Whisperdancer
New member
Experimenta bater com força com esse jipe cheio de pessoas e faz o mesmo com um clio, corsa, fiesta and so on.
Presumo que já tenhas ouvido falar de zonas de deformação programadas....
É suposto hoje os carros desfazerem-se para dissipar energia, presumo que n esteja a dizer nada de novo.
E comparar a parte da frente de um jipe ainda por cima dos antigos com a traseira de um carro normal é no minimo ridiculo...
Tb eu destrui a parte de trás de um corsa com um Polo 1.0 que apenas ficou com a parte da frente amassada mas apenas até ao radidor... O Corsa se teve arranjo teve que desentortar o chassi... E mesmo este não me parece que sirva de comparação pq a parte de trás de qquer carro é a mais fraca...
Já agora, tenho lá em casa um carro com 27 anos, massa bruta, se bater contra o meu clio acredito que o meu clio vai para a sucata mas tb acredito que saio de lá vivo ao contrário do carro com 27 anos que n deve amassar mto...
RR
Tudo depende se for contra uma parede ou contra outro carro. Não te esqueças que o que deforma nos outros carros também absorve energia para o jipe que está a bater.
Recordo-me de um ensaio de colisão feito há uns anos pela AH com um golf (na altura o carro mais seguro) e um nissan patrol. Numa parede, o golf era muito mais seguro. Quando batiam de frente um contra o outro, a destruição dentro do golf era total...
[]
Sorte a minha que, como preciso de carro e não tenho dinheiro, tenho um carro com Pneus 175 e jante 14'', com (até anda sem eles), tampão de roda...é que quem precisa não tem dinheiro para embelezar com JLL...
Ah ! Pois, mas tu não querias falar de Clios e Puntos, mas de carros com motor de "arrasto" e com essas jantes como o Carregado de Status VW Polo, mas para mim gastar mais, não estava na equação...[]
Por vezes (e não digo que é o caso), os vícios das pessoas ajudam a que não possam ter mais. Supõe que fumas meio maço de tabaco por dia. Ao fim de um ano, poupas para meter, no mínimo, dois pneus jante 17'' ou 18''. Vejo muita gente a queixar-se que n pode ter mais e que o dinheiro não chega, mas largar os vícios (tabaco, bebida, noitadas) está quieto...