A Crise Económica da Década de 20

Porque é mentira o que eu disse?

O meu patrão tem os clientes que tem, e tem a fama que tem também derivado aos motoristas, aqueles que se levantam de madrugada, aqueles que no caso de necessidade mudam pneus, aqueles que dão cara perante o cliente, e outras, e não falo só de mim.

Se pagasse com amendoins, só lhe aparecia macacos. E reconhecimento não tá só no ordenado.

As sextas feiras, costuma-se fazer um serviço que é pago a 2 motoristas, Portugal-belgica descarregar segunda, malhar as noites, transgredir na França, andar fora de horas. Se houvesse um incentivo de 50€ ou 100€, porque se afinal a carga é paga a 2 motoristas, mas só vai 1

Vai 1 motorista e paga como se fossem 2, é isso? Se fosse na Paulo Duarte, vai 1 motorista para o estrangeiro em fim de semana e recebe como se fosse tráfego nacional e só 8 horas de serviço e ainda tem de levar marmita de casa.

Vai 1 motorista e paga como se fossem 2, é isso? Se fosse na Paulo Duarte, vai 1 motorista para o estrangeiro em fim de semana e recebe como se fosse tráfego nacional e só 8 horas de serviço e ainda tem de levar marmita de casa.
Leva marmita, e tu achas que eu como no melhores restaurantes gourmet da Europa?

Quanto no máximo no McDonald's ou BK e nem sempre.

Bem, ontem pela primeira vez a nossa divida a 10 anos ficou negativa.

Boa noticia para nós.

E a tendência de baixa é para manter.

https://www.jornaldenegocios.pt/mer...vida-vai-continuar-a-baixar-em-2021-diz-fitch

Depende do lado da barricada onde estás. Isto significa que nos próximos anos, mesmo que o desemprego escale e ocorra uma crise económica enorme, o preço das casas não vai parar de aumentar. Isto é uma das consequências da dívida com juros negativos, mas há outros.

Depende do lado da barricada onde estás. Isto significa que nos próximos anos, mesmo que o desemprego escale e ocorra uma crise económica enorme, o preço das casas não vai parar de aumentar. Isto é uma das consequências da dívida com juros negativos, mas há outros.

O meu comentário é sobre a divida pública.

Bem, ontem pela primeira vez a nossa divida a 10 anos ficou negativa.

Boa noticia para nós.

E a tendência de baixa é para manter.

https://www.jornaldenegocios.pt/mer...vida-vai-continuar-a-baixar-em-2021-diz-fitch
Não sei se é assim tao bom, apenas incentiva a governos tipo este a aumentar o stock de divida tal como os anteriores e isto paga-se la mais (elevado risco para investidores) para a frente quando o BCE abandonar a politica actual.

'So far investors have not added to the clamour — the cost of new debt remains low as the ECB buys most of the extra bonds sold, so many countries are able to borrow for up to 10 years at yields of close to or below zero.*That is set to continue; at its latest policy meeting on Thursday the ECB is expected to extend bond-buying until mid-2022.'

https://amp-ft-com.cdn.ampproject.o.../content/0295ccb3-bc57-415c-89f7-5d4e63a64c88

O meu comentário é sobre a divida pública.

E o meu comentário também. Quanto mais baixos os juros da dívida pública mais caras são as casas e por norma o custo de vida da população aumenta e a capacidade de poupança diminui. É economia básica.

Os juros da divida pública baixos são bons para o Estado mas maus para a população. Por isso é que os economistas em geral concordam que se deve procurar ter uns juros que andem à volta dos 2% que é um bom ponto de equilíbrio para o Estado e povo.

Não sei se é assim tao bom, apenas incentiva a governos tipo este a aumentar o stock de divida tal como os anteriores e isto paga-se la mais (elevado risco para investidores) para a frente quando o BCE abandonar a politica actual.

'So far investors have not added to the clamour — the cost of new debt remains low as the ECB buys most of the extra bonds sold, so many countries are able to borrow for up to 10 years at yields of close to or below zero.*That is set to continue; at its latest policy meeting on Thursday the ECB is expected to extend bond-buying until mid-2022.'

https://amp-ft-com.cdn.ampproject.org/v/s/amp.ft.com/content/0295ccb3-bc57-415c-89f7-5d4e63a64c88?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQFKAGwASA%3D#csi=1&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=From%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.ft.com%2Fcontent%2F0295ccb3-bc57-415c-89f7-5d4e63a64c88

É essa a minha opinião. Dívida é dívida, é um ónus sobre rendimentos futuros que ficam hipotecados.

Basta pensar em alguém ganhar 1000 euros e querer comprar uma casa de 100.000. E ter um crédito com taxa de -1%, tendo de pagar 99 x 1.000 (contas redondas).

Bonito e tal, e o dinheiro até é barato, mas no fim do dia ganha 1000 e paga 1000, e nos próximos anos nem espaço tem para mandar cantar um cego.

Agora é só transpor isto, para uma situação de défice = em vez de 1000 euros, passar a ganhar 900 por causa da crise, e ter de continuar a pagar o dinheiro grátis. E depois basta pensar que em vez de uma casa, meteu o dinheiro todo numa TAP falida...

E o meu comentário também. Quanto mais baixos os juros da dívida pública mais caras são as casas e por norma o custo de vida da população aumenta e a capacidade de poupança diminui. É economia básica.

Os juros da divida pública baixos são bons para o Estado mas maus para a população. Por isso é que os economistas em geral concordam que se deve procurar ter uns juros que andem à volta dos 2% que é um bom ponto de equilíbrio para o Estado e povo.

O teu comentário é sobre a habitação e custo dela não creio que tenha nada a ver com o tema do tópico.

Mesmo para a "população" é melhor ter juros negativos do que a 7% e chamar o FMI.

O teu comentário é sobre a habitação e custo dela não creio que tenha nada a ver com o tema do tópico.

Mesmo para a "população" é melhor ter juros negativos do que a 7% e chamar o FMI.

Estás a dar o contra-exemplo extremo. O melhor para a população NÃO é ter juros negativos na divida pública nacional.

Então não tinham dito que o país não aguentava um novo confinamento como o de Março?

E agora ao admitir-se que podemos voltar a ter confinamento semelhante ao de Março o que vai acontecer à economia? O país agora já aguenta?

Covid-19. António Costa admite voltar ao confinamento semelhante ao de março

https://www.rtp.pt/noticias/pais/co...-confinamento-semelhante-ao-de-marco_a1287780

Vem aí outra bazuca com mais uns biliões agarrados.

Coloca-se 30% na economia e nas empresas, e os restantes 70% nas clientelas habituais.

Dejávu!

Bem, é razoavelmente claro que estamos na, ou a caminho da (consoante os países), 2.ª vaga da Covid, portanto está na altura de actualizar as "previsões".

O outlook era totalmente diferente caso essa 2.ª vaga existisse ou não.

Como existe, vale a pena ter em conta que o verão, como se previa trouxe algum alivio do ponto de vista sanitário no nosso País mas com um pequeníssimo efeito nos sectores mais expostos.

O problema é que continuamos com um sistema de saude relativamente frágil e temo bem que esta recente remodelação governamental, nomeadamente na parte da saude, com a saída da Jamila e a promoção do Lacerda Sales - que basicamente corre com elementos de densidade politica e promove perfis técnicos - queira dizer que a preparação que foi feita para a fase vermelha dos contágios ficou àquem.

De todo o modo a mensagem politica, que os órgãos de cs vão atrás, é que nada pode parar agora é para avançar, não dá para fechar.

A minha opinião é outra.

Não tenho a menor duvida que a parte sanitária vai piorar significativamente. Vamos para o Outono/inverno mais dificil da nossa vivência colectiva.

Tenho vistos coisas inimagináveis por parte de diversas pessoas. Mto se fala dos mais novos, mas vejo práticas grotescas em vários mais velhos, ao nivel de ajuntamentos, uso (correcto) de máscaras etc.

Tb temo que os confinamentos possam voltar, não globais como em Março/Abril, mas locais/sectoriais. As zonas urbanas de Lx e Porto, e os polos industriais, comerciais e residenciais à volta são os mais expostos, mas podem acontecer em qq zona urbana.

Obviamente que as consequências económicas vao continuar péssimas. Hotelaria, restauração, transportes (aereos/terrestros/maritimos), diversão, cultura vão continuar a oxigénio e agora todas as demais por via da deterioração económica.

Por sua vez fico estupefacto com os dados de contratação de divida por particulares esteja a nveis tão altos.

Vamos para o pior da crise com niveis mto baixos de poupança.

Logo por azar o nosso principal parceiro económico, que é Espanha, consegue ter dados sanitários piores, a que junta a total confusão regional e ainda consegue ter políticos piores que os nossos.

Noto que na crise de 2008 o moral hazard era manter vivas entidades bancárias que se autocolocaram em risco. Na actual é o de não perpetuar através de apoio publico atividades deficitárias. Porém a primeira coisa que por cá se fez foi injectar dinheiro na tap e na efacec.:sh)

Voltando à terra o Natal vai ser particularmente dificil.

É uma altura altamente alavancada no comércio como é óbvio, que vai estar muito abaixo das vendas habituais seja pela vertente sanitária seja pelo deteriorar do desemprego e da actividade económica.

Como já devem ter percebido o meu outlook é péssimo.

Infelizmente confirma-se o pior cenário da previsão de Setembro.:sh)

E foi potenciado pela gestão mentecapta do elenco governativo e presidencial.

Mas o povo tem o que merece e o que cultiva.

9b0553133578b8f37525c4b29393d252.jpg

cb05b6c3bb9766d96784f03aae0b879e.jpg

Última edição:
De facto, deveria haver um esforço de ACELERAÇÃO na produção das vacinas na UE (e no mundo). Ainda para mais, quando se está a reviver os momentos angustiantes de Março/Abril/Maio e Junho neste momento. É a velha história quanto mais tempo perdure a crise sanitária... mais agonizante será para a economia, pois esta continua a definhar!

Caramba, estamos no Sec.XXI.. com tanta evolução que houve, a todos os níveis, no que toca à tecnologia, também poderia haver uma maneira bem mais eficaz de acelerar a vacinação que tarda cada vez mais!

Voltar
Superior