A Crise Económica da Década de 20

Na cabeca dele, nao... a empresa só nao paga mais porque nao quer (alguns é verdade sem duvida) e que os empresários comecem a andar de Fiat Uno ou a pé e paguem mais aos funcionários.

Infelizmente isto é a forma de pensar de muito trabalhador portugues (e nao só claro).

O empresário está lá para ganhar dinheiro, de preferência muito dinheiro, é esse o objectivo de quem investe.
Um empresário não é a Santa Casa a distribuir lucros pelos mais pobrezinhos (nem a santa casa o faz...).

No meu caso não conheço o "patrão", mas se tivesse patrão queria vê-lo com muito dinheiro, bons carros e boas casas!

Depois viria a parte, se ele me reconhecesse pelo meu trabalho, óptimo, caso contrário eu tinha duas opções: ficar ou sair!

[:D]

Descomplica sff!

O artigo não é do Oservadoer, mas sim do Pedro Caetano que na sua soberba habitual, agora neste artigo acaba por dizer uma verdade que todos já conhecemos. Deixa o mensageiro e coloca o foco na mensagem.

Sobre o Hidrogénio, as suas forças e fraquezas, a sério, informa-te de forma mais consistente, segue-lhe a pista e vais ver onde vai parar [;)]

Vai nos parar ao bolso, mas não desculpa o artigo mau, no sentido populista e misturador de conceitos, ao bom estilo esquerda.net, não posso descurar a qualidade só porque a mensagem está em linha.

https://observador.pt/2020/08/15/covid-19-tuk-tuk-as-formigas-que-trabalham-de-verao-para-o-inverno/

Apesar de já se notar um aumento significativo do Turismo em Lisboa parece que ainda está longe de ser suficiente para as inúmeras empresas da área. Para piorar ainda mais o cenário fez tudo investimentos grandes (+ carros + condutores + marketing) porque esperava-se 2020 como um super ano. Agora tudo descapitalizado poucos vão aguentar. Não deixa de ser impressionante e talvez um pouco exagerado a quantidade de Tuk Tuks que circularam nas ruas do centro de Lisboa.

O empresário está lá para ganhar dinheiro, de preferência muito dinheiro, é esse o objectivo de quem investe.
Um empresário não é a Santa Casa a distribuir lucros pelos mais pobrezinhos (nem a santa casa o faz...).

No meu caso não conheço o "patrão", mas se tivesse patrão queria vê-lo com muito dinheiro, bons carros e boas casas!

Depois viria a parte, se ele me reconhecesse pelo meu trabalho, óptimo, caso contrário eu tinha duas opções: ficar ou sair!

Isso é muito ilidico e é uma teoria bonita, mas na prática não funciona assim.

Win/Win só funciona assim.
Eu gosto de ver os meus chefes contentes.

Não me importo que eles tenham benefícios pagos pela empresa, tal como viaturas e outras coisas.

Se eu não estiver contente com a minha situação só tenho de trabalhar para alcançar uma diferente. Onde estou ou noutra empresa.

Não consigo entender a malta que critica o chefe a ou b porque tem esta ou outra regalia da empresa. É privada porra!

Ah, e um chefe feliz não me moi o juízo. Desde que eu não lhe deia razões para tal!

A Crise Económica da Década de 20 – Covid 19

A Crise Económica da Década de 20 – Covid 19

https://observador.pt/2020/08/15/covid-19-tuk-tuk-as-formigas-que-trabalham-de-verao-para-o-inverno/

Apesar de já se notar um aumento significativo do Turismo em Lisboa parece que ainda está longe de ser suficiente para as inúmeras empresas da área. Para piorar ainda mais o cenário fez tudo investimentos grandes (+ carros + condutores + marketing) porque esperava-se 2020 como um super ano. Agora tudo descapitalizado poucos vão aguentar. Não deixa de ser impressionante e talvez um pouco exagerado a quantidade de Tuk Tuks que circularam nas ruas do centro de Lisboa.

Ja me tinha lembrado disso.

A expectativas eram mto boas o q obviamente promovia mais investimento para este verão.

O q podia ser um bom sinal para uma recuperação em V fica condicionada pela demora na questão sanitária.

Assim quem investiu só fica com mais dívida.

https://eco.sapo.pt/opiniao/a-grande-redistribuicao/

Artigo interessante sobre o que os bancos centrais andaram a fazer nos últimos anos.

Já agora, quanto aos impostos. Nos Açores é bastante mais baixo.

Já tinha a opinião (há bastante tempo) que as políticas monetárias adoptadas na sequência da crise de 2007 tinham gerado das maiores transferências de riqueza da história da humanidade. Como a escala das intervenções da crise Covid19 ainda são maiores (e não sabemos quais serão as intervenções futuras), tendo a concordar com o artigo.
É claro que ele usou (propositadamente?; parece-me que sim) linguagem e conceitos simples para tentar passar a mensagem para o maior número de pessoas. Mas o que interessa é o conceito de que o intervencionismo dos BCs tem sido um factor crucial para o aumento no diferencial de riqueza entre pessoas. E que tem sido o factor chave para proteger (a todo o custo) a riqueza de certos grupos bem conectados com o topo da classe política/governos. Quando tens os bolsos sem fundo dos BCs para safar os teus activos (mesmo que factualmente tenham despencado em termos de valor), o jogo é quase sempre win/win. E isso é extremamente injusto e um perigo para as nossas organizações sociais.

Claro que era, mas sabes que ninguém está interessado, há uns tempos falava disso com um colega que vive em Portugal dizia ele, "Os custos que a empresa tem para empregar sao problema deles, nao meu" esquecendo completamente que os custos que a empresa tem para empregar sao na realidade o salário bruto dele.

Todas as vezes que tive a oportunidade de fazer as contas, com o mesmo custo para a empresa, recebia sempre menos na conta em Portugal, e fiz essas contas há muito tempo atrás quando a empresa para a qual trabalhava na altura (multinacional) sugeriu que para recebermos mais dinheiro na conta, mudassemos as nossas moradas para Espanha e passasemos a pagar impostos em Espanha.

Na altura mais tarde acabei por me mudar para Barcelona por uns tempos e notamos bem a diferenca.

Quando me mudei para o UK, também já há uns tempos, o meu salário bruto era mais ou menos o mesmo que o que tinha em Portugal, a diferenca na conta bancária eram de mais ou menos 500Euros. (A taxa de cambio da altura se bem me lembro £1 = €1.32)

Para além de impactar o salário líquido do próprio, factor que aparentemente o próprio desconhece (pelo tipo de discurso) como bem referiste, há um factor que quase toda a gente se esquece quando falamos de impostos sobre empresas: esse valor extra quase de certeza será repassado para o consumidor, ou seja irá afectar o nosso poder de compra; e irá afectar a capacidade de empresas de médio/grande porte competirem no exterior. Por exemplo: o ISP ser brutal não é só um problema porque pagamos um valor estúpido na bomba. É um problema porque quase tudo depende do transporte, logo em praticamente todos os bens e serviços que compramos estamos a pagar a mais pelo bem/serviço (dado o alto ISP estar embutido no preço). Podemos usar o mesmo tipo de raciocínio para a electricidade.

Última edição:
Para além de impactar o salário líquido do próprio, factor que aparentemente o próprio desconhece (pelo tipo de discurso) como bem referiste, há um factor que quase toda a gente se esquece quando falamos de impostos sobre empresas: esse valor extra quase de certeza será repassado para o consumidor, ou seja irá afectar o nosso poder de compra; e irá afectar a capacidade de empresas de médio/grande porte competirem no exterior. Por exemplo: o ISP ser brutal não é só um problema porque pagamos um valor estúpido na bomba. É um problema porque quase tudo depende do transporte, logo em praticamente todos os bens e serviços que compramos estamos a pagar a mais pelo bem/serviço (dado o alto ISP estar embutido no preço). Podemos usar o mesmo tipo de raciocínio para a electricidade.

O preço do combustível será uma das maiores explicações para a diferença de preços para Espanha

Os patrões que beneficiaram do lay off vão poder rescindir contratos de emprego por "mútuo acordo", para além de poder despedir precários.
Já foi emitido esclarecimento, a conversa do lay off para segurar empregos é oficialmente mentira.

Patrões em lay-off podem fazer rescisões por mútuo acordo

https://eco.sapo.pt/2020/08/18/patroes-em-lay-off-podem-fazer-rescisoes-por-mutuo-acordo/

Mas alguem acha que alguma empresa pode reter funcionários apenas por decreto? :(

É óbvio que mais tarde ou mais cedo muitas empresas terão que despedir, ou encerrar se as obrigarem a reter

Uma coisa não invalida a outra. O layoff é apenas penso rápido. Se não houver trabalho, o desemprego acontece na mesma.

Na prática pode-se estar apenas a discutir o momento, se se pode fazer algo durante o layoff ou não. Se forem forçadas a arcar com custos que não aguentam, vai tudo ao fundo e encerra-se.

Mas alguem acha que alguma empresa pode reter funcionários apenas por decreto? :(

É óbvio que mais tarde ou mais cedo muitas empresas terão que despedir, ou encerrar se as obrigarem a reter

Eu vou dizer-te o que acho:
que empresas houve que com lay off, mantiveram funcionários a trabalhar, tendo total recuperação da massa salarial que pagaram;
que vão forçar "mútuos acordos" fraudulentos e recontratar as pessoas por uma côdea.
Acho ainda que o lay off nunca seria opção de quem é um gestor e vê no futuro, se fosse honesto. Como é apenas um bom comercial, fez ali um negócio.

Dito isto, fica o desmentido feito pela própria ministra.

que empresas houve que com lay off, mantiveram funcionários a trabalhar, tendo total recuperação da massa salarial que pagaram;
que vão forçar "mútuos acordos" fraudulentos e recontratar as pessoas por uma côdea.
Acho ainda que o lay off nunca seria opção de quem é um gestor e vê no futuro, se fosse honesto. Como é apenas um bom comercial, fez ali um negócio.

You´ve no fucking idea how this works! [;)]

Good luck!

Tudo isto era evitavel se fosse possivel contratar e despedir livremente
mas nao é sempre pelo caminho mais complicado
[:D]

Voltar
Superior