Eu estudei desde a 1ª classe ao 9º ano em algumas das escolas mais difíceis do Porto; mais tarde passei para um dos liceus públicos mais elitistas do Porto.
Da minha experiência posso dizer o seguinte:
(a) os alunos podem ter vidas difíceis mas realmente são indisciplinados , mal educados, desestabilizadores e insultam os professores na cara. E enquanto não houver respeito pela profissão de professor nem ordem na sala de aulas, nunca teremos um ensino de qualidade nem possibilidades de ascenção social...
Por isso mesmo é que os professores tem que ter poder para exercer o poder, a disciplina na aula.
Eu não sou propriamente uma professora a quem eles faltem ao respeito.
Mas estar constantemente a perder energia para manter essa disciplina é muito cansativo. Os professores tem que ensinar e devem ter condições para o poderem fazer. A minha turma de Direcção de turma é a turma mais complicada do 7º ano. Os alunos (4) que se portam pior, sei que estão a fazer um abaixo assinado, para trocarem de DT, LOL, e parece que obrigaram alguns dos outros a assinar. Felizmente tenho os pais todos do meu lado, e uma mãe, disse-me que fui a melhor DT que o filho já teve, o que me deixou muito orgulhosa. Aliás o filho já foi avisado, e agora os pais estão a fazer uma carta exactamente ao contrário a dizerem que não subscrevem a carta dos filhos, e que que querem a mesma DT.
Vocês já viram que estes pirralhos, pensam que podem mudar as coisas, desde que digam?!! Que tem mais poder que eu, ao ponto de eles dizerem e eu deixar de ser DT deles?. Bom na próxima dia que tivermos aula, vamos conversar e informá-los, que irá haver um conselho de turma de ordem disciplinar a 5 meninos da turma e que a gota de água, foi terem andado em cima das carteiras na 1ª aula de Educação Visual, a professora ter que fechar a sala à chave para poder recolher o material da escola, de terem chamado bruxa à professora, de dizerm que o cavalo do tio se chamava, Russo, o sobrenome da professora, etc. Quem é que causa este problema a turma, não 4/5 alunos, com situações problemáticas.
(b) mas convenhamos que há muitos professores que têm o respeito que merecem! encaram o ensino numa perspectiva meramente financeira, vão para lá sem qualquer motivação e meramente como uma alternativa ao desemprego, estão perfeitamente a borrifar-se para a aprendizagem dos alunos e para vencer as suas dificuldades (a culpa é sempre do aluno), são corporativistas até dizer chega e apenas pensam nos seus direitos (e nunca nos seus deveres). não têm qualquer preparação pedagógica, métodos de avaliação, nada! cheguei a ver professores com horário de 14h por semana das quais 7h eram passadas na biblioteca a dar livros e joguinhos a meninos (coisa que qualquer funcionário com a quarta-classe pode fazer)! .
Por isso mesmo, é que a avaliação não pode colocar esses professores que refere à frente dos outros que trabalham bem., e este sistema de avaliação permite isso. O que o governo quer é pagar o topo da carreira só a 5% dos professores, não querem saber quem é. Este sistem permite a quem é oportunista passar à frente de quem é competente. A avaliação tem que ser externa. Já viram uma pessoa que é vosso colega no trabalho, que não gosta de vocês, e se vos fôr avaliar, e também tiver que avaliar o amiguinho, qual é que vai ser mais bem classificado? O amiguinho é claro,...
Pr outro lado os professores que ficaram titulares, os critérios foi o tempo de serviço, e muitas vezes os mais antigos não são os mais competentes,...nem os mais novos. A avaliação tem que ter credibilidade,...ser justa, acima de tudo.
Eu já fui DT, e coordenadora de Departamento. Agora não sendo ainda titular, não dosso ser Coordenadora de departamento,...mas isto não é um gozo, então no vosso trabalho a passagem para determinado cargo, passa pela idade ou pela competência?
E por exemplo, fiz uma queixa á inspecção do Ensino, assim como coloquei um processo a um colega, porque não deu aula teórica, da disciplina, e decidiu invadir o meu espaço com os seus alunos, para dar aula prática. preparar uma aula teórica dá muito trabalho,...ainda utilizou linguagem gravosa para mim, à frente dos alunos. Pois este professor tem mais tempo de serviço que eu, o que é que acham que vai fazer, se alguma vez lhe fôr dada a possibilidade de me avaliar?
Meus amigos, para ser professor é preciso ter preparação, não só jeito, nem arte, para avaliar uma aula, também, tem que se ter preparação e competência. Se a maioria dos professores, como dizem não tem preparação mpedagógica, para dar aulas, como a poderão ter para avaliar colegas, será o domínio do bom senso e do desenrasca?
Repare-se que no privado nada disto existe: a disciplina é muito maior, os professores estão constantemente com a "corda no pescoço" (pois se nao ensinarem bem são despedidos) e as fitas de alguns meninos mimados não tem nada a ver com a selvajaria que se vive nas escolas publicas..
Está enganado, o ensino privado não é melhor que o público. eu fui professora, num colégio muito bem da Lapa, onde andou a neta do Jerónimo Martins, o filho do Carlos paço dÁrcos, da Cinha Jardim e da Irmã, do filho do não sei que Tojal.
O Que acontece nos colégios, é que os alunos que tem notas baixas, são convidados a sair. Os professores que contratam são os mais novinhos, porque o seu índice salarial é mais baixo, e são mais explorados. Educar não é só instruir e muitos desses alunos, tem uma formação humana muito má. Todos aqueles alunos que chegaram à minha escola vindo de colégios, tiveram na sua maioria notas mais baixas. A minha escola tem um indice de sucesso de 80%.
Pressionam os professores, para serm dadas boas notas, etc, etc. Eu nesse colégio, numa reunião, de avaliação, o director, perguntou a uma professora: Edite como é que se chama o teu marido? á resposta da professora,responde ele: ora aí esta um bom nome para o prof de informática ( a inspecção iria dali a uns dias e ainda não havia professor de Informática,...
As forma como está organizada a escola pública, dpor departamentos com um coordenador, e assim sucessivamente, permite, que haja uma certa vigilância e certificação, do trabalho de cada um,...
A combinação destas duas realidades produz um resultado explosivo: os alunos não aprendem, os professores não ensinam, o ensino é uma porcaria. se uns pais quiserem tirar os filhos desse sistema e transferi-lo para o privado, nao poso criticá-los, pois acredito que um pai quer apenas o melhor para os filhos! o problema é a elitização do ensino que advém daí.
O que se está a passar na escola é o mesmo que cá fora, um completo desrespeito e falta de educação generalizado. Falta de respeito pelos mais velhos, banditismo, falta de indentificação dos limites, e consequentemente um reflexo das condições de que o país está a atravessa, crise de valores, crise económica, e de identidade.
Temos a escola que merecemos,...não só os professores, mas todo o país. Agora não queiram arranjar bodes espiatórios, porque os culpados somos todos.
Ps - Desculpem o Português, mas o meu gato passou por cima do teclado, e carregou aqui numa tecla, que a cada letra que emendo ele come-me texto, mas acho que dá para entender,...