tambem

TerranoII - tenho perfeita consciência que um jipe não se comporta como um qualquer automovel e que muito menos se conduz como um qualquer automovel , dai o meu fascinio e tamanho interesse por eles

ora bem...

Consumos acima de 10 l/100 m - check!
Manutenção mais cara - check!
Carro "velho" (mais problemas) - check!
Condução peculiar - check!
Dinheiro não abunda - check!
Viagens lentas - check!
Classe 2 - check!

Ainda queres um jipe? [:d]

basicamente com esse orçamento, incluindo uma revisão decente e para aquilo que queres usar o carro tens muito poucas opções.

Eu resumia a minha pesquisa a jimny, vitara, terrano i/ii, discovery (e estes teriam que ser dos modelos mais antigos)

se quiseres a gasolina eu considerava um panda 4x4 (consumo desde o 6 l/100), um rav4 ou um pinin. São jipes de homem sem h grande, mas também o teu orçamento o é. [:d]

certissimo!
Eu só considerava o Pajero 2.5 ou 2.7

Gib - dos Range que encontrei uns são dt outros td , pelo que estás a dizer os Td , são os Turbo Diesel e os dt são com
motores BMW ? é essa a diferença ? já agora , falas que os terrano dão direito a alguns sustos , quais ? obrigado pela
imagem , ajudou bastante

Os pneus são estreitos, o centro de gravidade muito alto, a carroçaria muito alta em comparação com a largura e eixos estreitos dão lugar a alguns sustos. Nesse aspecto o Pajero porta-se bem melhor. Mas cuidado que um gipe não é um ligeiro.

Atadinho - o meu principal candidato agora talvez seja o Terrano , pelos simles facto de o Vitara não me agradar , os
Range gostava muito de um , mas tambem tenho essa noção , com este orçamento seria uma compra demasiado arriscada , os
frontera que encontrei até nem têm muitos Km , nenhum deles chega aos 200Km , são todos á volta dos 150Km , mas tendo tu
um , não são carros para muitos Km ? o UMM só está na lista mesmo por ser uma "paixão" , mas dificilmente comprarei um
o Lada , não é o rei do conforto mas tambem me dizem que não é assim tão mau
Cuidado que os Fronteras por esses preços não têm poucos Kms, marcam poucos Kms...
Os motores são fiáveis. Até o 2,5VM é tão ou mais fiavel que os outros, necessita é de "cuidados especiais". A probabilidade de comprares um com a(s) colassa(s) danificada(s) é muita. Por isso deves procurar um 2.8.
O ponto mais fraco é o diferencial dianteiro, não gosta de pneus cardados ou de medidas "generosas". Há que diga que é feito de cristal, mas eu acho que é feito de cartão mesmo[8b]. Sofrem também do problema de falta de peças, a própria Opel já não fabrica/vende uma boa parte delas...
As capacidades TT são boas, chegam mesmo a surpreender... O meu tinha amortecedores e molas + 5cm, barra estabilizadora trazeira "off" e cubos manuais AVM(200€ bem gastos), nunca me deixou ficar mal apesar dos pneus A/T... Os consumos andam na ordem dos 10L. Já me esquecia, a fragilidade do diferencial dianteiro é um "entrave" nas manobras mais radicais.
Por tudo isto e mais alguma coisa, entre o Terrano e o Frontera, escolhia o Terrano![;)]

Voltar
Superior