a era da solidão

lll

New member
há cada vez mais pessoas a viver sozinhas e a tendencia será para aumentar bastante

numa era de filhos unicos, de individualismo, aonde a procura de emprego obriga muitas vezes a mudar de localidade ou até de país vivemos cada vez mais numa era da solidão, aonde o convivio das pessoas é cada vez menor e cada vez mais superficial

as redes sociais paliam isto, mas muito pobremente

os jovens sentem menos isto, os adultos mais, os idosos muito mais

então quando a incapacidade bate à porta a solidão será cada vez maior

há cidades europeias aonde a maioria dos agregados familiares é já composto por pessoas que vivem sós (o que não quer dizer que a maioria das pessoas vivam sós)

novo não é, mas quando a sociedade foi maioritariamente constituida por filhos unicos, que viverão longe dos seus filhos, se os tiverem, que não terão relacionamentos profundos com ninguém, praticamente não terão parentes, nem irmãos, nem nem tios, nem primos, nem sobrinhos, com amigos de passagem, será uma sociedade aonde a solidão será um peso cada vez maior

e será muito provavelmente uma sociedade aonde o individualismo dominará

muito provavelmente será transitório porque não vejo grande futuro para uma sociedade assim constituida

Mais um tópico de "caminhamos para o abismo social"

São consequências normais de sociedades modernas.
Menos filhos, mais rendimentos, envelhecimento da população, melhores cuidados de saúde, prioridade da vida profissional, mais mobilidade etc etc etc.

Não é pior nem melhor, é o que é. Não podemos querer sol na eira e chuva no nabal.
Eu países de 3º mundo há muito menos solidão na 3ª idade, a família vive toda junta, não saem de onde nasceram, morrem mais cedo, etc

Só nos resta criar mecanismos, que já existem, para ir remediando estas questões.

Nunca vivemos tao conectados,mas nunca tao sós..li isto algures

o que é bom

pessoas com depressões crónicas, fobias sociais, antigamente isolavam-se e sofriam, hoje sempre podem usar as redes sociais

a internet se bem usada foi uma grande dádiva à humanidade

Menos filhos, mais rendimentos, envelhecimento da população, melhores cuidados de saúde, prioridade da vida profissional, mais mobilidade etc etc etc.

Não é pior nem melhor, é o que é. Não podemos querer sol na eira e chuva no nabal.
Eu países de 3º mundo há muito menos solidão na 3ª idade, a família vive toda junta, não saem de onde nasceram, morrem mais cedo, etc

Só nos resta criar mecanismos, que já existem, para ir remediando estas questões.

quanto a melhores cuidados de saude, com o envelhecimento da população e o encarecimento da saude devido à sua maior sofisticação o que quse certamente teremos é uma saude para ricos e outra para pobres, com os atritos sociais inerentes a isso

quanto a melhores cuidados de saude, com o envelhecimento da população e o encarecimento da saude devido à sua maior sofisticação o que quse certamente teremos é uma saude para ricos e outra para pobres, com os atritos sociais inerentes a isso

Cinge-te aos factos, vive-se mais e melhor agora que há poucas décadas atrás.

roma, fim do imperio ocidental

uma civilização mais avançada que os barbaros, mais rica, mas individualista, já ninguém queria sacrificar-se por roma

caiu

Cinge-te aos factos, vive-se mais e melhor agora que há poucas décadas atrás.

sim e continuaremos a progredir

mas haverá uma saude para ricos e outra para pobres, muito mais que hoje

a crescente sofisticação da medicina e o envelhecimento da população tornará isso praticamente inevitável

roma, fim do imperio ocidental

uma civilização mais avançada que os barbaros, mais rica, mas individualista, já ninguém queria sacrificar-se por roma

caiu

Ah... paralelismos simplistas e descontextualizados. Isso sim !

Prefiro ser romano na eminência de cair que bárbaro e atrasado a vida toda [:p]

Sim mas é uma questão de tempo até as sociedades começarem a fazer de forma diferente caso se chegue à conclusão que vão por caminho errado.

Só se aprende errando.

sim e continuaremos a progredir

mas haverá uma saude para ricos e outra para pobres, muito mais que hoje

a crescente sofisticação da medicina e o envelhecimento da população tornará isso praticamente inevitável

O quê, os ricos têm melhores cuidados de saúde ?! Quem diria

Tá claro que têm. Quantos e quantos ricos vivem mais anos com doenças complexas porque têm dinheiro para tratamentos caros em outros países que por vezes o de origem não tem, mas isso não é novo.

Mas que fatalismo, é o que é.... Nem é pior nem melhor...

Então não é pior ou melhor? Pelo menos cada um dirá se é pior ou melhor para si.
Eu acho que é pior, mas o status quo actual da sociedade não permite que seja de outra forma. (a menos que se queira alterar este status quo)

Última edição:
Mas que fatalismo, é o que é.... Nem é pior nem melhor...

Então não é pior ou melhor? Pelo menos cada um dirá se é pior ou melhor para si.
Eu acho que é pior, mas o status quo actual da sociedade não permite que seja de outra forma. (a menos que se queira alterar este status quo)

Eu fatalista? [:D] Au contraire.

Eu sei se é melhor ou pior para mim.

Mas não me dá o direito de achar que é melhor ou pior para os outros, e generalizar com conclusões. Era apenas isso que queria dizer[;)]

Para ti é pior o quê? A maior solidão? Ou a evolução da sociedade nesse sentido (discutível)?

Exemplo
Será que um emigrante na Europa diz o mesmo mal das tecnologias e da evolução da sociedade relativamente à solidão?
Agora consegue comunicar de 1000 maneiras diferentes com a família, viajar mais frequentemente etc...

Isso da distancia é relativo, tenho uma tia com um filho a viver na Polónia, com quem fala quase todos os dias, tenho outro com a filha em Lisboa que raramente fala com o pai, excepto quando pr€€cisa.

Tens razão mas esse assunto não é novo.

No entanto, eu não sou anti social. Eu quero é que as pessoas se lixem ! [:cool:]
No entanto o que eu noto que as pessoas criam grupos de indivíduos que vá de encontro as suas expectativas, caso contrario ja nao interessam.
Tirando raras excepções ja se sabe como é "cada um por si e Deus por todos"

Voltar
Superior