250 contos em 1969 equivalem a quanto em 2007?

Os meus pais casaram em 1968 e um apartamento novo e com boas areas de assoalhadas no centro de Almada custava nessa altura 190contos...

um datsum 1200 custava cerca de 75contos em 1974...

dá para ter uma ideia...[:D]

Posso dizer que a carrinha Mini que o meu pai comprou em 1976 custou 90 contos (nova)... 250 contos em 1969 deviam dar para comprar um jaguar Type-E...agora não comprars nenhum jaguar por menos de 20 000 contos...por isso....

compravas na boa...alias o jaguar type-E ao comprario do que se julga quando saiu era um carro barato em relação ao carro que era....vale mais agora como classico do que na altura como novo.

e um jaguar agora podes comprar novo podes comprar abaixo dos 20cts

compravas na boa...alias o jaguar type-E ao comprario do que se julga quando saiu era um carro barato em relação ao carro que era....vale mais agora como classico do que na altura como novo.

e um jaguar agora podes comprar novo podes comprar abaixo dos 20cts
tá bem....eu queria dizer XK....(nem o x-type nem S-Type)....sorry eu é que não me expliquei bem...XK porque é o equivalente actual ao que era o Type-E na altura....

Ahhh...tu eras da burguesia![:D][;)]

EDIT: Bem, o meu pai tambem saia da oficina e ainda ia para o "gancho" para a oficina dele até cerca da meia-noite, mas ai o que ganhava era incerto e variável.[;)]

8x mais hmm.... sempre soube que eras um capitalista reprimido [:D][:p]
Vivia-se bem, com o fruto do trabalho e sem dificuldades! Os meus pais eram ambos operários, como eu também cheguei a ser (conforme já disse), trabalhavam os dois, por turnos, no duro, coisa rara numa altura em que era quase tradição a mulher do casal ficar em casa para o homem trabalhar.

Eles trabalhavam os dois, como disse, e na nossa casa havia de tudo. Lembro-me, por exemplo, de ter tido televisão com dois anos (há 42, portanto), numa altura em que praticamente ninguém tinha. Tivémos máquina de lavar roupa, frigorífico, telefone, etc, numa altura em que esses bens (que agora são banais e nem suspeitamos que foram raros) não estavam ao alcance da maioria.

Marisco (outra raridade) era frequente na nossa casa, tal como carne e peixe, tudo coisas banais hoje em dia e a que já nem damos valor!

Não me lembro dos meus pais "contarem tostões" para chegarem ao fim do mês, como fazemos hoje, e, conforme já aqui disse muitas vezes, eu tive naquele tempo uma vida que hoje não consigo oferecer à minha filha, apesar do percurso profissional que fiz relativamenbte a eles...

Esses foram tempos de pleno emprego, sobretudo nestas zonas urbanas (embora saiba que nas zonas rurais assim não era...), e com a maior facilidade se largava hoje este emprego aqui e se começava a trabalhar naquele ali amanhã, por assim dizer!

Hoje é o que vemos, defende-se tanta "flexibilidade" laboral, mas conforme está o mercado de trabalho o que se está a defender, de facto, é a facilidade de despedir e manter no desemprego!

Eu diria que seria o equivalente a 150.000€ +/- hoje

Repara no seguinte:

Uma casa em 1967 um T3 com sotão NO Cacém tinha um valor de Matriz Nova, de 175 contos.

O aluguer da mesma casa era de 900 escudos.

Um Militar de Carreira (Sargento) com 16 anos de carreira e comissões em Africa auferia perto dos 2.500 escudos.

Isso daria para comprar 4~5 Ford Capri.

Para se ter um ordem de grandeza um Renault 5 em 1978 custava 250 contos.

[;)]

Não me lembro dos meus pais "contarem tostões" para chegarem ao fim do mês, como fazemos hoje, e, conforme já aqui disse muitas vezes, eu tive naquele tempo uma vida que hoje não consigo oferecer à minha filha, apesar do percurso profissional que fiz relativamente a eles...
Não é por nada mas cheira-me que tens esses electrodomésticos todos e muitos mais, telemóveis, computador, Internet, carro do segmento D recente, etc e tal. Chamas a isso viver pior?

Eu quando era novo também sonhava que ia ser milionário aos 30... tenho de ver se me sai rapidamente o EuroMilhões! [:D]

excalibur

Um user atras pôs um link em que tem as cotações e fazendo as contas não se aproxima nem de longe nem de perto desse valor[;)]

excalibur

Um user atras pôs um link em que tem as cotações e fazendo as contas não se aproxima nem de longe nem de perto desse valor[;)]

Mas a realidade é que se fizeres uma comparação com os bens que compravas existe discrepancia com o valores que os mesmo bens possuem hoje.

É nisso que me baseio e não em tabelas oficiais.

Vê que em 9 anos deixas de comprar QUATRO Ford Capri e já só compras UM Renault 5.

[;)]

Não é por nada mas cheira-me que tens esses electrodomésticos todos e muitos mais, telemóveis, computador, Internet, carro do segmento D recente, etc e tal. Chamas a isso viver pior?...
Acho que não devemos confundir uma oferta maior de produtos de consumo com "viver melhor"! Hoje há muito mais coisas!

Nesses tempos a gente também não tinha carências e consumia-se o que havia na oferta, sem grandes problemas. A diferença, já aqui bem documentada, do esforço para comprar uma casa e um carro desses tempos para agora parece-me significativa de como vivemos pior...

Mas a realidade é que se fizeres uma comparação com os bens que compravas existe discrepancia com o valores que os mesmo bens possuem hoje.

É nisso que me baseio e não em tabelas oficiais.

Vê que em 9 anos deixas de comprar QUATRO Ford Capri e já só compras UM Renault 5.

[;)]

Mas o R5 custava 250 contos?!?!!?!
É que um Datsun 120y em 1976 (acho que superior ao R5) custava 160...

Acho que não devemos confundir uma oferta maior de produtos de consumo com "viver melhor"! Hoje há muito mais coisas!

Nesses tempos a gente também não tinha carências e consumia-se o que havia na oferta, sem grandes problemas. A diferença, já aqui bem documentada, do esforço para comprar uma casa e um carro desses tempos para agora parece-me significativa de como vivemos pior...

A maior parte das pessoas vivem bem melhor agora do que há 40 anos atrás. Nesse tempo poucas pessoas compravam casa e carro era só para "ricos". E nem é preciso ir tão atrás. No início da década de 80 só meia dúzia de gatos pingados tinham carro, notava-se bem aqui na rua.

Exacto, a taxa de esforço era nula! [:D]

Pessoalmente não conheço ninguém com 50 ou mais anos que viva pior agora do que antigamente. Mas é que nem se compara!

Os meus pais em 1972 compraram uma casa, onde vivem, que se fosse agora valeria mais de 50.000cts, na altura por penso que 300cts

Levaram ai uns 18 anos a pagar e com muitas dificuldades, pois eram classe media-baixa e 2 filhos sem ajudas ou heranças ;)
Juros a 18% e a um vizinho em letras.

Um carro ai nos anos 75-80 custava uns 200-250cts penso eu, pelo que foi ouvindo..

Por isso digo que os 250cts valeiram ai uns 40000-50000cts

PS: eu comecei a trabalhar em 1991, e ganhava 53cts e claro que em 1974 os mesmo sofreram um bom aumento devido à revolução. O meu pais a seguir a 1974 penso que ganhava uns 3cts

A maior parte das pessoas vivem bem melhor agora do que há 40 anos atrás. Nesse tempo poucas pessoas compravam casa e carro era só para "ricos". E nem é preciso ir tão atrás. No início da década de 80 só meia dúzia de gatos pingados tinham carro, notava-se bem aqui na rua.
Na maior parte das famílias desse tempo só o pai trabalhava. Na minha trabalhava o meu pai e a minha mãe, trabalhavam ambos muito, por turnos e ganhavam relativamente bem. A diferença está aí, penso eu... [;)]

Voltar
Superior