A culpa é do RSI

:sh):sh):sh)aqui ha dias,estava a descarregar o camião,
e estava uma mulher da limpeza, a chorar ao pé de duas funcionarias do hipermercado.
dizia que não conseguia comprar comer para os filhos.
as funcionarias estavam a dizer-lhe para, ir falar com o padre que a paroquia podia ajudar com comer.
fiquei impresionado com o desespero da senhora!
fiquei ainda mais,quando ela disse que tinha um vizinho,
pedreiro que na falta de trabalho,estava a receber 700 euros de rsi,
fazia uns biscates, e andava pelos cafes sem ter que se preocupar,
porque ninguem lhe ia bater á porta, para saber se andava a procura de trabalho[8b][8b][8b]
ha pessoas que na realidade, merecem receber o rsi,
mas a verdade é que muitos, nunca o deveriam ter recebido,
nunca fizeram nada na vida, e depois há e tal isto está mal, estou a receber o rsi[8b][8b][8b]

Olha eu conheço quem receba 5000€ de rsi... [:D]

Como é óbvio essa tua história é FALSA

Só falta dizerem que a culpa é minha, que trabalho para pagar os estudos, e tenho 0 apoios do estado.

No fundo eu é que sou burro então,e os inteligentes e que estão bem são os que não trabalham e tem tudo pago pelo estado.

é acabar com os abonos, subs e afins

livros e material escolar essencial gratuito, senhas para alimentos, passe para transporte que se consiga provar a necessidade, por exemplo: ir ao centro de emprego.

dar dinheiro é o pior que se pode fazer. e se têm tudo pago, desde a taxa moderadora à renda da casa, o guito também não lhes faz falta. paguem o tabaco e os copos de tinto com o corpo

'Há pessoas que chegam às entrevistas e que recebem 700 euros de rendimento mínimo. Não lhes compensa trabalhar e preferem ficar em casa', afirma o dirigente. Os salários médios nesta área estão fixados entre 500 e 600 euros.
Retirado da "noticia"
FALSO

Acho que neste caso por "rendimento mínimo" entende-se subsidio de desemprego e não me parece difícil uma pessoa receber 700 € de subsidio de desemprego.

Acho que neste caso por "rendimento mínimo" entende-se subsidio de desemprego e não me parece difícil uma pessoa receber 700 € de subsidio de desemprego.

Subsídio de desemprego é uma coisa, rendimento de inserção social é outra.

Um amigo, foi despedido após vários anos na empresa e teve direito a 2 anos de subsidio de desemprego e recebe pouco mais de 900€ mensais, se é muito? Ele ganhava mais, mas se recebe 900€, foi porque descontou para tal.

O RSI é um subsidio dado a alguém que é pobre e não tem meios de arranjar trabalho, nem para limpar fossas, ter até tem, MAS...

È pá não. O RSI é um rendimento de reinserção de 180€, dado por ex, aos ciganos, pessoas sem qualquer maneios/sem abrigos, etc...não deve ser dado a torto e a direito (como o Paulo Portas tinha vindo a denunciar).

O susbsidio de desemprego é quando alguém tem direito a um rendimento mensal quando fica sem trabalho, e que lhe é atribuido e calculado conforme os anos de trabalho que tem e descontos.

È pá não. O RSI é um rendimento de reinserção de 180€, dado por ex, aos ciganos, pessoas sem qualquer maneios/sem abrigos, etc...não deve ser dado a torto e a direito (como o Paulo Portas tinha vindo a denunciar).

O susbsidio de desemprego é quando alguém tem direito a um rendimento mensal quando fica sem trabalho, e que lhe é atribuido e calculado conforme os anos de trabalho que tem e descontos.

Eu sei o que é o RSI, mas chegaste a ler ao menos a noticia ?! Quem fala várias vezes em RSI erradamente é o dito cujo presidente das panificadoras.

Eu sei o que é o RSI, mas chegaste a ler ao menos a noticia ?! Quem fala várias vezes em RSI erradamente é o dito cujo presidente das panificadoras.

Pensava q tu é q não sabias [;)] Se o gajo é padeiro tá tudo explicado. [:D]

Sem desprimor aos padeiros do forum :)

Há RSI de 800€. Para este valor é dificil ou mesmo impossivel um salario numa profissão que exige poucos estudos ser compensatória face ao subsidio.

Se em Portugal há emprego, não sei porque dão subsidio a muita gente que não quer trabalhar. Se o facto de ter mau aspecto os afasta do emprego, qualquer pessoa sabe-se pôr com mau aspecto de modo a ser-lhe recusado um emprego. Não lhes davam subsidio e quando a fome começasse a apertar mudavam de mentalidade, caso seguissem uma vida de crime era privá-los da liberdade.

Uma padaria terá capacidade financeira de pagar um salário algo superior a 800€ de modo a que seja mais rentável para o trabalhador do que não trabalhar e ser beneficiário do RSI? Secalhar não.

Last edited:
Há RSI de 800€. Para este valor é dificil ou mesmo impossivel um salario numa profissão que exige poucos estudos ser compensatória face ao subsidio.

Se em Portugal há emprego, não sei porque dão subsidio a muita gente que não quer trabalhar. Se o facto de ter mau aspecto os afasta do emprego, qualquer pessoa sabe-se pôr com mau aspecto de modo a ser-lhe recusado um emprego. Não lhes davam subsidio e quando a fome começasse a apertar mudavam de mentalidade, caso seguissem uma vida de crime era privá-los da liberdade.

Uma padaria terá capacidade financeira de pagar um salário algo superior a 800€ de modo a que seja mais rentável para o trabalhador do que não trabalhar e ser beneficiário do RSI? Secalhar não.

Esse valor é... FALSO

...

É claro que tenho consciênca que há muitos abusos e que considero que o que o cds diz tem muita razão... não acho é nada correcto andarem para aqui a atirar numeros sem saber do que falam.

Rendimento Social de Inserção...Subsídio de Desemprego... Rendimento Mínimo!

Está-se é a misturar tudo!!
Eu não sou nenhum expert da matéria, o pouco que sei é derivado aos diversos benefíciários desses vários rendimentos.
RSI E subsídio de desemprego já todos sabem o que é.

E Rendimento Mínimo??
É um valor que a Segurança Social entende como necessário para que um agredado familiar consiga sobreviver, o habitual actualmente parece que é para mulheres solteiras e com filhos. Nesta condição, aparentemente, a dita mãe solteira(ás vezes o marido continua por casa, mas isso são detalhes) recebe 400€, e contas pagas(renda,água,luz...tv cabo?!), e 200€ por cada filho, mais ajuda de comida por associações.
Para uma família comun com um filho, isto seria algo do género, 400€ + 350€(renda) + 75€(Luz) + 35€(Água) + 200€(1 Filho) = 1060€
...divorciada do marido que mora na mesma casa, rendimento do mesmo na construção civil, 750€...e vivem alegremende com 1810€ e alguma comida à borliu!

NOTA: Com casa própria para pagar não há ajuda!!

Então, a SS entende que uma mãe com um filho necessita de 1060€ para viver...sem trabalhar.(Valores "fictícios")

Um casal que trabalhe e ganhe o mínimo e ainda tenha um filho, tem de sobreviver, comer, pagar impostos, rendas, despesas de habitação, ter o filho na escola até aos 18...com menos de 1000€ mensais!!

Esta informação não vem de fonte oficial, é o cruzar de informações de um que conhece aquele, outro de conhece este...o boca em boca, mas com informações que batem certo vindo de bocas diferentes relativamente a casos diversos!

eu tenho ideia que o rendimento mínimo garantido foi substituído pelo RSI...
Lei n.o 13/2003 de 21 de Maio
Revoga o rendimento mínimo garantido, previsto na Lei n.o19-A/96,
de 29 de Junho, e cria o rendimento social de inserção

na prática isso seria o estado a contratar funcionários abaixo do salário mínimo nacional, que acabariam por tirar o emprego aos "outros" que ganhavam o salário normal. seria uma espécie de escravatura recompensada. trabalhariam como os outros mas ganhariam menos do que o legalmente estipulado. já percebes porque é que isso não pode ser implementado dessa maneira?

Mas havias de ver como depressa arranjavam trabalho pra fugir a essa "escravatura" de que falas.
É que assim já não compensava estar a receber o RSI.

A câmara municipal da minha terra já está a ir buscar beneficiários do rsi ao centro de emprego e desta forma eles fazem os trabalhos que não queriam fazer anteriormente e ainda recebem o equivalente ao salário mínimo nacional (este valor inclui o subsídio de alimentação e de deslocação) e desta forma o nº de desocupados nas tascas diminuiu significativamente.[;)][;)]

A câmara municipal da minha terra já está a ir buscar beneficiários do rsi ao centro de emprego e desta forma eles fazem os trabalhos que não queriam fazer anteriormente e ainda recebem o equivalente ao salário mínimo nacional (este valor inclui o subsídio de alimentação e de deslocação) e desta forma o nº de desocupados nas tascas diminuiu significativamente.[;)][;)]
Não sabia que uma CM podia fazer isso. Mas, se podem, então não vejo porque outras CMs não seguem deste exemplo. Isso é um excelente passo em frente. apr:)

Back