A dificuldade em ser professor.

é na margem sul no concelho do seixal e é publica...[;)]

É como te digo, não vás por aí...

Conheço muitos professores em início de carreira (logo, deslocados por todo o país) e as piores histórias têm vindo de sítios menos prováveis, e quem deu aulas na amadora, por exemplo, não tem razões de queixa.

Entendes o que quero dizer?

É como te digo, não vás por aí...

Conheço muitos professores em início de carreira (logo, deslocados por todo o país) e as piores histórias têm vindo de sítios menos prováveis, e quem deu aulas na amadora, por exemplo, não tem razões de queixa.

Entendes o que quero dizer?

uma amiga minha dá aulas na escola do monte da caparica, que é a pior zona de almada...e já é o 2º ou 3º ano que lá está e ainda nao lhe aconteceu nada[;)]

é tudo relativo, um professor tem de gostar destes desafios...se mostrar medo ou incompreensão é "devorado" pelos alunos[;)]

uma amiga minha dá aulas na escola do monte da caparica, que é a pior zona de almada...e já é o 2º ou 3º ano que lá está e ainda nao lhe aconteceu nada[;)]

é tudo relativo, um professor tem de gostar destes desafios...se mostrar medo ou incompreensão é "devorado" pelos alunos[;)]

Claro, nisso concordo contigo.

Se há dificuldade em ser professor? Nããã! Que ideia, então agora com as novas technologies do xô doutor Sócrates, é um espectáculo (NOT!!!) [8b]

Meus amigos, sou aluno de 11º ano e sinceramente acho o ensino, pelo menos o publico, uma autentica vergonha! Isto anda... aproveito para dar um exemplo:

Estávamos sem um professor (não tínhamos professor porque não foi colocado [até porque há poucos no desemprego né? [:D]]) a uma disciplina, esta semana lá colocaram um professor, o homem é porreiro, ainda um tipo novo, mas vê-se que não tá ali muito por gosto e bastaram 2 aulas para ver que o homem se desmotivou todo logo ao inicio, tanto que no final da aula estive com ele e mais uns colegas a falarem ele disse logo "Vocês são terríveis, assim não aprendem nada" :sh) e eu a pensar cá para mim "Pois, se não fosse X e Y esta turma até era fixe"...

Hoje numa aula com o prof um colega meu (que odeio [:D]) disse-me em baixinho "O prof. tem medo de nós" e outro colega meu "O prof. tem medo de nós, vamos fazer o que nos apetece" e eu nem lhes virei resposta! [8b]

O que me apetecia era mandar um berro bem grande para ver se se calavam de vez em vez de andarem a falarem, gritarem, ouvir musica etc etc, parecia uma turma de primária!

Devido a isto o prof já se desmotivou e acho agora está ali numa de "Se quiserem aprendem, se não quiserem não aprendem, depois no teste vocês que se desemerd€m, problema vosso" e para ser sincero tb se tivesse no lugar dele faria o mesmo, o meu está cá ao fim do mês, já vos tentei ensinar, não querem, temos pena!

Quem é que se lixa nisto tudo? Ora pois claro, são os que querem realmente aprender e tentar ser alguma coisa sem nos darem o 12º ano [:blush:] Que é o que hoje fazem!!!

De quem é a culpa? Não sei, mas acho que é dos pais que educação para os filhos é zero, mais vale andar a bulir noite e dia pra comprar um bom carro [8b] Felizmente não tenho pais assim, se calhar por isso é que nunca apareceram queixas minhas [:p], talvez porque penso duas vezes antes de fazer mal, pq sei que chego a casa e levo na tromba [:)] E acho q assim é q as coisas deviam de ser!

A profissão de professor, acho que hoje em dia é das mais difíceis!!!

A escola é para dar formação, não educação como muita gente pensa.

Discordo completamente desta afirmação, e é aí onde talvez esteja o mote do descontrolo do ensino português.

O professor português "esquece-se" do papel cívico que lhe está a cargo na sociedade, não lhe incute apenas ensinar o abecedário aos alunos ou ensinar a somar "1+1". Mas também tem um papel preponderante na formação do indivíduo, estando também encarregue de transmitir valores cívicos aos seus alunos.

Eu tenho um familiar que é professor,que tirou a formação e chegou inclusive a leccionar no estrangeiro, ele constata que uma das principais diferenças com o ensino estrangeiro (simplesmente o país onde ele leccionou é um dos países mais desenvolvidos da Europa) é a total desresponsabilização social dos professores perante os alunos.
O aluno cá em Portugal vive um sentimento de impunidade que chega a ser horripilante, e são simples actos correctivos que poderão fazer a diferença na formação desse aluno como futuro membro de uma sociedade.

No entanto ninguém se condigna a fazê-lo, um exemplo concreto passou-se com esse familiar meu, em que encontrou dois alunos da etnia cigana a bater num aluno e ninguém do agregado escolar se insurgiu. Teve que ser ele a molestar esses alunos e a entregá-los no Conselho Executivo, onde curiosamente passado cinco minutos já estavam cá fora sem qualquer tipo de sanção.

Last edited:
Boas,

No seguimento de outro topico onde a presa principal era o professor. Venho colocar este tópico desabafo...

No meu percurso profissional enveredei pelo ensino pelo processo de ensino - aprendizagem, que qdo ele existe é recompensador para ambas as partes.

Este ano aceitei um lugar numa escola problematica de um grande centro urbano. Pq estou envolvido num projecto de laboratorios e certificação dos mesmos. E devo dizer que tenho tido uma total aversão ao ensino. Estou a ponderar mudar de profissão pois o que encontrei vai para alem de tudo o que eu imaginava...

Alunos com vidas dificeis, desmotivados, sao para mim um horror e somado com a indisciplina cria-se um ambiente que para mim é intolerável. Vejo nas reunioes de professores, profissionais completamente desmotivados, infelizes e sem qualquer prazer pela sua profissao. Eu vejo isso e não o quero no meu futuro o que mais me motiva a sair e procurar outros rumos..

Basicamente o que pedia, era uma reflexão da vossa parte e uma divulgação do actual ensino em Portugal que vai para além dos numeros e dos colegios particulares..

Daqui presto uma homenagem ao profissional de ensino que todos os dias se levanta para um dia numa qq escola deste pais... apr:)

é um tema pertinente...ora um professor na boa acepção da palavra deve estar alerta para determinadas situações, e ainda bem que reparaste que há alunos que têm vidas difíceis, que andam desmotivados e isso se manifesta na indisciplina que têm, é que há muitos que não reparam ou não querem saber. muitas vezes esses jovens precisam de uma palavra, uma vez, duas, três, que vá contra aquela maré que se gerou, de revolta, de raiva, e que se exterioriza num ou noutro comportamento mal medido ou incorrecto.

há muita criança, que cresce em ambientes anómalos, e com carências a vários níveis, afectivo, monetário (que pode levar até que passe fome!sim, ainda há muita gente assim), ou educacional, e isso obviamente tem repercussões. e cada um de nós deve tentar fazer algo para combater isso, por nós e por eles, um simples gesto no momento certo pode não ter qualquer feedback nesse instante, mais um dia mais tarde (talvez anos) acreditem que irá ter, essa criança (depois adulto), talvez após reflectir sobre isso veja as coisas com outros olhos...um "clique" que o desperta...

p.s.- a educação deve ser dada em casa, mas como é óbvio nem sempre isto acontece, então os restantes elementos da comunidade não se devem descartar das suas responsabilidades.

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=61908&highlight=professor+respeito
[;)]

Acho que os portugueses ainda não percebram verdadeiramente para onde caminha a nossa educação/sistema de ensino...

Olha o tópico onde um professor (presumo eu) ficou tão incomodado com algumas verdades que até insultos (me) distribuiu mas tudo legal, até porque sou quase ladrão. [:D]

Penso que são tópicos diferentes e se neste tópico especifico estou "do lado" dos professores, já nesse (do link) não estou nem poderia estar pois as coisas têm de ser separadas. E sim, concordo que o ministério devia fazer mais para a protecção dos professores pois por vezes em algumas turmas prejudica-se um grupo que quer aprender por causa de 2 ou 3 mitras. [;)]

Discordo completamente desta afirmação, e é aí onde talvez esteja o mote do descontrolo do ensino português.

O professor português "esquece-se" do papel cívico que lhe está a cargo na sociedade, não lhe incute apenas ensinar o abecedário aos alunos ou ensinar a somar "1+1". Mas também tem um papel preponderante na formação do indivíduo, estando também encarregue de transmitir valores cívicos aos seus alunos.

Eu tenho um familiar que é professor,que tirou a formação e chegou inclusive a leccionar no estrangeiro, ele constata que uma das principais diferenças com o ensino estrangeiro (simplesmente o país onde ele leccionou é um dos países mais desenvolvidos da Europa) é a total desresponsabilização social dos professores perante os alunos.
O aluno cá em Portugal vive um sentimento de impunidade que chega a ser horripilante, e são simples actos correctivos que poderão fazer a diferença na formação desse aluno como futuro membro de uma sociedade.

No entanto ninguém se condigna a fazê-lo, um exemplo concreto passou-se com esse familiar meu, em que encontrou dois alunos da etnia cigana a bater num aluno e ninguém do agregado escolar se insurgiu. Teve que ser ele a molestar esses alunos e a entregá-los no Conselho Executivo, onde curiosamente passado cinco minutos já estavam cá fora sem qualquer tipo de sanção.

Mas era isso que eu estava a dizer, mas hoje em dia nao se pode "punir" os meninos...
Já se sabe a novela que se segue [;)]

E eu continuo a achar que a educação tem de partir de casa[;)]

Mas era isso que eu estava a dizer, mas hoje em dia nao se pode "punir" os meninos...
Já se sabe a novela que se segue [;)]

E eu continuo a achar que a educação tem de partir de casa[;)]

Eu concordo contigo que tudo seria mais fácil se a educação partisse de casa, mas nos dias que correm se as pessoas já têm pouco tempo para si mesmas, para os filhos ainda têm muito menos, havendo assim uma crise de transmissão de valores.
E volto a afirmar que o professor tem também um papel importante na formação cívica dos alunos, não com aulas de Formação Cívica (como por exemplo eu tive), mas nos pequenos reparos que são feitos à conduta dos alunos.

Quando falas em "não se poder punir os meninos", acho que não corresponde bem à verdade. Poder até se pode, mas o comodismo português vem ao de cimo. Se não se fizer nada, nada acontece. Se alguma coisa for feita, poderá provocar outra e essa outra coisa poderá nos dar ainda mais trabalho do que o foi feito inicialmente, e sabes uma coisa que os portugueses não se dão bem é com trabalho.
Por isso vivemos numa politica do deixa andar, mas isso já vai sendo habitual...

Last edited:
Olha o tópico onde um professor (presumo eu) ficou tão incomodado com algumas verdades que até insultos (me) distribuiu mas tudo legal, até porque sou quase ladrão. [:D]

Peço desculpa vir assim do nada para dizer isto:

Tenho lido os seus comentários em relação aos professores neste e no outro tópico. Sinto\vejo aí um ódio enorme por estes profissionais e uma constante generalização ridícula.

Sou aluno do 12º e já tive bons professores e maus, tenho familiares com esta profissão à uns bons anos por isso mais dentro do tema não podia estar.

Tenho um bom exemplo mesmo em minha casa, que vai para a escola às 8, chega muitas vezes às 20:30. Trabalha que se farta para este novo sistema de avaliação feito à pressa, sem nexo; ao mesmo tempo tem reuniões de todo o género; e claro conciliar isto tudo com o ensino de 120 alunos com pés e cabeça.
Tem 25 anos de carreira: avançar na carreira é uma miragem e o salário deixa muito a desejar... Salário este que é contado apenas como trabalho passado dentro da escola, mas posso dizer que 90% do tempo em casa passa à frente de uma secretária (sem contar com as horas de sono, obviamente).

Tenho mais familiares professores que ultimamente também se sentem desmotivados com tanta exigência e desmoralização vinda da ministra & companhia (os paizinhos, por exemplo!).

Se tivesse mais tempo tentava ordenar\organizar melhor o meu tópico, mas com este exemplo aqui em casa e a ler algumas coisas, mesmo com pouco tempo senti-me obrigado a "opinar" sobre tais comentários.

ps: Que inútil esse professor que o ensinou a escrever tão bem!

Peço desculpa vir assim do nada para dizer isto:

Tenho lido os seus comentários em relação aos professores neste e no outro tópico. Sinto\vejo aí um ódio enorme por estes profissionais e uma constante generalização ridícula.

Sou aluno do 12º e já tive bons professores e maus, tenho familiares com esta profissão à uns bons anos por isso mais dentro do tema não podia estar.

Tenho um bom exemplo mesmo em minha casa, que vai para a escola às 8, chega muitas vezes às 20:30. Trabalha que se farta para este novo sistema de avaliação feito à pressa, sem nexo; ao mesmo tempo tem reuniões de todo o género; e claro conciliar isto tudo com o ensino de 120 alunos com pés e cabeça.
Tem 25 anos de carreira: avançar na carreira é uma miragem e o salário deixa muito a desejar... Salário este que é contado apenas como trabalho passado dentro da escola, mas posso dizer que 90% do tempo em casa passa à frente de uma secretária (sem contar com as horas de sono, obviamente).

Tenho mais familiares professores que ultimamente também se sentem desmotivados com tanta exigência e desmoralização vinda da ministra & companhia (os paizinhos, por exemplo!).

Se tivesse mais tempo tentava ordenar\organizar melhor o meu tópico, mas com este exemplo aqui em casa e a ler algumas coisas, mesmo com pouco tempo senti-me obrigado a "opinar" sobre tais comentários.

ps: Que inútil esse professor que o ensinou a escrever tão bem!

Em primeiro lugar não escrevo lá muito bem, é verdade, e por vezes até dou alguns erros. O que é normal já que desde que terminei o 12º ano nunca mais tive nenhuma cadeira de Português ou sequer que se aproxime.

Em segundo lugar..... Bem..... Eu sei que custa ouvir algumas coisas principalmente quando nos dizem respeito, que parece ser o teu caso. Mas se leste tudo o que escrevi leste lá que o meu pai já foi professor, portanto, tenta como eu manter a neutralidade.

Não tenho ódio nenhum pela classe (se bem que alguns em particular mereciam era qualquer coisa que nem vou dizer aqui) e tudo o que penso deles já foi mais ou menos debatido nesse tópico, onde aliás, deveria estar este e o teu post.

Para terminar resta dizer que compreendo algumas das "lutas" inerentes aos profs e não tenho problemas em assumi-lo, tal como já fiz neste tópico. Por ultimo deixa esse discurso de coitadinhos de lado porque isso sim é ridículo e tem retirado credibilidade e força de opinião aos professores perante a sociedade.

Cumprimentos e não me trates por você porque não andei no 12º ano assim há tantos anos quanto isso. [;)]

Em primeiro lugar não escrevo lá muito bem, é verdade, e por vezes até dou alguns erros. O que é normal já que desde que terminei o 12º ano nunca mais tive nenhuma cadeira de Português ou sequer que se aproxime.

Em segundo lugar..... Bem..... Eu sei que custa ouvir algumas coisas principalmente quando nos dizem respeito, que parece ser o teu caso. Mas se leste tudo o que escrevi leste lá que o meu pai já foi professor, portanto, tenta como eu manter a neutralidade.

Não tenho ódio nenhum pela classe (se bem que alguns em particular mereciam era qualquer coisa que nem vou dizer aqui) e tudo o que penso deles já foi mais ou menos debatido nesse tópico, onde aliás, deveria estar este e o teu post.

Para terminar resta dizer que compreendo algumas das "lutas" inerentes aos profs e não tenho problemas em assumi-lo, tal como já fiz neste tópico. Por ultimo deixa esse discurso de coitadinhos de lado porque isso sim é ridículo e tem retirado credibilidade e força de opinião aos professores perante a sociedade.

Cumprimentos e não me trates por você porque não andei no 12º ano assim há tantos anos quanto isso. [;)]
Não queria dizer que escrevias mal, pelo contrário.

Felizmente já tenho opinião própria em relação a tudo, a tal neutralidade; já tenho vontade própria e informei-me bem sobre o assunto, sem influência do sentido aqui em casa. [;)]

Custou sim ler isso, como disseste, mas não por me fazer respeito. Ao ler essas barbaridades (sem ofensa), perante o que sei e que na realidade acontece, tinha de deixar aqui a minha marca.

Podes dizer isso ou mesmo não sentir ódio por nenhuma classe, mas se fores ler bem os teus posts estás em constante generalização e ridicularizarão do que os professores fazem ou não, buscando as más experiências que tiveste com os maus professores, etc... Transmitindo ao leitor essa impressão.

Dei-te aqueles exemplos ("os coitadinhos[:D]"), apenas para demonstrar como não é tudo flores e os TODOS os professores são uns baldas e que só querem fazer o mínimo possível; a dita inutilidade.

Na onda da generalização, se não fossem os bons "inúteis" não estaríamos a ter aqui a nossa conversa. Os tais que gostam de ser tratados apenas como doutores, que só se queixam e não sabem ensinar.

Um abraço [;)]

ps: Penso que o tema também está enquadrado neste tópico!

Como também deves ter lido "no outro lado" não vamos entrar por aí. Eu não estaria aqui sem eles, mas também não estaríamos sem Eng. Informáticos, se calhar não estarias sem médicos (espero sinceramente não ser o caso [;)]) e por aí em diante, certo?

A questão é que algumas coisas tinham de mudar no ensino Português.

E esse professor que me pôs na rua pelo meu comentário até foi dos melhores professores que tive. O "problema" dele era dar confiança demais aos alunos e ser muito benevolente e alguns alunos, onde se calhar eu estarei incluído, abusávamos um pouco. Não nesse dia mas noutras ocasiões.

No dia do lançamento dos resultados dos exames nacionais fui ter com ele, agradeci-lhe por tudo e pedi-lhe desculpa por qualquer coisa de menos boa. Fossem todos os professores como ele....

Não te esqueças que eu não chamei inútil a ninguém, ao contrário do que fez um professor nesse tópico. Aliás o meu primeiro post foi no sentido de criticar o uso dessa expressão.

Como também deves ter lido "no outro lado" não vamos entrar por aí. Eu não estaria aqui sem eles, mas também não estaríamos sem Eng. Informáticos, se calhar não estarias sem médicos (espero sinceramente não ser o caso [;)]) e por aí em diante, certo?

A questão é que algumas coisas tinham de mudar no ensino Português.

E esse professor que me pôs na rua pelo meu comentário até foi dos melhores professores que tive. O "problema" dele era dar confiança demais aos alunos e ser muito benevolente e alguns alunos, onde se calhar eu estarei incluído, abusávamos um pouco. Não nesse dia mas noutras ocasiões.
...
Não te esqueças que eu não chamei inútil a ninguém, ao contrário do que fez um professor nesse tópico. Aliás o meu primeiro post foi no sentido de criticar o uso dessa expressão.
Até podemos ir por aí, os Eng. Informáticos não estariam aqui se não fossem os senhores desta profissão digna que neste e noutro tópico tentam desvalorizar. (escrito com humor misturado[:p])

Em relação a essa questão particular, que não devia ser muito utilizada aqui porque se trata de uma generalização, será que por talvez teres abusado um bocadinho em aulas anteriores ele pensou estares a gozar com a cara dele com esse comentário? [;)]

Pois sim, concordo plenamente que algumas coisas tem de mudar, que a avaliação deve ser feita, etc. Mas a maneira como está a ser feito não é de todo a correcta.

Falei porque não transmitiste nada disso nos teus comentários como disse antes, parece que transmites um repulso contra estes profissionais generalizando qualquer coisinha em vez de falares dos assuntos concretamente.

Um abraço

eu não seria professor nem que me pagassem, e digo isto porque muitos professores pagam para serem professores.

Já ha escolas a debater-se com falta de professores e nos próximos tempos vai haver ainda mais dificuldades em arranjar professores para as escolas.

Para o autor do topico

Back