A Guerra

jcc

New member
Estreia hoje no canal 1 da RTP o tão aguardado documentário que pôs Joaquim Furtado numa prateleira de ouro.

Recorrendo a imagens de arquivo nunca antes vistas, esta é uma página da nossa história com muito por revelar.

Mais de três décadas depois, Joaquim Furtado foi ao terreno ouvir os dois lados do conflito.

Na primeira pessoa, o relato fiel dos acontecimentos.
Os traumas que não se esquecem, as feridas físicas e psicológicas que teimam em não sarar.

Estou curioso, convém não deixar passar ao lado uma das páginas mais trágicas da história contemporânea do país.

Aos mais "novos" e ao que dela não têm ideia do que foi convém ensinar, aos que a viveram é tempo de apaziguar fantasmas e quiçá deixar enterrar seus mortos, aos que teimam que foi um mal necessário convém expôr nua e cruamente as máculas que ainda restam.

Joaquim Furtado

Joaquim Furtado

Está a falar agora com o António Macedo na Antena 1

Interessante documentário.

Reforça aquilo que já se sabia, a maioria dos Portugueses são ingénuos.

Reforça a ideia que as pessoas(assasinos) apoiam-se na ideia que na guerra vale tudo até matar crianças [8b] [8b] [8b] [8b] [8b]

Só espero que com estas imagens grotescas isto não venha dar aí confusão com os skins e outros grupos radicais em relação aos indíviduos de raça negra.
Fiquei com a ideia que eles não se preocuparam em avisar ou demonstrar uma ideia civilizada de independência e desataram a matar pessoas. Se assim foi é imperdoável.
A meu ver seria criar uns acordos comerciais e iniciar um processo de transferencia de poder, nunca me poderão convencer que o que aconteceu foi o que era possivel.

O que não era possivel era Portugal ter um fluxo contínuo e incomensurável de petroleo a entrar em sines ao preço da uva mijona, fora as outras riquezas, os americanos não poderiam permitir tal coisa...

.../...
Fiquei com a ideia que eles não se preocuparam em avisar ou demonstrar uma ideia civilizada de independência e desataram a matar pessoas. Se assim foi é imperdoável.
.../...

Pela tua opinião dá a ideia que te "venderam" outra "história"

Reforça a ideia que as pessoas(assasinos) apoiam-se na ideia que na guerra vale tudo até matar crianças [8b] [8b] [8b] [8b] [8b]
Lamentávelmente a já conhecida, histórica e habitual cegueira da classe politica, conduziu-nos a uma guerra estúpida sem sentido, onde se perderam inúmeras vidas de maneira tão estúpida.

A cegueira dos Portugueses ao sustentar certas ideologias e em acreditar que tudo está bem, mesmo que por baixo se saiba que está em ebulição, o imobilismo de quem acha que que o mal só calha aos outros é, parece ser, típico do Português.

Só nos filmes é que existem guerras limpas

As guerras são actos bárbaros, sem piedade

Ou matas ou és morto

A partir do momento que a outra pessoa não se pode defender e a outra mata-a barbaramente acho que isso diz tudo sobre a pessoa que comete o acto barbaro.Antigamente nas guerras os militares que perdiam a guerra eram poupados não eram mutilados,e eram militares...

Só nos filmes é que existem guerras limpas

As guerras são actos bárbaros, sem piedade

Ou matas ou és morto

Os massacres de 61 não foram guerra, foram actos do mais puro primitivismo e selvajaria contra inocentes. E o que passou no documentário até foi muito leve em relação ao que realmente aconteceu.

A partir do momento que a outra pessoa não se pode defender e a outra mata-a barbaramente acho que isso diz tudo sobre a pessoa que comete o acto barbaro.Antigamente nas guerras os militares que perdiam a guerra eram poupados não eram mutilados,e eram militares...

Só para não recuar muito e dar 1 exemplo ou 2 da 1ª guerra mundial, os militares capturados eram enviados para as frentes de batalha para servirem de isco ou serviam de primeiro aviso para os gases, pois começaram a utilizar-se os quimicos

Mas, meu caro a guerra de guerrilha é a mais cruel que possas imaginar e pior que isso só uma guerra civil, em que não sabes quem é o inimigo

Os massacres de 61 não foram guerra, foram actos do mais puro primitivismo e selvajaria contra inocentes. E o que passou no documentário até foi muito leve em relação ao que realmente aconteceu.

Como começaram em Março, deve ter sido o massacre da Primavera [8b]

Não brinques com coisas sérias, utilizando trocadilhos, chama os bois pelos nomes

Existe a conveniência de chamar á situação um massacre, quando já há muito estavamos em guerra ou a caminho disso

Começou tudo a tomar proporções em Tunes, já era anterior e até disso deram conta e foi uns tempos antes de uma guerra de surdos

Só espero que com estas imagens grotescas isto não venha dar aí confusão com os skins e outros grupos radicais em relação aos indíviduos de raça negra.
Todos sabem que foram mortos brancos e negros pelos terroristas nas colónias, principalmente negros que eram em maior numero e viviam em harmonia com os brancos.

Eram terroristas apenas isso.

A meu ver seria criar uns acordos comerciais e iniciar um processo de transferencia de poder, nunca me poderão convencer que o que aconteceu foi o que era possivel.
Sim seguindo o exemplo Inglês.

Mas os políticos antes de 74 eram demasiado cegos para entender o conceito e os que vieram depois fizeram belas fortunas...

O que não era possivel era Portugal ter um fluxo contínuo e incomensurável de petroleo a entrar em sines ao preço da uva mijona, fora as outras riquezas, os americanos não poderiam permitir tal coisa...
Exacto, umas das coisas que não se falo nem acredito se venha a falar, é o facto de subitamente tantos naturais das colónias se terem revoltado, já por aqui falei de muitos deles depois de capturados, afirmarem que as suas aldeias tinham sido queimadas por tropas de brancos e negros muito altos que falvam línguas estranhas mas usavam a bandeira Portuguesa, que faziam questão de colocar em local bem visível.

Alguns deles mais instruídos reconheceram o russo e o inglês mas como vinham com a bandeira nacional Portuguesa supuseram que os estrangeiros tinham sido tropas contratadas e seguíram o sentimento de revolta.

É verdade que o domínio Português entrava em conflito com os interesses das potencias da época e tinha de ser tirado do caminho.

Como começaram em Março, deve ter sido o massacre da Primavera [8b]

Não brinques com coisas sérias, utilizando trocadilhos, chama os bois pelos nomes

Existe a conveniência de chamar á situação um massacre, quando já há muito estavamos em guerra ou a caminho disso

Começou tudo a tomar proporções em Tunes, já era anterior e até disso deram conta e foi uns tempos antes de uma guerra de surdos

Aquilo foi um massacre, e um bem horrível. Não é trocadilho nenhum e muito menos brinco com o que se passou.

Sim seguindo o exemplo Inglês.

Mas os políticos antes de 74 eram demasiado cegos para entender o conceito e os que vieram depois fizeram belas fortunas...

Exacto, umas das coisas que não se falo nem acredito se venha a falar, é o facto de subitamente tantos naturais das colónias se terem revoltado, já por aqui falei de muitos deles depois de capturados, afirmarem que as suas aldeias tinham sido queimadas por tropas de brancos e negros muito altos que falvam línguas estranhas mas usavam a bandeira Portuguesa, que faziam questão de colocar em local bem visível.

Alguns deles mais instruídos reconheceram o russo e o inglês mas como vinham com a bandeira nacional Portuguesa supuseram que os estrangeiros tinham sido tropas contratadas e seguíram o sentimento de revolta.

É verdade que o domínio Português entrava em conflito com os interesses das potencias da época e tinha de ser tirado do caminho.

Sim, exacto, tipo a commonwealth, os ingleses foram subtis nesta questão.
BOM!!! Não sabia disso... Não me custa nada a acreditar, o petroleo é das variáveis que manda no mundo e está por detrás de manobras que nem sequer sonhamos. E Portugal estava com uma posição excelente para poder vir a crescer de uma forma colossal, nao houve engenho para controlar as coisas.

Ainda ontem à noite deu um programa no Odisseia que relatava o periodo de finais de 2005 no EUA, de uma familia que tinha um posto de abastecimento no texas e que tinha um filho enviado para a arabia saudita para proteger a maior refinaria de lá e que morreu na explosão fruto do atentado. E cortaram os fundos aos agricultores, e motins nas cidades e morreram 20000 pessoas em Boston nesse inverno, porque não tinham oleo para aquecer as casas. Entre outros aspectos, que demonstrou como a america precisa do ouro negro para sobreviver. Não sei para que, de tanto crescimento económico com o petroleo que possa restar, depois entramos numa era glaciar, vale mm a pena...

.../...

.../...

Russos e Cubanos, eram ás pazadas

Gostei muito de ver o primeiro episódio.

Por pouco não nasci em Angola (o meu pai teve um problema de saúde grave e veio para Portugal em vez de ir a minha mãe para lá), mas tenho imensas recordações de quem lá esteve ou lá ficou (perdi lá um primo direito barbaramente assassinado fora os traumas na família).

Independentemente disso, foi interessante a análise e as imagens, mas foi algo muito forte para a hora a que deu!

Continuo a ouvir na cabeça os "UPA, UPA, mata branco"! ou os "Angola é Nossa"!

Quanto aos papéis de intevenientes como os EUA, a Bélgica ou Cuba... nem comento, só lamento mesmo esta tragédia!

Back