A Crise Económica da Década de 20

Se a Europa toda parasse ao mesmo tempo 15 dias, podiam mitigar muito o problema. Mas era 15 dias toda a gente em casa sem contacto com ninguém. Excepto serviços de saúde, policia e pouco mais, claro.
15 dias sem ninguém se mexer e o assunto ficava quase controlado e podiamos todos regressar ao normal no prazo de 1 mês ou 2. Como os governos estão a proceder vai ser muito pior para a economia.

Última edição:

Alguns comentários dessa notícia:

"Os restaurantes são um entre vários sectores que vão atravessar um período muito difícil. Por outro lado, este governo já ajudou imenso os restaurantes nos últimos anos ao ter descido o IVA -- descida que a maioria dos restaurantes não fez refletir nos preços."

"Compreendo as dificuldades, mas o país não é rico e existem coisas mais importantes para onde canalizar o dinheiro público."

"Numa altura em que as desigualdades sociais se acentuam, em que há crianças e adultos subnutridos, quem tenha que recorrer ao Banco Alimentar ou à Cáritas, por exemplo, para sobreviver, o lamento da restauração é ultrajante. Quanto lucram / dia nos vossos restaurantes? Quantas facturas com IVA é que são emitidas / dia? Onde investiram / investem os lucros? Na Suiça e afins? Em carros topo de gama, etc? Sejam criativos e cativem os clientes portugueses que têm, em média, um salário inferior ao praticado na UE, USA, UK. Há crianças que desmaiam com fome na escola e os senhores pretendem "ajudas", dinheiro e / ou isenções fiscais? Há idosos que comem uma sopa, bebem leite com bolachas e carne ou peixe são iguarias. Fruta, idem. Chico-espertos "tugas", no seu pior. Lamentável. M. C"

"Começa o choradinho. O nosso dinheiro já serviu para resgatar bancos, agora também tem que servir para resgatar restaurantes de luxo? Já não basta termos que pagar 23% IVA na electricidade, para que outros como os restaurantes apenas cobrem 13%? Ser empresário é correr riscos. Se qualquer um de nós perder o emprego tem que se fazer à vida, por isso sugiro aos "restaurateurs" chefs e quejandos que façam o mesmo."

"Epah.. Ide trabalhar para o campo... Ou então usem o dinheiro que tem ganho.. Ou é só cobrar rodos de dinheiro por um pratito bem decorado? Vendam os anéis, as mansões os barcos... E mais importante... Olhem para os pobres! Haja vergonha..."

O dinheiro publico, ou vai para pagar subsidios de desemprego, ou vai para ajudar as empresas a não despedir pessoas (beneficios fiscais, isenções, emprestimos a fundo perdido, etc).

A questão é só como vais gastar o €..

O dinheiro publico, ou vai para pagar subsidios de desemprego, ou vai para ajudar as empresas a não despedir pessoas (beneficios fiscais, isenções, emprestimos a fundo perdido, etc).

A questão é só como vais gastar o €..

Não é tão linear assim... uns sectores aguentam melhor que outros. Mas claro que todos reclamam da mesma maneira...

Up to 50 million people in the travel and holiday sector could lose their jobs due to the coronavirus, an industry body warned today.
The World Travel and Tourism Council fears that demand for international travel could slump by 25% this year -- causing 12-14% of workers in the sector to be laid off.
The WTTC wants governments to cut travel taxes, simplify the visa process, and support companies affected.

Brace yourselves!!

A New Hope.

Bem, está na altura de começar a passar uma mensagem positiva, mesmo a nível económico.
A verdade é que os efeitos económicos seriam sempre brutais como foi sendo dito. De repente com a capacitação colectiva dos efeitos desta virose, o titulo do tópico deixou de ser sensacionalista…

Como contexto, digo que há mais de 10 anos que me debato com viroses, pelo menos a cada dois meses. Com contas simples posso concluir que já tive pelo menos 60, entre gastros e do sistema respiratório, cerca de ¼ delas com direito às urgências ou a consultas.

Invariavelmente resultam do contacto com crianças sendo que inúmeras vezes vi os pais deixarem as crianças em meio escolar totalmente destroçadas, normalmente com questões respiratórias, dermatológicas, gástricas etc.

As boas noticias é que é perfeitamente possível conter o vírus, desde que a comunidade altere os seus comportamentos. Para isso é importante a awereness que já existe. Vivo em frente a uma escola, que só fecha a partir de segunda, e hj sexta está às moscas de alunos.

A China conseguiu em pouco mais de dois meses, conter e neutralizar a expansão da doença, debatendo-se agora com os comportamentos irresponsáveis dos outros.

A ciência médica está mto evoluída, mais cedo ou mais tarde aparece a vacina. É mto importante que pessoas “Importantes” a apanhem, como a primeira dama do Canadá ou a vice primeira dama Espanhola. Quem diz isso diz desportistas ou actores.

Note-se que, do que sei as viroses não têm tratamento. Os cuidados médicos que são necessários são dos sintomas. Este vírus não é particularmente letal – está mto longe de ébola/malária etc. O problema é que é mto contagioso e as medidas a tomar visam unicamente impedir um aumento drástico de casos com necessidade de tratamento hospitalar, em que seja preciso fazer escolhas.

Percebo as medidas tomadas em face ao contexto Europeu. Preferia mais mas a verdade é que são bastante razoáveis.
Estão aqui:
https://www.jornaldenegocios.pt/eco...s-pelo-governo?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

Em suma não é a primeira nem será a ultima crise de saúde publica. Toda a comunidade percebeu a gravidade da situação. Público e privado actuaram no sentido de atacar a dispersão descontrolada.

Será uma questão de tempo até sairmos disto. A particularidade das viroses, pelo menos em mim, é que desaparecem tão depressa como apareceram, deixando por agora nenhum efeito.

Na economia não será assim tão simples. Mas tendo em conta o momento económico que vivíamos antes da sua eclosão é justo esperar com uma recuperação mto rápida da economia. Até lá é aguardar serenamente (tanto quanto possível).

Só espero é que no final disto tudo não voltem a SER OS MESMOS A TER QUE PAGAR A FATURA.

Já paguei muitas e ando a ver se vou mas é pagar para outro lado.....

Se esses se queixam imaginem aqueles restaurantes pequenos que vivem de diárias e fins de semana...

Esse pessoal é poupado, tem custos muito muito controlados e regra geral são negócios familiares. Os grandes tem uma renda mensal enormíssima a pagar, salários a chefes caros etc etc...

Pah, é complicado...

Sejam criativos e cativem os clientes portugueses que têm, em média, um salário inferior ao praticado na UE, USA, UK.

Gosto muito de ir passar férias à Praia da Rocha, pois costumava ir lá com a minha mãe quando era pequenino. O ano passado eu, a Maria e o pequenito fomos para o Hotel da Rocha (mesmo ao lado do Hotel Jupiter). Cerrei os dentes e paguei os 1,800 Euros que pediam por 6 noites numa suite com vista para o mar (300 Euros/dia) em Julho. Já achei aquilo um exagero, mas enfim.

Por outro lado, gostamos muito do hotel e de lá estar.

Este ano, na mesma altura pelo mesmo quarto estavam a pedir 2,400 Euros (400 Euros/dia). Desculpem lá mas vão gozar com a pilinha da tia deles.

Agora, com esta situação do Covid-19, devem ter quase toda a gente a anular as reservas. Acham que entretanto já se apressaram a actualizar os preços? Nada, ainda agora fui ver só por curiosidade e continuavam na mesma.

Sinceramente, também há quem só tenha o que merece.

Última edição:
Gosto muito de ir passar férias à Praia da Rocha, pois costumava ir lá com a minha mãe quando era pequenino. O ano passado eu, a Maria e o pequenito fomos para o Hotel da Rocha (mesmo ao lado do Hotel Jupiter). Cerrei os dentes e paguei os 1,800 Euros que pediam por 6 noites numa suite com vista para o mar (300 Euros/dia) em Julho. Já achei aquilo um exagero, mas enfim.

Por outro lado, gostamos muito do hotel e de lá estar.

Este ano, na mesma altura pelo mesmo quarto estavam a pedir 2,400 Euros (400 Euros/dia). Desculpem lá mas vão gozar com a pilinha da tia deles.

Agora, com esta situação do Covid-19, devem ter quase toda a gente a anular as reservas. Acham que entretanto já se apressaram a actualizar os preços? Nada, ainda agora fui ver só por curiosidade e continuavam na mesma.

Sinceramente, também há quem só tenha o que merece.

Se eles têm procura e enchem a casa porque te devem fazer mais barato? Tens tantas soluções no Algarve...

Se eles têm procura e enchem a casa porque te devem fazer mais barato? Tens tantas soluções no Algarve...

A lei da oferta e da procura é muito bonita, mas quando uma empresa Portuguesa começa a taxar os seus produtos em Portugal de tal forma que apenas se tornam acessiveis à bolsa de quem não é Português, depois também não se podem queixar se a coisa de repente der para o torto como está a dar agora.

Os gastos deles não subiram 33% de um ano para o outro, aquilo é pura ganância, logo eu digo 'bem feita!'.

Uma coisa é ser razoável, outra é ser ganancioso. Sabes onde o teu argumento cai por terra? È que por esse raciocinio o preço da gasolina também poderia perfeitamente subir até aos 3-4 Euros por litro ou mais. Ou manter-se como está apesar da redução brutal no preço do barril. Afinal, o que não falta é procura.

Última edição:
A lei da oferta e da procura é muito bonita, mas quando uma empresa Portuguesa começa a taxar os seus produtos em Portugal de tal forma que apenas se tornam acessiveis à bolsa de quem não é Português, depois também não se podem queixar se a coisa de repente der para o torto como está a dar agora.

Os gastos deles não subiram 33% de um ano para o outro, aquilo é pura ganância, logo eu digo 'bem feita!'.

Uma coisa é ser razoável, outra é ser ganancioso. Sabes onde o teu argumento cai por terra? È que por esse raciocinio o preço da gasolina também poderia perfeitamente subir até aos 3-4 Euros por litro ou mais. Ou manter-se como está apesar da redução brutal no preço do barril. Afinal, o que não falta é procura.
A gasolina não sobe porque tem procura todos os dias.

Os hotéis vão subir exactamente pela falta de procura agora. Significa que o verão será a única oportunidade para segurarem as contas.

Até te digo mais. Há hóspedes estrangeiros a cancelarem reservas em pt e a indicarem que não querem reembolso porque têm noção que será uma tragédia financeira para a hotelaria em Portugal.

Os hotéis vão subir exactamente pela falta de procura agora. Significa que o verão será a única oportunidade para segurarem as contas.

Não é bem assim que a lei da oferta e da procura funciona... :)

Se não tiverem estrangeiros dispostos a vir para Portugal pagar 400 Euros por noite por um quarto e levar um COVID-19 de bónus para casa, ou baixam os preços na esperança de atrair alguns Portugueses para os quartos que agora ficaram vazios ou ganham zero. A mim sempre me disseram que pouco é melhor que nada - especialmente porque a 300-400 Euros por noite esses gajos têm lucros brutais, desculpa.

Até agora acho particularmente positivas as medidas enérgicas q estão a ser tomadas por todo o mundo.

Só fiquei desiludido com a (pouca) acção do bce. Percebo q precisem de mandato mais forte das instâncias europeias, mas a resposta vai ter q ser à bruta.

Se não gostarem de ficção científica podem deixar de ler.

Acredito q as contas públicas basicamente em todo o lado vão aumentar imenso entre gastos com saúde, prestações sociais de todo o tipo e baixa de recolha de impostos.

Deste modo a dívida pública vai disparar.

Daí q o bce só tenha uma opção: perdoar parte da dívida (limitada à q está na titularidade do bce) e sem grande reflexão diria o total do aumento absoluto estimado da dívida x2.

Pq x2? Simples: para poder dar margem aos governos para uma baixa significativa de impostos, nomeadamente sobre o consumo. Os preços do petróleo até favorecem esse cenário.

Quem perde? Ng.

Quem ganha? Toda a gente.

O q pode ficar em causa? A estabilidade dos preços.

Voltando à terra, digo já q mantenho a minha perspectiva optimista como já expressei enquanto não vir deflação ou disparar a inflação.

Voltar
Superior