[4x4] Escolha de Jipe.

Deves estar a rir-te por eu colocar aqui muitos carros. Pois é tens razão!!! [:)]

Já dizia um primo meu: "tu não sabes o que queres"!!! [:)]

De facto não sabes mesmo o que queres... passaste do sonho de ter um pajero para potencial comprador de um c4 1.4...

Acho que faz pouco sentido um gajo andar a debater assuntos sem ter a minima noção do que quer... quanto mais nao seja porque no limite as discussões acabam por não ajudar grande coisa...

Ainda assim o tópico ganhou um conjunto de boas informações sobre jipes da velha guarda, o que é sempre bom! :)

Malta, vou reavivar este topico em vez de criar um novo.

1º definição do meu tt: passeios por caminhos sem asfalto , em terra batida, areia, cascalho, algumas pedras, que me permitem passear de forma mais privada e chegar a sitios mais isolados, sem preocupações de riscar ou lixar o carro facilmente.

2º A minha maria gosta de tt, eu tambem, ela comprou um qasqkai, e eu kis oferecer o extra para o 4x4, ela nao kis, porque nao fazia sentido um 4x4 como SUV, e para andar no dia a dia. eu percebi recentemente nos picos da europa, qd nao me atrevi a atravessar um riacho ai com meio metro de agua corrente....com medo de estragar o carro....

3º Quero comprar um 4x4 para fazer tt (minha definição acima).

4º Os passeios são para ser partilhados com a minha filha de 3 anos.

É para viatura de fim de semana, e para levar para mais longe para fazer trilhos, para durante a semana nunca será usado.
Penso gastar entre 2000 a 4000 euros, mas tenho orçamento para mais sem problemas.
O ideal era até 150.000 kms e menos de 15 anos, mas para o preço que quero ja vi que é complicado.

Perguntas
1. Diesel ou GPL (faz sentido o GPL?!?)
2. Extras: faz sentido considerar extras ou valorizar alguns deles?
3. Indeciso entre Terranos, Pajeros ou Discoverys...sempre gostei do discovery mas parece me um banheirão.
tipo isto:
Land Rover Discovery TT SPORT, € 2.650, Ribeirao - Standvirtual
Land Rover Discovery 300 TDI, € 2.950, Alenquer - Standvirtual
pajero: Mitsubishi Pajero 2.8 GLS, € 7.500, Alverca - Standvirtual

4. Lada Niva será uma opção? ou é uma opção parva?
Lada Niva 1.9 TURBO DIESEL, € 2.499 - Standvirtual

digam coisas, eu nao entendo disto, mas queria perceber qual a melhor a opção, e se há clubes na zona de Almada ou Mafra que possam ajudar numa eventual compra ou conselhos.

Penso que acertaste na mouche ... Discovery é o que mais se adequa a ti ... agora é procurares um 200 ou 300 TDI em bom estado dentro do teu orçamento.

Fuzzy,

Se queres apenas um Jipe de fim de semana sem preocupações de consumo e até podes esticar um pouco o orçamento, para passear com a tua família não vás mais longe.. JEEP WRANGLER!

Jeep Wrangler TJ 2.5cc
Jeep Wrangler Sport, € 9.800 - Standvirtual

Podes colocar totalmente descapotável ou retirar apenas as "janelas".
Sim está fora do orçamento dos 2000 - 4000€ mas digo-te já que com esses valores não compras nada de Jeito, pelo menos em boas condições!
Este sempre é um jeep.. não desvaloriza e será sempre um jipe bonito e com os anos caminha para clássico como os Jeep YJ ou o CJ5/7.
Resumidamente tens jipe para o resto da vida e para muitos e bons passeios em família.. a meu ver seria a melhor opção! [;)]

Mais um voto no 300tdi só acho que seria preferível subir o orçamento em 1000€ e tentar procurar um exemplar em bom estado do que procurar os anúncios mais baratos onde é mais provável haver problemas.

Como quase sempre acho que o Discovery é o carro mais adaptado a este tipo de utilização... Confortável, economico, giro, de condução fácil... No entanto a minha experiencia com Land Rover nao foi nada boa, bem como a de casos próximos. Tenho pena, adoro todos os modelos, mas perdi a confiança nos carros.

Anyway eles andam ai com muitos kms portanto havemos de ser nos os azarados, nesse sentido:

Discovery ou Range Classic encaixam na perfeição,
Pajero ou Terrano Longos, acho que serão mais confortáveis... o meu curto é um cepo atrás... onde vai a miuda.

De resto por esses valores nao vejo muito mais que possas ir buscar!

Tanto o motor 200 como 3000 sao bastante fiaveis desde que bem tratados ... é um carro mais frágil a nivel de eixos mas custam 1/10 dos concorrentes nipónicos , as peças Land Rover sao muito baratas! Para o efeito que user pretende ... chega e sobra ... E sao carros extremamente confortáveis ao contrario da concorrência , coitada da miuda se e metem num Wrangler [:D][:D]

Tanto o motor 200 como 3000 sao bastante fiaveis desde que bem tratados ... é um carro mais frágil a nivel de eixos mas custam 1/10 dos concorrentes nipónicos , as peças Land Rover sao muito baratas! Para o efeito que user pretende ... chega e sobra ... E sao carros extremamente confortáveis ao contrario da concorrência , coitada da miuda se e metem num Wrangler [:D][:D]

O jipe não é apenas para passear ao fim de semana?
Sinceramente não comprava um Land Rover Discovery por ser grande de mais e pela maioria deles já estarem "exaustos".. Em alternativa o Pagero curto, já que ainda se encontram alguns com menos de 200mil km bem tratados, mas claro está, nunca por menos de 5.000/6.000€

Qual é o problema do Wrangler? Não é confortável? Já andas-te em algum?
Para mim é tão confortável como qualquer jipe.. ou seja o conforto é praticamente nulo, dai se ter criado os SUV..

Se o objectivo é só e apenas um jipe para ao fim de semana passear com a família calmamente, continuo a dizer que o Wrangler será o mais indicado para isso, até por ser descapotável e qualquer um dos outros não!

Atenção, se não me engano o criança tem 3 anos.. e aconselho a que seja mesmo apenas passeios calmos, até porque não seria nada bom para a coluna de uma criança tão nova apanhar com muitos solavancos inerente à pratica do TT.

O jipe não é apenas para passear ao fim de semana?
Sinceramente não comprava um Land Rover Discovery por ser grande de mais e pela maioria deles já estarem "exaustos".. Em alternativa o Pagero curto, já que ainda se encontram alguns com menos de 200mil km bem tratados, mas claro está, nunca por menos de 5.000/6.000€

Qual é o problema do Wrangler? Não é confortável? Já andas-te em algum?
Para mim é tão confortável como qualquer jipe.. ou seja o conforto é praticamente nulo, dai se ter criado os SUV..

Se o objectivo é só e apenas um jipe para ao fim de semana passear com a família calmamente, continuo a dizer que o Wrangler será o mais indicado para isso, até por ser descapotável e qualquer um dos outros não!

Atenção, se não me engano o criança tem 3 anos.. e aconselho a que seja mesmo apenas passeios calmos, até porque não seria nada bom para a coluna de uma criança tão nova apanhar com muitos solavancos inerente à pratica do TT.

Quer dizer ... os Land Rover's estão todos exautos ... e os Wrangler's bem mais antigos ... estão todos novos [:D]

em primeiros lugar um Wrangler saí completamente fora do orçamento estipulado ... é mais do DOBRO , logo aí estás a sugerir algo que nao se enquadra no que o user pretende.
Se é confortavel ? nao ... não é ... Não só andei ... como já fui proprietario de mais de 10 jipes na minha vida , (wrangler's incluidos) ... Cabrio , muito menos ... É duro , frio pois a capota com o tempo começa a meter agua ... em Auto-Estrada entao é para esquecer ... é uma tormenta de carro barulhos de rolamento , capota a bater no roll bar enfim !
Pelo contrario o Discovery sente-te tão bem em Auto-Estrada como no monte ... é muito mais versatil

Depois temos o user a dizer que pretende um carro para passeios longos ... falou-se inclusive em picos da Europa ... Ora num Wrangler a gasolina vai-lhe custar os olhos da cara ... pois fazer consumos abaixo de 15/16 naquilo é dificil ! e o motor 2.5 nao entusiasma ... tem pouco binario para TT.

Wrangler é um grande jipe ... fortemente virado para o trial ... mas completamente desadequado ao que o autor do topico pretende.

Não acho que o discovery seja grande demais... Acho que um "curto" não faz grande sentido... nem a tua bagagem metes na mala, quanto mais a da mulher, a da miuda, a tua, mais tudo aquilo que a mulher acha que a miuda vai precisar mas que nao sai do carro?

Na minha opiniao o discovery e o range são jipes confortáveis, bem como o land cruiser.

Com estes orçamentos, discovery sounds good... se for para esticar um bocadinho mais há sempre o Land Cruiser, de quando em vez lá aparecem negocios apelativos...

Case não te importes de algo mais obsoleto mas competente nunca é demais lembrar os galloper... ja compras um de 2000 abaixo dos 5000€...

O jipe mais razoável de preço é um TerranoII 2.7 TDI. se quiseres gastar mais um Pajero 2.8 TD.
A condução destes 2 anteriores em especial do Terrano é bastante divertida e rodar FWD um must. Já os LR não permitem tanto gozo na condução e estãos uns furos abaixo a nível de interiores quando comparados com os japoneses. No entanto batem os anteriores em trialada pura.
Como é óbvio o Lada nem se quer é opção, se fosse o caso ficarias melhor servido com um vitara

Quer dizer ... os Land Rover's estão todos exautos ... e os Wrangler's bem mais antigos ... estão todos novos [:D]

em primeiros lugar um Wrangler saí completamente fora do orçamento estipulado ... é mais do DOBRO , logo aí estás a sugerir algo que nao se enquadra no que o user pretende.
Se é confortavel ? nao ... não é ... Não só andei ... como já fui proprietario de mais de 10 jipes na minha vida , (wrangler's incluidos) ... Cabrio , muito menos ... É duro , frio pois a capota com o tempo começa a meter agua ... em Auto-Estrada entao é para esquecer ... é uma tormenta de carro barulhos de rolamento , capota a bater no roll bar enfim !
Pelo contrario o Discovery sente-te tão bem em Auto-Estrada como no monte ... é muito mais versatil

Depois temos o user a dizer que pretende um carro para passeios longos ... falou-se inclusive em picos da Europa ... Ora num Wrangler a gasolina vai-lhe custar os olhos da cara ... pois fazer consumos abaixo de 15/16 naquilo é dificil ! e o motor 2.5 nao entusiasma ... tem pouco binario para TT.

Wrangler é um grande jipe ... fortemente virado para o trial ... mas completamente desadequado ao que o autor do topico pretende.

Tens razão.. agora com 2ª leitura vi que user queria um jipe para passeios longos e não curtos! Li mal da primeira vez.. sorry! [8b]
Ok assim sendo concordo contigo o Wrangler não é jipe para andar em auto-estradas e muito menos para fazer viagens até aos picos da Europa.. coitado largava o dinheiro das férias só em gasolina e depois no endireita! [:)]

Eu sugeri o Wrangler porque percebi que era apenas como jipe de fim de semana para pequenos passeios.. mais jipe para a "voltinha de domingo soalhento" com a família.. ai sei o Wrangler encaixava que nem uma luva! Agora assim não..

Quanto ao orçamento do user, continuo a dizer que é pouco face ao que pretende..

Abc

Back