A dificuldade em ser professor.

vou dar-te o exemplo, novamente. [:cool:]

nunca sofri de bullying. o meu ar de puto inteligente sempre me granjeou muitos e bons colegas. era convidado para tudo, para trabalhos de grupo mas também para as brincadeiras. sempre me senti integrado.

mas, por razões que não interessam para o caso, não tive o acompanhamento que seria desejável e garanto-te que um dia que tenha um filho vou ter uma postura de total acompanhamento.

Last edited:
no meu tempo não havia disso... [s)]

continuo a achar que se o aluno confiar no professor, e não tiver coragem para falar com o psicólogo ou a assistente social, este pode ajudar o aluno a chegar ao psicólogo.

falando duma experiência pessoal. há pouco tempo atrás, estando eu a assistir às aulas do 12º ano, proporcionou-se falar com a psicóloga da escola... se o meu sonho fosse ser psicólogo desistia no momento.

acho que cada macaco no seu galho, com o devido respeito, se existem nas escola psicólogos e assistentes sociais são esses os profissionais que devem lidar com essas situações. não um professor.

no meu tempo não havia disso... [s)]

continuo a achar que se o aluno confiar no professor, e não tiver coragem para falar com o psicólogo ou a assistente social, este pode ajudar o aluno a chegar ao psicólogo.

falando duma experiência pessoal. há pouco tempo atrás, estando eu a assistir às aulas do 12º ano, proporcionou-se falar com a psicóloga da escola... se o meu sonho fosse ser psicólogo desistia no momento.

pode certamente ajudar, sem nunca perder de vista o seu objectivo principal: ensinar.

um bem haja a todos os professores "verdadeiros" deste Pais, hoje em dia é das piores profissões pelos motivos já aqui explicados, se as pessoas que falam mal passassem uma semana nas escolas a acompanhar a vida de um professor mudavam logo de opinião

Quando alguém que se intitula Professor se depara com um jovem , ainda no inicio da sua vida, com problemas(pais alcoólicos , vive num bairro social, etc) e só quer ver-se livre dele ..é preocupante para o futuro do nosso país pois nem todos os jovens tem a sorte de nascer num berço de ouro ou ter uma familia super feliz.

Estarão esses jovens condenados a nascença?
Se tem um ambiente familiar péssimo ou vive num bairro social onde é constantemente pressionado pelos amigos a enveredar pelos maus caminhos
não é surpreendente que demonstrem o seu descontentamento com má educação na escola.

Sei que provavelmente o sonho de qualquer pessoa que se intitule Professor é leccionar numa escola privada onde ao menor sinal de desrespeito para com o professor é punida com expulsão.

Mas isso é sonhar acordado.

Acho que este país está mesmo condenado.

Estás enganado só numa coisa, os professores preferem trabalhar no público. Um particular em minha opinião só como 2º emprego, ou não arranjando colocação no público.

Tens muita razão e um professor é isso tudo, não é só ensinar de uma forma académica, é ajudar a crescer em todos os sentidos, que conseguirem alcançar. É por isso que um professor tem que ter disponibilidade para o outro. Se fosse só ensinar, estava lá um PC que debitava a matéria.
Um professor deve ser bom tecnicamente, cientificamente e pedagógicamente. Mas a vertente mais importante é a sua capacidade humana, o saber ouvir, dar apoio, encaminhar, ser sólido, estavel , inspirar confiança e coragem. Fazer desafios aos seus alunos em toda a sua personalidade para que esta se desenvolva, de uma forma humana, integra e saudável. Umas vezes tem que se dar uma "grande paulada", outras tem que se abraçar, umas vezes temos que ignorar, outras temos que estar totalmente disponíveis. O que é que mede isso? O bom senso, o caracter e a humanidade.

Para quem disse que há assistentes sociais nas escolas, não há. A Função da psicologa, não e dar atenção aos alunos problemáticos, é simplesmente esclarescer os alunos nas questões das futuras opções académicas, saídas profissionais e de testes vocacionais.

Há algumas coisas que lamento nos prefessores.

Vejamos o insucesso nos exames nacionais. Cada vez que se questiona um professor do que fazer acerca disto qual é a resposta? "Devem ser adicionados mais blocos de estudo a essas disciplinas." Mas eu duvido que eles digam isto a pensar realmente no problema dos alunos, acho que é mais... para lhes dar trabalho.

É por isso que actualmente quem estude tem horas de aulas que é uma coisa louca, chega-se a casa de noite, etc etc... O que por si só também contribui para a frustração dos alunos.

O que eu quero dizer é que os professores às vezes não pensam nos alunos mas sim em si mesmos, o que é um erro.

PS: atenção que isto é só alguns casos, raros até, mas na FENPROF pelos relatos que vejo são todos deste género. "Toca a dar trabalhinho para os professores."

Muito bem, grande exemplo. Aqui o professor fez a função dele e muito bem, é pena haver gente limitada que responde assim...

Quanto à formação de um aluno por parte de um professor, é um erro básico, egoísta e negligente anunciar que ser professor não passa por educar os alunos! Sim, ninguém vai dar umas reguadas ao aluno, tirar-lhe a play station ou seguir de perto todos os problemas dele (tanto porque o envolvimento tem limites e por vezes tem consequências...) mas o professor é a pessoa mais próxima do aluno.

Quanto aos assistentes sociais, pois sim em quem vai confiar um aluno? Num professor que até é simpático e se rala minimamente pelo seu bem estar, ou por um desconhecido que só pela sua presença transmite logo a imagem de desconforto? Haja bom senso, se nos limitarmos todos no quotidiano a fazer o indispensável e nada mais não somos dignos de ser gente desculpem lá!

Tenho pena dos professores que têm de leccionar em condições tão difíceis mas, sei também que a esmagadora maioria dos professores estão inscritos em sindicados associados ou com ideais identicos aos de partidos que defendem que os prevaricadores e desordeiros são todos vítimas da sociedade e que são uns coitadinhos que merecem oportunidades novas, aoinvés de REPREENSÃO.

Como aluno do ensino básico (9º), deixo aqui as minhas palavras. Sei que é difícil ser-se professor, bastante, mas também há que admitir que um grande número deles está ali para receber o ordenado no final do mês. Algo que um colega meu expôs à turma e tem toda a razão. Se a professora está ali sem motivação nenhuma, como é que os alunos hão de ter algum tipo de motivação? Pessoalmente, acho que teve razão no que disse. Mas, e falo por experiência própria, existem turmas muito problemáticas, talvez apenas por causa de 2 ou 3 alunos, alunos esses que, sozinhos, até são boas pessoas, mas quando estão juntos, cai o carmo e a trindade dentro da sala. E não venham com a treta dos colégios privados. No 2º ciclo (5º e 6º) andei num colégio privado, e, apesar de haver mais boa educação e mais vontade de aprender, fazem porcaria na mesma como nas escolas públicas. Além de que, só porque os pais têm dinheiro, pensam que são os maiores e mandam naquilo tudo. Portanto, alunos mal educados, desinteressados ou seja lá o que for, há e sempre haverá (se não se tomarem medidas) tanto no ensino público como no privado. Desde o 7º ano que ando numa escola pública, e no 7º e 8º tive turmas bastante problemáticas. No 7º, era uma rebaldaria que Deus me livre, lembro-me até que uma aluna chegou a ir às aulas bêbeda. No 8º, tendo a maioria dos alunos entre 12/14 anos, espetaram lá com uns quantos que tinham 16 anos e um de 18. Faltas atrás de faltas, chegavam atrasados porque iam fumar o charrinho, e, pelo que consta (não vi), um deles chegou a enrolar dentro da aula. Dava-me com alguns deles, mas nunca cheguei a fazer nada do que eles faziam. Escusado será dizer que a professora de Inglês no 8º ano, que, ao que parece, tinha alguns problemas pessoais, não conseguia lidar com a situação. O que é que ela fazia? Nada. Simplesmente nada. Chegava, escrevia o sumário, e começava a dar a aula. Quanto começava tudo a falar (sim, porque toda a gente já sabia que com aquela professora se podia abusar o que se quisesse), ela parava e calava-se até ao fim da aula. A própria professora chegou a estar uma semana sem dar aulas porque o médico a mandou ficar em casa descansada e a tomar medicação por causa do sistema nervoso. Admito, sem problemas, que cheguei a abusar um pouco com ela e outros professores, em alturas de pura estupidez. Mas felizmente consegui remediar essa situação e presentemente, apesar de por vezes falar nas aulas um pouco, considero-me um aluno bem comportado. Agora no 9º, a situação melhorou. Os tais alunos de 16 e 18 anos saíram, entrando alguns repetentes. Por vezes alguns faltam e tudo mais, mas ao menos não ficam a incomodar como ficavam os do 8º ano. Existem também repetentes interessados, atenção. Conclusão, é preciso que estas pessoas aprendam a respeitar os professores (e não só), porque, continuando assim, os professores vão acabar por se desinteressar e entramos num ciclo vicioso.

É difícil ser professor, como acho que grande parte das profissões não são fáceis. Tal como em qualquer profissão, o perfil da pessoa, gosto e motivação é que podem ajudar a vencer as dificuldades. O oposto também é verdade.

Pessoalmente sei que seria um péssimo professor, daí nunca, mas nunca ter colocado essa possibilidade como profissão.

É difícil ser professor, como acho que grande parte das profissões não são fáceis. Tal como em qualquer profissão, o perfil da pessoa, gosto e motivação é que podem ajudar a vencer as dificuldades. O oposto também é verdade.

Pessoalmente sei que seria um péssimo professor, daí nunca, mas nunca ter colocado essa possibilidade como profissão.

E vão dois! A minha mãe foi professora do 1º ciclo e de vez em quando lá mandava a tirada sobre eu também ser professora, mas de cada vez que lhe tenho que ensinar alguma coisa ela percebe logo que seria um suplício tanto para mim como para os alunos! [:D]

O tópico está a resvalar do intuito inicial...

Se leram com atenção o problema aqui não é a falta de jeito para ensinar. Que tenho algum (sem qq tipo de vangloriação da minha pessoa), mas da dificuldade que um Professor sente em tentar fazer o seu trabalho com pessoas que não querem estar ali, não querem progredir ali, não sabem porque estão ali e querem fazer tudo para que aquilo não se faça.

os professores vão acabar por se desinteressar e entramos num ciclo vicioso.

Mas é precisamente esse resultado que é preciso evitar, e aplica-se a qualquer profissão, porque há sempre factores que têm mais ou menos impacto na motivação e interesse!

O segredo seja no caso de um professor como em qualquer outro profissional, está em, implicitamente, instituir as regras. Eu tinha professores que até eram 5*, ajudavam, pediam educadamente respeito e ordem, eram impecáveis mas não eram respeitados. Outros que ninguém lhes ligava mas impunham respeito e nem precisavam de levantar a voz ou tomar medidas drásticas, porquê?

Porque é implícito a cada pessoa a forma como institui o respeito! Os factores que mencionas de ter indivíduos que perturbam o sistema existe na sociedade, e é um facto e não vai mudar, porque esses alunos no ano seguinte vão para outra turma ou outro ano, eventualmente aprendem a respeitar, e no lugar deles vêm outros que fazem igual ou pior! O que é necessário é filtrar essas situações, transmitir a mensagem de quem é que manda aqui, mas de forma implícita e elegante. Caso contrário, começa-se por perder o respeito pelos alunos infelizmente, mas se acima disso se tenta impor respeito quando começa a ser tarde, perde-se algo tão importante que é a credibilidade, e ao chegar aí é o desespero e por consequência o desinteresse, que acontece, é humano, mas em parte representa uma falha profissional - há muito trabalho psicológico a ser feito para evitar que isso aconteça.

Back