citação:Originalmente colocada por JC
Dá-me ideia que, dos 13.833 membros do fórum (perdão, 13834... ) devo ser o único fumador.
Mas sou um fumador consciente, daqueles que acham que - se todos o fossem - não seria necessária nenhuma lei. Não obstante ser um fumador "pesado", daqueles que fuma-para-caraças não o faço em algumas condições especiais:
. Perto de crianças, dentro ou fora de portas (acho que estou a dar um mau exemplo)
. Nos restaurantes e cafés, especialmente os fechados, caso não exista ventilação suficiente. Aguento-me e venho fumar cá para fora, depois do café.
. Em casa, excepto em locais designados para o efeito: Escritório e varanda.
. Nos carros dos outros
. Em todas as restantes situações onde o meu fumo possa constituir um motivo de desagrado para alguém (salvo excepções parvas, como num belo dia na praia do Guincho em que uma senhora me informou que o meu fumo a incomodava "visualmente" e que "quase" conseguia cheirá-lo no ar cheio de maresia... também há fundamentalistas irritantes...)
Há, no entanto, situações em que me é difícil não fumar:
. Á noite, quando se vai declaradamente para a "perdição"...
. No meu carro, durante viagens longas.
Era relativamente importante que os não-fumadores percebessem que os fumadores como eu, de longa data, já não retiram grande prazer do acto de fumar sendo - basicamente - dependentes de uma substância tóxica: a nicotina. Também, ao mesmo tempo, era importante que os fumadores percebessem que o facto de fumarem em toda a parte, quando bem lhes apetece, não lhes conquista mais amigos e força à criação de leis "cegas" que simplesmente vão banir o fumo de todos os sítios.
Como para tudo na vida há que aplicar bom senso até para exercer o direito ao vício. Caso contrário, não tardarão a existir salas de fumo ao lado das salas de chuto...
O fumo, nalguns locais, chega a ser incomodativo até para mim. Como sou músico amador há noites onde, nalguns bares onde vamos tocar, quase não se consegue respirar e pouco ou nada se vê para lá do reflexo das luzes nas densas nuvens de fumo. Como disse, é penoso evitar fumar nos locais de diversão nocturna, mas a culpa aqui pode ser dividida pelos donos dos espaços (que investem em potentes sistemas de som e luzes mas não em ventilação/extracção) e pelas entidades que regulam estas actividades que a isso não obrigam.
Por isso, tenham calma e aproveitam para passar ao vossos amigos fumadores uma mensagem incentivadora ao bom-senso...