A/C automático Vs. A/C automático Bi-zona

Se é para fazeres muitas viagens com mulheres no banco do passageiro, compra sem olhar para trás [:D] .
E mais q bi-temperatura, se for efectivamente bi-zona, melhor ainda. Quantas vezes não vou com o ar ligado para os pés, com sapatilhas, na temperatura mínima e a mulher ao lado a queixar-se do frio, com as suas sandálias completamente abertas, e simplesmente muda a direcção da saída. Mas à falta de bi-zona, bi-temperatura é a segunda melhor coisa, pois mesmo não podendo ter fluxos diferentes, a diferença de temperatura imediata na direcção da ventilação já é o suficiente para satisfazer ambos os gostos.

Só é útil se os ventiladores estiverem direccionados para o passageiro e para o condutor. se tiver a sair o frio pelo para brisas não vale apena..

Eu tenho um carro sem função "dual" (ou bi-zona) e outro com.

Considero a função "dual" uma mais-valia (vinha de série) para alguma eventualidade, pois tenho uma esposa friorenta. Mas a experiência acumulada diz-me que é algo por que não vale a pena pagar propositadamente.

Isto porque na prática ainda não tive de fazer muito uso da função. No Inverno não costuma haver muitos problemas com a temperatura do habitáculo e além disso privilegio a ventilação.

No Verão, apercebi-me que o problema da minha esposa não é tanto com a temperatura em si, mas com a "corrente de ar", de modo que ela simplesmente fecha o difusor do lado dela ou desvia o fluxo de modo a não levar com o frio directamente.

PS: mas é inegável que um AC "dual" dá mais pinta à consola central... [:D]

Eu tenho um carro sem função "dual" (ou bi-zona) e outro com.

Considero a função "dual" uma mais-valia (vinha de série) para alguma eventualidade, pois tenho uma esposa friorenta. Mas a experiência acumulada diz-me que é algo por que não vale a pena pagar propositadamente.

Isto porque na prática ainda não tive de fazer muito uso da função. No Inverno não costuma haver muitos problemas com a temperatura do habitáculo e além disso privilegio a ventilação.

No Verão, apercebi-me que o problema da minha esposa não é tanto com a temperatura em si, mas com a "corrente de ar", de modo que ela simplesmente fecha o difusor do lado dela ou desvia o fluxo de modo a não levar com o frio directamente.

PS: mas é inegável que um AC "dual" dá mais pinta à consola central... [:D]

Pois, mas com a minha mulher não resulta fechar as saídas de ar. Estou a ver que AC bi-zona será a opção.

Tenho um Pajero de 2000 ac auto apenas e é impressionante a potência que tem, basta ligar o carro e o ar sai logo frio e a função auto é muito linear, se escolher uma temperatura muito baixa ele não sopra ao máximo para atingir o mais rápido possível essa temperatura, é muito bom mesmo.

Tenho um Passat de 2008 ac bi-zona e até se nota as diferenças de temperatura e por vezes dá jeito. No entanto naqueles dias de calor quando o carro está muito quente e ligo logo o ar condicionado assim que ligo também o carro é necessário esperar.. esperar.. até que de facto venha ar frio. A função auto é muito desagradável neste carro, basta escolher uma temperatura mais baixa que aquilo começa a soprar ao máximo com um ruido incomodativo, quando a temperatura é atingida depois estabiliza mas até lá..

Isto para dizer que é mais importante a potência do sistema do que funções extra.

No Megane II tinha AC automático normal e gostava bastante do seu funcionamento.

Agora, na Superb tenho bi zona e é raro ter o dual zone ativado. Mas vou utilizando algumas vezes principalmente quando está uma temperatura estupida no exterior como é agora (nem é quente nem é frio), e coloco 20º para o lado direito da minha mulher e filha e 18 ou 19 para o meu lado.

O meu anterior automóvel (Alfa 147) tinha A/c bi-zona, no entanto apenas o era relativamente à temperatura. O actual (Alfa Mito), para além da temperatura, o fluxo e a direcção (pára-brisas/cara/pés) são completamente independentes e, na minha opinião, se aquela tinha um interesse relativo, já a última versão bi-zona é uma mais-valia.

Tenho Bi-zona porque fazia parte do equipamento do carro, não pagava mais por este extra caso fosse necessário, mas tal como já foi aqui referido à situações em dá jeito principalmente quando as temperaturas externas são mais extremas. No Inverno por vezes a minha mulher quer a temperatura mais quente do que eu, no Verão acontece o contrário ela prefere temperaturas mais amenas e eu temperaturas mais frias.
Se vier de série é vantajoso mas pagar cerca de 300 ou 400€ a mais acho que não justifica, o que importa é que o A/C funcione em condições e atinja rápido a temperatura pretendida.

No meu caso ate acho o AC Auto uma coisa dispensavel, ainda nao apanhei nenhum que gostasse do funcionamento, so em carros de topo e mesmo assim prefiro regular eu a coisa. No QQ no verao, ligo o carro e o AC dispara para o maximo da velocidade e minimo da temperatura (que tem logica... ar quente porque o carro esta frio no maximo na tromba faz sentido...), passado 10km continua na mesma e nessa altura ja tenho a(s) maos(s) geladas e ja estou irritado com o barulho daquilo. Acabo sempre por usar em manual com regulaçao da temperatura a meu gosto e da velocidade. Na Focus tenho sempre no 1 e com o 2 risco do frio, quando tenho mais calor basta ligar o AC e a circulaçao interna e pronto, mais que eficiente.

Quanto ao Dual, sim uso mas nao frequentemente, so quando a minha namorada anda no QQ, para os ocupantes de tras é inutil tal coisa.

Prefiro um carro com um AC equilibrado e eficiente do que ter auto ou dual ou essas coisas... o caso do QQ o AC é fraco ja que o ar mal chega atras e os da frente chega de mais, tem de estar com as ventilaçoes centrais para os ocupantes de tras assim como o ar para o tecto ligado e mesmo assim ha queixas.

No meu caso ate acho o AC Auto uma coisa dispensavel, ainda nao apanhei nenhum que gostasse do funcionamento, so em carros de topo e mesmo assim prefiro regular eu a coisa. No QQ no verao, ligo o carro e o AC dispara para o maximo da velocidade e minimo da temperatura (que tem logica... ar quente porque o carro esta frio no maximo na tromba faz sentido...), passado 10km continua na mesma e nessa altura ja tenho a(s) maos(s) geladas e ja estou irritado com o barulho daquilo. Acabo sempre por usar em manual com regulaçao da temperatura a meu gosto e da velocidade. Na Focus tenho sempre no 1 e com o 2 risco do frio, quando tenho mais calor basta ligar o AC e a circulaçao interna e pronto, mais que eficiente.

Quanto ao Dual, sim uso mas nao frequentemente, so quando a minha namorada anda no QQ, para os ocupantes de tras é inutil tal coisa.

Prefiro um carro com um AC equilibrado e eficiente do que ter auto ou dual ou essas coisas... o caso do QQ o AC é fraco ja que o ar mal chega atras e os da frente chega de mais, tem de estar com as ventilaçoes centrais para os ocupantes de tras assim como o ar para o tecto ligado e mesmo assim ha queixas.

Ora és dos meus: AC manual chega e sobra. Desde que tenha uma função eco... quanto ao bizona: elas não gostam, fecham as grelhas e maiiiii nada!

Os Auto que tenho usado também fazem isso que dizes, quando o carro está bastante quente, vai para o máximo (ou quase) de velocidade e temperatura (ou quase) mínima. Eu no início regulo sempre para a temperatura mínima e velocidade baixa, nota-se que é mais eficiente desse modo e não com a velocidade alta, ligo, também, a recirculação de ar, ainda que só nos minutos iniciais. Depois então ligo o modo totalmente automático.

Os Auto que tenho usado também fazem isso que dizes, quando o carro está bastante quente, vai para o máximo (ou quase) de velocidade e temperatura (ou quase) mínima. Eu no início regulo sempre para a temperatura mínima e velocidade baixa, nota-se que é mais eficiente desse modo e não com a velocidade alta, ligo, também, a recirculação de ar, ainda que só nos minutos iniciais. Depois então ligo o modo totalmente automático.

O meu é automático e quando está muito calor liga automaticamente a recirculação para arrefecer mais depressa. E por curiosidade, o manual do carro diz que o mais eficaz não é pôr no minimo para arrefecer mais depressa. É por a temperatura que queremos que o sistema gere dtudo de forma mais eficaz.

Ser bizona não é só possibilitar 2 temperaturas diferentes. É poderes, por exemplo, optar por ventilação para os pés do condutor, e do pendura não. E isto, quanto a mim, é uma mais valia (a namorada não gosta muito de frio também..)

E eu a pensar que se gerava um microclima dentro do carro, com possibilidade de trovoadas e tudo!!

Eu se tivesse que pagar por um bizona não punha!!

Cá em casa dos 4 carros que temos, 3 tem AC auto bi-zona.

Se a função auto é super prática e confortável, a função bi-zona é completamente desnecessária... no nosso caso veio de série em todos eles. Não pagaria mais por uma funcionalidade que pouco ou nada acrescenta ao bem estar a bordo...

As temperaturas estão sempre no mesmo valor...

É mais marketing que outra coisa...

Voltar
Superior