A Honda e o 0w20

Estive agora a ler um manual do honda Jazz, no qual referem que o oleo adequado é o 5W20 e não o 0W20 ...

"Honda Motor Oil is the preferred 5W-20 lubricant for your vehicle."

Podem sacar aqui o referido manual : techinfo.honda.com/rjanisis/pubs/OM/AA0707/AA0707OM.PDF

Confirmo!

Também tenho essa indicação de que o óleo recomendado é o 5W20 (isto para o Jazz de 2ª geração, de 2009 até 2013). Nem sequer falam do 0W20.
Ah, e esse óleo 5W20 dá para temperaturas ambientes inferiores a -30ºC até superiores a +40ºC, segundo o gráfico apresentado no manual.

Já o Jazz de 1ª geração, no manual apresenta vários tipos de óleos possíveis de serem utilizados que vão de um 0W20 até ao 15W40 (mas excluem o 15W40 para modelos europeus e referem que o 0W20 só deve ser usado em modelos europeus, vá-se lá saber porquê...).
No gráfico de temperaturas ambiente o 0W20 dá para menos de -30ºC até mais de +40ºC, também segundo o manual do Jazz de 1ª geração.

Last edited:
A Honda informou todos os concessionários em 2002 que todos os motores a gasolina em todo o mundo tinham como recomendado o óleo 0w20, os manuais continuaram muito tempo com as antigas recomendações. [;)]
Foi a resposta da Honda Portugal quando na primeira revisão me tentaram impingir, em 2002, óleo 10w40 no meu Jazz.[;)]

Já agora, aproveito este tópico para colocar uma questão sobre um Honda:
Tenho em casa um Honda Crv de 98, motor b20 de 130cv, foi comprado no ano passado já com mais de 300 mil km, mas irá nas nossas mãos fazer não mais de 3 ou 4 mil km por ano, sobretudo em trajectos curtos, a baixa velocidade e vai passar algumas semanas seguidas parado.
Neste momento está com 15w40, acham que deva manter ou utilizar outra norma?

Eu tenho um Jazz com mais de 170 000 kms que sempre levou com 0w20, tem o trabalhar como quando era novo, já vi outros com menos de 100 000 kms que parecem uma chocolateira, as diferenças é que eu nunca prescindi do 0w20, até porque faz na boa 20 000 kms, enquanto o 10w40 a fazer 10 000 kms é estragar, portanto a carteira é tua e deves decidir o que preferes, preservar a mecânica ou a carteira, mas acho que a carteira não irá gostar se tiveres que fazer uma reparaçao maior.[;)]
Consegues o 0w20 por cerca de 50€ mandando vir dos sitios do costume, Oscaro, mister-auto, autopecasonline,......

Se fôr um óleo sintético faz 20.000 kms na boa (mesmo sendo 10W40).

Ainda em relação à informação de que no Jazz de 2ª geração o óleo recomendado no manual é o 5W20 ponho a seguinte questão; alguém já utilizou este tipo de óleo (5W20)? É que eu nunca vi um 5W20!

5W30 e 5W40 sim, mas 5W20 nunca vi. É muito raro, mas parece que a Castrol e a Shell têm um 5W20

Last edited:
Ainda em relação à informação de que no Jazz de 2ª geração o óleo recomendado no manual é o 5W20 ponho a seguinte questão; alguém já utilizou este tipo de óleo (5W20)? É que eu nunca vi um 5W20!

5W30 e 5W40 sim, mas 5W20 nunca vi. É muito raro, mas parece que a Castrol e a Shell têm um 5W20

No meu carro tenho 5w20 Castrol, é o recomendado pela marca, mas é Ford.
Tenho até ideia que é transversal a vários motores, pois tenho em casa um gasolina turbo, um atmosférico e um diesel e todos levam essa norma.

No jazz de 2003 que antecedeu já não tenho a certeza, mas penso que levava 0w20, sempre assistido na marca.

O meu Jazz é da primeira geração (2002) e sempre levou 0w20.[;)]

Se fôr um óleo sintético faz 20.000 kms na boa (mesmo sendo 10W40).

Mas se for um 10w40 full sintetic não custa o mesmo que um 10w40 banal.[;)]

O meu Jazz é da primeira geração (2002) e sempre levou 0w20.[;)]

Mas se for um 10w40 full sintetic não custa o mesmo que um 10w40 banal.[;)]

Não, não custa. Mas custa quase metade do preço de um 0W20.

Eu usei durante algum tempo o MOTUL 0W20 no Jazz de 1ª geração (de 2003, adquirido usado com 11 anos e 125M kms), mas sinceramente acho que não justifica a diferença de preço para um bom sintético (10W40 ou 5W40/30). Mesmo em consumos não noto grande diferença. O Jazz cá de casa já vai com 196M Kms e a média global real desde que foi adquirido está nos 5,6l/10Kms.

Uma das razões que me levou a optar por um 10W40 sintético, para além do custo, é que notava um consumo um pouco exagerado de óleo que com o 10W40 passou para valores normais/residuais.

Mas compreendo que quem comprou novo, e sempre usou 0W20, se mantenha com essa opção. Eu talvez fizesse o mesmo.

Last edited:
Boas e-amigos.

Alguem pode desenvolver ou explicar este assunto sobre a honda recomendar o 0w20 em todos os automoveis que vende? Pela lista de temperaturas recomendadas este óleo não parece ser adequado para mim, visto que vivo numa zona com temperaturas médias de 22ºc e quando estou em portugal no verão, levo com 37-42ºc durante 2 ou 3 meses.

oleo%2Bars.jpg

No meu actual jazz de 2002 (já a honda recomendava o 0w20) nunca quis saber disto porque desde novo nunca pus os pés na Honda onde o comprei, meti sempre 5w40 dos 0 aos 326.000km e nunca tive nenhum problema nem consumos de óleo, ainda hoje não consome.

No entanto como já comprei o novo jazz (com mais mariquices mecânicas e elétronicas) desta vez estou a pensar respeitar os planos de manutenção da marca e fazer lá mesmo as revisões, pelo menos nos primeiros 5 ou 6 anos.

Alguem pode explicar-me o porquê do 0w20? E se será adequado para as temperaturas onde circulo, sabendo que ainda por cima faço 80% de autoestrada a velocidades de cruzeiro de 130km/h (o limite em frança).

Obrigado
Pelo que vejo agora quase todos os motores novos usam 0w20, por questões de economia / ecologia. Até modelos racing

Só para dizer que o meu jazz com 0w20 não consome nenhum óleo em cada 20 000kms.

Isso ė normal. E não tem a ver com o óleo que usas. Um Jazz bem cuidado não gasta óleo, mesmo que tenha mais de 200M Kms. A questão é que nem todoas as pessoas tratam bem dos seus carros.
O Jazz cá de casa é um bom exemplo disso. Depois de comprar fiz-lhe uma revisão e foi verificado que as velas que tinha não eram as indicadas, inclusive tinha velas com marca diferente.

Desculpa lá, mas conheço alguns carros destes (muitos mesmo) e não duvides que quem usa o 10w40 que começam a consumir óleo, tenho 2 Honda com este motor, o Jazz e o HCH e nenhum deles consome óleo. Portanto é pela minha experiência digo que o desgaste do motor é diferente com esses 2 óleos. [;)]

Ora bem:

Aqui para os meus lados temos 2 Jazz mk1, um de 2002 outro de 2006, motor 1.2.

Estão ambos na casa dos 170.000km.

Sempre, toda a vida levaram 10W40.

Não consomem óleo, que é mudado todos os anos ou 10.000km.

Funcionam muito bem, pegam à primeira e têm um motor com funcionamento regular.

Já agora, num deles, o último conjunto de velas durou 6 anos e 60.000km.

Quanto às indicações da Honda, eh pá, tenho tantos exemplos ruins, mas para vós basta verem a bosta que eles fizeram com as baterias dos híbridos....

Abaixo de 5W40, cá em casa não entra nada.

Eu tenho um desses hibridos há + de 12 anos, qual foi a bosta mesmo das baterias?[:D]

A mim fica-me mais barato mudar o 0w20 de 20 000kms em 20 000 kms do que como tu fazes. Porque este óleo não custa o dobro do outro, e assim até ando com o recomendado pela marca.

Last edited:
Eu tenho um desses hibridos há + de 12 anos, qual foi a bosta mesmo das baterias?[:D]

A mim fica-me mais barato mudar o 0w20 de 20 000kms em 20 000 kms do que como tu fazes. Porque este óleo não custa o dobro do outro, e assim até ando com o recomendado pela marca.

Disseste mais acima que o óleo 0W20 que colocas no teu Jazz ronda os 50 EUR. Isso é mais do dobro do que custa um 10W40 que faz 10.000 Kms. Arranjam-se óleos 10W40 a menos de 20EUR (e não são óleos banais, são óleos semi-sintéticos de marcas conceituadas). Já um 0w20 de marca, a 50 EUR, não é fácil de arranjar. O MOTUL - que é um excelente óleo - custa quase 60 EUR (58,61 EUR, para ser mais específico).

Tudo preços para 5L

Last edited:
Desculpa lá, mas conheço alguns carros destes (muitos mesmo) e não duvides que quem usa o 10w40 que começam a consumir óleo, tenho 2 Honda com este motor, o Jazz e o HCH e nenhum deles consome óleo. Portanto é pela minha experiência digo que o desgaste do motor é diferente com esses 2 óleos. [;)]

És livre de pensar assim mas, se me permites, eu duvido que esses casos que conheces de motores de Jazz que gastam óleo se deva ao facto de usarem 10W40. Pode ser mais lógico serem motores mal tratados ou que usem óleo de uma norma não especificada pelo fabricante. Se usarem 10W40, com a norma API SL ou superior, não terão desgaste algum de motor.

Disseste mais acima que o óleo 0W20 que colocas no teu Jazz ronda os 50 EUR. Isso é mais do dobro do que custa um 10W40 que faz 10.000 Kms. Arranjam-se óleos 10W40 a menos de 20EUR (e não são óleos banais, são óleos semi-sintéticos de marcas conceituadas). Já um 0w20 de marca, a 50 EUR, não é fácil de arranjar. O MOTUL - que é um excelente óleo - custa quase 60 EUR (58,61 EUR, para ser mais específico).

Tudo preços para 5L

Eu costumo comprar Mobil, e tenho vários carros na familia que costumo ser eu a tratar da manutenção, os meus levam com 0w20 que compro a cerca de 50€ os 4 litros, o 10w40 da Mobil custa 43€ 5 litros, se for para marcas brancas tanto arranjo mais barato um como o outro.[;)]
Isto são preços da autopecasonline24, onde costumava mandar vir o óleo, atualmente mando vir de uma loja que a diferença entre o 10w40 e o 0w20 da Mobil não chega a 10€.[;)]

E sim, sou livre de pensar como penso, a questão aqui é que pediram a opinião, e eu dei a minha, sou assiduo de um forum de Hondas, e por isso tenho algumas experiências que vi, se é só do óleo... não sei, mas a questão é que todos os que vi com defeitos maiores, tanto no trabalhar como no consumo de óleo tinham a particularidade de fugir ao recomendado pela marca, cada um que pense por si.

Last edited:
Afcivic, eu tal como tu sou fã de Hondas.

Já tive 6 Hondas: Civic 1.4 GL (90cv, 2 carburadores), Civic 1.6 Esi (125cv), Accord 2.0 ES (130cv), HR-V 1.6 (105cv), Accord Type-R (212cv) e agora um Jazz 1.2 (78cv) de 2003. Só o Accord 2.0 ES e o Jazz foram comprados em estado usado.

Esse óleo da Mobil que colocas é caríssimo: 4 litros por 50 EUR dá 62,50 EUR por cada 5 Litros! Mais caro até que o MOTUL. Pior ainda é o preço do MOBIL 10W40. Percebo que, se usas apenas MOBIL, optes pelo 0W20 dada a diferença de preço. Posso-te dizer que os preços que referi para os 10W40 são para marcas conceituadas (ELF, TOTAL, BP todos semi-sintéticos) e não marcas brancas, e para embalagens de 5L.

Desde que utilizem um óleo da norma API SL ou superior os motores do Jazz não sofrem qualquer desgaste devido ao lubrificante. É mais fácil encontrares motores de Jazz com trabalhar estranho devido a gasolinas brancas do que devido a lubrificação com óleo 10W40 [;)]

Last edited:
0W20 é um "no-brainer". Melhor protecção a frio e menor consumo de combustível, que permite facilmente amortizar a diferença de preço para um óleo inferior.

Back