A dificuldade em ser professor.

bizopt

New member
Boas,

No seguimento de outro topico onde a presa principal era o professor. Venho colocar este tópico desabafo...

No meu percurso profissional enveredei pelo ensino pelo processo de ensino - aprendizagem, que qdo ele existe é recompensador para ambas as partes.

Este ano aceitei um lugar numa escola problematica de um grande centro urbano.
E devo dizer que tenho tido uma total aversão ao ensino. Estou a ponderar mudar de profissão pois o que encontrei vai para alem de tudo o que eu imaginava...

Alunos com vidas dificeis, desmotivados, sao para mim um horror e somado com a indisciplina cria-se um ambiente que para mim é intolerável. Vejo nas reunioes de professores, profissionais completamente desmotivados, infelizes e sem qualquer prazer pela sua profissao. Eu vejo isso e não o quero no meu futuro o que mais me motiva a sair e procurar outros rumos..

Basicamente o que pedia, era uma reflexão da vossa parte e uma divulgação do actual ensino em Portugal que vai para além dos numeros e dos colegios particulares..

Daqui presto uma homenagem ao profissional de ensino que todos os dias se levanta para um dia numa qq escola deste pais... apr:)

Last edited:
desmotivação porque esses fedelos não podem levar uma latada senão quem se lixa são voçes por se preocuparem com eles...[8b]

enfim....

Ah e tal mas que fez o meu filho?

Esse devia era de levar também. :sh)

tareia para cima neles. Na altura que ainda andava na escola (e so larguei a escola à uns 3 ou 4 anos) não havia esse desrespeito pelos professores.. e todos se davam bem.

Que sugestões/soluções apresentas para essa questão das escolas/alunos problemáticos?

Que sugestões/soluções apresentas para essa questão das escolas/alunos problemáticos?

Claramente o ensino regular (numa escola deste pais) não funciona com eles. O que eu sugiro é um ensino de profissão, que vao trabalhar, que vao fazer algo. Estar numa sala com eles, seja para fazer o que quer que seja nao dá.. É penoso para ambas as partes.

Se não tens vocação para dar aulas escolhe outra profissão para quem goste e tenha capacidade para leccionar[;)]

Dar aulas devia ser por vocação e feito por alguem que não se deixe impressionar por meia duzia de fedelhos.

É acima de tudo um problema social e cultural: a maior parte dos Pais não tem tempo ou sabedoria para educar os filhos.

Cada vez mais penso em colocar os meus filhos em colégios particulares, não por causa dos professores do ensino público (que considero bons) mas por causa do mau ambiente (criado pelos fedelhos mimados e mal educados) que se vive nas escolas públicas.

Se não tens vocação para dar aulas escolhe outra profissão para que goste e tenha capacidade para leccionar[;)]

Dar aulas devia ser por vocação e feito por alguem que não se deixe impressionar por meia duzia de fedelhos.

Dar aulas nao tem de ser um exercicio de força. Nem de demonstração de poder. Se tu nao queres aprender nao te posso ensinar...

"Fedelhos" claramente é dizer pouco. Por exemplo. Tenho colegas que para as suas aulas vao alunos drogados (sob a influencia de substancias...)...

Sei muito bem do que falas.
Há 7 anos que dou (dava, pois deixei este ano) aulas no técnico-profissional. E há cerca de 4 na Aprendizagem. Nos primeiros anos, ainda a coisa se levava bem e tinha alguma motivação. Mas há coisa de 3 anos, só dava aulas à aprendizagem e comecei a saturar de tudo. Os miúdos sem interesse nenhum, de uma turma de 20 só uns 5 é que se aproveitava. E eu questionava, porque é que não se manda os outros embora? O que interessa (no meu ponto de vista) são os que têm interesse e querem acabar. Mas há sempre a questão dos "números". Não se pode chumbar mais que X, não se pode mandar para a rua mais que Y e entre outras coisas. Eram miúdos de bairros, nunca tive problemas com eles (excepto um.....) e eles são miúdos porreiros quando estão sozinhos. Mas quando estão todos juntos.......
Felizmente já não dou aulas, pois além de cada vez ganhar menos à hora, denotava uma total falta de interesse neles (e dava disciplinas mais técnicas) e não há critérios de selecção para os cursos. O grande responsável disto é o IEFP pois não são rigorosos, os programas estão desactualizados, demoram a pagar e há muita burocracia. Muitos dos miúdos saem com o 12.º mas ficam a saber rigorosamente nada.

Educar-lhes os pais.

Seria a melhor solução sem dúvida, mas como é isso possível? Não é, todos sabemos. Onde há pessoas (centros urbanos) irá haver sempre este tipo de alunos, é inevitavel.

Claramente o ensino regular (numa escola deste pais) não funciona com eles. O que eu sugiro é um ensino de profissão, que vao trabalhar, que vao fazer algo. Estar numa sala com eles, seja para fazer o que quer que seja nao dá.. É penoso para ambas as partes.

Concordo. Mas isso tem o revés da medalha.. Se todos forem para esses cursos acaba-se por cair num facilitismo (que está a acontecer) resultando numa perda de credibilidade desses mesmos cursos.

Sei muito bem do que falas.
Há 7 anos que dou (dava, pois deixei este ano) aulas no técnico-profissional. E há cerca de 4 na Aprendizagem. Nos primeiros anos, ainda a coisa se levava bem e tinha alguma motivação. Mas há coisa de 3 anos, só dava aulas à aprendizagem e comecei a saturar de tudo. Os miúdos sem interesse nenhum, de uma turma de 20 só uns 5 é que se aproveitava. E eu questionava, porque é que não se manda os outros embora? O que interessa (no meu ponto de vista) são os que têm interesse e querem acabar. Mas há sempre a questão dos "números". Não se pode chumbar mais que X, não se pode mandar para a rua mais que Y e entre outras coisas. Eram miúdos de bairros, nunca tive problemas com eles (excepto um.....) e eles são miúdos porreiros quando estão sozinhos. Mas quando estão todos juntos.......
Felizmente já não dou aulas, pois além de cada vez ganhar menos à hora, denotava uma total falta de interesse neles (e dava disciplinas mais técnicas) e não há critérios de selecção para os cursos. O grande responsável disto é o IEFP pois não são rigorosos, os programas estão desactualizados, demoram a pagar e há muita burocracia. Muitos dos miúdos saem com o 12.º mas ficam a saber rigorosamente nada.

É bom saber que nao estou sozinho.. (Vejo isso aqui e nas reunioes...) Eu espero nao ter problemas, pq se tiver so tenho uma vez..

O que mais me irrita é a visao de quem manda que finge que está tudo bem e nao faz nada para que isto mude... Penso que o que motiva os directores é o numero de alunos e as taxas de aprovação que sao completamente vazias de sentido... O que interessa sao numeros, mas por detrás dos numeros nao está nada...

Dar aulas nao tem de ser um exercicio de força. Nem de demonstração de poder. Se tu nao queres aprender nao te posso ensinar...
"Fedelhos" claramente é dizer pouco. Por exemplo. Tenho colegas que para as suas aulas vao alunos drogados (sob a influencia de substancias...)...

Tb no meu tempo isso acontecia...lembro-me se ser puto e iamos beber uns traçados e tb se fumou umas charradas...e isto nos anos 80...e nao foi por isso que desistimos da escola, fizemos o 12º e entramos na faculdade.

Já xateia a eterna história do professor coitadinho e dos putos rebeldes.... o ensino é só para quem tem vocação e os alunos e os jovens sempre foram rebeldes, sao agora e foram nos anos 90, 80, 70...etc..

É acima de tudo um problema social e cultural: a maior parte dos Pais não tem tempo ou sabedoria para educar os filhos.

...
não por causa dos professores do ensino público (que considero bons) mas por causa do mau ambiente (criado pelos fedelhos mimados e mal educados) que se vive nas escolas públicas.

De acordo com este post.
Os pais deixam completamente a educação dos filhos para as escolas, em parte efectivamente cabe-lhes tb a educação, mas mais no sentido do ensino das matérias.
A educação tem que vir de casa e quando não vem....

Eu frequentei escolas algo complicadas (haverá piores) e turmas problemáticas, mas havia professores com que ninguem brincava...

Last edited:
Tb no meu tempo isso acontecia...lembro-me se ser puto e iamos beber uns traçados e tb se fumou umas charradas...e isto nos anos 80...e nao foi por isso que desistimos da escola, fizemos o 12º e entramos na faculdade.

Já xateia a eterna história do professor coitadinho e dos putos rebeldes.... o ensino é só para quem tem vocação e os alunos e os jovens sempre foram rebeldes, sao agora e foram nos anos 90, 80, 70...etc..

O problemas nao é a rebeldia, o problema é mto para alem disso....

Nos colégios privados também acontecem "coisas" e não são assim tão raras quanto isso.

Por sorte também lecciono num privado e posso garantir que não... E tb garanto que é o meu escape dos problemas da outra escola, sao miudos motivados, respeitosos..

Só estás a ver o "filme" de um lado. É muito fácil mandar bocas sem conhecimento de causa. Já deste aulas? Já assististe a uma aula da aprendizagem em que só há lá casos problemáticos? Em que é necessário números e o resto é conversa?
É muito fácil andar a dizer, á e tal é preciso ajudá-los coitadinhos. Mas depois vens a saber que andam lá só para passar tempo e a receber o subsídio de alimentação e de transporte. Eu sou apologista de que quem quer estudar e aprender fica, quem não quer não empata e dá lugar a quem se interessa.

Quando andei no liceu, nos anos 90, vi muito pessoal assim inclusive na minha turma.

Obviamente não é melhor maneira de dar aulas a alunos destes, mas não é nenhuma novidade que pudesses acontecer ou então foram enganados para a profissão e muito...

Quando andei no liceu, nos anos 90, vi muito pessoal assim inclusive na minha turma.

Obviamente não é melhor maneira de dar aulas a alunos destes, mas não é nenhuma novidade que pudesses acontecer ou então foram enganados para a profissão e muito...

O mal não é esse, se nao estou la eu esta outro e o processo nao avança... O problema nao é o de uma pessoa em particular mas o problema de todo um sistema de ensino falso, desadequado e basicamente a produzir nada...

Back