250 contos em 1969 equivalem a quanto em 2007?

A classe média está em vias de extinção...
Eles (os nossos governantes) estão á espera é de uma revolução como a de 74 ou de qualquer coisa que se assemelhe ao que se vive na Argentina ou na Venezuela. Só assim é que vão aprender, infelizmente quem sofre com essas situações somo nós (povo).

Percebo, mas a emigração era circunscrita a zonas do país mais pobres, designadamente ao interior e ao norte.

Nestas zonas mais industrializadas não havia falta de trabalho, daí as migrações internas das zonas mais flageladas para cá, como aconteceu precisamente nesta zona do Barreiro para onde migrou muita gente de todo o país![;)]

Falta-te dizer que o pessoal do Alentejo até queria emigrar mas não podia.

Justamente ou não os vencimentos nada tinham a ver com aquele que as pessoas ganhavam a trabalhar no campo.

E já agora, se há 40 anos era melhor do que agora, porque é que havia tanta emigração? É que nem se pode comparar com o acontece actualmente porque alguns emigram mas também temos muita imigração.
Os imigrantes que para cá vêm, vêm todos enganados, e nós temos que emigrar novamente porque quem é que vai dar trabalho a um Português quando há ali ao lado dezenas de imigrantes de leste ilegais?

Dizem que se espera uma nova vaga de imigrantes este ano.
Há por ai tantos ilegais e a viverem em condições desumanas (conheço um que hoje é mecânico e lá vai vivendo +/- que durante 2 anos viveu num buraco feito na areia da praia da rocha) porque os nossos governantes é que são os donos de empresas que os contratam.

Eles (os nossos governantes) estão á espera é de uma revolução como a de 74 ou de qualquer coisa que se assemelhe ao que se vive na Argentina ou na Venezuela. Só assim é que vão aprender, infelizmente quem sofre com essas situações somo nós (povo).
Pessoalmente gostava que eles (...) chegassem lá (percebessem...) sem que fossem necessárias mais revoluções!

Sim, de facto, mas os problemas dos alentejanos eram os dos restantes portugueses que tiveram de emigrar, muitos "a salto"!

Olhe que não, olhe que não. No Alentejo o patrão da herdade não dava muita trela aos seus trabalhadores. Nunca te perguntaste porque é que o Alentejo é tão pouco industrializado? [:D]

Pergunta antes, qual é o Português que quer trabalhar no duro![;)]
Conheço muitos que o fazem e muitos que não se importavam de o fazer.....mas na sua maioria talvez a situação actual esteja como o referiste, há de facto muitos desempregados a ganhar de dois lados, e quem se lixa são os pobres honestos que dão o litro e não ganham nada.
Mas a situação por mim descrita é também real.

Conheço muitos que o fazem e muitos que não se importavam de o fazer.....mas na sua maioria talvez a situação actual esteja como o referiste, há de facto muitos desempregados a ganhar de dois lados, e quem se lixa são os pobres honestos que dão o litro e não ganham nada.
Mas a situação por mim descrita é também real.

Eu não quero dizer que não existem patrões a explorar imigrantes ilegais, mas tambem conheço casos de patrões que até nem pagam mal de todo, têm imigrantes legais a trabalhar e queixam-se de que Portugueses não querem fazer o trabalho por ser duro.[;)]

Eu não quero dizer que não existem patrões a explorar imigrantes ilegais, mas tambem conheço casos de patrões que até nem pagam mal de todo, têm imigrantes legais a trabalhar e queixam-se de que Portugueses não querem fazer o trabalho por ser duro.[;)]
Eu vejo a "coisa" de maneira diferente.... Por exemplo, nas obras a maior parte dos trabalhadores são imigrante e ilegais, ganham mal e muitos deles no fim do mês nem recebem nada.....se um português lá for pedir trabalho, o patrão por não precisar dele, oferece-lhe metade do ordenado pago há anos atrás (no tempo em que a imigração em Portugal ainda não se fazia sentir). É lógico que a vontade de desempenhar árduas tarefas por tusto e meio não é muita, depois passam longos períodos a procura de melhor.

Voltar
Superior