"A Elite Japonesa" - (só para japunas....)

máquina![;)] devido ao seu reduzido peso, andava mesmo muito bem!

o meu com 195/60faz com que os braços estejam sempre tonificados![:D]

Ele nem andava muito (185 km/h valores de fábrica) mas o baixo peso pemitia excelentes acelerações. Já agora de referir que o motor tinha dupla árvore de cames (DOHC).

A título comparativo deixo aqui as prestações anunciadas para o Daihatsu e os Suzuki:

Suzuki Swift GTi

0-60 mph: 8,6 seg.
400 m: 16,8 seg.
Vel. máx.: 183 Km/h (114 mph)

Daihatsu Charade GTti

0-60 mph: 7,9 seg.
400 m: 16,4 seg.
Vel. máx.: 185 Km/h (115 mph)

Filipe, o teu carro não tem DA? É um Civic certo?

Última edição:
Consegui arranjar estas fotos de um Daihatsu Charade GTti. O carro está (aparentemente) de origem, com excepção do volante, dos tapetes vermelhos e dos pára-choque que foram pintados à côr da carroceria (originalmente, eram de plástico preto). Devo dizer que o volante era o ponto menos conseguido deste carro (design banal e pega demasiado fina).

O que eu tive era preto o que, na minha opinião, o torna mais bonito.

Daihatsu GTti_foto1.jpg
Daihatsu GTti_foto2.jpg
Daihatsu GTti_foto3.jpg

Última edição:
Queres dizer 1.6i-16v VT de 150 cv? Por acaso estava convencido que esse modelo cá em Portugal só tinha sido vendido com DA.

Grande máquina!
exacto!
até vem bem equipado (para a época), mas de facto DA ainda não trazia, nem como opção![;)]

200643104539picture131zb1.jpg

dsc00031pq8.jpg

Achas que a direcção é pesada agora? eheh
Mete mas é um quick rack da Quaife (2.5 voltas de topo a topo) que ele bem merece (4 voltas de origem, se não estou enganado) e depois diz qualquer coisa... hehe [:D] [;)]

@Paulo Raposo,
Saudosa máquina, o Gtti!

Ficam aqui umas fotos do expoente máximo do K10, o SuperTurbo![br:)]

Isto anda nas horas!apr:)
Até no volante temos as curvas de potência e binário gravadas!
O interior é fantástico, mas não tenho fotos...[8b]

Tive um K10 1.2LX Canvas Top... parecido com estes... vermelho e tudo.

Micra-K10-Florian-01.jpg
Micra-K10-Florian-02.jpg
Micra-K10-Florian-08.jpg
Micra-K10-Florian-04.jpg

O actual dono ainda o tem e já vai com mais de 300.000Km... sem abrir o motor e sem problemas de maior... apenas acusa um pequeno consumo de oleo, tendo que se atestar 1 vez entre mudas...nada do outro mundo.

Achas que a direcção é pesada agora? eheh
Mete mas é um quick rack da Quaife (2.5 voltas de topo a topo) que ele bem merece (4 voltas de origem, se não estou enganado) e depois diz qualquer coisa... hehe [:D] [;)]

isso é para o meu carro RPM?:confused:

Yep, imagina só a entrada em curva com um rack assim. [br:)]

[kiss][kiss]

nem sabia que havia tal coisa!! de facto a direcção é pouco directa, fazes ideia de quanto custa essa brincadeira?

os primeiros tempos é que não deveriam ser mto fáceis!![:D]

Um dos carros japoneses mais interessantes que eu tive foi um Daihatsu Charade GTti!

Era um pequeno "hot-hatch" de 993 cc., 3 cilindros, 12 válvulas (4 por cilindro), injecção EFi multiponto, turbo IHI, 100 cv @ 6500 rpm, 126 Nm @ 3500 rpm, cx de 5 velocidades que era um mimo, travões de disco às 4 rodas (ventilados à frente) suspensão idependente às 4 rodas, A/C, baquets desportivas, jantes liga leve de 14'', enfim... tinha tudo o que se poderia desejar naquela época (finais dos anos 80).

Só lhe faltava a direcção assistida. A direcção não era nada má mas em manobras de estacionamento a falta de DA tornava a direcção algo pesada (pneus 185/60).

Um pequeno grande carro! Juntamente com o Suzuki Swift 1.3 GTi (101 cv) era das propostas mais interessantes deste segmento.

PS - Não tenho aqui fotos, se alguém puder colocar...

Pequenas grandes bombas!apr:)
O GTTI acho que só o vi uma vez.
Kiesz%20rak.jpg

O Swift ainda se vão vendo. Tem um arranque brutal pelo que me disseram.

Tive um K10 1.2LX Canvas Top... parecido com estes... vermelho e tudo.

Micra-K10-Florian-01.jpg
Micra-K10-Florian-02.jpg
Micra-K10-Florian-08.jpg
Micra-K10-Florian-04.jpg

O actual dono ainda o tem e já vai com mais de 300.000Km... sem abrir o motor e sem problemas de maior... apenas acusa um pequeno consumo de oleo, tendo que se atestar 1 vez entre mudas...nada do outro mundo.

Os Canvas são raros de se ver e nunca entrei em nenhum...:sh)
O motor do teu é o que o meu usa neste momento!
Anda que se farta e ronca por todos os lados![:cool:]
Não gasta pinga de óleo!

Os Canvas são raros de se ver e nunca entrei em nenhum...:sh)
O motor do teu é o que o meu usa neste momento!
Anda que se farta e ronca por todos os lados![:cool:]
Não gasta pinga de óleo!

O meu era de 5 portas. Por dentro é como todos os outros daquele ano (1990) só que tinha um tecto de abrir, em tela, de grandes dimensões e de comando electrico.

Pequenas grandes bombas!apr:)
O GTTI acho que só o vi uma vez.
Kiesz%20rak.jpg

O Swift ainda se vão vendo. Tem um arranque brutal pelo que me disseram.

O que eu tive era igualzinho a esse!

Devo dizer que, para mim, o Suzuki Swift GTi era mais carro, mais fiável e NA (pessoalmente prefiro). O GTti era mais exclusivo e impressionava pelas performances que tinha para um motor tão pequeno. Também era melhor insonorizado face ao Swift. Mas o motor era bastante "on-off" o que não espanta dada a reduzida cilindrada.

Infelizmente este tipo de carros cada vez se vê menos hoje em dia. A excepção são os 2 nipónicos Mitsubishi Colt CZT e o Suzuki Swift Sport. O Mitsubishi possui um motor potente e explosivo ao qual o Suzuki responde com um comportamento eficiente, uma estéctica apelativa e um motor NA à moda antiga.

Voltar
Superior