A New Hope.
Bem, está na altura de começar a passar uma mensagem positiva, mesmo a nível económico.
A verdade é que os efeitos económicos seriam sempre brutais como foi sendo dito. De repente com a capacitação colectiva dos efeitos desta virose, o titulo do tópico deixou de ser sensacionalista…
Como contexto, digo que há mais de 10 anos que me debato com viroses, pelo menos a cada dois meses. Com contas simples posso concluir que já tive pelo menos 60, entre gastros e do sistema respiratório, cerca de ¼ delas com direito às urgências ou a consultas.
Invariavelmente resultam do contacto com crianças sendo que inúmeras vezes vi os pais deixarem as crianças em meio escolar totalmente destroçadas, normalmente com questões respiratórias, dermatológicas, gástricas etc.
As boas noticias é que é perfeitamente possível conter o vírus, desde que a comunidade altere os seus comportamentos. Para isso é importante a awereness que já existe. Vivo em frente a uma escola, que só fecha a partir de segunda, e hj sexta está às moscas de alunos.
A China conseguiu em pouco mais de dois meses, conter e neutralizar a expansão da doença, debatendo-se agora com os comportamentos irresponsáveis dos outros.
A ciência médica está mto evoluída, mais cedo ou mais tarde aparece a vacina. É mto importante que pessoas “Importantes” a apanhem, como a primeira dama do Canadá ou a vice primeira dama Espanhola. Quem diz isso diz desportistas ou actores.
Note-se que, do que sei as viroses não têm tratamento. Os cuidados médicos que são necessários são dos sintomas. Este vírus não é particularmente letal – está mto longe de ébola/malária etc. O problema é que é mto contagioso e as medidas a tomar visam unicamente impedir um aumento drástico de casos com necessidade de tratamento hospitalar, em que seja preciso fazer escolhas.
Percebo as medidas tomadas em face ao contexto Europeu. Preferia mais mas a verdade é que são bastante razoáveis.
Estão aqui:
https://www.jornaldenegocios.pt/eco...s-pelo-governo?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques
Em suma não é a primeira nem será a ultima crise de saúde publica. Toda a comunidade percebeu a gravidade da situação. Público e privado actuaram no sentido de atacar a dispersão descontrolada.
Será uma questão de tempo até sairmos disto. A particularidade das viroses, pelo menos em mim, é que desaparecem tão depressa como apareceram, deixando por agora nenhum efeito.
Na economia não será assim tão simples. Mas tendo em conta o momento económico que vivíamos antes da sua eclosão é justo esperar com uma recuperação mto rápida da economia. Até lá é aguardar serenamente (tanto quanto possível).