25 mil euros por criança a partir de Janeiro

citação:Originalmente colocada por Guaraná

Os Alemães estão, à escala deles, a fazer um investimento para o futuro. Nós daqui a uns anos vamos ter a população envelhecida e pouca população activa para pagar as reformas. E depois vamos dizer "ah e tal e coiso"...
Exactamente! A aposta no futuro é expressão que não consta nas centenas d eindivíduos que têm gerido o país desde há décadas, por isso estamos como estamos e continuaremos a piorar...

citação:Originalmente colocada por mário silva

Mais uma vez, cá estamos nós a anos-luz do bem-estar europeu.. [8]
Enquanto que por cá se decide o aborto 'para sermos iguais aos países desenvolvidos', nesses mesmos países apoia-se a vida..
No entanto, também me parece que mesmo que por cá fosse imlementada uma medida semelhante, teria que ter umas boas salvaguardas, ou passávamos a ter gente cuja profissão seria 'ter filhos'..

Não vamos entrar por aí, certo? ;)

Quanto à medida, como diria o outro: "É uma boa medida". :D

Os valores em Portugal seriam bastante menores, claro. Descontamos menos e ganhamos menos.

Tenho família na Alemanha,tal como cá, também lá há muito artola, e o reflexo é este eventual protelar do Parto para chegar aos tais 25.000€

Contudo uma coisa eu sei, o sistema de lares da 3ª idade é considerado o que em Portugal apenas os Lares para "Ricos" ou "Bem abonados" do BES e do Grupo Mello pode consagrar.

Por isso no futuro alguém tem de pagar, e quanto menos natalidade existe maiores serão os encargos para a população activa.
Há que reequilibrar a situação, e esta medida é um incentivo para que a população não esteja envelhecida.

Cá existe umas quantas autarquias que davam um subsidio, ajuda para a casa e/ou terreno, mas parece-me que poucos ou quase ninguém aderiu, isto como forma de fixar os jovens nas aldeias e impedir a desertificação, acho que uma vez mais Vila de Rei Foi pioneira.

Talvez seja altura de se começar a aprender com os outros e não servir de exemplo negativo para os outros.

Tal como se pode ver aqui :( [xx(] UE aconselha não adopção do exemplo Português

Concordo com quase tudo o que foi dito, cada um à sua maneira. Acho que a Alemanha está a ter uma visão para o Futuro que nós não temos. Lógicamente que tb vão existir casos menos transparentes na Alemanha, mas aposto que vão ser tomadas medidas para uma correcta fiscalização. Acho que em Portugal existem duas situações relacionadas com o tema que funcionam muito mal, nomeadamente, o preço dos infantários e o pouco tempo que estamos com os filhos. Maioria das crianças da geração hodierna vai chamar pai aos avós ou aos educadores. Nós, psicológicamente, nunca estamos bem, principalmente as mães, o que faz com que no trabalho não exista também condições ideais para o fazer da melhor forma. Para concluir acho que é uma medida fantástica, mas a fiscalização tem que funcionar muito bem, pq mafiosos há em todo o sítio, e Alemanha não é excepção com certeza

Portugal não tem um plano para um incentivo à natalidade e vai pagar bem caro por isso. O fechar das ecolas no interior, o encerramento de maternidades, a legislação parca no que diz respeito à natalidade, a implementação de uma política economicista na educação, tudo isto tem um preço.

citação:Esta avultada soma providenciará cerca de mil euros por mês a mães trabalhadoras que tirem licença de dois anos do emprego, equivalendo, em certos casos, ao triplo do salário que a mulher receberia no seu emprego.
Então na Alemanha recebem 333 euros por mês? Estou chocado [:p]

Por acaso sou contra este tipo de subsídios. Preferia benefícios fiscais, creches gratuitas e de qualidade e toda a escolaridade gratuita, incluindo livros e alimentação.

citação:Originalmente colocada por Bolide

citação:Esta avultada soma providenciará cerca de mil euros por mês a mães trabalhadoras que tirem licença de dois anos do emprego, equivalendo, em certos casos</u>, ao triplo do salário que a mulher receberia no seu emprego.
[:p]

citação:Originalmente colocada por eu

Por acaso sou contra este tipo de subsídios. Preferia benefícios fiscais, creches gratuitas e de qualidade e toda a escolaridade gratuita, incluindo livros e alimentação.
Mas isso já eles tem.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Esta avultada soma providenciará cerca de mil euros por mês a mães trabalhadoras que tirem licença de dois anos do emprego, equivalendo, em certos casos</u>, ao triplo do salário que a mulher receberia no seu emprego.
Mesmo que seja só em certos casos, é menos que o nosso salário mínimo, eu a pensar que lá fora era tudo rico [:p]

Aliás, considerando que se o nosso nível de vida é entre 5 a 7 vezes menor (corrijam-me se estiver enganado) do que o alemão, se houvesse vontade e "inteligência política" para proceder de forma preocupada e decentemente adequada a estancar, desde já, o envelhecimento da população, penso que o Estado poderia ir pensando num subsídio por nascimento nessa proporção, entre 5 a 7 vezes mais pequeno do que esses €25.000, ou seja algo entre os €5000 e os €3570 pagos pelo Estado por cada nascimento...

Mesmo que seja só em certos casos, é menos que o nosso salário mínimo, eu a pensar que lá fora era tudo rico [:p]
Se vires a proporção podes considerar que, no contexto europeu, nós somos "parentes muito pobres"...

isso de pagar pelos nascimentos já não é novidade nenhuma nos países avançados... cá é que temos de ser NÓS a pagar tudo...até para sermos cidadãos...[8]

Se vires a proporção podes considerar que, no contexto europeu, nós somos "parentes muito pobres"...

Estes 333€ Euros por mês e ó subsidio MINIMO se a mãe optar por ficar em casa com a criança até esta completar os 3 anos.

(Não querendo estar a incorrer em erro acho que inclusivé agora este periodo de tempo foi alargado até aos 4~5 anos.)

citação:Originalmente colocada por Excalibur
...

Estes 333€ Euros por mês e ó subsidio MINIMO se a mãe optar por ficar em casa com a criança até esta completar os 3 anos.

(Não querendo estar a incorrer em erro acho que inclusivé agora este periodo de tempo foi alargado até aos 4~5 anos.)
O que significa uma clara e intelectualmente decente aposta na natalidade, bem ao contrário de cá em que as políticas de desagregação familiar estão aí, bem patentes (precaridade no emprego, lei da mobilidade, salários miseráveis, fecho de escolas, maternidades...) e, vergonhosamente, não só para continuar mas para se agravarem!...[8]

Voltar
Superior