2009 Opel Astra

Mas o actual não teve um periodo de vida demasiado curto?:sh)

De qualquer maneira parece que vai ter bom aspecto[;)]

Parece que terá os mesmos faróis do Insignia.

Será que no Salão de Paris vai lá estar um concept a antecipar este novo Astra?

Este é de 2004, já a mudar TUDO?!

100.jpg

Realmente a base antiga e arcaica bem precisa de reforma, mas o desenho era novo.

O interior não me parece que tenha ido para melhor (esteticamente).
é igual ao do Insignia.

Cada vez mais tenho a impressão que esta renovação sofre terrivelmente do: "Oh não...se o Golf vai ser renovado, nós temos que fazer o mesmo".

É que o interior do actual até parece fazer melhor figura que este...totalmente...chevrolezado.
André, vamos lá ver uma coisa: estás somente a falar de arqui-rivais e o Golf - creio que não vou dizer nenhuma asneira - tem perdido alguma "notoriedade" face ao Astra a cada nova geração que sai.

O que está a acontecer agora não muito é diferente do que aconteceu em 1997 com a geração IV do Golf, quando a Opel também se apressou a divulgar imagens, então já oficiais, da geração G do Astra.

E o Golf V foi apresentado em 2003, tendo a Opel apresentado o Astra H em 2004.

Mas há aqui um pormenor, quanto a mim, bastante importante: a Opel não está a fazer a substituição do Astra à pressa (tipo "se o Golf é renovado temos JÁ de ir a correr fazer o mesmo")!

A calendarização mantém-se: Frankfurt 2009 - salvo erro costuma ser em Setembro, com as vendas a iniciarem-se depois. Ou seja, ainda falta um ano inteirinho, ao passo que o Golf "já cá está" (no mercado). E a sensação que tenho, ao ver as fotos-espia, é que se eles (Opel) quisessem podiam lançar já amanhã o carro! :eek:

Por isso, mais coisa menos coisa em termos de tempo de mercado, mantêm-se os 6 anos entre gerações Astra: F de 1992 a 1998, G de 1998 a 2004, H de 2004 a 2010, o que é notável para os padrões actuais, mais a mais quando a meio do ciclo de vida recebem apenas uns ligeiros retoques apr:)

A suposta "vida curta" do Astra H é então, como se pode ver, uma falsa questão [;)]

Quanto ao mudarem o desenho do interior, posso dar a opinião de um actual cliente Astra (satisfeito, BTW): não há mal nenhum em mudarem, desde que seja para melhor. Aguardo para confirmar in loco.

Considero o Astra actual agradável por dentro, mas padece de alguns pequenos defeitos que me parecem a caminho de serem corrigidos. E é bom sinal ver que aparentemente a Opel atendeu às críticas feitas à actual geração.

"Chevrolezado"... até pode ser... também é GM, por isso as semelhanças acabam por ser naturais...

"Plastificado", também pode parecer, mas devemos dar o benefício da dúvida até ver ao vivo. Mais uma vez digo, a aposta parece-me muito forte para arriscarem um decréscimo no nível de qualidade que já atingiram com as anteriores gerações.

Acima de tudo acho que a divulgação destas fotos foi uma boa jogada de antecipação por parte da Opel, numa altura em que se aproxima o Salão de Paris e no qual duas das maiores "vedetas" vão ser precisamente os principais concorrentes do Astra à liderança do segmento.

André, vamos lá ver uma coisa: estás somente a falar de arqui-rivais e o Golf - creio que não vou dizer nenhuma asneira - tem perdido alguma "notoriedade" face ao Astra a cada nova geração que sai.

O que está a acontecer agora não muito é diferente do que aconteceu em 1997 com a geração IV do Golf, quando a Opel também se apressou a divulgar imagens, então já oficiais, da geração G do Astra.

Mas há aqui um pormenor, quanto a mim, bastante importante: a Opel não está a fazer a substituição do Astra à pressa (tipo "se o Golf é renovado temos JÁ de ir a correr fazer o mesmo")!

A calendarização mantém-se: Frankfurt 2009 - salvo erro costuma ser em Setembro, com as vendas a iniciarem-se depois. Ou seja, ainda falta um ano inteirinho, ao passo que o Golf "já cá está" (no mercado). E a sensação que tenho, ao ver as fotos-espia, é que se eles (Opel) quisessem podiam lançar já amanhã o carro! :eek:

Por isso, mais coisa menos coisa em termos de tempo de mercado, mantêm-se os 6 anos entre gerações Astra: F de 1992 a 1998, G de 1998 a 2004, H de 2004 a 2010, o que é notável para os padrões actuais, mais a mais quando a meio do ciclo de vida recebem apenas uns ligeiros retoques apr:)

A suposta "vida curta" do Astra H é então, como se pode ver, uma falsa questão [;)]

Quanto ao mudarem o desenho do interior, posso dar a opinião de um actual cliente Astra (satisfeito, BTW): não há mal nenhum em mudarem, desde que seja para melhor. Aguardo para confirmar in loco.

Considero o Astra actual agradável por dentro, mas padece de alguns pequenos defeitos que me parecem a caminho de serem corrigidos. E é bom sinal ver que aparentemente a Opel atendeu às críticas feitas à actual geração.

"Chevrolezado"... até pode ser... também é GM, por isso as semelhanças acabam por ser naturais...

"Plastificado", também pode parecer, mas devemos dar o benefício da dúvida até ver ao vivo. Mais uma vez digo, a aposta parece-me muito forte para arriscarem um decréscimo no nível de qualidade que já atingiram com as anteriores gerações.

Acima de tudo acho que a divulgação destas fotos foi uma boa jogada de antecipação por parte da Opel, numa altura em que se aproxima o Salão de Paris e no qual duas das maiores "vedetas" vão ser precisamente os principais concorrentes do Astra à liderança do segmento.

Se o concorrente fosse só o GOlf!!! A nivel de interiores pelo menos em qualidade o novo ford focus restilizado está uns furos acima por exemplo. O Fiat Bravo equipara-se mas tem o tal flair Italiano no desenho, o Peugeout 308 também está uns furos acima em termos qualitativos...dai a Astra precisar de remodelar...mas....o Focus também vai ser remodelado, e se subir a bitola,cuidado astra,cuidado franceses e golf.[:cool:] O "conhecido antigamente por peugeout sales" sabia bem o que fazia ao mudar para um dos players com os melhores produtos actualmente no mercado.

Se o concorrente fosse só o GOlf!!! A nivel de interiores pelo menos em qualidade o novo ford focus restilizado está uns furos acima por exemplo. O Fiat Bravo equipara-se mas tem o tal flair Italiano no desenho, o Peugeout 308 também está uns furos acima em termos qualitativos...dai a Astra precisar de remodelar...mas....o Focus também vai ser remodelado, e se subir a bitola,cuidado astra,cuidado franceses e golf.[:cool:] O "conhecido antigamente por peugeout sales" sabia bem o que fazia ao mudar para um dos players com os melhores produtos actualmente no mercado.
Mas eu sei que o concorrente não é só o Golf! [;)]

O que quis demonstrar é que o "alvo" ou referência do Astra sempre foi o Golf, o lançamento das novas gerações de ambos sempre andaram praticamente par a par.

Sobre o que dizes àcerca da qualidade do actual Astra é que já não posso concordar. Para mim continua no topo do segmento, apenas uns furos abaixo do... Golf, em matéria de qualidade de construção e acabamentos.

Os outros, que conheço relativamente bem, estão uns furos abaixo do Astra. Uns por causa dos materiais, outros por causa da construção. O Astra é, quanto a mim, o mais equilibrado.

Mas isto é aquela discussão que toda a gente já sabe que dá pano para mangas e normalmente não leva a lado nenhum, por isso gosto de frisar que é a minha opinião, baseada na minha experiência pessoal com esses modelos. [;)]

Gosto desta conversa dos plasticos, alguem tem um carro com o interior em prata, bronze ou ouro? Há sim plasticos mais agradaveis, outros menos agradaveis! Para além de ainda não ter visto o carro :O so vi uma pequena amostra, onde o interior ainda se encontra "fora do lugar"! Para mim deve de ser uma das grandes novidades no segmento, e se adpta alguns pontos do Insignia melhor, pois caso não repararam nos interiores Vectra A ( Astra F ), Vectra B ( Astra G ), Vectra C ( Astra H )!

Antes demais...excelente eixo argumentativo [;)]

Não concordo que o Golf tenha perdido notoriedade a cada geração, face ao Astra.

Acho que isso aconteceu na última geração, apenas. Em 98, o Astra (G? Confundo-me sempre com essa nomenclatura [:D]), nem de longe, nem de perto, teve o impacto que o Golf IV teve, que foi uma loucura total (listas de espera enooooooormes....) em termos de entrada no mercado.

E isso aconteceu dado que o V causou celeuma pela diminuição da qualidade percebida e luxo do interior e o Astra apareceu com um interior que transpirava esse tipo de qualidade, digamos, "vistosa".

Sim, lembro-me que as primeiras informações sobre o V saíram em finais de 2003 para o Salão de Frankfurt, mas se não estou enganado, a Opel começou logo a divulgar informações sobre o Astra H. Fotos não sei, mas lembro-me do caso das "malas", dado que ambos anunciaram 350 L ou parecido ainda antes do salão ou lá o que foi [:D]

Se a Opel já tem o carro totalmente preparado e não o lança parece-me algo pouco provável pois o modelo actual ressente-se em vendas com tanta informação já disponível sobre o novo.

A mim parece-me que a Opel o vai lançar em Genebra e não Frankfurt (estar um ano à espera de algo que já se "conhece", para mais num segmento como este é muito perigoso) o que fará com que o Astra H totalize no mercado...5 anos.

Mesmo que seja só lançado em Frankfurt, totalizará 5 anos e meio.

É um ciclo de vida, manifestamente, curto [;)] tal como o Golf V [;)]

Isto porque os rivais estão a ter ciclos de 6 anos.

De qualquer forma eu percebo a Opel pois no fundo a maior limitação do Astra H é o chassis, que é recauchutado da geração anterior (que nunca brilhou nesse domínio diga-se).

Há pouca coisa que o controlo de amortecimento electrónico pode fazer contra uma mecânica manifestamente ultrapassada face ao principal rival.

Ainda me lembro que no lançamento os Astras disponíveis para a imprensa vinham todos com esse equipamento, para disfarçar a coisa [;)]

Daí que face à nova plataforma disponível no banco de órgãos da GM e face à renovação do Golf, a Opel decidiu avançar para toda uma nova geração.

Curiosamente os papéis inverteram-se, dado que o Golf VI é um mero restyling profundo do anterior.

De qualquer modo, o novo estilo de interiores da Opel (já visto no Insignia) deixa-me muito a desejar porque acho que os anteriores transmitiam muito maior robustez e mesmo...modernidade.

E isso é estranho...uma marca substituir algo apreciado na generalidade por algo aparentemente menos "atractivo", por mais prático e funcional que seja.

Um pouco como o que aconteceu na transição do Golf IV para o V [;)]

André,

Não vou fazer quote à tua resposta senão isto começa a ficar demasiado extenso.

Antes de mais, obrigado pelo elogio sobre a argumentação [;)]

Fica a saber que é recíproco, o que por vezes torna difícil estruturar respostas bem organizadas [:D]

Sobre a notoriedade

O peso dos nomes VW e Golf sempre foi imenso. E seguramente irá continuar a ser. Mas é um facto que hoje já não é aquilo que era, daí eu falar em notoriedade perdida face, principalmente, ao Astra.

O Astra F foi a primeira tentativa a sério de ataque ao Golf (III, na altura). Por alguma razão o nome Kadett foi descontinuado. O Astra F tinha excelente aspecto, mas a qualidade ainda tinha de progredir para "morder os calcanhares" ao Golf III. No entanto, creio este Astra F deixou boas impressões.

Quando a Opel provavelmente pensava ir desferir o golpe fatal na rival, eis que surge o Golf IV, autêntica pedrada no charco do segmento, naquilo a que eu chamaria de início da era "imagem premium" no segmento C.

A performance comercial desse Golf foi algo de brutal, de facto. Lembro-me que toda a gente queria um... TDI, invariavelmente!

Porque àparte a imagem e a aura de grande qualidade, nas motorizações a gasolina e nos níveis de equipamento base e intermédio o Golf acabava por ser pior proposta que o Astra. Além disso, era muito mais caro.

O Astra era muito mais "honesto" na relação preço/qualidade/equipamento, E foi conquistando o seu terreno. As motorizações diesel é que eram o "calcanhar de aquiles do Astra", ficavam a anos-luz dos afamados TDI que toda a gente queria ter.

Isso e a "dieselização" do mercado tornaram o Golf IV num ícone, a tal ponto que ainda hoje fico parvo com os preços que pedem por eles no mercado de usados.

Entretanto começam a surgir alguns problemas no Golf IV que desmistificam a imagem de supra-sumo da qualidade (e fiabilidade, outra grande característica dos VW pré-1997).

Isso, aliado ao desenho pouco inspirado e aos preços muito elevados, fez mossa no Golf V.

Porque eu sou dos que defendo que o V é o melhor Golf de sempre, até hoje. É o que tem a melhor base mecânica e a melhor qualidade de construção, apesar de materiais menos agradáveis à vista face ao IV.

Já o Astra G, apesar de alguns problemas, ia fazendo boa figura.

O design da geração H foi imensamente feliz e o salto qualitativo (tanto em materiais como em motorizações diesel) foi evidente. A Opel foi premiada por isso.

E mais um bocadinho de terreno conquistado à rival VW...

É a minha perspectiva das coisas [;)]

(o resto vou continuar num outro post, que este já parece um testamento [:D])

(continuando, então)

Concordo com tudo o que dizes sobre as bases mecânicas, contra factos não há argumentos [;)]

Já sobre o eventual lançamento em Genebra, não quero acreditar, o que não quer dizer que não aconteça.

E não quero acreditar pelo seguinte: o lançamento deste Astra parece-me estar a seguir as pisadas do do Insignia.

O Insignia está, quanto a mim, atrasado (comercialmente falando) face à concorrência que neste momento está fortíssima. Mas nem por isso a Opel antecipou a sua comercialização [;)]

O Vectra parece suplicar por substituição [:D]

Quero entender isso como um sinal de confiança da Opel no seu produto (a confirmar brevemente, se bem que as primeiras indicações da imprensa especializada são bastante favoráveis).

Portanto, quando disse que a Opel, se quisesse, lançava já amanhã o Astra, disse-o porque de facto o carro parece já estar pronto.

E até era "fácil", pegavam em soluções já conhecidas do actual Astra (como o eixo semi-rigido) e colocavam o novo imediatamente à venda.

Mas talvez tenham aprendido alguma coisa com erros do passado. É com essa expectativa que aguardo o lançamento deste novo Astra [;)]

Para já, as indicações são boas.

Relativamente aos interiores... tenho uma opinião ligeiramente diferente da tua.

Os actuais transmitem robustez, sim, talvez em demasia [:D]. Mas modernidade, acho que não. Também não são arcaicos, mas acho-os demasiado simples.

Estes novos, espero para ver ao vivo. Gostar ou não do desenho já depende do gosto de cada um e aí nada há a fazer [;)]

Mas há coisas que parece que já melhoraram, tanto no Astra como no Insignia. O painel de instrumentos, por exemplo, ou a colocação da manete da caixa.

Nota que eu digo isto enquanto "herdeiro" de um Astra H [:D]

Quanto ao aspecto plastificado, vamos ver. Salvaguardadas as devidas distâncias, lembro que a geração E90 do Série 3 também parecia uma regressão na qualidade face ao E46, mas na pratica verificou-se precisamente o contrário [;)]

Carlitos,

Eu por acaso também sou da opinião de que o Golf V foi o melhor de sempre (em chassis e apuro dinâmico então nem se fala). Contudo, terá sido dos que menos se destacaram da concorrência - em termos de qualidade percebida, entenda-se - , o que não deixa de ser interessante.

Qualitativamente o V é superior do Astra H em quase todos os aspectos... e pelo que tenho lido, o Golf VI foi um salto em frente.

Não sei se a VW vai tentar ou não de novo "piscar o olho" a um público-alvo "semi-premium" (coisa que o IV fazia na perfeição, na falta de alternativas da BMW e a "novidade" A3), ou se vai entrar na confusão da guerra de generalistas.

Embora, como já se tenha dito, seja provavelmente o veículo mais equilibrado do segmento (tal como praticamente toda a restante gama VW), a concorrência não dorme, e aparentemente este Astra também está melhor, assim como o 308 e o Megane...

Antevê-se um "combate" interessante. Mas ainda assim prevejo uma vitória da VW.

Carlitos,

Eu por acaso também sou da opinião de que o Golf V foi o melhor de sempre (em chassis e apuro dinâmico então nem se fala). Contudo, terá sido dos que menos se destacaram da concorrência - em termos de qualidade percebida, entenda-se - , o que não deixa de ser interessante.

Qualitativamente o V é superior do Astra H em quase todos os aspectos... e pelo que tenho lido, o Golf VI foi um salto em frente.

Não sei se a VW vai tentar ou não de novo "piscar o olho" a um público-alvo "semi-premium" (coisa que o IV fazia na perfeição, na falta de alternativas da BMW e a "novidade" A3), ou se vai entrar na confusão da guerra de generalistas.

Embora, como já se tenha dito, seja provavelmente o veículo mais equilibrado do segmento (tal como praticamente toda a restante gama VW), a concorrência não dorme, e aparentemente este Astra também está melhor, assim como o 308 e o Megane...

Antevê-se um "combate" interessante. Mas ainda assim prevejo uma vitória da VW.
É tal e qual como dizes, hpventura [;)]

Sobre o novo VI, como já tive oportunidade de referir no tópico dele, apenas lamento o pouco esforço dos designers para dar mais personalidade àquela traseira, que me parece "desenquadrada" do desenho do carro. Mas pode ser que ao vivo resulte bem, as fotos por vezes enganam. Não é por aí que deixa de ser um excelente produto.

E tal como acredito que o Golf VI, por ter a excelente base do V, irá continuar a ser a referência do segmento, também acredito que este novo Astra será aquele que se vai posicionar mais perto dele.

Sendo que todos os outros também evoluem a olhos vistos e não deixam de ser propostas tentadoras...

Sinceramente acho ainda muito cedo falarmos dos interiores.

Mas também concordo que o Astra H é já uma referência bastante boa a nível de qualidade.

Artigo da Autoexpress acerca da apresentação e começo da produção:

Production starts next year at the firm’s Ellesmere Port plant in Cheshire, and the Astra is sure to wow onlookers when it debuts at the 2009 Frankfurt Motor Show.

http://www.autoexpress.co.uk/news/autoexpressnews/227625/next_astra_comes_out_of_the_shadows.html

Começam a surgir várias referências em relação ao lançamento apenas em Frankfurt 2009.

Comunicado de imprensa emitido hoje pela Opel Portugal:

O próximo Astra

Ano 2009: o 44º presidente dos Estados Unidos toma posse. A República Checa e a Suécia partilham a presidência da União Europeia por um período de seis meses cada. A Eslováquia adere ao euro. O eclipse do sol mais longo do séc. XXI ocorre na China no dia 22 de Julho de 2009. A décima geração Opel Astra faz a sua estreia no Salão de Frankfurt e redefine o segmento compacto.

Nova geração Astra – Factos e números:
  • Série: Opel Astra I
  • Início de produção: final de 2009
  • Variantes de carroçaria iniciam-se com o dois volumes de cinco portas
  • Tecnologias inovadoras que constituirão novidade no segmento compacto
«O Opel Insignia apresenta uma nova interpretação do automóvel do segmento médio. A nova geração Astra, com design dinâmico e tecnologia inovadora – muita da qual estava anteriormente reservada apenas aos automóveis dos segmentos superiores – dará continuidade ao papel pioneiro do seu irmão de maiores dimensões», explica Alain Visser, Director de Marketing da GM Europe, descrevendo o futuro modelo da Opel. «Em poucas palavras, o novo Astra trará o espírito do Insignia para o segmento compacto.»

A quarta geração Astra tem estreia mundial marcada para o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt de 2009 (12-27 Setembro), na versão dois volumes de cinco portas. «Arte escultural aliada à precisão alemã - foi a nossa afirmação em termos de design do Insignia, que se manterá no novo Astra, mas com uma presença ainda mais dinâmica», explica Mark Adams, Vice-Presidente da GM Europe para o Design. «O actual Astra combina já um elevado nível de conteúdo técnico com um design emocional. É algo que está bastante visível no Astra GTC, por exemplo. Com a próxima geração do Astra, damos mais um grande passo em frente em ambos os aspectos e enfatizamos as credenciais desportivas do modelo

Com linhas muito fluidas, o novo Astra será uma continuação da linguagem de design inaugurada com o Insignia. Por outro lado, o novo Opel compacto recuperará elementos de design de outros modelos que fizeram a História da Opel, especialmente na classe compacta. Exemplos disso serão os faróis dianteiros integrados, retomados do primeiro Kadett de 1936; ou o desenho aerodinâmico do Kadett E de 1984. Outra área em que o próximo Astra fará evoluir o desenho Opel é a das proporções, o que conferirá ao modelo um visual desportivo e porte musculado. As características estilísticas típicas da nova linguagem de design da marca alemã – elementos como as superfícies dinâmicas e fluidas, a ‘lâmina’ esculpida nas portas e o habitáculo acolhedor e envolvente com tabliê curvado em forma de asa, ligando com as molduras das portas – encontram-se, com algumas modificações, no novo modelo do segmento compacto.

A enorme atenção dedicada ao detalhe e à qualidade de materiais e acabamentos é dos aspectos que mais vincam a nova geração Astra. A marca acredita que, muito provavelmente, o seu novo produto virá a criar novas referências no seu segmento. Hans Demant, Director-Geral da Adam Opel GmbH, referindo-se ao presente Astra, estimula o apetite do público para a nova geração: «Pensemos em todas as inovações que a Opel introduziu nas gerações anteriores dos seus produtos para o segmento compacto. Nesta classe, o actual Astra é o modelo mais inovador que a Opel alguma vez construiu. Representou um grande esforço, mas colocou-nos permanentemente entre os líderes de mercado, o que tornou o desenvolvimento da próxima geração Astra um desafio ainda maior, mas que nos deu muito prazer enfrentar

Integrando inovações técnicas como o sistema de faróis inteligentes AFL (Adaptive Forward Lighting) - elevado a um novo nível e complementado com novas funções -, e o sistema de câmara “Opel Eye,” a nova geração Astra voltará a assumir uma posição de destaque no segmento compacto. O novo chassis será conjugado com motores também novos, concebidos segundo o conceito de ‘rightsizing’, que alia um elevado binário nos baixos regimes do motor a um consumo moderado de combustível em motores de cilindradas mais reduzidas. A versatilidade é outro ponto forte tradicional dos automóveis Opel, tal como o demonstra o sistema de porta-bicicletas FlexFix, presente no Corsa e no Antara. O novo Astra irá retomar ideias práticas e engenhosas como esta.

Inovações tecnológicas

A filosofia da Opel sempre esteve centrada em tornar inovações de tecnologia avançada acessíveis a um vasto número de compradores. Dentro deste âmbito, a nova geração Astra proporcionará numerosos elementos de conforto e segurança que estavam antes exclusivamente reservados a segmentos superiores.

Eis apenas dois de muitos exemplos:
  • Sistema de câmara
Quando fez a sua estreia no Insignia, o sistema de assistência ao condutor “Opel Eye” gerou um considerável furor enquanto inovação na área da segurança. No segmento compacto, o sistema de câmara irá ter pelo menos igual sucesso. O sistema “Opel Eye” tornará a condução do Astra mais segura. Uma câmara integrada entre o retrovisor interior e o pára-brisas ajuda o condutor de duas maneiras: a função de Reconhecimento de Sinais de Trânsito detecta a sinalização que indica limites de velocidade ou proibições de ultrapassagem e visualiza-os no painel de instrumentos. Por outro lado, a função de Aviso de Saída da Trajectória alerta o condutor no caso de o veículo sair involuntariamente da faixa de rodagem. Ambos os sistemas aumentam a segurança rodoviária, reduzem o stress na condução e ajudam a evitar multas avultadas.
  • Faróis direccionais da próxima geração
Cerca de 80 por cento dos acidentes de viação ocorrem à noite. É aqui que o evoluído sistema AFL do próximo Astra irá marcar a sua utilidade, ajudando a melhorar significativamente a visibilidade no escuro. A introdução deste equipamento demonstra também de que forma a Opel está a democratizar a segurança activa. O Astra H foi o primeiro automóvel do segmento compacto equipado com sistema de iluminação AFL com faróis bi-xénon ligados à direcção. Na sua próxima geração, o sistema AFL passará a oferecer uma diversidade de funções de iluminação que assegurarão uma melhor visibilidade devido ao facto de o AFL se adaptar automaticamente às diferentes condições da estrada e da condução.

Obrigatório para simpatizantes Opel (clicar na imagem):

Toda a história da marca no segmento, desde o primeiro Kadett ao futuro Astra, associando factos históricos ao ano de lançamento de cada geração.

Tem um documento (pdf) interessantíssimo que resume basicamente o que está no site. Muito bom, mesmo apr:)

No fundo isto vem provar aquilo que eu já dizia, que a Opel aposta muito forte no novo Astra, estando-lhe a dar um tratamento nunca antes visto, mas que, no fundo, também é compreensível visto tratar-se de um dos seus "ganha-pão" na Europa, principalmente.

Que diferença para a divulgação que a VW [não] fez para o Golf VI. :eek:

Curioso, curioso, foi verificar que houve vários anúncios do Opel Kadett de 1969 cujo slogan é... Das Auto. Onde é que eu já vi este slogan também?... :rolleyes:

0003ef85.jpg

Last edited:
Desejo sinceramente que melhorem no campo do prazer de condução. Foi o factor que mais me desiludio quando experimentei a versão actual.

Back