A/C automático Vs. A/C automático Bi-zona

O meu é automático e quando está muito calor liga automaticamente a recirculação para arrefecer mais depressa. E por curiosidade, o manual do carro diz que o mais eficaz não é pôr no minimo para arrefecer mais depressa. É por a temperatura que queremos que o sistema gere dtudo de forma mais eficaz.

Pois, no manual do meu também diz para pôr a temperatura e deixa-lo gerir mas noto em vários carros, não só no meu, que ao regular desse modo (temp mínima e velocidade baixa, não mínima) é mais eficaz do que deixa-lo gerir a coisa.

mulher A MEXER na consola central, A para alterar TEMPS no AC ou para pôr o rádio mais baixo?!
este mundo tá perdido!

Quando são verdadeiros bi-zona (repartição de fluxo, orientação, etc) acho que faz sentido. De resto acaba por ser pouco eficaz.

A minha mulher acaba por ter o lado dela um pouco mais quente que o meu, mas o resultado prático é quase nulo.

mulher A MEXER na consola central, A para alterar TEMPS no AC ou para pôr o rádio mais baixo?!
este mundo tá perdido!

[:D]apr:)[:D]
Tenho os 2 casos em diferentes viaturas e a verdade é que o dual zone não serve para nada na maior parte das vezes. Melhor do que o dual zone valorizo as saídas de ar traseiras, melhor ainda se os passageiros traseiros puderem regular também a ventilação e fluxo de ar.

Boas,

desenterro este tópico para colocar a seguinte questão:

pagar 300€ por um AC Automático vale a pena, tendo em conta que o carro trás AC Manual de origem?

Boas,

desenterro este tópico para colocar a seguinte questão:

pagar 300€ por um AC Automático vale a pena, tendo em conta que o carro trás AC Manual de origem?

Depende de que tipo de AC manual estás a falar. Se te referes aos AC manuais tradicionais em que tens 2 bõtoões, um que regula a força da ventoinha e outro que regula a temperatura a que o ar sai dos bocais (e muitas vezes nem sabes qual é essa temperatura porque não tens essa informação no ecran), então acho que se justifica dar mais 300 euros pelo AC automático.

Contudo, se o AC manual for daqueles em que só regulas manualmente a força da ventoinha, mas a gestão da temperatura a que o ar sai dos bocais já é feita pelo sistema, isto é, consegues definir qual a temperatura em graus que queres, então aí já acho que não vale a pena.

Já agora, qual é o carro?

Depende de que tipo de AC manual estás a falar. Se te referes aos AC manuais tradicionais em que tens 2 bõtoões, um que regula a força da ventoinha e outro que regula a temperatura a que o ar sai dos bocais (e muitas vezes nem sabes qual é essa temperatura porque não tens essa informação no ecran), então acho que se justifica dar mais 300 euros pelo AC automático.

Contudo, se o AC manual for daqueles em que só regulas manualmente a força da ventoinha, mas a gestão da temperatura a que o ar sai dos bocais já é feita pelo sistema, isto é, consegues definir qual a temperatura em graus que queres, então aí já acho que não vale a pena.

Já agora, qual é o carro?
subscrevo.

O AC Manual é mesmo só aquele que tem botões ao estilo antigo.
O Carro é um Skoda Fábia, neste caso a Fabia Break.

Então acho que vale mesmo a pena perder o amor a 300 euros. Eu já tive há anos um carro com AC manual básico e aquilo era chato de dosear. Tinha que andar sempre a mexer nos botões. Se ao menos ainda tivesse informação visual concreta em que desse para saber qual a temperatura em graus ao rodar o botão para determinado ponto, ainda vá. É que se uma pessoa souber que está a rodar o botão para 20º quando o termómetro do CB nos diz que estão 25º, pronto, dá para concluir que o que estamos a fazer faz sentido. Não havendo esta informação podemos estar a seleccionar 18º ou então 24º sem o sabermos e só vamos dar conta disso daí a uma bocado quando chegarmos à conclusão que, ou ficou frio demais, ou continua calor demais.

O termómetro do CB so mede a temperatura exterior.

Num AC manual meto o regulador da temp ao centro e a forca do ar na 1a ou 2a posição, sempre a funcionar....

Por 300€ escolheria sempre AC auto, mais não seja pelo aspeto visual.

Não consigo gostar daquelas rodas todas do AC manual.
Dão um ar barato.

Manias [:cool:]

Por 300€ escolheria sempre AC auto, mais não seja pelo aspeto visual.

Não consigo gostar daquelas rodas todas do AC manual.
Dão um ar barato.

Manias [:cool:]
Tbm tenho essa opinião em relação ao aspecto. Faz uma diferença enorme...
Só não tinha certeza em relação ao funcionamento propriamente dito. Parece que vale mesmo a pena... A minha mulher é que tinha razão... (Não lhe posso dizer isto!! )

Por 300 euros mandava vir o AC auto. Por 300 euros, não é o dinheiro todo, e por vezes até faz o seu jeito.

Acho que para uso que possas dar um Ar condicionado Auto, Mono dá perfeitamente (até manual dava na boa), acho que esse tipo de tecnologia (bizona) só se justifica em carros de certa dimensão ou se andares sempre com passageiros atrás, por exemplo o carro do meu pai tem Quadrizona (mas estamos a falar de um grande Familiar), mas na maior parte do tempo até usamos aquilo somente no Mono, penso que até será mais económico assim.

Last edited:
Para mim o Automático Mono chega e é o ideal, na maior parte dos carros o bizona obriga a estar a regular sempre 2 vezes a temperatura.
Ar condicionado sem ser automático, ou seja manual é que já está muito ultrapassado e é chato de usar.

Last edited:
Para mim o Automático Mono chega e é o ideal, na maior parte dos carros o bizona obriga a estar a regular sempre 2 vezes a temperatura..

Não conheço automático bizona nenhum que não tenha um modo mono evitando assim ter que regular as coisas em separado.

Não conheço automático bizona nenhum que não tenha um modo mono evitando assim ter que regular as coisas em separado.

A4 2002, A3 2006 são alguns exemplo entre muitos outros, até acho que são mais os que não têm essa função dos que têm.

A maioria dos que conheço não tem modo mono. Infelizmente o meu não tem e gostava que tivesse

Uma coisa adicional que alguns bi-zona fazem é ajustar a temperatura de saída de ar à radiação solar. Ou seja se o sol estiver do lado esquerdo do carro o ar vai sair mais frio desse lado.

O homem só refere o "upgrade" para AC Auto, nem sequer referiu em lado algum que o mesmo é Mono, ou Bi-zona!!

Eu por 300€ colocava:
- pelo aspecto estético;
- e pela função Auto, em que ele regula tudo sozinho, inclusivé desliga o AC quando não é necessário... ficando só a ventilação

Back