306 gti o mito

Ao ver o vídeo, parece me que fica bem claro o comportamento exemplar deste carro em curva, comparativamente com os outros dois. Pessoalmente possuo um 306 (não o GTI, claro!) e desde o primeiro dia que penso marailhas desse comportamento em curva. De longe o melhor carro que já tive para curvar.
qual tens?o306 hdi acho que tambem tem suspensão desportiva![/quote]

O Golf GTI mk4 é demasiado mau para ser verdade! [:vm)]

De facto o 306 era muito à frente na altura! [:cool:]

O 309 GTI 16S foi simplesmente o melhor dos GTI!

O 306 GTI foi uma decepção comparativamente ao seu antecessor, parecia aquele atleta que ficou um atleta gordo e asmático...

Estás a dar uma imagem totalmente errada do 306 GTI. Os primeiros com motor de 155 e 150cv eram algo asmáticos mas o 306 GTI 6 com os 167cv era um excelente hot-hatch. Podia não ser tão rápido como o 309 GTI mas era melhor em tudo o resto.

306GTI de 167cv foi só um dos melhores hot-hatch feitos até hoje!
Os proprios responsaveis da PUG admitem que o 306 foi uma das plataformas mais bem conseguidas da marca...super equilibrado,grande xassis,grande comportamento...Era capaz de trocar o meu VTI por um 306GTI,mas infelizmente há muito poucos e normalmente não estão a venda.

É máquina mas para mim o Gti mais apelativo é sem duvida o 205. =)

Reparei no preço...é caro para a epoca apesar de ser um 2.0!Reparem o que oferece actualmente o mercado com preços na ordem dos 25-30 mil euros...contando com o aumento de qualidade geral intrinseca dos automoveis de hoje!

Nunca alcançou a fama e sucesso do 309 GTI

309_2.jpg

Foi, de longe, o melhor carro que tive até hoje (e já tive muitos depois desse). Já dissertei longamente sobre esse carro, quer na versão 8v quer em 16v. O rigor do chassis, conjugado com a melhor direcção que tive nas mãos até hoje, fazem que tenha muitas saudades do "bicho".

Para além disso seria, hoje, perfeitamente "moderno". É que não gastava quase nada para o que andava...

Como já referi o 306 GTI de cá de casa...vinha com 167 cv..mas o anterior dono por sua conta colocou mais um pouco 187cv, possuia travões de Grupo N..que foram retirados e colocados os origianais...pois os k vinham eram brutais..faziam uma chiada pelas ruas...até os carros afastavam para passar..ehehheheh....belo bicho...pena os consumos... ;) ...era trazer saudades...mas a vida continua...

Cumpts
187cv? Mais 20 que os originais? Num atmosférico é bastante o aumento. Como conseguiu?

306

306

lembrei-me agora.....um dos maiores problemas do 306 gti era a caixa.........

como era curta, levava a constantes passagens de caixa, e com aquele motor, ao fim de uns tempos de "brincadeiras" a 2ª principalmente começava a ser péssima para entrar, principalmente em reduções
então tem o mesmo problema do 106gti!

Comparar o 306 gti com o 309 gti 8v faz muito pouco sentido....
Se por um lado o comportamento era muito bom em ambos, já em termos mecanicos o 306 era claramente superior em tudo.
Depois temos o lado evolutivo da questão em termos de praticabilidade, sendo que apesar de ja´ser um modelo bastante antigo o 306 deu um salto qualitativo muito grande em relação ao 309.
Quanto a consumos, posso-vos dizer que o máximo que gastei foi um deposito para 350 kms. Ou seja 60 litros para 350 kms consumo feito numa viagem louca de viseu para lisboa de madrugada e sempre a fundo. Na cidade fazia 9 e em estrada a velocidades normais fazia entre 7 a 7,5.
Era um carro que facilmente chegava aos 220 kms. Daí para a frente dependia da inclinação da estrada oscilando entre os 230 e os 220. Daí para a frente era possivel chegar ao 240 mas tinha que ser numa descida. Apenas cortei 6ª uma vez numa das descidas da A2.
O meu tinha uma admissão directa e fazia um barulho fantastico, com raça quando se acelerava a fundo. O comportamento era fenomenal não sendo facil explorar os limites... é que a traseira era mesmo muito viva, mas também muito divertida!!![:cool:]
Foi um carro que deixou saudades e que tenciono voltar a comprar se ainda rolar quando o puder fazer. Era um carro caro para a época (custou 6020 contos em 1998), e desvalorizou muito por causa da cilindrada e o combustivel. Vendi-o em Março de 2004 por 2500 cts com 64000 kms.
era um lobo em pele de cordeiro, pois nada o diferenciava da restante gama, apenas o andamento...
Acredite quem quiser, mas uma vez na A1 apanhei um Audi S3 ( o de 210 cvs) e coisa foi muito renhida. Até aos 220 era ela por ela. Em recuperações o gti era mais rápido se bem que à custa de muita caixa. A coisa acabou quando o condutor do S3 secalhar por ter o orgulho ferido começou com passagens pela berma e pela direita. Para mim isso foi o fim da brincadeira. Mas nem que tivesse que levar 3ª, mas o gti a recuperar empurrava o Audi. Foi o suficiente para um amigo que viajava comigo nesse dia e que tinha um S3 praticamente comprado, optar por um 306 gti igual ao meu...
Como consolo comprei um 205 rallye que restaurei e pus como novo... é outra liga mas também é divertido...[:D]

Última edição:
[:cool:]
é lá,limpares um s3 é obra!!

pois....mas basta o condutor do a3 ser uma beca nabo e nao saber explorar bem o animal que facilmente o leaozinho o "come"

principalmente em recuperações!

agora em AE pura, sem outros carros, não têm hipótese....quanto mais não seja pelo escalonamento da caixa.....se bem que aquela sexta sempre me deixou com um ponto d interrogação na cabeça.....

só a meti uma vez......e para quem conhece o local, sabe que foi só para ver que sexta era aquela........

meti-a na subida dos viveiros.....na madeira!

da rotunda dos viveiros até á rotunda lá em cima..........., nunca mais me esqueci do que foi quando a 3ª entrou..........nossa.........aquilo parecia que as relações da 2ª e da 3ª estavam separadas por mesmo quase nada.......[:cool:]

[:cool:]

pois....mas basta o condutor do a3 ser uma beca nabo e nao saber explorar bem o animal que facilmente o leaozinho o "come"

principalmente em recuperações!

agora em AE pura, sem outros carros, não têm hipótese....quanto mais não seja pelo escalonamento da caixa.....se bem que aquela sexta sempre me deixou com um ponto d interrogação na cabeça.....

só a meti uma vez......e para quem conhece o local, sabe que foi só para ver que sexta era aquela........

meti-a na subida dos viveiros.....na madeira!

da rotunda dos viveiros até á rotunda lá em cima..........., nunca mais me esqueci do que foi quando a 3ª entrou..........nossa.........aquilo parecia que as relações da 2ª e da 3ª estavam separadas por mesmo quase nada.......[:cool:]
ah sim...mas vives na madeira? a que rotação corta a sexta?á mesma que as outras ou tem corte a diferente rotação das outras?

eu não o limpei... apenas fiquei surpreendido com o andamento do gti e a falta dele no S3... porque qd havia estrada aberta e apartir dos 200 o s3 ia embora.
Qd apanhavamos transito e era preciso recuperar o que acontecia frequentemente, o gti era francamente melhor...apr:)
Respondendo: a sexta corta à mesma rotação (7200) e um pouco acima dos 240 no velocimetro.

eu não o limpei... apenas fiquei surpreendido com o andamento do gti e a falta dele no S3... porque qd havia estrada aberta e apartir dos 200 o s3 ia embora.
Qd apanhavamos transito e era preciso recuperar o que acontecia frequentemente, o gti era francamente melhor...apr:)
a ideia que tinha quando um amigo meu que era vendedor tinha um era que ele me dizia que o meu gti era mais rápido e que para eu se comprasse o 306 iria ganhar apenas nas curvas largas,de resto para ficar com o 106,por isso fico surpreendido com estas opiniões tão positivas em relação á rapidez do 306!

Atenção que o 106 gti é um demoniosinho... em estradas com curvas médias e lentas o 306 não foge... se calhar até ó 106 que é mais rápido.
Agora em auto estrada o 306 é superior acima dos 170/180... atençaõ que falo de carros stock. E falo com experiencia prq o meu irmão mais novo tinha um 106 gti e várias vezes comprovamos isto!
Agora o 306 globalmente é "mais carro" do que o 106... conforto, insonorização, nobreza na mecanica... Qt a consumos a diferença é de meio litro para utilizações semelhantes

Atenção que o 106 gti é um demoniosinho... em estradas com curvas médias e lentas o 306 não foge... se calhar até ó 106 que é mais rápido.
Agora em auto estrada o 306 é superior acima dos 170/180... atençaõ que falo de carros stock. E falo com experiencia prq o meu irmão mais novo tinha um 106 gti e várias vezes comprovamos isto!
exacto,é isso que tinha em mente,embora nunca tenha molhado as mãos num 306!

Voltar
Superior